Conteúdo elaborado por

Joana Rocha Araldi

Data da publicação

25/04/2024

Data da publicação

25/04/2024

A moda está ficando sem opções? Para onde caminham as tendências?

Se você, assim como nós, sente que a moda está chegando ao ponto de “para onde iremos na próxima coleção?”, vê tantas tendências surgindo ao mesmo tempo, se sente paralisado, essa matéria é para você.

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News News News, nova trend no ar.

Muito se fala sobre tendências e como prevê-las, a cada dia surge uma novidade que promete mudar o caminho criativo e até mesmo ser uma “febre” nas próximas coleções.

Podemos citar inúmeras trends que nos últimos anos/meses/dias surgiram como grandes apostas: a elegância do Old Money e do Quiet Luxury, a trend bombástica do Barbiecore, a nostalgia deliciosa do Y2K Revival, a aposta consciente do Sustainability Chic, a versatilidade do Gender Fluid Fashion e do Athleisure, a feminilidade e delicadeza do Girlie e do Cottagecore,  e por aí vai.

Isso sem citar cores como o marrom, o cinza e o vermelho que, podem vir a se tornar, as próximas paixões e com certeza vão lotar vitrines e e-commerces.

Mecanismos de Busca Orgânica
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Mas, com tantas tendências, caminhos, cores e possibilidades, muitas vezes é possível sentir “estar de bode com a moda”, afinal quem não se sente paralisado e até mesmo exausto ao analisar tantas novidades abarrotando as marcas de fast fashion? Sendo consumidor final, criador de moda ou empreendedor desse segmento, muitas vezes é difícil saber realmente o que vai durar (e vender) e o que vai cair no esquecimento rapidamente.

A resposta é mais simples do que imaginamos, não existe caminho certo ou errado.

Claro! Existem sim, as maxi-tendências que são observáveis, tendências que perduram por mais tempo e que realmente ganham o coração dos consumidores.

Mas, no final do dia, o que conta é o que as pessoas compram e usam realmente, e mais importante, o que faz sentido para você. Seja você uma marca que produz moda, uma persona criadora de conteúdo na internet ou uma pessoa que gosta de consumir moda. Precisa fazer sentido com o conceito que você deseja passar para o mundo e para as pessoas ao seu redor.

Não é um bicho de sete cabeças, vai...

Aqui na Raff, depois de muito pensar, observar e absorver conteúdos sobre o assunto, acreditamos que a moda caminha para tendências cada vez mais expansivas, sem todas as marcas estarem fazendo coleções demasiado parecidas/iguais.

Teremos sincronia nas grandes tendências claro, afinal, os grandes players do mercado e portais de tendências também ditam e influenciam os caminhos a seguir.

Por exemplo, a volta da alfaiataria ou a tendência esportiva na moda casual, são tendências que perduram e já fazem parte do cotidiano das pessoas nas ruas, você verá elas revisitadas inúmeras vezes em inúmeras coleções de inúmeras marcas.

Mas, o caminho é cada marca mostrar a sua visão, adicionando detalhes únicos que gerarão diferenciação de mercado.

Sentimos hoje, uma nova revolução na moda, afinal já revisitamos inúmeras décadas, inúmeras tendências, o que resta hoje para as marcas é explorar conceitos cada dia mais únicos, se valendo de big apostas, surfando em grandes ondas, mas com originalidade, versatilidade e, principalmente, conversando com seu público-alvo.

Elas fazem primeiro e nos inspiram depois, mas o vice-versa funciona também.

Mecanismos de Busca Orgânica
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Existe um status que a moda das passarelas, principalmente de alta-costura, dita tendências que servirão de guia para diversas marcas nas coleções seguintes, mas existe uma virada de chave interessante acontecendo, existem tendências que surgem em virais na internet, como uma influenciadora usando algo que simplesmente cai no gosto de milhões de seguidores, e apenas depois surge nas passarelas, ou um produto que viraliza e se torna febre entre as massas mesmo após anos de seu lançamento.

Não existe uma receita mágica, nem mesmo uma conclusão. A moda é cíclica, é reinvenção.

Os consumidores querem cada dia mais se diferenciarem, adicionando detalhes sutis que os tornam únicos, personalizados e diferentes, ao mesmo tempo em que querem se sentir aceitos perante as tendências de estilo do momento de seus grupos sociais. É um trabalho árduo e sem fim, mas muito recompensador.

 O que trazemos aqui, é simplesmente a ideação de algo que todos já sabemos: as marcas devem buscar o equilíbrio saudável entre saber identificar tendências emergentes, maxi-tendências que já perduram e também detalhes do seu branding e posicionamento que tornam suas coleções/ lançamentos originais e únicos.

Vamos trazer sua marca para os tempos atuais e tornar suas campanhas ainda mais assertivas de acordo com seu público? Vem falar com a Raff!

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