Como iniciar um projeto de SEO de forma estratégica? - Blog Raffcom
 Como iniciar um projeto de SEO de forma estratégica?

Como iniciar um projeto de SEO de forma estratégica?

Assim que adquirimos certo conhecimento em SEO, pensamos estar preparados para o início e/ou a participação de projetos na área. Mas antes de qualquer coisa, precisamos compreender intrinsecamente um ponto de extrema importância que compõe o escopo de qualquer projeto de SEO, a estratégia.

Uma estratégia de SEO é composta por tudo aquilo que iremos realizar para atingir os objetivos de um projeto.

De fato, não existe SEO sem estratégia. Pensando paralelamente, seria como um exército sem uma estratégia de batalha definido pelo seu general. Ou seja, uma estratégia bem definida garantirá o sucesso de um projeto, assim como a sua falta resultará em diversas falhas nas etapas de todo o processo.

Nesse artigo, irei demonstrar como dar início a um projeto de SEO pensando estrategicamente para garantir melhores resultados. Quer aprender?

A mentalidade necessária para dar início a um projeto de SEO

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Há quem imagine que o trabalho de um profissional de SEO esteja apenas relacionado a funções operacionais e técnicas, como por exemplo, a definição de palavras-chave e otimizações em um site. Esse é um pensamento extremamente errado, pois SEO vai muito além disso.

Antes da realização de qualquer ação vem a estratégia, e ela ainda terá forte influência sobre todas as ações possíveis, isso significa, por exemplo, que a mudança de uma vírgula em um site deve ser feita pensando estrategicamente.

Em um projeto de SEO, devemos ter uma visão profundamente holística, ou seja, encará-lo como um todo e não apenas em partes separadas, como por exemplo, ter em mente não apenas o objetivo final, mas qualquer situação que o leve a ser atingido e que irá compor a estratégia.

Esteja preparado para possíveis “acidentes de percurso”

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Como frisei, é de extrema importância seguir um planejamento estratégico, mas não se preocupe se acontecer algo que não estava no projeto.

É normal que certas situações interfiram na busca pelo objetivo principal, mas tenha em mente que é preciso estar preparado caso isso aconteça, de forma com que as falhas sejam combatidas e minimizadas rapidamente.

Para ficar mais claro, pense em um objetivo qualquer. Agora, pense sobre o que você precisa fazer para chegar até ele. Você acha fácil atingi-lo? Então pense em todas as situações que poderão interferir em você alcançar esse objetivo. Por último, crie estratégias a fim de evitá-las e combatê-las.

Em um projeto de SEO, você deve pensar da mesma forma, precisamos ter atenção em tudo.

Compreendeu a mentalidade necessária para iniciar um projeto de SEO de forma estratégica? Então está na hora de você aprender a iniciar um. Vamos lá!

Defina seu público-alvo

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O primeiro passo para a criação de uma estratégia de SEO é ter o seu público-alvo muito bem definido. É preciso saber como ele se comporta no momento da busca, para que então você consiga entregar o resultado mais relevante ao que ele procura.

Em marketing, aprendemos que é possível definir um público-alvo a partir do cruzamento de diversos fatores, como idade, sexo, ocupação, renda, necessidades, anseios etc. O problema é que se nos concentrarmos apenas nesses fatores, estaremos traçando um público-alvo muito amplo e variado, e isso resultará em equívocos durante o projeto.

Em SEO precisamos ser assertivos na definição do nosso público-alvo. Por esse motivo, recomendo que você trabalhe na criação de uma persona, ou seja, a criação de um personagem que representará quem realmente busca por seu produto, serviço ou conteúdo.

Na descrição de uma persona podemos incluir informações aprofundadas e de grande relevância do nosso público, como por exemplo, hábitos, características e a personalidade do nosso público.

Para criar uma persona da maneira correta, recomendo estudar o seguinte artigo da Rock Content:

O que são buyer personas e como criá-las.

Com uma persona bem definida, você será muito mais certeiro ao traçar suas estratégias de SEO.

Encontre boas palavras-chave

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Sem dúvida alguma, uma das principais etapas da estratégia de SEO é a pesquisa e análise de palavras-chave.

Escolher boas palavras-chave é fundamental para alcançar resultados satisfatórios em um projeto de SEO, assim como negligenciar essa etapa ao escolher qualquer palavra-chave, resultará em frustrações e resultados ineficazes.

Short tail, Middle tail e Long tail

Durante a etapa de pesquisa e análise, você irá se deparar com três categorias de palavras-chave. Entendê-las e aprender a usá-las é de grande importância para o projeto.

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Short tail

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As palavras-chave de short tail são consideradas genéricas e bastante abrangentes, por esse motivo possuem um grande volume de pesquisa e consequentemente uma alta concorrência.

Exemplos:
  • Sapato;
  • Televisão;
  • Caneca.

Os usuários que utilizam essas palavras-chave no Google, podem estar procurando por qualquer coisa relacionada a elas, resultando em CTR (taxa de cliques por impressões) e taxa de conversão baixíssimos se comparado a outros termos.

Ao utilizar palavras-chave de short tail em seu projeto, compreenda que elas são mais indicadas para se trabalhar branding e exigem estratégia de longo prazo.

Middle tail

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As palavras-chave de middle tail são consideradas um pouco mais específicas, possuem volume de busca, CTR e conversões médios. A concorrência por elas é menos acirrada.

Exemplos:
  • Sapato masculino;
  • Televisão de led;
  • Caneca personalizada.

Para essas palavras-chave também deve-se trabalhar com a estratégia de branding ou de autoridade em algum tema específico, levando em consideração o médio e longo prazo.

Long tail

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Reunidas, as long tails são as palavras-chave que mais geram tráfego e conversões para um site. Embora possuam menor volume de tráfego, a sua concorrência é menor, por esse motivo, as chances do seu site aparecer bem posicionado para elas são incrivelmente altas.

Exemplos:
  • Sapato masculino de couro preto;
  • Televisão de led 42 polegadas 4k;
  • Caneca personalizada do batman the dark knight.

A taxa de conversão para palavras-chave de long tail é considerada muito alta, por esse motivo, elas devem ser o centro da sua estratégia de pesquisa e análise de palavras-chave.

O processo de pesquisa de palavras-chave para SEO

Podemos dividir o processo de escolha de palavras-chave em:

Para começar a coletar suas palavras-chave você precisará de uma planilha como a do modelo abaixo.

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Faça o download dessa planilha modelo acessando o link abaixo e comece sua pesquisa:

Planilha para pesquisa de palavras-chave.

Brainstorm

Navegue pelo seu site e imagine como o seu público procuraria no Google pelo seu conteúdo e serviço/produto oferecido. Pense nas dúvidas e anseios desse público no momento da pesquisa.

Esta etapa é fundamental e embora pareça simples, demanda bastante trabalho. Anote todas as palavras-chave possíveis.

Keyword Planner e/ou SEMrush

Para potencializar os seus esforços de pesquisa de palavras-chave recomendo as ferramentas Keyword Planner e SEMrush.

Keyword Planner

Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do Google e nela você pode pesquisar por palavras-chave e identificar seus volumes de busca estimado por mês. É uma ferramenta bastante simples e intuitiva de se mexer.

Aproveite para pesquisar pelas palavras-chave que você coletou durante o processo de brainstorm, a fim de identificar se elas possuem volume de pesquisa relevante para o projeto. Mas não se preocupe se algumas delas não aparecerem nos resultados, pois há a chance delas não estarem no banco de dados da ferramenta.

Anote as palavras-chave e seus volumes de busca.

SEMrush

Embora seja pago, a SEMrush é uma das ferramentas de SEM (Search Engine Marketing) mais completas do mercado.

Além da pesquisa de palavras-chave, a SEMrush possui diversas outras funcionalidades, por isso recomendo que você faça um teste grátis na ferramenta.

Além do volume de busca de uma palavra-chave, através da SEMrush é possível identificar outros pontos extremamente relevantes para o projeto de SEO, como por exemplo, a sua dificuldade de ranking, a sua tendência de busca durante os meses do ano e quais sites ranqueiam para ela (esses seriam seus futuros concorrentes).

Concorrência

Acesse o site dos seus concorrentes e navegue através de suas páginas. Procure identificar quais palavras-chave eles utilizam nos títulos, urls, durante o conteúdo e links âncoras.

Através da SEMrush é possível fazer a análise e pesquisa das palavras dos seus concorrentes de forma automatizada. Ao incluir o endereço do seu concorrente na busca da ferramenta ela irá retornar com a listagem de palavras-chave que ele ranqueia e suas posições.

Google Search Console

O Google Search Console é um ferramenta de Web Analytics voltada para SEO. Com ela podemos ter dados mais assertivos sobre as palavras-chave que o seu site ranqueia.

Algumas das informações que você pode encontrar no Google Search Console são:

  • Palavras-chave que ativaram o seu site nas SERPs (páginas de resultados de buscas);
  • Quantos cliques cada palavra-chave teve;
  • As impressões de cada palavra-chave;
  • Posição;
  • CTR (taxa de cliques por impressões);
  • Análise e comparação de período;
  • As páginas que geram os maiores volumes de tráfego;
  • Análise por dispositivo (desktop ou mobile);
  • Possíveis erros e melhorias no html do site.

Utilizar o Google Search Console é uma premissa básica em SEO, sendo assim, DO IT NOW: Configure o Google Search Console em seu site.

Tenha clareza ao definir seus objetivos

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Os objetivos em SEO determinarão se um projeto obterá êxito em alcançar os resultados esperados. Ao traçar seus objetivos, saiba que eles devem ser mensuráveis, quantificáveis e com prazo específico (tenha em mente que os resultados de SEO surgem no mínimo entre seis a oito meses).

Os principais objetivos de SEO são posições, tráfego e conversões. Alcançando melhores posições no Google para as palavras-chave do seu projeto, consequentemente seu tráfego irá aumentar e suas chances de conversão serão potencializadas.

Posições

Você deverá definir um objetivo de posicionamento para cada palavra-chave do seu projeto. Por exemplo:

  • 3ª posição para a palavra-chave fone de ouvido bluetooth;
  • 10ª posição para a palavra-chave enfeites de natal;
  • 8ª posição para bicicleta infantil.

Tráfego

Analisando o volume de busca de cada palavra-chave e a média de CTR (taxa de cliques por impressões) para cada posição, você poderá objetivar o aumento médio de tráfego para o seu site.

Para definir a média de CTR por posição, recomendo estudar o seguinte artigo do Analytics SEO:

What Makes Us Click on a SERP Result? [SEO click through rate study].

Com marca Sem marca
Posição Desktop Mobile Desktop Mobile
1 40.2% 35.1% 21.4% 24.3%
2 21.7% 17.1% 14.5% 17.8%
3 11.5% 12.0% 10.9% 14.1%
4 8.7% 9.5% 8.2% 11.5%
5 6.6% 8.7% 6.6% 8.7%
6 4.1% 4.1% 5.5% 6.5%
7 3.6% 2.8% 4.5% 5.3%
8 1.7% 3.4% 3.9% 4.1%
9 1.5% 1.3% 3.2% 3.5%
10 1.5% 1.3% 2.7% 3.0%
11 1.1% 0.9% 2.2% 3.0%
12 2.9% 0.5% 1.9% 3.3%
13 1.5% 0.6% 1.8% 2.4%
14 1.3% 0.7% 1.7% 3.3%
15 1.0% 1.5% 1.5% 3.4%

Exemplo:

Você pretende otimizar a palavra-chave fone de ouvido bluetooth, que possui 33.100 buscas mensais.

Atualmente seu site se encontra na 12º posição do Google para essa palavra-chave e traz o seguinte volume de tráfego:

  • 33.100 (buscas mensais) x 1,9% (CTR médio sem marca) = 629 visitas mensais.

Seu objetivo é daqui a seis a oito meses, chegar à 3ª posição para essa palavra-chave, obtendo o seguinte volume de tráfego:

  • 33.100 (buscas mensais) x 10,9% (CTR médio sem marca) = 3608 visitas mensais.

Agora precisamos descobrir quanto de tráfego a mais você irá adquirir, caso alcance seu objetivo:

  • 3608 (volume de tráfego para a 3ª posição) – 629 (volume de tráfego para a 12ª posição) = 2979 de novas visitas mensais.

Sendo assim, podemos considerar que subindo para a 3ªposição, você irá adquirir 2979 novas visitas para o seu site.

Fazendo esse cálculo para cada uma de suas palavras-chave, você poderá estipular o aumento no tráfego do seu site para daqui a seis ou oito meses.

Como o nome já diz, palavras-chave com marca são aquelas em que o nome da sua marca, site ou empresa aparecem relacionados.

Conversões

O aumento no número de conversões é a métrica mais importante para o sucesso do seu projeto. Estipular essa métrica não é considerada uma tarefa fácil, pois há diversos fatores a serem levados em consideração, como por exemplo, a usabilidade do seu site ou seu segmento de atuação.

A média da taxa de conversão do e-commerce brasileiro é de 1,65%, mas se você possui um site institucional considere uma média de 3%.

1 – Se você já possui o Google Analytics em seu site, e suas metas conversões configuradas, será possível mensurar a taxa de conversão do seu site acessando: Conversões > Metas > Visão geral.

2 – Caso você possua um e-commerce e o comércio eletrônico do Google Analytics configurado em seu site, será possível mensurar a taxa de conversão acessando: Conversões > Comércio eletrônico > Visão geral.

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Entenda que aumentando o seu tráfego é possível também mensurar o aumento no número de conversões, da seguinte forma:

Digamos que você possui cerca de 8.350 visitas mensais, taxa de conversão de 1,65% e estipula que terá 5.600 visitas a mais daqui há seis meses com base no tráfego que os novos posicionamentos das suas palavras-chave terão.

Antes dos seis meses:

  • 8.350 (visitas mensais) x 1,65% (taxa de conversão média) = 138 conversões

Após os seis meses:

  • [8.350 (visitas mensais) + 5.600 (novas visitas mensais)]  x 1,65% (taxa de conversão média) = 230 conversões

Após seis meses você obteve 92 novas conversões, ou aumento de 67% no número total de conversões:

[230 (conversões após seis meses) – 138 (conversões antes dos seis meses)] / 138 (conversões antes dos seis meses)] = 0,67

Fazendo esses cálculos é possível definir os três objetivos principais em um projeto com dados facilmente mensuráveis. Apenas convenhamos que apesar de fácil, é bastante trabalhoso, mas de extrema importância.

E lembre-se, dependendo da complexidade do projeto de SEO, existem vários outros objetivos a serem levados em consideração, como por exemplo, diminuir a taxa de rejeição, aumentar o número de páginas visitadas, o tempo médio de visitas dos usuários no site etc.

Objetivos SMART

Ainda é possível ter maior clareza na definição dos objetivos do seu projeto de SEO, utilizando a metodologia de Objetivos SMART.

Em inglês, a palavra smart, significa inteligente ou esperto, mas para a metodologia é uma sigla para as palavras: Specific, Mensurable, Attainable, Realistic e Time Bound.

Specific

Seja específico em seus objetivos. Por exemplo: aumentar o número de visitas em 20% nos primeiros 6 meses.

Mensurable

Seus objetivos precisam ser totalmente mensuráveis, como por exemplo, aumentar o número de visitas em 20% nos primeiros 6 meses e aumentar a taxa de conversão em 15%. Esses dados podem ser conferidos e acompanhados pelo Google Analytics.

Attainable

Defina objetivos que você possa realmente atingir. Não estou falando de objetivos fáceis, mas sim de objetivos razoáveis e possíveis de serem concretizados de acordo com o seu projeto.

Realistic

Seja realista, seus objetivos precisam ser embasados em dados reais. Ter objetivos realistas é importante para você não se frustrar após seis ou oito meses de projeto.

Time Bound

Todos os seus objetivos precisam ter um tempo limite, por exemplo, aumento de 25% de tráfego em 6 meses.

Com objetivos muito bem definidos, você saberá de forma fácil e inteligente se seus esforços estão te levando para o caminho certo ou não.

Encontre seus principais concorrentes e aprenda com eles

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A análise da concorrência (benchmarking) é importante em qualquer área de atuação, mas em SEO ela é indispensável.

Com esse tipo de análise você não apenas consegue descobrir quais palavras-chave levam tráfego para seu concorrente, mas também as páginas mais acessadas e quais são os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais, por exemplo.

Essa análise dará uma noção do grau de competitividade que seu site terá de enfrentar na internet e mostrará onde você pode se destacar.

Mas tenha cuidado, pois analisar não é o mesmo que copiar. Analisar consiste em saber quais as estratégias seus concorrentes estão adotando, dessa forma, conseguindo obter certa vantagem competitiva, fazendo algo diferente e melhor. Já copiar, apenas torna você igual ao seu concorrente, sem nenhum diferencial.

SEO On Page e estrutura do site

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O SEO On Page é tudo que você consegue otimizar em seu site e que auxilia, de alguma forma, os buscadores a entenderem do que ele se trata. Fatores de ranqueamento como conteúdo, a escolha de títulos e a usabilidade são levados em consideração.  De forma simplificada, SEO On Page é tudo que você tem controle e autonomia para alterar dentro do site.

Para que isso aconteça, você deve ter certeza de que os motores de busca conseguem encontrar o seu site e ler todo o seu conteúdo.

Por isso esteja atento as suas ligações internas, elas ajudam muito o usuário e o Google a descobrir outras páginas dentro do seu site.

Para ficar mais fácil de entender, vou listar abaixo algumas das otimizações mais importantes para SEO On Page.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo é uma das etapas mais importantes para o seu site. Muitas pessoas ligam o SEO a detalhes técnicos e acham que apenas isso basta para ficarem bem posicionados. Mas na verdade um bom conteúdo faz toda a diferença.

Um bom conteúdo está relacionado diretamente com a quantidade de pessoas que encontram o seu site de forma orgânica no Google. Se o foco do seu site é vender aparelhos de jardinagem e você tem um blog que é nutrido por conteúdos com dicas e informações sobre jardinagem, certamente quando o seu público-alvo procurar por algo relacionado a um produto do seu segmento você será encontrado com maior facilidade.

Com conteúdo de qualidade o seu site ganha cada vez mais relevância e começa a ranquear com maior facilidade, muitas vezes se tornando referência de um determinado segmento na internet.

Título de página

O título é considerado um fator de ranqueamento de grande importância, pois o propósito do Google é levar o usuário até o conteúdo mais relevante para a sua busca, então os títulos das páginas ajudam o usuário a encontrar com mais rapidez o que ele realmente procura.

Confira algumas dicas para produzir um bom título:

  • Utilize a palavra-chave mais relevante encontrada na sua pesquisa de palavra-chave;
  • Não use várias vezes a palavra-chave no título;
  • Faça títulos com no máximo 60 caracteres;
  • Faça um título focado em apenas uma palavra-chave.

Meta description

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A meta description não é utilizada como fator de ranqueamento do Google, mas se bem escrita interfere completamente na taxa de CTR dos resultados de pesquisa. O CTR sim é um fator importantíssimo para o algoritmo do Google.

Cada página precisa ter uma meta description exclusiva. Nela é preciso ter um texto relevante para o usuário e que o induza a realizar a ação de clicar e acessar a página.

Dicas:

  • A meta description não pode passar de 140 caracteres (incluindo espaços), se não haverá corte na descrição.
  • Utilize CTAs (chamadas para ação): “Adquira agora!”, “Saiba mais!”, “Compre em 10x no cartão!”

Arquitetura da informação

A arquitetura da informação está relacionada diretamente à organização de informações do site, tente ao máximo facilitar a vida dos usuários, hierarquizando todas as páginas.

Definindo toda a estrutura, você melhora a usabilidade para os usuários e aumenta a facilidade de navegação dos robôs dos motores de busca.

Linkagem interna

A linkagem interna de um site é de extrema importância para o alcance de resultados graduais e satisfatórios em SEO. Quando realizamos a linkagem entre as páginas internas de um site, estamos passando relevância de uma para outra.

Exemplo de linkagem interna:

  • Linkar categorias na home page;
  • Linkar a home page nas categorias;
  • Linkar as categorias em cada categoria;
  • Linkar a home page nas páginas de conteúdo;
  • Linkar as categorias nas páginas de conteúdo;
  • Linkar as páginas de conteúdo em conteúdos relacionados.

Usabilidade

Umas das principais regras sobre usabilidade é “Não me faça pensar”. Evite manter distrações em seu site, o segredo é fazer com que o usuário mantenha o foco e a atenção, para então concretizar a venda, assinar sua newsletter, entrar em contato ou por exemplo, baixar um material disponível.

Afinal, toda estratégia de SEO possui um propósito, não é?

A usabilidade é um fator importante para que você consiga atingir esse objetivo, pois faz com que a experiência dos usuários no seu site seja simples e agradável. E com uma boa experiência, eles voltarão mais vezes.

Tenha um site responsivo ou uma versão dele para mobile

Nos últimos períodos, o número de acessos à internet realizados através de dispositivos chegou a ultrapassar o número de acessos provenientes de desktop, principalmente em alguns segmentos de mercado. Possuir um site amigável para as multitelas (smarpthone, tablet, watches etc) deixou de ser um diferencial e passou a ser obrigatoriedade no ambiente digital. Devido a essa mudança de mercado, o Google oficializou a adaptabilidade às multitelas como um fator de ranqueamento, ou seja, sites responsivos ou que possuem versões para cada uma das telas, terão prioridade no ranking no Google.

URL amigável

A URL amigável é um importante fator de ranqueamento, e está completamente ligada a uma boa hierarquização de páginas.

Uma URL amigável pode ajudar as pessoas a compreenderem, de primeiro momento, do que se trata determinada página, fazendo com que alguns usuários se sintam mais confiantes em continuar lendo seu artigo ou finalizando uma compra.

Não é uma URL amigável:

www.meusite.com.br/tu911kuqwuyt_3i-ab?id=234687

É uma URL amigável:

www.meusite.com.br/nome-da-categoria/nome-do-produto/

Monitore todos os dados e resultados de SEO

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Em uma estratégia de SEO, saber o que está dando certo e o que não está é de extrema importância, pois quanto mais cedo você perceber algum erro, melhor será seu tempo de resposta para corrigir e mudar alguns pontos da estratégia do seu projeto.

Você pode utilizar ferramentas gratuitas para monitorar seu trabalho de SEO, como as já citadas, Google Analytics e Google Search Console. E se preferir, existem algumas ferramentas pagas com diversas funcionalidades, como a SEMrush e a Moz.

Google Analytics

É uma ferramenta do Google que permite você analisar as estatísticas de visitação. Configure uma conta no Google Analytics para monitorar e comparar seu tráfego orgânico com uma base diária, semanal ou mensal.

Google Search Console

Como já citado, permite você visualizar como o Google interpreta o seu site. Com ele você conseguirá entender quais palavras-chave estão trazendo tráfego, identificar problemas e melhorias de html, encontrar novas oportunidades de palavras-chave, realizar análise comparativa de período etc.

SEMrush

Com a SEMrush você consegue realizar uma análise e pesquisa de palavra-chave profunda para o seu site. Além disso, é possível visualizar quais página trazem mais tráfego, quais palavras-chave estão associadas às suas páginas, qual o nível de competitividade de determinada palavra-chave e para quais palavras-chave seus concorrentes ranqueiam.

Moz

É um conjunto de ferramentas para o acompanhamento e análise do seu projeto. Entre essas ferramentas está a Moz Analytics, que realiza uma varredura em seu site e mostra várias informações sobre seu posicionamento e pontos que precisam ser melhorados.

Com a ferramenta Open Site Explorer da Moz também é possível analisar os backlinks, além de visualizar informações de autoridade de domínio e de página do seu site e dos seus concorrentes.

Uma última dica: crie uma planilha e anote tudo o que for relacionado a mudanças em seu site, como alterações de títulos, URLs, meta description, etc. Assim, você poderá sempre ver as mudanças datadas que levaram a determinado resultado.

SEO será sempre um trabalho contínuo, mas com uma boa estratégia desde o início, você terá sucesso no seu projeto.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Manda pra gente.

Nos vemos em uma próxima, até lá!


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Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

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