Guia completo para anúncios de search do Google AdWords - Raffcom
 Guia completo para anúncios de search do Google AdWords

Guia completo para anúncios de search do Google AdWords

O AdWords é uma das principais ferramentas na sua estratégia de marketing digital, pois o Google é a maior plataforma de buscas da internet e com certeza seus potenciais clientes fazem pesquisas relacionadas ao seu negócio por lá. O AdWords possibilita algumas variações de formatos de anúncio, entre os mais utilizados são a Rede de Display (banners), Vídeo (Youtube) e anúncios de Search, que são os formatos de texto da Rede de Pesquisa do Google ou de parceiros.

E é nessa variação que iremos focar no presente artigo.

Tudo começa com…

Objetivo, planejamento e estratégia. Qual o objetivo da sua campanha? Você quer divulgar todos os seus serviços ou destacar algum específico? Quem é o público-alvo do produto ou serviço que está sendo oferecido? Você deve conhecer muito bem seu consumidor, entender o que eles gostam e o que procuram. Como seu cliente em potencial faria uma busca no Google para encontrar sua empresa?

No exemplo abaixo, imagine que o usuário pesquisou por “seguro de vida”. Esta seria uma possível estrutura para o seu anúncio e no canto direito da imagem você confere o que é cada linha deste anúncio.

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Vale observar que a URL de visualização não necessariamente é a URL final da sua campanha, serve apenas para deixar a estrutura do anúncio mais bonita, limpa e objetiva, você pode configurar manualmente. Agora vamos aos detalhes, simulando a criação de uma campanha de search e o passo a passo.

Como criar anúncios de search no AdWords

Comece criando uma lista de palavras-chave estratégicas para o seu negócio. Você pode anotar num caderno, passar para uma planilha, mas a dica é usar a ferramenta Keyword Planner ou “Planejador de Palavras-Chave.

Ela serve não somente para criar a sua lista de palavras, mas também dar insights de palavras relacionadas e que podem fazer toda a diferença nos seus resultados. Além de ver o tráfego estimado e o preço médio do CPC (Custo Por Clique) de cada palavra.

1. Crie sua campanha

Definidas as palavras-chave, aí sim você deve acessar sua conta no Google AdWords e na aba de “Campanhas” clique no botão vermelho “+CAMPANHA” e em seguida “Apenas na Rede de Pesquisa”.

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2. Dê um nome para sua campanha

Neste exemplo estamos criando uma campanha para o “Dia das Mães”.

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3. Selecione o tipo de campanha

Observe que é possível selecionar “Padrão”, “Todos os Recursos” e “Instalações para aplicativos para celular”. As opções mais comuns seriam as duas primeiras mas, dependendo da estratégia da campanha, se for instalar o aplicativo da sua empresa, por exemplo, selecione essa opção mais abaixo. Hoje, vamos focar nosso anúncio de busca com o objetivo Padrão.

O bacana do AdWords é que ele possui inúmeros recursos para sanar dúvidas. Um exemplo disso são os links com instruções em cada etapa, como é o caso da frase em azul “Saiba mais sobre os tipos de campanhas”, na imagem acima.

4. Configure os locais

Em seguida configure os locais. Verifique se você tem interesse no Brasil todo, em alguns estados ou somente em cidades específicas, por exemplo. Em idiomas, além do português, recomendamos selecionar também o inglês, pois alguns usuários deixam os seus dispositivos neste modo e, dessa forma, poderão ser impactados pelo seu anúncio.

5. Defina as estratégias de lance

Logo, na mesma tela defina as estratégias de lance que podem ser CPC manual ou lances automáticos. Ao passar o cursor do mouse sobre cada uma das estratégias, a própria ferramenta explicará o que é considerado.

No meu exemplo vamos considerar o CPC manual, ativando a check box de CPC otimizado, no qual o Google ajusta automaticamente os lances para maximizar as conversões. Isso quer dizer que você irá definir um orçamento diário e o Google irá otimizar seu lance automaticamente para entregar aquilo que está gerando mais conversões.

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6. Defina o orçamento diário

Na sequência defina o orçamento diário, conforme o período da campanha e o budget total, além de definir as extensões de anúncio em nível de campanha, que explicaremos abaixo.

EXTENSÕES DE ANÚNCIO

É muito importante que você inclua extensões nos seus anúncios. Elas complementam as informações e os deixam mais atraentes e relevantes para o Google, além de possibilitar uma melhor performance na sua campanha com maiores CTRs e chances de conversão também.

Os tipos de extensões de anúncio no AdWords são:

  • Extensões de sitelink;
  • Extensões de frase de destaque;
  • Extensões de snippets estruturados;
  • Extensões de chamada;
  • Extensões de mensagem;
  • Extensões de local;
  • Extensões de local de afiliados;
  • Extensões de preço;
  • Extensões de aplicativos;
  • Extensões de comentários;
  • Relatório de extensões automáticas.

Abaixo vou detalhar as extensões que consideramos mais importantes ou utilizadas, mas é recomendado aplicar todas as extensões de anúncios possíveis para seu negócio ou estratégia.

Extensão de sitelink

No caso das extensões de sitelink, você deve cadastrar outros links do seu site que podem ser relevantes para o usuário. O Custo é por clique, assim como em qualquer anúncio. Exemplo:

Cadastro no AdWords:

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Exemplo de anúncio com extensão de sitelink:

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Ainda nessa opção de sitelink é possível e recomendado cadastrar descrições para cada um deles, reforçando o que o usuário irá encontrar se clicar naquele link.

Exemplo de sitelink:
Camisas masculinas

Exemplo de descrição:
Grande variedade de camisas
de todos os tamanhos e cores.

Dica: é recomendado incluir no mínimo quatro sitelinks, e não menos, para que seu anúncio fique o mais completo possível. Se você cadastrar cinco, por exemplo, ele vai exibir os sitelinks de forma randômica, podendo aparecer um ou outro, aleatoriamente.

Extensão de frases de destaque

As frases de destaque melhoram seus anúncios de texto por meio da promoção de ofertas exclusivas para os compradores, como frete grátis ou atendimento ao cliente 24 horas. Nesta extensão insira seus diferenciais, os “chamarizes” da empresa.

Exemplo de anúncio com frases de destaque:

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Extensão de Snippet Estruturado

Na extensão de Snippet estruturado, destaque quais informações você acredita serem mais valiosas para os clientes em potencial ao considerar seus produtos ou serviços. Selecione também um título predefinido (como “Produto”, “Categoria de serviço” ou “Marca”). Neste exemplo o usuário pesquisou por smartphones e o anunciante optou por destacar as marcas disponíveis em sua loja.

Exemplo de anúncio com extensão de snippets estruturados:

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Extensões de chamada

Na opção extensão de chamada, você cadastra o telefone de contato da sua empresa para que seja exibido no anúncio em desktop. No mobile, o usuário tem a opção de clicar no telefone para ligar. Ative a opção de relatório de chamada para acompanhar as chamadas realizadas diretamente do anúncio. Assim como no exemplo abaixo:

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Exemplo de anúncio com extensão de chamada no desktop:

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Extensão de local

A extensão de local é importante também, principalmente se você tem um negócio local. Isso porque, nos anúncios, é exibido o endereço, um mapa ou a distância até a sua empresa. O é importante ressaltar que, para ativar esta extensão, você deve ter um cadastro no “Google Meu Negócio”.

Exemplo de anúncio com extensões de local:

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Para mais informações sobre todas essas e outras extensões, confira o passo a passo para extensões de anúncios no Google AdWords.

GRUPOS DE ANÚNCIO

O próximo passo é criar Grupos de Anúncio. Não é recomendado que você crie uma campanha com uma única estratégia, um único Grupo, pois pode restringir seu público e seu alcance. O indicado é trabalhar os grupos de anúncios de acordo com cada variação de produtos. Desta forma, você consegue monitorar qual possui melhor performance e pausar o que não traz o retorno desejado.

Para simplificar, imagine uma escola de idiomas que quer divulgar seus cursos. Com a campanha já criada (que pode ter o nome de “Cursos”), vá até a aba de Grupo de Anúncios e clique no botão vermelho “+Grupo de Anúncios”.

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O nome deste Grupo pode ser “curso de Inglês”, pois vamos selecionar as palavras-chave relacionadas ao curso de inglês e criar anúncios falando somente sobre este curso. É possível inserir algumas palavras e depois clicar em “Encontre palavras-chave relacionadas”. Neste caso, é a própria ferramenta que sugere algumas palavras.

Com isso você pode adicionar as palavras-chave mais pertinentes para a sua estratégia e aumentar o alcance da campanha. Lembra das palavras que você planejou antes de iniciar a campanha? Elas podem ser incluídas aqui, uma por linha e não esqueça das correspondências de palavras.

Ao selecionar as palavras do primeiro Grupo de anúncio, neste mesmo painel você já pode criar seus anúncios e também criar outros Grupos, como por exemplo “curso de Espanhol”.

Dica importante

Não vai fazer diferença nos resultados, mas evite palavras-chave com iniciais maiúsculas. Isso porque a maioria dos usuários fazem suas pesquisas com todas as palavras em letra minúscula e sem acentuação.

Já para a formatação dos anúncios, o recomendado é utilizar todas as iniciais maiúsculas. Além de ser um padrão estético considerado mais harmônico, o Google “ranqueia” melhor quem programa seus anúncios desta maneira.

DICAS DE OTIMIZAÇÃO DE CAMPANHAS NO ADWORDS

PALAVRAS-CHAVE

Inicie sua campanha com mais de uma correspondência das palavras-chave de seu interesse. Com o tempo você saberá qual está performando melhor, para poder implementar mudanças de lances ou então desativar aquelas que não estão dando retorno. Seja em cliques, conversões, ou volume baixo de pesquisa.

Exemplo: uma Universidade quer exibir seu anúncio na busca por “curso graduação curitiba” e você vai cadastrar o seguinte:

curso graduação curitiba >>> correspondência ampla
+curso +graduação +curitiba >>> correspondência ampla modificada
“curso graduação curitiba” >>> correspondência de frase
[curso graduação curitiba] >>> correspondência exata

Saiba mais sobre Correspondências de Palavras-chave.

PALAVRAS-CHAVE NEGATIVAS

São aquelas que não queremos relacionar ao nossos anúncios. Por exemplo:

Augusto tem uma empresa de desenvolvimento de sites e um usuário pesquisa por “criação de sites grátis”. O anúncio da empresa do Augusto não deve ser exibido, pois ele cobra pelo serviço. Portanto, uma palavra que deve ser negativada é “gratis” e “grátis”

Dica importante

Palavras-chave negativas precisam ter variações de singular, plural, feminino, masculino ou sinônimos, pois o Google AdWords somente identifica termos exatos, sem variação.

TERMOS DE PESQUISA

Com a campanha no ar, temos a possibilidade de analisar quais são os termos de pesquisa digitados pelos usuários. Neste momento são encontradas algumas buscas indesejadas que podem ser negativadas.

Com o Grupo de Anúncios selecionado, vá até a aba “Palavras-chave” e em seguida na aba “Termos de Pesquisa”. Neste exemplo, a empresa do Augusto desenvolve apps mas não atende o estado de “SP” (São Paulo), por isso o termo foi excluído.

Dica importante

Alguns termos pesquisados são muito longos e não é possível negativá-los, pois a ferramenta tem uma limitação de até 10 palavras na mesma frase. Portanto verifique quais são as palavras mais importantes a serem negativadas e faça isso na aba “Palavras-chave negativadas” a nível de Campanha.

Por fim, procure analisar as suas campanhas diariamente. O segredo para o sucesso dela está no planejamento, na programação correta de acordo com os seus objetivos e no acompanhamento dos resultados e metas. É no acompanhamento que você conseguirá analisar o desempenho e fazer ajustes necessários antes de encerrar a sua campanha.

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Há muitas (muitas mesmo) possibilidades no Google AdWords e a grande sacada é você estudar e explorar cada uma delas para entender o que funciona melhor para o seu negócio ou estratégia.

Se você ficou com alguma dúvida sobre os anúncios de search do Google AdWords, não hesite em perguntar aqui no espaço de comentários :)
Um abraço!


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Marcelo Maineri

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br

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