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 5 dicas de Social Ads para Twitter

5 dicas de Social Ads para Twitter

Quando falamos sobre Publicidade das Redes Sociais, o que pode vir logo na mente são os anúncios no Facebook ou Instagram. Mas esta máxima deve ser deixada de lado, pois, no âmbito de canais altamente lucrativos, existem muitas outras estratégias que podemos explorar. Como é o caso do Social Ads para Twitter.

Com cerca de 319 milhões de usuários ativos mensalmente, o Twitter é conhecido como a rede social de segundo plano. Isso porque, enquanto realizam outras atividades (como assistir a TV, ouvir músicas, fazer tarefas de casa, etc.), os usuários aproveitam para interagir com a plataforma e estar por dentro do que acontece no mundo.

Outra característica marcante desta rede social é o fato de ela cobrir vários eventos ao vivo e ser a arquibancada virtual dos usuários para os mais diversos eventos mundiais.

No Twitter, todo mundo pensa em voz alta. São cerca de 500 milhões de tweets diários, onde as pessoas manifestam o que sentem, o que pensam e o que querem, como um diário público. Prova disso é que, com uma simples busca, torna-se possível encontrar diversas opiniões sobre sua empresa, produtos, concorrentes e indústria.

A expressão “tuitar” tornou-se tão difundida que, em 2010, passou a fazer parte do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. E isso só ressalta a importância de estar presente nesta rede social.

Depois de destacar as características e vantagens desta plataforma, listaremos 5 dicas para inspirar e ajudar você a caprichar na sua próxima campanha de Social Ads para Twitter.

#1 – Utilize o poder do agora

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Você pode ter seu público-alvo e mensagem bem definidos, uma arte chamativa e o melhor produto do mercado. Mas de quê adianta chegar atrasado à festa? Uma das principais características do Twitter é estar presente no local certo, no exato momento em que as oportunidades acontecem.

Durante o intervalo de um jogo de futebol ou de um algum programa de televisão, por exemplo, você pode veicular seus anúncios, segmentando-os para as pessoas certas e com a mensagem certa, chamando muito mais atenção do que se a sua propaganda estivesse passando em qualquer outro horário.

Com isso é possível utilizar toda a euforia do usuário, que está assistindo o que realmente gosta. Muitas marcas de cervejas já utilizam esta estratégia durante o intervalo de jogos de futebol ou de grandes festivais de música.

#2 – Combine palavras-chave, hashtags e localização

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Quando você já tem uma persona definida, é possível trabalhar com uma característica padrão deste público e combiná-la com estratégias ainda mais certeiras, atingindo assim os telespectadores de qualquer evento.

É viável, por exemplo, impactar usuários que seguem algum artista durante o intervalo de determinada novela; impactar usuários que utilizam a hashtag de alguma super estreia de filme; ou então impactar usuários que estão na região de um grande evento, como o Rock in Rio. A maioria dos programas ao vivo divulga alguma hashtag (#) para incentivar a interação com os usuários. E você pode utilizar essa deixa, para fazer uma segmentação muito precisa.

Vale ressaltar que o Twitter ainda não possui uma a opção de limitar o horário de veiculação do anúncio (como existe no Business Manager do Facebook, por exemplo), ou seja, você só define a hora do início e do término da campanha.

Porém, quando temos horários bem definidos, isto não é um problema. E ainda existe a possibilidade de duplicar a mesma campanha infinitamente. Assim podem-se combinar diversos horários do dia para veicular a campanha.

Para realizar este tipo de estratégia, no entanto, é muito importante deixar bem definido a região que você quer impactar. Isso porque, como é uma rede social em que hashtags podem alcançar patamares globais, seu investimento pode ser desperdiçado ao impactar usuários que estão fora da sua área de atuação.

#3 – Lookalike de seguidores

Qual é o seu público-alvo? Aposto que existe um influenciador nesta área, não é mesmo? Que tal utilizar os seguidores deste perfil para atingir outros usuários propensos a desfrutar do seu produto/serviço? Saiba que, pelo Twitter, isto é possível na etapa de segmentação.

Uma loja de celulares e outros dispositivos de tecnologia, por exemplo, podem impactar usuários que seguem a @SamsungBrasil, o @Tec_Mundo e o @canaltech, alcançando um público muito qualificado para o seu segmento.

#4 – Twitter mobile

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Esta dica vale para todas as plataformas digitais e já é bem conhecida por quase todos os anunciantes, mas não custa nada reafirmá-la: tenha um conteúdo focado para a experiência mobile.

Além da qualidade da sua página de destino, que deve ser adaptada para dispositivos mobile, você deve conhecer seu público-alvo e alcançá-lo em momentos únicos, assim como fez o Spotify, em uma campanha de sucesso.

Durante um festival de música, a marca comprou diversas palavras-chave, como Pharrell Williams, Show e Festival. Assim, quando algum usuário tuitava alguma frase com estas palavras, o mesmo era automaticamente impactado com um anúncio para baixar o aplicativo do Spotify.

Outra campanha de sucesso da marca buscava atingir os usuários que baixaram o app. Quando eles tuitavam frases com o nome de qualquer banda, eram impactadas por um anúncio que as convidava para ouvir a playlist daquele artista. Isso serviu para aumentar muito a presença da marca o dia a dia dos usuários.

#5 – Teste imagens e texto de apoio

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Por maior que seja a qualidade da arte do anúncio, é sempre importante testar a eficiência dela. Desta maneira, procure configurar, no mínimo, dois tipos diferentes de imagem e de texto de apoio para entregar no Twitter.

Relativamente simples e rápida, essa estratégia pode modificar todo o desempenho da sua campanha. E, a partir do momento em que estiverem ativos, já é possível avaliar os resultados dos anúncios, fazendo as otimizações necessárias para obter os melhores resultados da campanha.

É incrível como uma simples alteração no botão de chamada ou na cor do fundo da imagem pode ajudar uma campanha a desempenhar 100% do seu real potencial. Pense nisso quando for ativar sua campanha, após utilizar as melhores opções de segmentação e seguir as dicas citadas acima. Procure programar mais de um modelo de criativo para seu anúncio e avalie os que tiverem os melhores resultados. Você pode se surpreender com o efeito positivo da ação.

#Dica extra

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Conforme prometido no título, já listamos as 5 dicas de Social Ads para Twitter. Porém, essa dica extra pode fazer toda a diferença quando sua empresa passar por alguma crise de imagem.

Devido às opções de segmentação por palavra-chave, você consegue comprar as palavras certas e que fazem parte do assunto do momento, impactando os usuários que comentam sobre o fato, demonstrando o lado bom da sua empresa.

Algumas empresas gigantes já utilizaram esta estratégia para gerenciar crises de imagem. Isso porque ela possibilita que o lado bom da empresa seja apresentado para um público seleto, sem a necessidade de fazer grandes campanhas, que podem acabar atingindo um público errado, levando o assunto a outro patamar, sem necessidade.

Agora chegou a hora de pôr em prática tudo o que foi lido. Espero que com estas dicas, você tenha percebido que o Social Ads vai muito além do trabalho realizado no Facebook e no Instagram. E que é possível, sim, fazer campanhas sensacionais em outras redes sociais, como é o caso do Twitter.

Em breve ainda vamos explorar o Social Ads em outras redes sociais que são, igualmente, pouco conhecidas pelos anunciantes.

Até a próxima!

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Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br


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