O que é Inteligência Competitiva - Blog Raffcom - Agência Full Service
 O que é Inteligência Competitiva?

O que é Inteligência Competitiva?

Em 2018 o Business Intelligence (BI) continuará sendo um dos temas mais curiosos e discutidos em grandes mídias da comunicação. As empresas, independentemente do seu tamanho, lidam com um número incalculável de dados e informações produzidas diariamente. E o método eficaz para gerenciar essa demanda tem sido um dos principais pontos comentados por grandes especialistas.

De acordo com o Relatório Cisco VNI Mobile, o tráfego mundial de dados móveis aumentará 7 vezes entre 2016 e 2021. Serão 1,5 dispositivos móveis per capita e mais de 131 bilhões de imagens publicadas (como MMS ou Instagram). Você já imaginou como é possível organizar e usar essa quantidade imensa de informações?

Existem diversas formas para coletar e analisar informações, uma delas é a Inteligência Competitiva (IC) que, como explica a PLUGAR, Empresa de Data & Intelligence, visa transformar dados e informações em conhecimento para a tomada de decisões mais eficazes e para a construção de estratégias inteligentes.

No artigo Informação para negócios, de Yara Rezende, especialista em IC na Natura Cosméticos,  IC é definido como “o processo de monitorar o ambiente competitivo e não apenas o ambiente mercadológico, prática há mais tempo consolidada por meio de pesquisas de mercado ou marketing.”

Portanto, o principal foco da IC é analisar a concorrência, levantando informações úteis para utilizar em atividades estratégicas das organizações. Ao analisar a concorrência, essa metodologia permite que os gerentes antecipem futuras decisões e tendências de mercado para a criação de novos negócios.

Vantagem Competitiva

Dentro do cenário de mercado, investir em IC pode ser um grande diferencial para um negócio, já que as ofertas de comércio tendem a ser padronizadas e sem distinção. Portanto, conhecer o movimento do mercado com antecedência gera vantagem competitiva.

Uma das principais estratégias para gerar insights para o planejamento é analisar as ações da concorrência, perfil dos consumidores, necessidades de consumo e principais reclamações. Assim sendo, é possível entender em quais pontos a marca pode melhorar, como também criar planos de ação para conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já são.

No cenário brasileiro, cerca de 20% das 500 maiores empresas tem um setor de inteligência, com o objetivo de acompanhar, monitorar e apresentar relatórios de Inteligência Competitiva. Porém, já é percebida uma mudança no mercado, onde empresas de pequeno e médio porte, como Agências de Marketing Digital, já dispõem de departamentos com esse foco.

Você sabia? Os produtos de IC auxiliam na elaboração de planos estratégicos, planos de marketing, planos de vendas e, principalmente, em planos de desenvolvimento de novos negócios e prospecções.

Processo da Inteligência Competitiva (IC)

Nos últimos anos, as empresas começaram a contar internamente com um time de analistas de inteligência, desempenhando o papel de agentes intérpretes. Para eles, a produção inteligente de informação começa a partir dos seguintes passos.

  1. Identificação das necessidades do negócio;
  2. Escolha das fontes de informação;
  3. Seleção e coleta de informações relevantes;
  4. Classificação e organização;
  5. Análise dos dados;
  6. Disseminação das informações úteis para os canais certos.

Obs.: O Design é uma área que deve entrar na etapa 6, sendo de extrema importância essa combinação, para que o produto fique harmônico e ofereça uma boa experiência ao usuário.

Essa metodologia sustenta a teoria de IC, fazendo com que ela auxilie na análise de informações e geração de novas ideias.

Bom, agora que você conheceu o que é Inteligência Competitiva perceba que sem ela você pode aumentar o risco na tomada de decisões, perder vendas, perder mercado e perder rentabilidade. Para isso não acontecer, coloque em prática a IC e continue acompanhando as próximas publicações que trarão mais informações sobre essa área.

Até breve! :)

REFERÊNCIAS

Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual
Inteligência competitiva x inteligência de mercado
O tráfego mundial de dados móveis aumentará 7 vezes entre 2016 e 2021
Afinal, o que é Inteligência Competitiva?
O que é Inteligência Competitiva?

natan-amboni-analista-bi O que é Inteligência Competitiva?

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Continue lendo

Qual a importância e como fazer a análise e a captação de palavras-chave

Para que os consumidores encontrem alguma informação acerca do seu site no Google, é imprescindível que essas informações se sobressaiam nos primeiros resultados oferecidos pelo buscador. Por este motivo, quem trabalha com marketing digital e, principalmente, com SEO precisa estar atento à captação de palavras-chave e à melhor maneira de usá-las em seu favor, para […]

Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

É notório que o YouTube, bem como os anúncios do YouTube, vêm se destacando nos últimos anos. Tornando-se, cada vez mais, uma fonte incontestável de engajamento dos usuários. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Ipsos, 98% dos usuários de smartphone utilizam o aparelho diariamente para a visualização de vídeos. Cerca de […]

Vaga para Analista de Links Patrocinados

Estamos com três vagas para Analista de Links Patrocinados (PPC). ATENÇÃO PARA A DESCRIÇÃO DA VAGA REQUISITOS: – Conhecimento avançado em Google AdWords, Bing Ads, comparadores de preço e marketplace; – Conhecimento avançado em Google Analytics; – Conhecimento avançado em GTM; – Conhecimento intermediário em SEO (participação nas estratégias de search com outros times envolvidos); – […]