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 Você realmente sabe fazer campanhas no Instagram?

Você realmente sabe fazer campanhas no Instagram?

Sua empresa já utiliza o Instagram? Confira as dicas que preparamos para você aperfeiçoar suas campanhas no Instagram e melhorar os resultados nessa rede social.

O Instagram é a rede social que mais cresce desde 2015. Em  abril deste ano alcançou o total de 700 milhões de contas ativas. Sendo 45 milhões só no Brasil. E, de acordo com dados da própria empresa, está a caminho de fazer parte do seleto grupo de redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo.

Desde que foi comprada pelo Facebook em 2012, a rede social passou por algumas atualizações até se tornar altamente lucrativa, com a veiculação de anúncios a partir de 2015.

Todas estas mudanças foram realizadas no intuito de melhorar a experiência do usuário dentro da plataforma. Atualmente o Instagram conta com recursos muito interativos. Como a possibilidade de postar vídeos de até 1 minuto, imagens em carrossel, transmissão ao vivo e o queridinho do momento, o stories (que conta com 200 milhões de pessoas ativas diariamente).

Porque anunciar no Instagram?

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É bem verdade que, comparado ao Facebook, o Instagram possui um engajamento orgânico maior, que coloca em questão a necessidade de investir em anúncios. Entretanto, os anúncios no Instagram vêm com o intuito de ajudar sua empresa a alcançar os clientes em potencial.

Além disso, somente com postagens pagas é possível criar um link “clicável”, que direciona o usuário para qualquer página do seu site. Tornando a experiência muito mais completa.

Isso ocorre, por exemplo, quando a empresa anuncia uma nova coleção e o cliente tem a oportunidade de clicar na peça que mais gostou e, logo em seguida, ser direcionado para a comprá-la no seu e-commerce.

Hoje, existe mais de 1 milhão de anunciantes na rede social. O que significa que para muitas empresas, anunciar nesta plataforma vale o investimento. Entretanto, não basta colocar dinheiro em uma postagem e torcer para que isso alavanque as conclusões de meta do seu site.

Em meio a tanta concorrência, é de suma importância saber anunciar e se diferenciar no mercado. E nas linhas abaixo vamos mostrar a você os pontos essenciais para caprichar em suas campanhas no Instagram e atingir seus objetivos.

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Como anunciar?

Como o Instagram faz parte das soluções do Facebook, a maneira de fazer anúncios nas duas redes é unificada. E é possível fazê-lo de 5 formas diferentes:

– Aplicativo do Instagram;
– Facebook Ads Manager;
– Power Editor;
– Marketing API do Facebook;
– Instagram Partners.

A maneira mais simples de fazer os anúncios é pelo aplicativo do Instagram ou pelo Facebook Ads Manager. O Power Editor e o Marketing API do Facebook são úteis para empresas que precisam de mais recursos ou querem criar uma grande quantidade de anúncios de uma única vez. O Instagram Partners, por sua vez, é formado por uma equipe de especialistas que, através de um contrato, cria conteúdos e gerencia os anúncios para sua empresa.

Para as campanhas realizadas em nossa agência, devido a agilidade e a eficiência encontrada, costumamos utilizar o Power Editor. Esta plataforma é ideal tanto para quem está começando quanto para profissionais avançados na área.

Se você também optar pelo Power Editor, mas nunca elaborou uma campanha nesta plataforma, pode conferir, neste link, um conteúdo especial que preparamos. Com um passo a passo bem detalhado de como criar anúncios no Instagram/Facebook.

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Pontos decisivos para o sucesso de campanhas no Instagram

Após definir a melhor plataforma para anunciar, é hora de alinhar os objetivos da empresa com o que será anunciado no Instagram.

Defina o objetivo

De nada adianta, por exemplo, querer aumentar o tráfego do site e criar uma campanha com o objetivo de Envolvimento, pois este objetivo só permite ao usuário comentar ou curtir a postagem, sem o direcionar para o site. Para este objetivo, o ideal seria criar uma campanha de Tráfego.

Existem muitos objetivos disponibilizados pelo Instagram, porém, os mais utilizados são o tráfego, envolvimento, conversão no site e visualização de vídeo. Você só saberá qual objetivo melhor corresponde aos propósitos da sua empresa depois de realizar vários testes.

Para saber mais sobre todos os objetivos de publicidade disponíveis na plataforma Instagram/Facebook, recomendamos a leitura deste post.

Defina o público-alvo

O próximo passo é definir o público-alvo. Para isso, é possível utilizar desde listas personalizadas (formadas por contato via e-mail, remarketing de quem acessou o seu site, usuários que interagiram com a sua página), até maneiras mais abrangentes, como a criação de um público semelhante do personalizado criado ou então definir pontos específicos do seu público manualmente. Estes pontos são definidos de acordo com os dados demográficos, interesses e/ou comportamento de cada usuário na rede social.

Para ter uma melhor noção de qual é o seu público real e potencial, a dica é utilizar o Audiences Insights. Nesta plataforma, ao estabelecer determinadas características, é possível, por exemplo, conhecer as páginas curtidas, cidades, idade, gênero entre outros dados e utilizá-los na sua segmentação.

É nesta etapa, na sessão de Posicionamentos, que você deve definir o Instagram como plataforma dos anúncios.

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Ainda na etapa da definição do público-alvo, é preciso definir como e quando deve ser feita a cobrança do anúncio. Aqui vai uma dica: os usuários do Instagram possuem certa rejeição à ideia de sair da plataforma e isto pode encarecer seu CPC. Portanto, defina para ser cobrado por impressão. Assim você entregará seu anúncio para um grande número de pessoas e, mesmo que elas não cliquem no seu anúncio, só será cobrado a cada 1000 impressões.

Depois de definir seu objetivo, público-alvo, orçamento e a maneira de ser cobrado, é hora de cuidar da parte criativa do anúncio.

Parte criativa do anúncio

O Instagram é basicamente formado pelo compartilhamento de imagens e vídeos. E, por mais que esteja impactando o usuário certo (definido nas etapas anteriores), se você não abusar da criatividade será praticamente impossível chamar a atenção dos clientes em potencial. Portanto, muita atenção nesta etapa.

Imagem

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Diferentes estudos comprovam que as imagens que mais chamam atenção são as de pessoas felizes, com cores vibrantes. Porém, é preciso se ater a alguns cuidados para que a imagem não seja uma poluição de cores e fique pesada para o usuário.

Respeitando a política de anúncios do Instagram, sempre utilize imagens de alta resolução, que transmitam emoção. Saia do óbvio e fuja de fundos com imagens neutras. O ideal é ambientalizar o seu produto.

Se for uma loja de calçados, por exemplo, que tal fazer uma arte com alguém utilizando seus produtos no dia a dia? Ou então, se for um Pet shop, utilize a imagem de um cão com o seu dono depois de um passeio. O conceito principal é fazer com que o seu cliente consiga se enxergar no espaço daquela imagem, utilizando o seu serviço.

Linguagem

Ao criar o texto para a legenda, utilize uma linguagem personalizada, próxima de quem está lendo. É muito importante que a frase seja concisa e breve, que estimule o usuário a lembrar de sua arte.

O ideal é que a imagem transmita o máximo de informações possível e que o seu texto apenas complete a mensagem principal, servindo de apoio. Um bom exemplo é essa postagem feita pela Coca-Cola Brasil:

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É nesta etapa do criativo do anúncio que você deve parametrizar sua postagem. Assim será possível acompanhar a origem das conclusões no seu site, quando elas começarem a acontecer.

Stories

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Este formato já conta com mais de 200 milhões de usuários diários, visualizando seus familiares e amigos ou se comunicando com as empresas. Um dos pontos fortes do stories é a imersão do usuário, que é impactado por uma arte que ocupa toda a tela do dispositivo, podendo ser tanto uma imagem quanto um vídeo de alta interatividade.

Como ainda é novidade e conta com poucos anunciantes, este pode ser o formato ideal para o seu negócio, com custos menores por conversão. Vale a pena fazer testes.

Concluindo

Em muitos casos, o Instagram serve como um primeiro contato entre o seu produto/serviço e o seu público-alvo. E, desta maneira, pode acontecer de o consumidor não converter diretamente pelo aplicativo.

O fato é que as sua marca será lembrada. Sua arte, seu conceito e seu produto despertaram a curiosidade do usuário e agora ele irá começar a procurar por você em outros lugares. Mais tarde ele voltará para converter. E é bem provável que isso ocorra por outro canal

E quando isto acontece, graças à correta parametrização realizada, é possível acompanhar a relevância de cada canal no caminho de conversão do usuário. Além disso, também será possível averiguar a participação que o Instagram teve na conclusão de metas, através de ferramentas como o Google Analytics.

Lembre-se que o Instagram não é uma ferramenta para ser utilizada de maneira isolada. O seu investimento deve estar alinhado ao restante das estratégias, como o que feito em um blog, Facebook, e-mail marketing e site. Para que os resultados obtidos sejam os mais satisfatórios possíveis.

Após esta leitura, esperamos ter esclarecido os pontos necessários para que você capriche nas próximas campanhas no Instagram e alavanque os negócios da sua empresa.

Até próxima!

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Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br


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