Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing - Blog Raffcom
 Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Já destacamos neste post, o que você deve fazer para escolher um disparador que se adeque as suas campanhas. Agora é hora de indicar algumas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para impulsionar e facilitar o alcance dos melhores resultados.

Se você deseja navegar na internet e aproveitar ao máximo suas funcionalidades, será crucial ter um e-mail. E não é somente para a comunicação. Muitos e-commerces, por exemplo, solicitam um cadastro com endereço de e-mail antes da realização da compra.

Segundo a Fourth Source, 92% dos usuários na internet tem ao menos uma conta de e-mail. Para fortalecer essa informação, um estudo realizado pela SalesForce, determina  que 69,7% dos usuários de internet tem o e-mail como método preferido para se comunicar com negócios e empresas. Isso torna o e-mail marketing uma ferramenta poderosíssima, com baixo custo e de grande impacto.

Para a veiculação de conteúdo comercial, o e-mail é prático e gratuito. Porém, muitas ferramentas de gerenciamento de campanhas e criação de templates são pagas.

Confira agora 4 ferramentas de e-mail marketing gratuitas para você criar, gerenciar e analisar suas campanhas sem custo algum!

1 – Fatia imagem

Em algum momento, você poderá receber uma peça de e-mail marketing pronta de seu cliente. Feita  por um terceiro, ela provavelmente virá em formato jpg, png e gif, sem estar fatiada.

Se você dispõe de uma ferramenta para fatiar, como o photoshop, veja aqui dicas excelentes para montar o seu template. Caso não possua conhecimento ou não tenha direitos sobre o software, o site fatiaimagem.com.br poderá fatiar a sua peça de forma simples e intuitiva.

Basta fazer o upload da sua peça nas extensões jpg, png ou gif. E lembre-se de que o tamanho não pode ultrapassar o limite máximo de 2MB.

Uma dica importante: Desative o checkbox com o informativo “Otimizar a imagem para uma campanha de email marketing” para não reduzir a qualidade do seu arquivo gráfico.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Após o upload, sua peça será carregada no escopo do site. Você poderá redimensionar, adicionar e remover, linhas e colunas. Os links podem ser adicionados diretamente ao clicar no ícone da área fatiada:

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Ao finalizar, clique no botão correspondente. Você terá 3 opções:

1 – Baixar um arquivo zip com as imagens fatiadas e um index.html;
2 – Copiar diretamente a URL da imagem fatiada;
3 – Copiar o código HTML gerado.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

2 – MailChimp

Se você está a procura de uma boa ferramenta para o gerenciamento de campanhas e gostaria de testar antes de fazer um investimento, esta é uma ótima oportunidade! Na opção gratuita é possível ter 2 mil usuários cadastrados na lista e enviar até 12 mil e-mails.

Com o MailChimp é possível construir suas listas, ter acesso a templates responsivos prontos ou criar o seu. Também é viável criar campanhas personalizadas, realizar teste A/B e obter o diagnóstico de envios de campanhas, além de outros benefícios.

Para criar uma conta gratuita é simples. Acesse este link e siga estes passos:

No campo “Email”, digite o e-mail que deseja cadastrar, em “Username” digite o nome de usuário da sua conta e no campo “Password” digite a senha desejada.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Após o cadastro, verifique o seu e-mail para ativar sua conta no MailChimp.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

A plataforma é toda em inglês. Todavia é intuitiva e fácil de usar, mesmo que você não tenha conhecimento no idioma.

Todas as funções poderão ser acessadas dos menus: Campaigns (Campanha), Templates (Peças de e-mail marketing, prontas e personalizáveis), Lists (Listas), Reports (Relatórios) e Automation (Automação).

MailChimp + Fatia imagem

Abaixo criaremos uma campanha importando o código HTML da sua peça fatiada no fatia imagem, que abordamos anteriormente. Para criar a campanha clique no menu Campaigns.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

As campanhas já criadas serão armazenadas neste escopo, mas queremos criar uma nova campanha. Para isso, clicamos no canto superior direito em: ”Create Campaign”.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

  • No pop-up que abrir, clique em “create an email”, para criar uma campanha de e-mail;
  • Nomeie sua campanha no campo “Campaign name”. Quando finalizar, clique em “Begin”;
  • Selecione uma lista de contatos e clique em “Next”;
  • Nesta etapa alguns campos já estarão configurados, irei apenas adicionar um assunto para o e-mail no campo “Email subject”, o restante ficará padrão.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Na seleção de templates você poderá selecionar layouts prontos, criar o seu ou importar uma peça externa. Vamos importar nossa peça do fatia imagem. Para isso é preciso clicar em “Code your own” e “Paste in code”.

Copie o código gerado no fatia imagem e cole no escopo. Seu e-mail poderá ser visualizado à esquerda. Clique em “Next” ao finalizar.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Pronto! Sua campanha foi criada, agora basta enviar para a lista selecionada ou agendar para uma data de sua preferência.

3 – MXToolBox

Quando estiver em apuros com uma lista suspeita ou muitos e-mails caindo em spam, esta será a ferramenta perfeita. Com ela é possível testar o endereço IP do seu servidor de e-mails em mais de 100 Blacklists (Listas negras de e-mail).

Se o seu servidor de e-mail estiver inserido em alguma blacklist, alguns e-mails que você enviar não serão entregues e isso pode prejudicar suas campanhas.

Para fazer a verificação é simples, acesse o site mxtoolbox.com e no campo “Server IP or Domain” digite o endereço de IP ou domínio do seu servidor de e-mails e clique em “Blacklist Check”.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Agora verifique todas as listas. Se estiver inserido em alguma, deverá tomar providências entrando em contato com os responsáveis da lista. Algumas são gratuitas e você consegue sair somente explicando a situação. Outras solicitam pagamento e são mais burocráticas.

4 – Email Verifier

Não é possível saber, por si só, se todos os e-mail da sua lista são válidos ou não. O Email Verifier irá ajudá-lo a diminuir a taxa de rejeição em suas campanhas. Isso porque ele pode eliminar os e-mails que não são válidos na sua lista.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Você só terá que instalar um plugin no Chrome, copiar os e-mails da lista e colar na ferramenta, ela fará o restante. Para instalar a extensão clique neste link. E caso queira saber como fazer a verificação, assista a este vídeo

Uma boa campanha de e-mail marketing deve ser simples e eficaz. Com criatividade e audácia você poderá desfrutar muito das ferramentas de e-mail marketing gratuitas e criar ótimas campanhas!

Você já utilizou alguma dessas ferramentas? Conhece alguma interessante? Fique a vontade e compartilhe com a gente!

                         1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

José Augusto 

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Continue lendo

5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

Quando nos conectamos aos nossos smartphones ou computadores, não temos noção da quantidade de dados e informações que são gerados, não é mesmo? Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos foram geradas 90% das informações que consumimos hoje. Em 2019 esse número será equivalente a 64 vezes o volume gerado pela internet em […]

Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

A frequência de envios de e-mail marketing é um ponto determinante e bastante delicado no planejamento das campanhas. Se houver exagero nos envios, os leitores podem ficar irritados. Mas se a periodicidade for baixa eles podem acabar perdendo o interesse, esquecendo-se da sua empresa. Para facilitar esta tarefa, reunimos abaixo alguns pontos aos quais é preciso se […]

Por que precisamos parar de usar atribuição pelo último clique?

Não é de hoje que os profissionais de marketing estão deixando de ser generalistas (Analista de marketing digital/mídias sociais) para se tornarem especialistas em diversas áreas (Analistas de BI/Social Ads/E-mail marketing). Porém, uma dificuldade que ainda existe na hora de mostrar os lucros por canais é a forma como atribuímos os resultados para cada mídia. Isso acontece […]