Instagram: a prova de que uma imagem vale por mil palavras - Raffcom
 Instagram: a prova de que uma imagem vale por mil palavras

Instagram: a prova de que uma imagem vale por mil palavras

Não é de hoje o Instagram tornou-se o queridinho dos seres visuais e amantes da fotografia. Oficialmente lançada em outubro de 2010, a rede conquistou o mundo rapidamente, atingindo em 2017 a marca de 700 milhões de usuários em todo o mundo.

De acordo com a própria plataforma “Este crescimento foi resultado de diversos fatores, incluindo a nossa habilidade para conectar amigos no Insta. Também tomamos as medidas necessárias para simplificar e aprimorar o processo de registro de novas contas, o que está ajudando a trazer mais pessoas dos mais diversos lugares ao redor do mundo”.

Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, 32% dos adolescentes considera o Instagram a rede social mais importante. Em pouco tempo de vida, o Instagram Stories já conquistou 150 milhões de usuários ativos. 51% desses usuários acessa a rede diariamente e 35% afirma usar a plataforma várias vezes por dia.

Mas afinal, o que torna essa rede social tão envolvente?

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Postar uma foto, escolher um filtro, talvez algumas hashtags e compartilhar com o mundo.

Saindo dos dados e entrando em questões socioculturais, o Instagram representa muito bem o público com idade entre 18 e 29 anos, que vive a “compulsão por conectividade” e adora estar sempre “tuitando” ou postando mensagens em todas as redes sociais possíveis.

Essa constante vontade de gravar e fotografar os momentos que estão vivendo foram impulsionadas ainda mais com o crescimento do Instagram.

E as empresas, onde entram nisso tudo?

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De acordo com o estudo Mídias Sociais 360º, criado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP em parceria com a plataforma Socialbakers, entre julho e setembro, as marcas com mais seguidores no Instagram ganharam cerca de 99 mil novos seguidores.

Entre as marcas mais populares, destacam-se o próprio Instagram, com 226 milhões de seguidores, Nike, com 74,1 milhões de seguidores, Victoria’s Secret, com 56,9 milhões de seguidores, Adidas, com 16,2 milhões de seguidores e Starbucks, com 15,2 milhões de seguidores.

Não é a toa que esses perfis postam, em média, 5,5 vezes por semana. Afinal, como seu usuário está sempre conectado, nada melhor do que conversar diretamente com ele através de uma comunicação leve e descontraída como as imagens.

Mas o Instagram como uma forma de marketing deve ir além do tradicional, por atingir diretamente seu público alvo a marca deve estar habituada ao ambiente e saber conversar com seus clientes.

Um estudo aponta que as postagens de conteúdo não devem ser feitas apenas durante o horário comercial, mas também durante a noite e nos finais de semana, pois é nas horas mais descontraídas e de relaxamento que o público se envolve com o que está no seu feed.

No fim das contas, o ser humano é naturalmente visual e é a partir dessa premissa que o Instagram surgiu e vêm crescendo e fazendo parte do nosso singelo (mas agora ilustrado) cotidiano de selfies, fotos de comidas, cachorrinhos e gatinhos que tanto amamos.

E para aumentar o engajamento no Instagram, o que fazer?

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Independente do tipo de post escolhido (visão de bastidores, vídeos, fotos inspiradoras, narrativas, assuntos do momento, etc.) o importante é se atentar a algumas práticas para garantir que os seus seguidores continuem se envolvendo com o seu perfil.

Invista na qualidade

Por ser uma rede altamente visual, é importantíssimo caprichar na qualidade das fotos e legendas utilizadas. Lembre-se que as pessoas querem ser surpreendidas, tendo boas experiências com relação aos perfis que seguem no Instagram.

Crie um calendário de postagens

Para manter o sucesso de um perfil, além da qualidade das postagens, a frequência correta é essencial. Para isso, conte com o auxílio de um calendário de postagens. Através dele, será possível organizar todas as publicações mensais com antecedência, sem correr o risco de fazer posts de última hora. O que pode interferir na qualidade dos mesmos.

Estabeleça um padrão

Manter um padrão nas postagens faz com que o perfil construa uma identidade visual própria, facilitando o reconhecimento pelo seu público-alvo. Sendo assim, procure usar sempre a mesma fonte para os textos e não varie muito os filtros e a paleta de cores. Também é possível colocar o logo da empresa como uma assinatura nas fotos. Mas lembre-se de fazer isso de uma maneira sutil, sem poluir visualmente a imagem.

Perfis para se inspirar

Abaixo, selecionamos alguns perfis para seguir no Instagram e se inspirar nas próximas postagens.

@dellalosangeles

Della é uma marca de roupas feitas à mão por uma comunidade do Gana, na África. As publicações mostram a comunidade local, o processo de criação das peças e outras questões sociais, como a criação de empregos, o incentivo à educação e o treinamento profissional.

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@portalamazonia

O Portal Amazônia propõe uma aproximação à maior floresta do mundo. No perfil, os habitantes da região enviam seus registros fotográficos. Como uma espécie de fotojornalismo coletivo.

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@nobledenim

Com produtos 100% orgânicos, a marca de jeans norte-americana se preocupa com a emissão de carbono na atmosfera. Em seu perfil é possível conferir os bastidores e fotos da produção.

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@teresacfreitas

O mais interessante deste perfil são as paletas de cores das fotos. E elas podem servir de inspiração para todo o tipo de projeto.

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@encolhiaspessoas

Criado pelo fotógrafo Renan Viana, o projeto Querida, encolhi as pessoas, mostra as aventuras de bonequinhos inseridos no cenário real e gigante da vida cotidiana.

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@obrigadadenada

Um perfil repleto de bom humor e frases inspiradoras.

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E você, o que faz para se destacar e inspirar outras pessoas no Instagram? Aproveite que chegou até aqui e conte para a gente o que achou do post.

Até mais!

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