Otimização de conversão (CRO) - Blog Raffcom
 Otimização de conversão (CRO)

Otimização de conversão (CRO)

Que empreendedor nunca sonhou em aumentar o faturamento do seu negócio online, sem necessariamente aumentar os investimentos em aquisição de tráfego? Atingir esse cenário é realmente possível com a utilização da estratégia conhecida como otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization).

O que é otimização de conversão (CRO)?

Antes de nos aprofundarmos sobre o tema, precisamos compreender o que é uma conversão.

O que é conversão?

Conversão é toda ação que o usuário realiza em um site a fim de atingir um objetivo principal.
O objetivo principal também deve ser considerado como uma conversão, mas, para uma melhor compreensão, vamos segmentar da seguinte forma:

Macro conversão (objetivo principal):

– E-commerce: uma venda;
– Site institucional: solicitação de orçamento;
– Portal de notícias: visualização e/ou cliques em anúncios;
– Site que comercializa software como serviço: a contratação do software.

Micro conversão (ações que conduzem até o objetivo principal):

– E-commerce: contato, cadastro, assinatura de newsletter, adicionar o produto ao carrinho, etc;
– Site institucional: assinatura de newsletter, download de material, etc;
– Portal de notícias: duração de visita, número de páginas visualizadas, comentário, etc.
– Site que comercializa software como serviço: assinatura de newsletter, download de material rico, etc.

Taxa de conversão

A taxa de conversão em um site é a porcentagem de acessos que realizaram uma conversão em meio a uma amostragem.

Taxa de conversão = (conversão / número de acessos) x 100

Sim, é possível calcular a taxa de conversão com base em amostragens, por exemplo: conversões via mobile, tráfego orgânico, tráfego de links patrocinados etc. Estes dados podem ser extraídos do Google Analytics, por exemplo.

Exemplo:

Um e-commerce que possui por mês uma média de 35 mil acessos e de 200 vendas:
Taxa de conversão = (200 / 35.000) x 100
Taxa de conversão = 0,57%

Benefícios que vão além da taxa de conversão

Além do aumento da taxa de conversão, há diversos outros benefícios em otimização de conversão:

Aumento do faturamento

Vamos imaginar que, com essa taxa de conversão, esse e-commerce possui um faturamento de 85 mil reais por mês.
Quanto ele faturaria se fosse possível aumentar a sua taxa de conversão em 25%, 50% ou até mesmo 100%?

otimizacao-conversao-cro-1-aumento-convesao Otimização de conversão (CRO)

Com esses números, já podemos perceber o quão vantajoso é possuir ou aumentar seus esforços na otimização de conversão do seu site. Mas calma que ainda tem mais:

Aumento do ROI

Além do aumento em faturamento, existe o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) em mídia para aquisição de tráfego. Digamos que o e-commerce, que acabamos de utilizar como exemplo, investe 6 mil reais em mídia:

otimizacao-conversao-cro-1-aumento-convesao Otimização de conversão (CRO)

ROI = (retorno – investimento) / investimento
Devido ao aumento da concorrência, a mídia na internet está ficando cada vez mais cara. Por este motivo, um negócio online que se sustenta apenas com investimentos em aquisição de tráfego está fadado ao fracasso.

Mais verba para investimento

Com faturamento e lucro maior, você terá mais verba para investir em mídia e maior poder de compra. Desta forma, seu faturamento será ainda maior e será muito mais fácil escalar o seu negócio. Então a dica é:
“Invista nas duas frentes: otimização de conversão e aquisição de tráfego. Faça com que isso se torne um ciclo para o seu negócio”.

Como fazer otimização de conversão (CRO)?

Otimizar a conversão do seu site é extremamente vantajoso, mas também é um tanto quanto trabalhoso.

Coleta e mensuração de dados

Em otimização de conversão, não há espaço para achismos ou opiniões pessoais. Todas as mudanças devem ser fundamentadas a partir da coleta e mensuração de dados. Com as seguintes ferramentas você conseguirá muitos dados para criar suas hipóteses:

Google Analytics

Através do Google Analytics é possível identificar padrões na navegação dos usuários do seu site. Entre os dados mais relevantes de navegação podemos citar:

Funil de conversão

Há um caminho lógico a ser seguido pelo usuário para que ele chegue até a conversão? Há alguma vazão de usuários durante alguma página que complementa o caminho até a conversão? Caso identifique essa página, é nela que você deve focar seus esforços em otimização de conversão.

Páginas importantes com pouca relevância

Há alguma página considerada importante em seu site, mas que possui poucos acessos e/ou alta taxa de rejeição? Então é preciso repensá-las, tornando mais intuitivos e visíveis aos olhos dos usuários os caminhos que levam até essa página. Além disso, as informações desta página precisam ser mais relevantes, de modo que estejam de acordo com a demanda do usuário.

Mapas de calor

Com o uso de ferramentas de mapa de calor (Hotjar, Crazy Egg, Clicktale, SessionCam, etc.) em uma página, é possível identificar os espaços para os quais está voltada a atenção do usuário durante a navegação:

otimizacao-conversao-cro-1-aumento-convesao Otimização de conversão (CRO)

Algumas ferramentas vão além e possuem recursos que permitem análises mais minuciosas. Entre os principais recursos, podemos citar a gravação da navegação de usuários únicos e o mapa de rolagem.

Pergunte-se:

Há informações e/ou elementos que você considera importantes para a conversão, mas que os usuários não estão dando a devida atenção?
Em algum momento da navegação, o usuário está deixando de “ler” a sua página?
Os usuários estão passando por alguma dificuldade de usabilidade?
A partir das análises advindas dessas indagações, você já contará com algumas melhorias que poderão ser colocadas em seu radar para o próximo passo.

Teste A/B

Lembra que, agora a pouco, explicamos que não há espaço para achismos em otimização de conversão?
Se você criou suas hipóteses a partir dos dados e gravações levantadas, agora é o momento de testá-las e tirar a prova real com a metodologia conhecida como teste A/B.

Como o teste A/B funciona?

Antes de planejar a publicação de uma melhoria em alguma página do seu site, é importante testá-la. Com o teste A/B, o público irá se deparar com duas versões desta página, parte do público verá a primeira e original (A) e a outra parte verá a página com o problema que foi identificado e resolvido durante as análises (B).

otimizacao-conversao-cro-1-aumento-convesao Otimização de conversão (CRO)

Através do painel da ferramenta de teste A/B é possível identificar as conversões, acessos, tempo de permanência na página e taxa de rejeição de cada versão. Dependendo dos resultados, a versão B da página deverá ser publicada ou não.

Observações importantes sobre o teste A/B

Na hora de planejar e executar o teste A/B é preciso estar atento às seguintes questões:

Tenha suas fundamentações documentadas

Documente todas as informações que levaram até a hipótese de melhoria, desta forma você e sua equipe entenderão melhor o projeto de teste A/B para esta página. Não confie na sua memória para lembrar de todo o processo de cabeça.

Defina um intervalo de confiabilidade

As ferramentas exibem o nível de confiabilidade, para comparar até que ponto a página B é melhor, ou não, que a página A.
Esse nível é exibido através de porcentagem. Quanto maior o nível de confiabilidade, maior será o tempo que o teste precisará rodar. Desta maneira, o indicado é estabelecer um nível mínimo de 99%. Divida corretamente o seu público.

Em um teste A/B você pode dividir o público em 50% para cada página. Dividir o público de maneira uniforme é recomendável para páginas que possuem poucos acessos, desta forma o teste A/B será mais rápido.

Em páginas com altos índices de tráfego, o recomendável será levar apenas uma pequena porcentagem do público para a versão de teste (B).

Não desista caso algo dê errado

Por mais que a solução encontrada para uma página tenha sido fundamentada pela coleta e mensuração de dados, ainda há chances de que a versão de teste (B) seja reprovada. O importante é continuar tentando e não desistir de realizar os testes.

O teste A/B deve ser cíclico

Você rodou o teste A/B em uma página e a versão de teste (B) superou a original (A)? Não pare por aí, continue testando outras melhorias que aumentarão a sua taxa de conversão.

Ferramentas de teste A/B

Existem inúmeras ferramentas de teste A/B no mercado. Algumas delas são:

– Optimizely;
– VWO;
– Google Optimize;
– Adobe Target.

Nunca realize qualquer alteração em seu site sem fazer teste A/B.
Espero que através dessa postagem, você tenha conhecido e/ou aprendido um pouco mais sobre a otimização de conversão e teste A/B .
Continue acompanhando o nosso blog, em breve traremos um passo a passo para a configuração de um teste A/B.

Até lá!


Cadastre seu e-mail

Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!

Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

otimizacao-conversao-cro-1-aumento-convesao Otimização de conversão (CRO)

Leonardo Prado

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing?

Chegamos ao terceiro post da nossa série sobre e-mail marketing! Já explicamos o que ele é, como utilizá-lo e porque adotar estratégias para essa mídia. Agora é hora de te ajudar a escolher um bom disparador de e-mail marketing. Dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, é cada vez mais complicado escolher a melhor […]

O que é Link Building e como fazer de forma correta

A hiperligação entre páginas e sites foi primordial para todo o funcionamento e desenvolvimento da World Wide Web (literalmente “teia mundial”) que conhecemos hoje. Através dela, tornou-se possível o acesso a diversos documentos (comumente conhecidos como páginas da Web) na internet. Além da navegação entre eles através dos famosos hyperlinks. Essa é uma representação simplificada […]

Google AdWords apresenta Novo Visual na Sua Interface

A atualização tem como foco principal agilizar a gestão de links patrocinados, já que a cada atualização fica mais agradável administrar campanhas na plataforma. Nosso departamento de Marketing Digital aprovou as mudanças e afirma que a cada alteração no dashboard, o Google Adwords consegue efetuar alterações que melhoram significativamente a execução no desenvolvimento das campanhas […]