Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords - Blog Raffcom
 Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

É notório que o YouTube, bem como os anúncios do YouTube, vêm se destacando nos últimos anos. Tornando-se, cada vez mais, uma fonte incontestável de engajamento dos usuários.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Ipsos, 98% dos usuários de smartphone utilizam o aparelho diariamente para a visualização de vídeos. Cerca de 38% o utilizam fora de suas residências. Estes são 1,8x mais propensos a se tornarem realmente engajados com sua marca, reforçando o apelo de que o YouTube vem se tornando mais do que um meio de entretenimento.

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

Porque devo anunciar no YouTube?

O YouTube é a segunda fonte de busca mais utilizada no mundo e é fundamental que a sua marca esteja presente nesse poderoso meio de engajamento. Não se trata apenas da exibição de um vídeo, mas sim de proporcionar um conteúdo extremamente direcionado à busca do usuário. Afinal o YouTube oferece uma forma de conteúdo que as outras mídias sociais não oferecem.

Segundo o Google, 17% de todo tráfego na internet é direcionado ao YouTube. Ainda segundo a plataforma, em relação aos que assistem algum conteúdo na TV, as pessoas se distraem cerca de 2 vezes menos assistindo a vídeos no YouTube.

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

Conforme mencionado pelo Blog Mestre do AdWords, o YouTube é:
– O principal site de vídeos online do planeta. Nenhum outro tem números tão expressivos;
– Todos os meses, recebe mais de um bilhão de usuários únicos que buscam por conteúdo de diversos nichos;
– Por mês são assistidos 6 bilhões de horas de vídeos. Em uma comparação rápida, é como se cada pessoa do mundo assistisse a 1 hora de vídeos por mês;
– Tem o poder de atingir um público tanto dentro da própria rede, como também, pessoas que navegam na rede de display do Google;
– Capaz de despertar um índice de lembranças 31% maior que a televisão. Ou seja, é mais fácil que sua marca seja lembrada ao anunciar no YouTube.

Tudo isso faz com que ele se torne um caminho muito importante para que os usuários conheçam sua marca e passem a consumir seus produtos e/ou serviços.

Como anunciar no YouTube?

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

Com todo seu potencial, o YouTube ainda permite que os usuários deixem seus vídeos ainda mais destacados, através de campanhas patrocinadas, criadas através do Google AdWords.

Após a criação de um canal no YouTube com todas as informações bem claras, você deverá fazer uma vinculação da sua conta no YouTube com a conta do AdWords.

O Google AdWords é uma plataforma disponibilizada pelo Google para a criação de campanhas de anúncios na rede de pesquisa, display, shopping e campanhas de vídeo no YouTube. Essas campanhas podem ser personalizadas para atingir diretamente o perfil de um público com potencial interesse em seu produto e/ou serviço.

Atualmente temos quatro formas básicas de fazer anúncios no YouTube: True View In-Stream, True View Discovery, Bumper e Masthead do YouTube. Os anúncios Bumper, True View In-Stream e True View Discovery, no entanto, só poderão ser feitos através da plataforma do Google AdWords.

True View In-Stream

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

Os anúncios True View In-Stream são aqueles exibidos antes, durante ou depois da reprodução de um vídeo no YouTube. Não possuem limite máximo de duração, mas podem ser pulados pelos usuários após 5 segundos de exibição.

Com isso é importante que você passe sua mensagem de forma clara e criativa já nos primeiros segundos do vídeo. Para engajar o maior número de usuários a assistir seu vídeo ou acessar seu site.

Esta forma de anúncio é a mais utilizada e pode ser segmentada por interesses dos usuários, palavras-chave, canais específicos do YouTube ou ainda por assuntos relacionados ao que você está promovendo.

A cobrança desse modelo de anúncios é por CPV (custo por visualização). Ela somente é realizada quando o usuário opta por assistir seu vídeo ou clica para ser direcionado ao seu site.

True View Discovery

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

Este formato pode ser exibido na busca do YouTube, nos vídeos sugeridos (abaixo de um vídeo no smartphone ou no lado direito de um vídeo em desktop) ou na página inicial do YouTube para Smartphones.

Este modelo também gera cobrança através de CPV (custo por visualização) e só a faz quando os usuários optam por clicar na miniatura do seu vídeo e assistem mais do que 25% de seu conteúdo.

A segmentação pode ser feita nos mesmos moldes usados no True View In-Stream. Sendo por assuntos relacionados ao seu vídeo, interesses ou palavras-chave.

Bumper

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

O Bumper é caracterizado pela exibição de vídeos curtos (de no máximo 6 segundos), com mensagens breves, para alcançar o máximo de clientes possível e obter o reconhecimento da marca.

Diferente do True View In-Stream, esse modelo de anúncio não pode ser pulado. Mas é exibido da mesma maneira, antes, durante ou depois da exibição de um vídeo no YouTube. A cobrança é feita por CPM (custo por mil impressões), ou seja, você paga um determinado valor e tem a certeza de que seus anúncios serão vistos.

Masthead do YouTube

2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

O formato de Masthead do YouTube é o formato exibido na página principal do YouTube. Esse formato de anúncio não pode ser feito pela plataforma do Google AdWords. Apenas através de contato direto com os funcionários do Google.

Também conhecido como formato de reserva, esse tipo de anúncio é direcionado à empresas com orçamentos mais elásticos. Isso porque ele não é barato, mas proporciona um imenso potencial de engajamento e alcance de usuários.

E ai, ficou alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários.
Até a próxima!

                         2-youtube-como-fonte-de-engajamento Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

César Henrique Becher

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Continue lendo

5 Atitudes para aumentar a produtividade

No último mês participei do evento RD Summit, em Florianópolis/SC, um dos maiores eventos de marketing digital do Brasil. Entre as diversas palestras interessantes, uma me chamou muito a atenção, e não era de marketing digital. Era o bold talk “Como se tornar um profissional mais produtivo”, com o grande Christian Barbosa. Christian nos lembrou […]

Vaga para Desenvolvedor Full Stack

REQUISITOS – Sólidos conhecimentos em HTML e CSS utilizando boas práticas em conformidade com W3C; – Javascript (Angular JS, React); – Automatizadores (Grunt, Gulp); – Sólido conhecimento em PHP e JavaScript; – Experiência em Magento e WordPress; – Experiência em Gestão de Projetos; – Conhecimento em banco de dados (MySQL e MongoDB); – Entender o ritmo […]

Social Ads para e-commerce: Será que funciona?

Acompanhando os posts anteriores de Social Ads no nosso blog, você pôde absorver muito conhecimento sobre as principais vantagens de anunciar em redes sociais, além de dicas práticas para otimização de anúncios e um passo a passo bem detalhado para criar suas campanhas no Facebook. Agora, chegou a vez de provar a efetividade das campanhas […]