Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing - Blog Raffcom
 Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Já destacamos neste post, o que você deve fazer para escolher um disparador que se adeque as suas campanhas. Agora é hora de indicar algumas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para impulsionar e facilitar o alcance dos melhores resultados.

Se você deseja navegar na internet e aproveitar ao máximo suas funcionalidades, será crucial ter um e-mail. E não é somente para a comunicação. Muitos e-commerces, por exemplo, solicitam um cadastro com endereço de e-mail antes da realização da compra.

Segundo a Fourth Source, 92% dos usuários na internet tem ao menos uma conta de e-mail. Para fortalecer essa informação, um estudo realizado pela SalesForce, determina  que 69,7% dos usuários de internet tem o e-mail como método preferido para se comunicar com negócios e empresas. Isso torna o e-mail marketing uma ferramenta poderosíssima, com baixo custo e de grande impacto.

Para a veiculação de conteúdo comercial, o e-mail é prático e gratuito. Porém, muitas ferramentas de gerenciamento de campanhas e criação de templates são pagas.

Confira agora 4 ferramentas de e-mail marketing gratuitas para você criar, gerenciar e analisar suas campanhas sem custo algum!

1 – Fatia imagem

Em algum momento, você poderá receber uma peça de e-mail marketing pronta de seu cliente. Feita  por um terceiro, ela provavelmente virá em formato jpg, png e gif, sem estar fatiada.

Se você dispõe de uma ferramenta para fatiar, como o photoshop, veja aqui dicas excelentes para montar o seu template. Caso não possua conhecimento ou não tenha direitos sobre o software, o site fatiaimagem.com.br poderá fatiar a sua peça de forma simples e intuitiva.

Basta fazer o upload da sua peça nas extensões jpg, png ou gif. E lembre-se de que o tamanho não pode ultrapassar o limite máximo de 2MB.

Uma dica importante: Desative o checkbox com o informativo “Otimizar a imagem para uma campanha de email marketing” para não reduzir a qualidade do seu arquivo gráfico.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Após o upload, sua peça será carregada no escopo do site. Você poderá redimensionar, adicionar e remover, linhas e colunas. Os links podem ser adicionados diretamente ao clicar no ícone da área fatiada:

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Ao finalizar, clique no botão correspondente. Você terá 3 opções:

1 – Baixar um arquivo zip com as imagens fatiadas e um index.html;
2 – Copiar diretamente a URL da imagem fatiada;
3 – Copiar o código HTML gerado.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

2 – MailChimp

Se você está a procura de uma boa ferramenta para o gerenciamento de campanhas e gostaria de testar antes de fazer um investimento, esta é uma ótima oportunidade! Na opção gratuita é possível ter 2 mil usuários cadastrados na lista e enviar até 12 mil e-mails.

Com o MailChimp é possível construir suas listas, ter acesso a templates responsivos prontos ou criar o seu. Também é viável criar campanhas personalizadas, realizar teste A/B e obter o diagnóstico de envios de campanhas, além de outros benefícios.

Para criar uma conta gratuita é simples. Acesse este link e siga estes passos:

No campo “Email”, digite o e-mail que deseja cadastrar, em “Username” digite o nome de usuário da sua conta e no campo “Password” digite a senha desejada.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Após o cadastro, verifique o seu e-mail para ativar sua conta no MailChimp.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

A plataforma é toda em inglês. Todavia é intuitiva e fácil de usar, mesmo que você não tenha conhecimento no idioma.

Todas as funções poderão ser acessadas dos menus: Campaigns (Campanha), Templates (Peças de e-mail marketing, prontas e personalizáveis), Lists (Listas), Reports (Relatórios) e Automation (Automação).

MailChimp + Fatia imagem

Abaixo criaremos uma campanha importando o código HTML da sua peça fatiada no fatia imagem, que abordamos anteriormente. Para criar a campanha clique no menu Campaigns.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

As campanhas já criadas serão armazenadas neste escopo, mas queremos criar uma nova campanha. Para isso, clicamos no canto superior direito em: ”Create Campaign”.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

  • No pop-up que abrir, clique em “create an email”, para criar uma campanha de e-mail;
  • Nomeie sua campanha no campo “Campaign name”. Quando finalizar, clique em “Begin”;
  • Selecione uma lista de contatos e clique em “Next”;
  • Nesta etapa alguns campos já estarão configurados, irei apenas adicionar um assunto para o e-mail no campo “Email subject”, o restante ficará padrão.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Na seleção de templates você poderá selecionar layouts prontos, criar o seu ou importar uma peça externa. Vamos importar nossa peça do fatia imagem. Para isso é preciso clicar em “Code your own” e “Paste in code”.

Copie o código gerado no fatia imagem e cole no escopo. Seu e-mail poderá ser visualizado à esquerda. Clique em “Next” ao finalizar.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Pronto! Sua campanha foi criada, agora basta enviar para a lista selecionada ou agendar para uma data de sua preferência.

3 – MXToolBox

Quando estiver em apuros com uma lista suspeita ou muitos e-mails caindo em spam, esta será a ferramenta perfeita. Com ela é possível testar o endereço IP do seu servidor de e-mails em mais de 100 Blacklists (Listas negras de e-mail).

Se o seu servidor de e-mail estiver inserido em alguma blacklist, alguns e-mails que você enviar não serão entregues e isso pode prejudicar suas campanhas.

Para fazer a verificação é simples, acesse o site mxtoolbox.com e no campo “Server IP or Domain” digite o endereço de IP ou domínio do seu servidor de e-mails e clique em “Blacklist Check”.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Agora verifique todas as listas. Se estiver inserido em alguma, deverá tomar providências entrando em contato com os responsáveis da lista. Algumas são gratuitas e você consegue sair somente explicando a situação. Outras solicitam pagamento e são mais burocráticas.

4 – Email Verifier

Não é possível saber, por si só, se todos os e-mail da sua lista são válidos ou não. O Email Verifier irá ajudá-lo a diminuir a taxa de rejeição em suas campanhas. Isso porque ele pode eliminar os e-mails que não são válidos na sua lista.

1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Você só terá que instalar um plugin no Chrome, copiar os e-mails da lista e colar na ferramenta, ela fará o restante. Para instalar a extensão clique neste link. E caso queira saber como fazer a verificação, assista a este vídeo

Uma boa campanha de e-mail marketing deve ser simples e eficaz. Com criatividade e audácia você poderá desfrutar muito das ferramentas de e-mail marketing gratuitas e criar ótimas campanhas!

Você já utilizou alguma dessas ferramentas? Conhece alguma interessante? Fique a vontade e compartilhe com a gente!

                         1-fatia-imagem-ferramentas-gratuitas-de-e-mail-marketing Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

José Augusto 

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Continue lendo

5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

Quando nos conectamos aos nossos smartphones ou computadores, não temos noção da quantidade de dados e informações que são gerados, não é mesmo? Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos foram geradas 90% das informações que consumimos hoje. Em 2019 esse número será equivalente a 64 vezes o volume gerado pela internet em […]

Explorando o Relatório de anúncios do Facebook

A partir do Relatório de anúncios do Facebook é possível termos inúmeras informações e métricas imensamente importantes, com esse rico material a ser estudado é possível aperfeiçoar campanhas atuais e futuras. Para quem ainda não utiliza essa ferramenta, procure explorá-la. Não irá se arrepender. Como chegar até o Relatório de anúncios do Facebook: No Gerenciador […]

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google. Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. […]