Como funciona a entrega de anúncios do Facebook? - Blog Raffcom
 Como funciona a entrega de anúncios do Facebook?

Como funciona a entrega de anúncios do Facebook?

No seu dia a dia, você já deve ter percebido o quanto é impactado por anúncios do Facebook enquanto o utiliza, seja para uso pessoal ou profissional. Ao visualizar os mais diversos formatos de publicidade, você provavelmente deve ter se perguntado: “Como esta empresa, na qual eu fiz apenas um orçamento, me encontrou no Facebook?” Ou então: “Como este site de buscas sabe que eu quero viajar para o Rio de Janeiro no feriado?”

Se você deseja saber como essas empresas conseguem encontrar os usuários no Facebook, para oferecer o que é necessário, no exato momento em que é necessário, a sugestão é que você finalize a leitura deste post.

Mas antes é preciso entender:

O que é o Edge Rank do Facebook?

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O Edge Rank nada mais é que uma fórmula que a rede social encontrou para entregar (sem investimentos) conteúdo orgânico relevante aos usuários.

De acordo com dados da própria empresa, estima-se que um usuário médio seja impactado por cerca de 1.500 publicações diariamente. No entanto, devido ao funcionamento do nosso cérebro, só conseguimos absorver cerca de 20% de todas essas informações.

Portanto, para que os usuários não abandonem a plataforma devido a enxurrada de informações, o Facebook encontrou um jeito de priorizar o conteúdo que mais interessa ao usuário.

Por isso, as vezes temos a sensação de não saber o que acontece com todos os amigos e fan pages que estamos conectados. Isso porque o Facebook prioriza a entrega das informações que mais nos agradam, segundo os seus cálculos.

Para entender o que realmente nos interessa, o Facebook utiliza cerca de 100.000 fatores individuais para tentar traduzir nosso perfil. A maioria destes fatores é omitido pela plataforma para evitar que certos usuários burlem este ranqueamento.

Pilares do Edge Rank

Entretanto, alguns pilares que sustentam o Edge Rank são bem conhecidos e divulgados pela plataforma a fim de incentivar a produção de conteúdo relevante. Com base nestes fatores, o Facebook fornece uma nota e entrega determinadas publicações ao seu perfil.

Afinidade

É o nível de relacionamento entre você e outro perfil ou página. Isto é, o número de vezes que você ou que a sua rede de amigos curtiu, comentou, compartilhou e interagiu com empresas no Facebook.

Peso

Este fator sugere que determinadas ações têm mais valor do que outras dentro do Facebook devido o tempo que o usuário precisou investir para exercer tal ação. Um comentário teria maior peso do que um curtir, por exemplo.

Tempo

Para evitar que você receba conteúdos desatualizados, o Facebook fornece uma pontuação maior para as publicações que tiveram uma interação recente. Se uma postagem foi comentada há dois minutos, ela tem muito mais probabilidade de ser exibida no seu feed de notícias, por exemplo. Entretanto, uma que recebeu um último comentário há duas semanas tem grandes chances de nunca aparecer na na sua timeline.

O anúncio certo para o público certo

O Facebook segue diretrizes semelhantes à pontuação de conteúdo orgânico para definir quais anúncios serão exibidos. A diferença é que o usuário não precisa ter interagido diretamente com uma fanpage para ser impactado por ela. Basta estar dentro de um público-alvo definido pelo anunciante.

Ou seja, o anunciante escolhe os objetivos de publicidade que deseja alcançar com a sua campanha e, no momento de estruturar a campanha, define o público-alvo de acordo com uma série de configurações. Como você pode acompanhar neste post com um passo a passo para criar seu anúncio no Facebook.

Realizado todos estes passos, o anúncio será entregue para os usuários mais relevantes e propensos a interagir com o seu anúncio. Como na imagem a seguir:

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Neste exemplo, podemos conferir o público-alvo que o anunciante quer atingir. Assim, de acordo com as informações que o Facebook contém sobre cada usuário, o anúncio será entregue somente àqueles que correspondam às características definidas, priorizando as pessoas que têm mais probabilidade de interagir com o anúncio.

Mas quem fornece informações tão detalhadas sobre o perfil dos usuários?

Os próprios usuários!

Tudo o que um usuário realiza na rede social, fica armazenado nos data centers da empresa. São milhões de terabytes de informações armazenadas. Para ter uma noção da dimensão, é preciso saber que o maior e mais importante servidor do Facebook, fica localizado estrategicamente na Suécia, próximo ao Círculo Polar Ártico. Tudo isto para facilitar a refrigeração dos equipamentos que mantém guardados os dados de 1,7 bilhões de usuários.

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Como eu forneço estas informações?

Existem 4 formas gerais:

1. Interesse no Facebook

Uma das principais formas está diretamente ligada às atividades que você realiza no Facebook. Desde curtidas em páginas, comentários, compartilhamento, páginas que seus amigos curtem, check-ins e todas as demais interações que acontecem na rede social.

Até mesmo as informações detalhadas no seu perfil como cargo, empresa que trabalha, instituição de ensino e status de relacionamento servem para que o Facebook determine quais são seus interesses e classifique o seu perfil.

2. Relacionamento com empresas

Informações compartilhadas abertamente com empresas físicas como o seu nome completo, telefone celular e e-mail também podem ser utilizadas na construção de públicos personalizados, a fim de atingir você nas mídias digitais. É por este motivo que aquela empresa da esquina, onde você solicitou um orçamento, conseguiu atingir você no Facebook enquanto viajando à negócios.

3. Outras atividades Online

As atividades online que você realiza em algum site também podem ser utilizadas por empresas para atingir você no Facebook. Isto é possível graças à tecnologia do Pixel do Facebook. Ele é um código instalado no site do anunciante para monitorar visitas e ações dos usuários em sua página.

É possível alcançar usuários que realizaram uma compra ou instalaram um aplicativo móvel, por exemplo. Esta estratégia é conhecida como Remarketing e é muito utilizada por empresas para estar presente no dia a dia dos consumidores. Extremamente complexa, mas também muito assertiva, ela pode ser utilizada para atingir um público que chegou até o carrinho de compras online, mas não finalizou a operação, por exemplo.

4. Localização

De acordo com o seu endereço de IP (tanto em desktops quanto em dispositivos mobile) e serviço de GPS do celular, você fornece a sua localização ao Facebook (ruas, cidades, estados e países).

Através destas informações, o anunciante pode escolher 4 formas de impactar um usuário:

  1. Atingir somente as pessoas que realmente moram neste local (o Facebook obtém esta informação de acordo com a “cidade atual” definida em seu perfil);
  2. Impactar pessoas que visitaram este local recentemente;
  3. Impactar pessoas visitando esta área (o Facebook vai atingir os usuários cuja última localização esteja dentro do raio selecionado e que encontram-se a mais de 200 km da sua cidade atual);
  4. Ou então impactar todas as pessoas nesta localização, o que abrange cada uma das definições citadas acima.

Porém, não basta somente definir o público-alvo e esperar que seus anúncios sejam entregues a ele. Isso porque existem outras empresas com interesse no mesmo público e, como foi dito anteriormente, o Facebook limita a entrega de conteúdo aos usuários. Tudo para evitar que os mesmos abandonem a rede social por conta de uma enxurrada de publicidade.

Para resolver esta situação, ocorre um leilão na plataforma do Facebook que define o melhor anúncio para cada usuário, de acordo com o Valor Total que o mesmo atingir.

Valor Total

O Valor Total é definido por 3 fatores:

Relevância

De acordo com os comentários positivos ou negativos dos usuários, seu anúncio terá uma pontuação de relevância. Ou seja, se um usuário clicar em “ocultar anúncio” você terá uma pontuação negativa. No entanto, se um usuário com um bom histórico clicar, curtir ou realizar a ação que você almeja, o seu anúncio obterá uma pontuação positiva.

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Para saber se os seus anúncios possuem uma boa relevância ou não, você pode verificar um por um, acompanhando suas métricas como o CTR, CPC e principalmente a pontuação de relevância do anúncio (tudo isto no Business Manager).

Taxas estimadas de ação

Um anúncio pode ter um histórico de interação antes mesmo de começar a rodar. Isso porque na hora de configurar sua campanha, você terá que escolher a otimização de entrega do seu anúncio.

Ou seja, se o anunciante deseja que o usuário atingido compre um forno industrial, ele deve ter definido como público alvo pessoas com interesse em cozinhas industriais. No entanto, dentro deste público, o Facebook vai alcançar os usuários que possuem maior probabilidade de comprar o produto, de acordo com o seu histórico.

Lance

O orçamento da sua campanha também interfere no seu valor total. Isso porque, através destes números, o Facebook pode entender o quão disposto você está para encontrar seu público-alvo.

Porém, o valor final que você vai gastar nem sempre é o lance que você definiu para seu anúncio. Isso porque, no leilão, o Facebook estabelece uma média de acordo com o valor total alcançado (fatores citados acima) e define o valor que será cobrado do vencedor do leilão. Na maioria dos casos, esse valor é menor do que o lance dado pelo anunciante (nunca vai ser a mais).

Cada entrega de anúncio passa por este leilão. São bilhões de leilões acontecendo no mundo diariamente.

Dica Extra!

Se você deseja ver qual é o seu perfil traçado pelo Facebook e ainda escolher os tipos de anúncio que mais lhe interessam, acesse este link.

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Nele será possível verificar os anúncios com os quais você interagiu recentemente, os seus interesses listados pela rede social e ainda confirmar ou discordar de tais informações, a fim de otimizar o conteúdo que impactará você. Ou seja, é possível diminuir aquelas notificações chatas e aumentar o número de anúncios que realmente têm a ver com você.

Depois desta leitura, espero que você tenha compreendido que os anúncios do Facebook são entregues com o intuito de estabelecer uma aproximação entre os usuários e as soluções que eles necessitam através das empresas que prestam os melhores serviços. Mesmo que o usuário sequer conheça estas empresas.

Isso acontece porque tudo o que é entregue pela rede social passa por um filtro de relevância. E desta maneira, o Facebook se consolidou como uma ótima ferramenta de anúncios online.

Gostou da leitura? Se você possui alguma dúvida ou deseja enriquecer ainda mais o assunto, não deixe de utilizar o campo abaixo para deixar o seu comentário.

Até a próxima!

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Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br


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