O que é preciso para Escrever Bem?
 O que é preciso para Escrever Bem?

O que é preciso para Escrever Bem?

Muitas pessoas têm dificuldades para expor suas ideias por escrito, seja na composição do texto, ou na parte gramatical. Mas é possível sim escrever cada vez melhor e transmitir suas ideias com cada vez mais facilidade, em parte devido a técnicas e, principalmente, através de prática. Para as técnicas, existe uma infinidade de livros sobre redação que podem te ajudar, já sobre a prática, aqui vão algumas dicas de alguém que, literalmente, escreve para viver.

A primeira dica para começar a escrever bem é lembrar-se de dois princípios básicos da comunicação: o que se deseja comunicar e a quem se deseja comunicar. É preciso focar e se ater ao propósito do texto e para isso você pode começar com duas questões: “Qual é a mensagem que quero passar?” – e, não menos importante: “Qual é a reação que desejo?”

Tendo respondido essas duas questões, passa-se então para a escolha da linguagem e é aí que o perfil do público faz a diferença. É possível transmitir uma mesma mensagem de diversas formas diferentes, portanto cada detalhe conta. Comece pelos filtros mais básicos, como sexo, idade, grau de escolaridade, estado civil e vá afunilando conforme seja possível.

como-escrever-bem O que é preciso para Escrever Bem?

Ao começar a escrever, atenha-se ao principal. Lembre-se o que você deseja comunicar e a quem. As pessoas não têm paciência para textos longos que dão inúmeras voltas desnecessárias até chegar ao que realmente importa. Um exercício prático que vai ajudar nesta etapa é encontrar as palavras-chave e estabelecer uma espécie de linha do tempo, encaixando todos os detalhes em seus respectivos lugares para a composição da mensagem.

Uma boa ortografia é fundamental. Mas não entre em pânico, ninguém precisa engolir uma gramática com “trocentas” páginas nem decorar um turbilhão de regrinhas. É claro que, no dia a dia escrevendo, você acaba pegando o jeito, memorizando e diferenciando o que está certo do que está errado, mas devo admitir que de vez em quando, quando os colegas da agência me perguntam se aqui vai hífen, ou ali vai crase, a resposta mais adequada é uma só “Cara, deixa eu colocar isso no Google pra você.” Ninguém é uma máquina para memorizar todas as regras do português, mas lembre-se que há uma infinidade de recursos que podem te ajudar com isso e jamais, sob hipótese alguma, mas nunca mesmo, confie nos autocorretores.

como-escrever-bem O que é preciso para Escrever Bem?

Aplicando essas dicas à prática diária, você passará a ter mais aptidão e clareza para compor suas ideias por escrito. Comece desconstruindo os textos que ler a partir de agora, destacando seus objetivos e analisando sua eficiência em transmitir a mensagem principal. Dessa forma, você encontrará cada vez mais facilidade não apenas para escrever, mas principalmente, para se comunicar.

Arthur escreveu isso ouvindo: Elvis Presley – Find Out What’s Happening como-escrever-bem O que é preciso para Escrever Bem?


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

como-escrever-bem O que é preciso para Escrever Bem?

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Como instalar o Google Analytics

Quando pensamos em estratégias digitais, pensamos também em uma infinidade de oportunidades que esse universo pode nos trazer, correto? Correto! Mas junto com as grandes oportunidades, vêm os inúmeros desafios que acabam colocando em “xeque” a perseverança de qualquer profissional com conhecimento na área. Às vezes (leia-se muitas vezes) temos dados suficientes que podem nos […]

Para que serve a MCC do Google AdWords?

Um grande desafio no gerenciamento simultâneo de várias contas e campanhas em links patrocinados é a otimização do seu tempo para conseguir destinar a atenção necessária a cada uma. Para facilitar a vida de agências e profissionais terceirizados, o Google AdWords nos dá a opção de utilização da MCC, ou Minha Central de Clientes (vídeo […]

Vaga para Analista de Social Ads

ATIVIDADES – Gestão de campanhas no Facebook; – Gestão de campanhas no Twitter; – Gestão de campanhas no Instagram; – Projeção de resultados futuros com base no histórico; – Relatórios parciais para acompanhamento de performance; – Metrificação via GA; – Controle de metas globais e parciais. REQUISITOS – Conhecimento em Power Editor / Ads Manager; […]