5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads - Raffcom
 5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads

5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads

Você já se perguntou por que suas campanhas não convertem? A resposta pode estar na segmentação dos seus anúncios.

Por mais que seu produto seja bom, o desconto seja chamativo e o seu atendimento seja de qualidade, de nada adianta oferecê-lo para alguém que nem sabe do que você está falando ou que não está online quando ele for exibido.

Para compreender, basta pensar no seu próprio comportamento como consumidor. Se você estiver, por exemplo, passeando pelo shopping e se deparar com uma promoção de pranchas de surf, qual será a sua reação? Se não for do seu interesse, mesmo que a promoção seja de 50%, você não vai gastar dinheiro à toa, não é mesmo?

E é por isso que a segmentação é tão importante em uma campanha. Acompanhando nossos blog, você já aprendeu a criar campanhas no Facebook Ads, viu quais são os melhores objetivos de anúncios e até já leu sobre a importância da segmentação.

Neste post, no entanto, trataremos exclusivamente de alguns macetes que utilizamos na segmentação dos anúncios para atingir nossos objetivos.

# Dica 1 – Saiba com quem você está falando

Pode parecer clichê, mas essa etapa é a mais importante! Você não pode sair simplesmente anunciando para tudo quanto é lado sem saber quem realmente quer impactar. Ao fazer isso, você pode até alcançar muita gente, mas se não for quem realmente interessa, só terá desperdiçado dinheiro.

Sendo assim, tire um momento com sua equipe só para alinhar as características principais do seu cliente. Estude, anote, raciocine e, aí sim, venha para o lado da luz dos anúncios de Facebook Ads.

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Para lhe ajudar, utilize as informações de público do Facebook. Aqui você visualiza o comportamento do seu público no Facebook, desde os dados demográficos (idade, sexo, escolaridade e status de relacionamento) como também páginas curtidas, separadas por categorias (atleta, página, canal de TV, influencer e revistas mais curtidas), além de outras informações. Elas podem ser baseadas nos perfis que curtem sua página ou ainda no público personalizado (remarketing do site, envolvimento com a página e etc.).

Com estas informações você consegue traçar uma persona para usar em sua segmentação.

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Capricha aí! Você vai perceber que vale mais a pena gastar tempo estudando o cliente do que desperdiçar dinheiro em anúncios com segmentações erradas.

#Dica 2 – Utilize Públicos Personalizados

Talvez essa seja a dica mais extensa. Isso porque, para um público personalizado, as opções são inúmeras. Mas, para simplificar, focaremos nos principais.

O mais qualificado é o público de uma lista de e-mails. Claro, isso depende de onde surgem esses e-mails. Para ter certeza de que esse público já conhece o seu produto e já demonstrou interesse nele, partimos do pressuposto de que a lista foi criada com base em um cadastro no site, um contato, uma compra, uma solicitação de orçamento ou até mesmo em uma assinatura de newsletter.

Depois, a importância é dada ao público personalizado de remarketing (que já acessou seu site). Ela fica em segundo porque nem sempre quem acessa a sua página tem interesse em seu produto/serviço.

O público personalizado de envolvimento com sua página encontra-se na terceira posição, por ser mais abrangente. Ou seja, pode ser que o usuário apenas curtiu sua postagem, visualizou um vídeo, acessou um evento ou visitou seu perfil.

Nessa opção, a dica é criar um anúncio de cadastros de e-mail, a fim de impactar somente quem se cadastrou na campanha. Mas isto é assunto para um próximo post. ;)

E qual delas utilizar?

A lista de e-mails é composta por um público bem específico, mas é preciso anunciar algo novo, pois ele já conhece o seu trabalho. Além disso, deve-se ter um certo cuidado ao anunciar, pois se a lista for composta por pessoas que compraram o produto X, não faz sentido anunciá-lo novamente, por um bom tempo. Por outro lado, é interessante oferecer produtos que o complementem, melhorando a experiência de compra no seu cliente.

O público de remarketing é interessante para a maioria dos objetivos, pois, além de possuir as melhores métricas, ele é maior do que a sua lista de e-mail. Isso acontece porque o Facebook consegue estudar melhor a amostra desse público, destinando os anúncios aos que têm mais probabilidade de converter pelo menor preço.

Um cuidado a ser tomado é de não impactar alguém que já converteu no site. Assim, você pode utilizar a lista de e-mails de quem já converteu para excluir este público ou criar um público personalizado com as pessoas que já acessaram a página de confirmação de compra.

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O Público de envolvimento é indicado para as listas menores de remarketing. Assim, pode impactar todos os que já se envolveram com sua página do Facebook, mas que, por algum motivo, ainda não acessaram o site. Este é o público que está bem na base do fluxo de compra, ainda conhecendo o seu serviço.

Existem muitas opções para criar um público de envolvimento com a página e você pode limitar o tipo de interação de acordo com sua necessidade. No entanto, este público é para impactar quem acabou de entrar no fluxo de conversão e, sendo assim, o mais indicado seria o de interação com a sua página, para obter um alcance mais significativo.

#Dica 3 – Combine Público Semelhante com Interesses

Quando você possui um público personalizado, pode criar um público semelhante a este, de acordo com a idade, sexo, cidade, páginas curtidas e interesses, propenso a realizar as mesmas ações do público personalizado.

O problema é que, ao fazer isso, sua segmentação fica muito abrangente, já que a rede social alcançará, no mínimo, 1% dos usuários de todo o país. No Brasil, por exemplo, o público seria de 1,2 milhões de usuários.

A dica, portanto, é limitar esse alcance com base nos interesses que você sabe que seu público tem. Se você vende chuteiras, por exemplo, pode limitar o público semelhante com base em pessoas que praticam esporte ao ar livre, que se interessam por futebol, e ainda, que têm interesse em chuteiras.

#Dica 4 – Faça geolocalização

Essa é uma prática quem tem apresentado ótimos resultados, principalmente por conta da invasão mobile, onde o número de pessoas com smartphone e acesso à internet é cada vez maior. E com os consumidores acessando as redes sociais em qualquer lugar, as campanhas de geolocalização obtém significante importância.

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Existem dois grupos que podemos trabalhar. O primeiro seria o relacionado ao tempo vitalício para as principais regiões de venda. Com ele, não é preciso focar na cidade inteira, apenas nas ruas que possuem algo interessante ao seu negócio. Se você vende ferramentas para oficinas, por exemplo, pode fazer um levantamento das oficinas da sua região e impactar o endereço delas.

O segundo, que também possui os melhores resultados, está relacionado às campanhas sazonais em eventos do seu segmento, como feiras, palestras, semana de inovação e etc. Com esse tipo de segmentação, é possível impactar um grande número de pessoas reunidas com o mesmo interesse. Lembre-se de que existem feiras gigantescas em todo o Brasil e você consegue encontrar cada uma delas com buscas simples na internet.

Os macetes da Geolocalização

Com relação à geolocalização, existem ainda algumas boas práticas a seguir, como você confere logo abaixo:

a) Não se esqueça de limitar o anúncio para os horários em que as pessoas estarão no evento ou então para o horário comercial da loja que você selecionou;
b) Preste atenção aos dispositivos. Se você quer impactar os visitantes de um evento, por exemplo, segmente apenas para dispositivos mobile, já que, dificilmente, alguém levará um desktop para uma palestra, não é mesmo? Por outro lado, se a sua intenção é impactar os expositores do evento, seria interessante mesclar entre mobile e desktop, pois os expositores sempre precisam ter um dispositivo desktop no stand;
c) Preste atenção nas acomodações de quem vai ao evento. Se ele durar mais de um dia, por exemplo, talvez seja interessante fazer uma geolocalização dos hotéis mais próximos. Alguns eventos disponibilizam em seu site uma lista de hotéis parceiros, que você pode usar como base, para segmentar.

#Dica 5 – Utilize segmentação dos parceiros do Facebook

O Facebook possui uma extensa possibilidade de segmentações. Mas, você pode utilizar as vantagens dos institutos de pesquisa para deixá-las mais claras e precisas.

Aqui no Brasil, por exemplo, o Facebook tem uma parceria com o Serasa Experian, empresa especializada em dados e informações, com a maior base de dados de consumidores da América Latina.

Esta opção de segmentação, no entanto, não é liberada para os anunciantes. É preciso cadastrar-se neste link. Depois do cadastro, as opções de segmentação estarão presentes na opção “Mais categorias”.

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O Serasa Experian apresenta segmentações que o Facebook não é capaz de impactar, como por potencial de compra (desde dispositivos eletrônicos, até carros de luxo) afinidade com o mercado (cartão de crédito premium, financiamento e etc.) e dados demográficos (filhos com pais a cima de 60 anos, por exemplo). Ou seja, é uma ótima opção para acertar em cheio o seu público-alvo!

Estas são as dicas que separamos para ajudar você a ter uma segmentação certeira no Facebook Ads. E fique sempre ligado em nosso blog, pois traremos mais novidades e dicas para você alcançar os melhores resultados em Social Ads. Tem alguma dúvida ou quer contribuir com o assunto? Escreva nos comentários, vamos adorar ler sua opinião.

Até a próxima!

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Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br


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