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 3 novas mídias sociais para anunciar

3 novas mídias sociais para anunciar

Após realizar todas as otimizações e estratégias necessárias, os seus anúncios nas redes sociais não estão atingindo os resultados desejados? Talvez o problema esteja na mídia escolhida para anunciar. Por isso, separamos 3 novas mídias sociais que podem servir como uma alternativa para impactar o usuário certo no local certo, transformando-o em um lead qualificado.

Segundo a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, cerca de 45% da população brasileira está ativa em todos os tipos de redes sociais.

O problema é que, quando falamos em rede social, logo vêm em mente os gigantes

Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, com centenas de milhões de usuários. No entanto, é preciso saber que, nem sempre, o alto número de usuários em determinada rede representa uma elevada afinidade com o seu negócio.

Existem outros espaços, menos conhecidos pelas grandes massas, mas que, por possuírem um alto grau de interação com sua comunidade, geram maior relevância nos assuntos abordados desta rede. Outra vantagem das novas mídias sociais, é a baixa concorrência entre anunciantes, o que torna muito maior a probabilidade da sua empresa ser notada.

Mídia social ou rede social?

Antes de começar a explorar essas novas mídias, no entanto, torna-se necessário compreender a diferença existente entre esses dois termos. Enquanto a rede social visa a relação e a troca de informações entre os usuários e grupo de usuários, a mídia social é o ambiente que visa a exposição de conteúdo, onde as relações ficam em segundo plano. Sendo assim, todas as redes sociais são também mídias sociais.

Agora, sim! Vamos lá?

Snapchat

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“Snapchat?! Mas ele não foi substituído pelo Stories do Instagram?”

Não. Pelo menos é o que apontam os mais de 166 milhões de usuários ativos diariamente e que utilizam o Snapchat para interagir com amigos e acompanhar personalidades.

Com a maioria do público na faixa entre os 18 e 34 anos, o Snap, continua sendo uma maneira divertida e eficaz para impactar os seus usuários. Além disso, a estimativa é de que o número de usuários acima dos 45 anos aumente para 6,4% até o final do ano. São dois pontos a mais do que o número atual e que demonstram a constante atualização da plataforma e da busca por novos mercados.

Para especialistas, o aumento desta faixa-etária se deve às mudanças do uso primário da ferramenta, que agora oferece cobertura diária de notícias, eventos e conteúdo original em sua seção de “Discover”, que é responsável por 43% da receita do app.

Você pode conferir mais números promissores do app neste post.

Soluções do Snapchat

Snap Ads

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Este é o anúncio original de vídeo, localizado na vertical, entre os stories. Ele permite uma experiência imersiva ao usuário e ainda conta com anexos adaptados, o que aumenta a probabilidade de alcançar os objetivos iniciais do anunciante, que podem ser: aumentar o tráfego no site, gerar leads qualificados, instalação de aplicativo e visualização de vídeos mais longos.

Filtros

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Recomendados para aumentar a lembrança e fidelidade da marca ou evento, os filtros permitem à marca estar onde o seu produto for comprado, lembrado ou consumido. Assim, quando você cria uma publicação, pode ambientalizá-la com as cores e logo da marca. É muito utilizado em grandes festivais e eventos.

Lentes

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Este é o formato mais interativo do Snap. Com ele o usuário pode fazer vídeos, fotos e brincadeiras variadas, engajando-se muito mais com a marca. É comum que estas brincadeiras tornem-se virais entre os membros da plataforma.

Segmentação

O Snapchat Ads consegue ser muito eficaz quanto à segmentação, que pode ser feita através da localização, idade, renda, interesses e afinidade. Ele ainda permite que você suba uma lista de clientes pré-cadastrados, para impactá-los no app. Também é possível criar o que o app chama de “expansão de sósia”, que consiste em ampliar sua lista de clientes pré-cadastrados com usuários que compartilham dos mesmos interesses.

Mais tarde, quando seus anúncios já estiverem ativos, será possível acompanhar os resultados e métricas em tempo real, através dos vários relatórios que o Snap oferece.

Waze

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É o aplicativo de navegação mais acessado do mundo, com mais de 65 milhões de usuários! Só em São Paulo, a maior região metropolitana do país, o app conta com mais 3,5 milhões de usuários cadastrados que, juntos, percorrem 400 milhões de quilômetros por mês.

Ideal para divulgar negócios locais, a plataforma dispõe de três soluções para divulgação da marca, onde é possível pagar por CPM (a cada mil impressões) ou valor fixo mensal, que deve ser de, no mínimo, US$ 50,00 por mês.

Soluções do Waze

Busca

Nesta opção, os locais são promovidos na parte superior dos resultados de pesquisa e incluem o logotipo da marca anunciante. Assim, quando o usuário pesquisar por farmácias no app, por exemplo, as farmácias anunciadas serão as primeiras a aparecer.

Pinos

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Este formato funciona como uma espécie de outdoor digital que pode ser colocado em qualquer região da cidade e informa os motoristas acerca da sua proximidade com algum estabelecimento comercial. Já pensou divulgar sua churrascaria no trajeto de uma viagem de família bem na hora do almoço?

Takeover

Este formato de anúncio exibe informações e ofertas da empresa anunciante quando os wazers estão parados, o que dá mais destaque para o anúncio. Ao clicar no anúncio, as pessoas visualizam mais informações e uma solicitação para salvar o local ou navegar até ele. Desta maneira, é interessante usar o Takeover com ofertas e eventos.

Segmentação

Ao ser comparada com plataformas maiores, a segmentação do Waze mostra-se um pouco limitada. Mas, informações básicas como idade, localização, usuários turistas ou nativos da região e o horário, estão presentes e são muito eficazes. Outra opção bem interessante, e que é incomum nas outras plataformas, é a possibilidade de segmentar por dados mutáveis, como clima e duração do trajeto.

Spotify

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Com mais de 140 milhões de usuários ativos e interessantes estudos sobre o segmento, o Spotify oferece diversas soluções para os anunciantes. A plataforma, que oferece o maior serviço de streaming de músicas do planeta, incentiva o compartilhamento de conteúdo e facilita a conexão com os amigos em outras redes sociais, o que estimula o seu crescimento e até mesmo a exposição dos seus anúncios.

Soluções do Spotify

Sponsored Playlist

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Este formato funciona como uma espécie de patrocínio para as principais playlists da plataforma. Desta forma, a marca aparece de forma amigável nas seleções preferidas do usuário.

Áudio

Este formato de anúncio é tocado no intervalo entre as músicas. São 30 segundos de anúncio entregues a cada 15 minutos de música. Para a mensagem, o Spotify exibe uma imagem clicável na área da arte da capa, junto com o nome do anunciante e da campanha.

Sessão Patrocinada

Neste formato, o anunciante oferece uma sessão de 30 minutos de música sem interrupções. Para isso, basta que o usuário assista até o final o vídeo de, no máximo, 30 segundos.

Vídeo Takeover

Nesta opção, é possível veicular um vídeo de 15 ou 30 segundos entre as sessões do Spotify. Os vídeos só são ativos quando o Spotify estiver aberto em desktop e o anúncio só é cobrado se ele for assistido até o final.

Display

Este formato trata-se de um banner localizado na parte inferior do app e só é ativo se o usuário interagir com ele.

Overlay

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O Overlay é o anúncio de “bem-vindo de volta”. A ideia é receber os usuários que voltam a usar o aplicativo com um grande banner para aumentar a lembrança e o desempenho da marca.

Homepage Takeover

Neste formato, as marcas ganham destaque através de um banner localizado na página inicial do Spotify, que é exibido durante um dia inteiro.

Playlist com marcas

São playlists personalizadas com o logotipo da marca, além de um texto e um link opcional para a campanha. Através deste formato, é possível interagir com os usuários de uma maneira muito natural. Imagine, por exemplo, que o anunciante é uma garagem de veículos e faz uma playlist para viajar. É um jeito muito divertido de ser lembrado pelo consumidor.

Página do Anunciante

Uma das soluções mais completas da plataforma consiste em um microsite da empresa dentro do app. Nela é possível disponibilizar materiais diversos, como blog, fotos e outras informações da marca.

Segmentação

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A segmentação dentro do Spotify é muito efetiva e abrangente. Através dela torna-se possível impactar usuários por diversos parâmetros, como:

– O que estão ouvindo: é possível configurar o alcance de acordo com o estilo e gênero de música que o usuário está ouvindo;
– Quem são: use dados demográficos para atingir com eficácia o seu público, por exemplo: idade, gênero, localização e segmentos comportamentais;
– Quando e como escutam música: período do dia, plataforma (desktop, mobile, tablet), retargeting e mensagens consecutivas.

Concluindo

Para alcançar o sucesso com seus anúncios, é de suma importância ter uma clara noção de quem é o seu público-alvo. Se não souber em quem focar, acabará desperdiçando dinheiro e, principalmente, tempo.

Ao conhecer o público-alvo, torna-se mais simples, também, saber onde ele está. Mas ao invés de focar somente nas mídias tradicionais, procure impactá-lo aonde ninguém (ou, pelo menos, seu concorrente) ainda não chegou. Fuja do óbvio e faça diferente.

Agradecemos a sua atenção e até a próxima!

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Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br


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