Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2) - Blog Raffcom
 Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Na primeira parte desse texto, explicamos os arquétipos e a importância dessa ferramenta para a criação de uma boa história e de um bom personagem. Agora é hora de explicar o conceito da Jornada do Herói, que serve de espinha dorsal para inúmeras obras da ficção e não ficção.

Lançado em 1949, com o livro “O herói de mil faces”, o conceito da Jornada do Herói é resultado de um trabalho longo e minucioso, que buscava compreender a estrutura de mitos, lendas, fábulas e histórias modernas.

Criado por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada, o estudo seria como um passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.

É importante destacar que nem toda história se encaixa neste modelo e que há histórias que se encaixam, mas que não contém todas as etapas da jornada.

Os 12 estágios da Jornada do Herói

A Jornada do Herói não precisa, necessariamente, de um humano para sustentar o papel principal. Ela pode ser protagonizada por um animal, uma figura mitológica e até mesmo um grupo inteiro de pessoas.

O importante é que ele tem de atravessar 12 passos principais, que o levarão ao final da história, com a resolução de todos os problemas.

1. Mundo Comum

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

O mundo normal do herói antes da história começar. O enredo apenas apresenta o dia a dia do protagonista que pode, ou não, desejar mudanças neste lugar onde vive.

2. O Chamado à Aventura

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Alterando o cotidiano anteriormente apresentado, um problema é revelado ao herói. Pode ser um desafio ou uma aventura, do qual ele é convidado a participar ou se vê obrigado a resolver.

3. Recusa do Chamado

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Embora saiba que não pode ignorar o chamado, o herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente porque tem medo do desconhecido.

4. Encontro com o mentor

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Em meio às dúvidas, o herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado, informando-o e treinando-o para enfrentar sua aventura.

5. Travessia do Primeiro Portal

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Aqui é onde normalmente acaba o primeiro ato da história e inicia-se o segundo. O herói deixa para trás tudo o que conhece e adentra em um mundo especial ou mágico, sem volta.

6. Provações, aliados e inimigos

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

7. Aproximação do objetivo

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

A tensão aumenta e o herói se vê diante das “portas que o levarão até o seu objetivo”. Neste momento, é preciso se preparar, planejar e enganar os guardas do vilão.

8. Provação

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Este é o ápice da aventura, onde o herói tem de enfrentar o desafio principal, em um ato de vida ou morte.

9. Conquista da Recompensa

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Ao sobreviver à morte ou derrotar o vilão, o herói se apossa do objetivo que veio buscar desde o início da aventura.

10. O Caminho de Volta

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Aqui é onde se inicia o terceiro ato e o herói deve voltar para o seu mundo comum.

11. Ressurreição

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Nesta parte aparecem as tramas inacabadas e, mais uma vez, o herói deve enfrentar uma situação de vida ou morte antes de estar realmente pronto para voltar para casa.

12. Retorno transformado

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

O herói já não é mais o mesmo e volta para o seu mundo com alguma relíquia em mãos, seja um tesouro ou uma experiência que pode ser útil à comunidade onde vive.

A jornada do herói possui as etapas que você julgar essenciais

Conhecer a Jornada do Herói é essencial para qualquer escritor e roteirista, mas isso não significa que você é obrigado a utilizá-la.

Para Christopher Vogler, em seu livro A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores, “a Jornada do Herói é uma armação, um esqueleto, que deve ser preenchido com os detalhes e surpresas de cada história individual. A estrutura não deve chamar a atenção, nem deve ser seguida com rigidez demais.

A ordem dos estágios que citamos aqui é apenas uma das variações possíveis. Alguns podem ser eliminados, outros podem ser acrescentados. Podem ser embaralhados. Nada disso faz com que percam seu poder. Os valores da Jornada do Herói é que são importantes”.

Aproveite que chegou até aqui, e conte pra gente o que achou do post. E, caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma ressalva, deixe o seu comentário.

Até a próxima!


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

mundo-comum-storytelling Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

André Weidgnenant

Diretor de Criação

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Todo mundo já acessou uma página e apareceu erro 404 “not found”, não é mesmo? As páginas com erro 404 sempre foram consideradas algo terrível por todos, talvez por conta do seu layout pouco amigável. Porém, elas são apenas um aviso de que o servidor não conseguiu achar o destino em questão. Atualmente, essas páginas […]

Vaga para Analista de E-mail Marketing

Atividades Desenvolvimento, homologação e otimização de campanhas; Ações e estratégias adaptáveis para diversos dispositivos; Segmentação de campanhas de acordo com regras estabelecidas com plano de negócio de cada cliente; Atuar ativamente com profissionais de UX para desenvolvimento de landing pages e funcionalidades relacionadas; Coordenar a criação de templates de e-mail que atendam as melhores práticas […]

11 anúncios do Facebook seus objetivos

Por ser a maior rede social do mundo, saber a forma correta de utilizar os anúncios do Facebook é de suma importância no marketing digital, para que você possa alavancar os resultados da sua empresa de maneira eficaz. Neste post sobre as ferramentas de Social Ads que fazem toda a diferença nas campanhas, você pôde […]