Blog - Raffcom Agência Full Service

Aqui temos conteúdos exclusivos e produzidos por profissionais de alguns departamentos do nosso time. Você irá encontrar novidades e informações sobre Comunicação e Inteligência Digital. Seja sempre bem-vindo!

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Facebook Audience Insights: você está definindo seu público-alvo corretamente?

Conhecer o perfil do seu público-alvo é indispensável para criar campanhas de sucesso, garantir que a sua mensagem está tendo o alcance esperado e, o mais importante, está gerando crescimento nas interações com a sua marca. E, quando o assunto é Facebook, o segredo é apostar no Facebook Audience Insights para alcançar seu objetivo! Mas, […]

Estratégia de SEO off page

Você já ouviu falar em SEO off page? Sabe como essa estratégia é fundamental para otimizar o rankeamento da sua página nos diferentes mecanismos de busca da internet? Não? Então, esse artigo é para você! Nele, você vai ficar por dentro do conceito, além de descobrir como utilizar essa tática de marketing digital para conquistar […]

SEO on page: estratégias para subir sua posição no Google.

Garantir o destaque aos olhos dos usuários tem sido uma das grandes dificuldades das empresas. Afinal, com um número tão elevado de conteúdos disponíveis, como fazer com que o seu site conquiste um bom rankeamento no Google? A resposta é simples: com uma boa estratégia de SEO on page! E, neste conteúdo, você poderá conhecer […]

IoT Internet das Coisas: você conhece essa inovação?

Embora ainda não represente a realidade da maior parte da população, a verdade é que a IoT Internet das Coisas já está presente em muitos aspectos do nosso cotidiano. Mas se você faz parte do grupo que não está familiarizado com esse conceito, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos explicar o que é a famosa […]

Segurança de dados LGPD: como se adequar?

Você já ouviu falar em segurança de dados LGPD? Sabe como ela pode fazer a diferença para o bom andamento dos negócios na era da internet? Sancionada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados é de extrema importância para garantir a segurança das informações armazenadas e compartilhadas pelos usuários ao redor do mundo. […]

A importância da higienização da base no e-mail marketing

Ao contrário do que muita gente pensa, o e-mail marketing ainda não perdeu sua eficácia! Longe disso, a manutenção de uma base de contatos estruturada pode fazer a diferença no relacionamento tanto com os clientes quanto na conquista de novos públicos e na efetivação das vendas. Mas, para garantir que a suas mensagens e ofertas […]

Como a ferramenta de chat online pode ajudar a gerar leads?

Também conhecido como “live chat”, o chat online é mais uma solução tecnológica que pode ajudar a gerar leads e promete transformar positivamente o relacionamento das empresas com seus clientes Ao permitir que as organizações forneçam um pronto atendimento, solucionando dúvidas de forma mais ágil e prática, a ferramenta de chat é indispensável para estabelecer […]

Tendências de Social Ads em 2019

Quem trabalha na área de marketing digital sabe que as ferramentas, táticas e tecnologias passam por atualizações rápidas e constantes. E, quando falamos em social ads, a história não é diferente. A cada ano, surgem novidades que podem fazer a diferença na estratégia de vendas das empresas dos mais diversos segmentos de mercado. E, para […]

Métricas nas redes sociais: o que são e por que são importantes

Um dos pontos cruciais para que qualquer empresa consiga estabelecer uma estratégia de redes sociais eficiente, é saber como realizar uma boa análise de métricas. No entanto, muitos empresários ainda não sabem como colocar esse conceito em prática ou sequer conhecem a importância dessa tática para os seus negócios. Pensando nisso, preparamos esse artigo para […]

Passo a passo para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram Ads

O pai do Marketing, Philip Kotler, confirmou muitas vezes que conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual. Isso porque o cliente atual já absorveu a carga de convencimento necessária para comprar da sua empresa. Ele já conhece seu trabalho, seu atendimento, sabe que você […]

O que é inteligência artificial?

Uma solução inovadora para muitas empresas, e um ponto de interrogação para tantas outras, a inteligência artificial chegou para ficar e vem se desenvolvendo cada vez mais. Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, essa tecnologia não está relacionada somente aos robôs que ameaçam postos de trabalho e a sobrevivência humana — como os […]

Remarketing de display: conheça os modelos e saiba segmentar corretamente

Em uma estratégia de Google Ads, as ações de remarketing trazem bons resultados ao possibilitar a exibição de anúncios a um público mais direcionado, aumentando as chances de conversão. Pensando nisso, vamos apresentar no post de hoje, uma ferramenta bastante eficiente para garantir o sucesso da sua tática de retargeting: o remarketing de display. No […]

Qual o perfil de um profissional de SEO?

Se você está em busca de novas oportunidades de trabalho no universo da comunicação e do marketing digital, ou mesmo já atua nessa área, provavelmente o termo SEO já marcou presença em algum momento do seu dia a dia. Mas, você sabe qual é o significado desse termo e por que o profissional de SEO […]

Conteúdo Duplicado: O que é e como resolver!

Conteúdo duplicado é sem dúvidas um dos grandes terrores dos analistas de SEO. Segundo o SemRush, esse é o principal problema da maioria dos sites, dificultados os resultados nos mecanismos de busca do Google. Em muitos sites esse problema é ignorado pelos profissionais de SEO, impedindo que o site chegue nas primeiras posições. Nem sempre […]

Pixel do Facebook: O que é e Como Instalar Corretamente

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de otimizar e mensurar campanhas publicitárias. Porém, para poder aproveitar este benefício, é necessário a correta instalação de tags e códigos no seu site e uma destas tags é o Pixel do Facebook. Ao finalizar a leitura deste conteúdo, você irá compreender a importância do […]

5 tendências de Business Intelligence (BI) para 2018

Nos últimos anos, o surgimento de várias tendências influenciou significativamente no modo como as organizações trabalham, interagem, comunicam, colaboram e se protegem. Segurança de dados, inteligência artificial (AI), armazenamento em nuvem são os principais impulsionadores dessa evolução tecnológica. E não seria diferente no uso de softwares e tecnologias para Business Intelligence (BI) e  Web Analytics. […]

Estratégias de lances do AdWords, saiba como utilizar

O Google AdWords oferece uma gama de recursos e estratégias, que são adequados a diversos objetivos e metas almejados para o cliente. Essas estratégias de lances do AdWords flexibilizam o gerenciamento das suas campanhas, possibilitando fazer o gerenciamento manual ou automatizado dos seus lances, dependendo do modelo, objetivo e meta estipulados. Como definir minha estratégia […]

Conhecendo as Ferramentas do Business Manager do Facebook

Para poder trabalhar efetivamente com anúncios em Social Ads, é preciso conhecer as plataformas de anúncios. Desta vez, desvendaremos as ferramentas do Business Manager, também conhecido no Brasil como Gerenciador de Negócios, a principal plataforma de anúncios para um Analista de Social Ads, afinal, é nela que são criados anúncios para o Facebook e Instagram, […]

7 dicas para dar adeus ao Spam

Para quem está pegando o trem agora, vale relembrar que o envio de e-mail marketing é uma prática bastante tradicional e que gera resultados satisfatórios quando feito da forma certa. Além de elevar a taxa de cliques, também aumenta as conversões e gera clientes fiéis. Entretanto, nem tudo é magia por aqui. Com grandes conversões […]

Como Criar uma Campanha de Gmail

Em um post anterior, apontamos as boas práticas de e-mail marketing, que devem ser aplicadas nas campanhas, a fim de passar pelos filtros anti spam e obter resultados satisfatórios. Agora é hora de aprender como criar uma campanha de Gmail e usufruir de todos os benefícios desse tipo de anúncio. O que é uma campanha […]

Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Depois de conhecer o perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC), foi possível perceber como o seu trabalho é multidisciplinar, atuando de maneira co-criativa entre vários setores do mercado. Uma das características principais é sua aptidão para identificar tendências e analisar a concorrência, extraindo o máximo possível de dados e informações para serem incorporados em […]

Tendências de SEO de 2018

Todos os anos, os webmasters ficam esperando para saber quais serão as tendências de SEO e quais fatores de rankeamento o Google irá priorizar. Como já sabemos, SEO é um conjunto de técnicas para conseguir as melhores posições na search do Google, e só se consegue um bom resultado quando a experiência do usuário é […]

Positividade no ambiente de trabalho

Você já deve ter percebido que com positividade no ambiente de trabalho as coisas dão muito mais certo. Mas porque uma pessoa que enfrenta as situações do dia a dia de forma positiva têm muito mais chances de ser bem sucedida que o contrário? Vamos pensar que você tenha uma apresentação importante para fazer no […]

Melhores objetivos de anúncios no Instagram Ads

Usando as ferramentas de marketing das redes sociais, é possível atrair novos clientes e também trabalhar na construção do relacionamento com o público da sua marca. Pensando nisso, listamos os melhores objetivos de anúncios no Instagram Ads. De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social em conjunto com a Hootsuite, existem 3 bilhões […]

Perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC)

No post anterior, sobre os Processos de Inteligência Competitiva (IC), você conheceu as três principais etapas que norteiam o fluxo de IC. É de suma importância entender como o planejamento, monitoramento e suporte andam interconectados. Diante disso, num ambiente corporativo, o profissional de Inteligência Competitiva é o responsável por auxiliar os gestores da empresa com […]

O que são e como criar anúncios dinâmicos na rede de display?

Os anúncios dinâmicos na rede de display são a forma mais efetiva de exibir produtos relevantes para clientes no Google. Ele se vale de um feed de produtos que mostra exatamente o que o usuário visualizou no site do anunciante, utilizando-os para re-impactá-lo de forma personalizada. Como Configurar o Remarketing Dinâmico? Inicialmente é necessário que […]

Quais são os processos de Inteligência Competitiva (IC)?

No post anterior, sobre o que é Inteligência Competitiva (IC), você conheceu um pouco acerca da área que se responsabiliza por analisar tendências de mercado, descobrir oportunidades de negócio e também monitorar a concorrência. Em suma, a IC coleta e trata informações e dados disponíveis no mercado, para que eles sejam transformados em análises estratégicas, […]

Geolocalização em Social Ads: Vantagens e Melhores Práticas

As campanhas de geolocalização em social ads são feitas com base em um endereço, um ponto físico ideal para atingir o público-alvo. Diferente das demais campanhas, a Geolocalização é específica e minuciosa. Não mira em uma cidade, estado ou país inteiro, mas sim, em algo específico, como uma loja física, uma academia, um centro de […]

O que são e como criar anúncios dinâmicos na rede de pesquisa?

Os anúncios dinâmicos na rede de pesquisa são a forma mais fácil e rápida de exibir e encontrar potenciais clientes no Google. Ela é ideal para anunciantes que possuem muitos produtos ou um site bem estruturado, já que a segmentação é feita com base no site. Ela também pode ser de extrema importância para preencher […]

Relatório de e-mail marketing – Tudo o que você precisa saber

O cliente lhe contratou e agora está na hora de mostrar os resultados. Mas como apresentar? Para quem? E onde devo construir meu relatório de e-mail marketing? Essas são perguntas frequentes e vamos responder neste post. Fique com a gente e acabe com as dúvidas! Quem verá seu relatório? Antes de construir o relatório, saiba […]

Tendências de Social Ads em 2018

Estimulados pela retomada do crescimento econômico, os investimentos em estratégias online prometem ser maiores em 2018. Porém, de nada adianta investir seu dinheiro no ambiente online, sem uma estratégia consistente para captar clientes. Sendo assim, confira a seguir as principais tendências de Social Ads em 2018 para alcançar o sucesso da sua empresa. Limitação do […]

O que é Inteligência Competitiva?

Em 2018 o Business Intelligence (BI) continuará sendo um dos temas mais curiosos e discutidos em grandes mídias da comunicação. As empresas, independentemente do seu tamanho, lidam com um número incalculável de dados e informações produzidas diariamente. E o método eficaz para gerenciar essa demanda tem sido um dos principais pontos comentados por grandes especialistas. […]

Como ativar o Remarketing de Pesquisa em suas campanhas de Search

Para aproveitar o máximo potencial de suas Campanhas de Search, a sugestão do post de hoje é ativar o Remarketing de Pesquisa. Mas, antes de aprender a maneira correta de fazer isso, vamos recapitular o que é Remarketing? O que é Remarketing? Segundo a Academia do Marketing Digital, o remarketing nada mais é que uma […]

As principais soluções de Social Ads em 2017

Uma das principais vantagens para quem trabalha com anúncios em mídias sociais, são as novidades e lançamentos que ocorrem toda semana. O problema é que, em meio a tantas novidades, acabamos não utilizando-as, seja por falta de conhecimento ou porque elas caem no esquecimento. Por isso, listamos aqui as principais soluções de Social Ads em […]

3 exemplos de pesquisa Etnográfica

Depois que você aprendeu os processos da pesquisa etnográfica aplicada às mídias sociais, chegou a hora de conhecer alguns estudos da área que descrevem o comportamento de um determinado grupo através da antropologia. No Blog da Débora Zanini tem várias informações sobre práticas etnográficas, cursos, eventos e estudos para você se aprofundar nessa temática. Separamos […]

Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Todo mundo já acessou uma página e apareceu erro 404 “not found”, não é mesmo? As páginas com erro 404 sempre foram consideradas algo terrível por todos, talvez por conta do seu layout pouco amigável. Porém, elas são apenas um aviso de que o servidor não conseguiu achar o destino em questão. Atualmente, essas páginas […]

Rebranding: A arte de se reinventar

Você provavelmente já sabe o que é branding, ou já ouviu falar à respeito desse termo. Muitas pessoas associam esse conceito apenas ao desenvolvimento do logotipo de uma marca, mas na realidade sua aplicação vai muito além disso. Trata-se da forma como essa marca se apresenta no mercado frente aos seus consumidores, fornecedores, parceiros e […]

Anúncios de Google Shopping, saiba como estruturar

O Google Shopping é uma modalidade de anúncios que funciona como uma vitrine virtual, onde as lojas exibem seus produtos, a partir de palavras-chaves buscadas. Com isso seus produtos são exibidos em uma fileira de destaque. Logo acima dos resultados de busca do Google. Sabendo que o Google é o maior e mais utilizado buscador […]

Passo a passo: E-mail marketing com o Akna

Existem diversos disparadores disponíveis no mercado internacional e nacional. Aqui na Raffcom, cada e-mail marketing chega ao consumidor através do Akna, uma ferramenta nacional e paga. Isso não significa que ela seja melhor do que outras ferramentas, mas sim a que mais se adequa às nossas necessidades. Para saber qual disparador de e-mail utilizar, procure […]

5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads

Você já se perguntou por que suas campanhas não convertem? A resposta pode estar na segmentação dos seus anúncios. Por mais que seu produto seja bom, o desconto seja chamativo e o seu atendimento seja de qualidade, de nada adianta oferecê-lo para alguém que nem sabe do que você está falando ou que não está […]

A importância da experiência de usuário em SEO

Para começar, precisamos definir o que é a experiência de usuário e por que ela é tão relevante em SEO. De maneira sucinta, nada mais é do que a resposta do usuário ao navegar por um site. Essa resposta pode ser tanto emocional e cognitiva quanto sentimental. Se a página do site for lenta ou […]

Etnografia aplicada às Mídias Sociais

No post o que é etnografia? você conheceu um pouco mais sobre essa área fascinante, que estuda e descreve o comportamento de um determinado grupo através da antropologia e sociologia. Agora chegou a hora de entender e desmistificar conceitos culturais específicos que surgem na etnografia aplicada às mídias sociais, além de responder questões sobre o […]

O que são campanhas de Display no AdWords?

As campanhas de Display no AdWords estão sendo cada vez mais utilizadas na maioria das estratégias e planejamentos de mídia online. E para conseguirmos extrair todo o potencial desta poderosa ferramenta, precisamos entender melhor o que ela é e como ela funciona. Redes do Google O Google possui 3 redes básicas atualmente: a rede de pesquisa, […]

Dicas para deixar o HTML mais limpo para E-mail Marketing

Não existem regras para criar um código HTML mais limpo e otimizado. Mas existem as boas práticas, que são uma mão na roda quando o assunto é evitar que suas melhores estratégias de e-mail marketing sejam classificadas como indesejadas. Antes de mais nada, é preciso saber que todo template de e-mail marketing terá um código […]

3 novas mídias sociais para anunciar

Após realizar todas as otimizações e estratégias necessárias, os seus anúncios nas redes sociais não estão atingindo os resultados desejados? Talvez o problema esteja na mídia escolhida para anunciar. Por isso, separamos 3 novas mídias sociais que podem servir como uma alternativa para impactar o usuário certo no local certo, transformando-o em um lead qualificado. […]

Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Na primeira parte desse texto, explicamos os arquétipos e a importância dessa ferramenta para a criação de uma boa história e de um bom personagem. Agora é hora de explicar o conceito da Jornada do Herói, que serve de espinha dorsal para inúmeras obras da ficção e não ficção. Lançado em 1949, com o livro […]

Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 1/2)

A melhor forma de potencializar uma ideia e vendê-la para o consumidor é através de uma boa história. Nos tempos modernos da comunicação, a utilização do storytelling tem sido cada vez mais frequente. Usada como um valioso recurso, o storytelling faz aquilo que os contadores de histórias já faziam há muito tempo: contar histórias com […]

O que é etnografia?

Mais do que um estudo, a etnografia é o registro descritivo da cultura material de um determinado povo, com o intuito de descrever seus costumes e tradições. Mas, o que isso tem a ver com o BI? Nos últimos posts referentes à área de Social Analytics, você aprendeu como iniciar o monitoramento de uma marca […]

Como utilizar o Snapchat para empresas?

O mercado e o marketing digital se renovam dia a dia e como anunciantes precisamos estar sempre atentos, estudando as novas ferramentas e utilizando de business intelligence para sairmos sempre à frente. A invasão mobile trouxe a tona inúmeros aplicativos e o Snapchat foi um deles. Fotos que desaparecem Lançado em 2011, como uma plataforma para o envio rápido de […]

Velocidade de carregamento de um site

A velocidade do carregamento de um site tem muita importância em SEO. Porém, muitas pessoas não dão a devida atenção a esse fator e acabam tornando seu site um verdadeiro teste de paciência para o usuário. Uma pesquisa feita pela Akamai, juntamente com a Forrester Consulting, concluiu que 40% dos consumidores não esperam mais do que 3 […]

Anúncios do YouTube, o Sucesso vem do AdWords

É notório que o YouTube, bem como os anúncios do YouTube, vêm se destacando nos últimos anos. Tornando-se, cada vez mais, uma fonte incontestável de engajamento dos usuários. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Ipsos, 98% dos usuários de smartphone utilizam o aparelho diariamente para a visualização de vídeos. Cerca de […]

Instagram: a prova de que uma imagem vale por mil palavras

Não é de hoje o Instagram tornou-se o queridinho dos seres visuais e amantes da fotografia. Oficialmente lançada em outubro de 2010, a rede conquistou o mundo rapidamente, atingindo em 2017 a marca de 700 milhões de usuários em todo o mundo. De acordo com a própria plataforma “Este crescimento foi resultado de diversos fatores, incluindo a […]

Qual é a sua bagagem? Entenda a importância do repertório cultural no processo criativo

Quando se fala em criação, a bagagem de cada um é uma ferramenta valiosa e indispensável. Tudo o que você assiste, escuta ou lê, faz parte do seu repertório cultural. E quanto mais você faz essas coisas, mais recursos terá na hora de criar. Uma boa ideia pode vir de qualquer parte. Um trecho de música, a […]

Porque não usar somente imagem nas campanhas de E-mail Marketing?

Se você deu uma olhadinha nos nossos posts de e-mail marketing, é bem provável que também tenha visto um conteúdo com o seguinte título: Como criar excelentes templates de e-mail marketing. Neste post oferecemos dicas de como criar um template através do photoshop que, consequentemente, será composto somente por imagens. Não que seja errado criar […]

LinkedIn Ads tem resultado?

Se a sua empresa ainda não anuncia nesta rede social, vamos te apresentar alguns argumentos para comprovar como é possível gerar resultados relevantes com o LinkedIn Ads. O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, atingindo a marca de 500 milhões de usuários ativos. Destes, 29 milhões são brasileiros, colocando […]

SEO Mobile

O SEO Mobile está aí para auxiliar profissionais do mercado digital, colocando-os no topo dos resultados de pesquisa mobile, sem perder a oportunidade de entregar conteúdo qualificado aos usuários destes dispositivos. Mas, por que é importante investir nesta estratégia? Segundo o Think With Google, em uma pesquisa realizada em junho deste ano, o hábito de […]

5 ferramentas de Social Analytics

Agora que você entendeu na prática como usar Social Analytics, chegou a hora de conhecer 5 ferramentas de Social Analytics para te assessorar no monitoramento de cada uma de suas ações. O Brasil é um dos países que concentra o maior número de pessoas conectadas às redes sociais. E, a cada ano, esse número cresce de […]

Pinterest – Dê um pin na sua empresa!

Em 2012 uma nova rede social começava a se popularizar em terras tupiniquins, o Pinterest. Baseada nos antigos murais, onde as pessoas colavam imagens para se inspirar, a plataforma surgiu como uma rede social de imagens, ideal para buscar inspiração e reunir referências para as mais diversas áreas. Com mais de 175 milhões de usuários […]

Boas práticas nas campanhas de e-mail marketing

Já ouvi muito aquela história do fim do e-mail devido a quantidade de spams que recebemos diariamente, pois bem, esse dia ainda não chegou e as campanhas de e-mail marketing continuam sendo uma ferramenta poderosíssima de marketing digital, que pode trazer ótimos resultados a curto prazo! Diferente do spam, o e-mail marketing não pode ser […]

5 dicas de Social Ads para Twitter

Quando falamos sobre Publicidade das Redes Sociais, o que pode vir logo na mente são os anúncios no Facebook ou Instagram. Mas esta máxima deve ser deixada de lado, pois, no âmbito de canais altamente lucrativos, existem muitas outras estratégias que podemos explorar. Como é o caso do Social Ads para Twitter. Com cerca de […]

Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

A frequência de envios de e-mail marketing é um ponto determinante e bastante delicado no planejamento das campanhas. Se houver exagero nos envios, os leitores podem ficar irritados. Mas se a periodicidade for baixa eles podem acabar perdendo o interesse, esquecendo-se da sua empresa. Para facilitar esta tarefa, reunimos abaixo alguns pontos aos quais é preciso se […]

Que tal um novo idioma? A criação da marca What About Idiomas

Nosso desafio inicial era criar e lançar uma nova marca para a escola de idiomas, do nome e identidade visual, à sua maneira de dialogar com seu público, buscando transmitir valores e significados contemporâneos que evidenciem suas características únicas de aprendizado dinâmico e natural. A proposta de comunicação da What About Idiomas busca a diferenciação […]

Como usar Social Analytics?

Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente. Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da […]

Qual a importância e como fazer a análise e a captação de palavras-chave

Para que os consumidores encontrem alguma informação acerca do seu site no Google, é imprescindível que essas informações se sobressaiam nos primeiros resultados oferecidos pelo buscador. Por este motivo, quem trabalha com marketing digital e, principalmente, com SEO precisa estar atento à captação de palavras-chave e à melhor maneira de usá-las em seu favor, para […]

Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Já destacamos neste post, o que você deve fazer para escolher um disparador que se adeque as suas campanhas. Agora é hora de indicar algumas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para impulsionar e facilitar o alcance dos melhores resultados. Se você deseja navegar na internet e aproveitar ao máximo suas funcionalidades, será crucial ter um […]

Você realmente sabe fazer campanhas no Instagram?

Sua empresa já utiliza o Instagram? Confira as dicas que preparamos para você aperfeiçoar suas campanhas no Instagram e melhorar os resultados nessa rede social. O Instagram é a rede social que mais cresce desde 2015. Em  abril deste ano alcançou o total de 700 milhões de contas ativas. Sendo 45 milhões só no Brasil. […]

Como fazer Social Analytics?

Agora que você conheceu o significado desta área, que vai muito além do monitoramento de mídias sociais (MMS), é hora de entender como fazer Social Analytics. A principal mudança que ocorreu nos últimos anos, principalmente a partir de 2010, foi a relevância que as tarefas de inteligência ganharam para os negócios. Old Social Analytics Analyst: […]

Como montar um e-commerce de sucesso

Possui um estabelecimento comercial e quer ampliar os negócios com uma loja virtual? Surgiu a ideia de investir em um nicho pouco explorado no ambiente online? Antes de pensar em como montar um e-commerce, é importante ter em mente que, independente da natureza do negócio, existem pontos indispensáveis para seguir o caminho correto. Como as […]

6 Dicas para montar um excelente template de E-mail Marketing

A concepção de um template de E-mail Marketing pode ser um tanto quanto árdua, devido a quantidade de limitações que encontramos para criá-lo. Basta um simples erro para nos tornarmos spammers e você não vai querer que seus e-mails caiam em uma Blacklist, não é mesmo?! Para montá-los, será necessário contar com o auxílio de […]

Social Ads para e-commerce: Será que funciona?

Acompanhando os posts anteriores de Social Ads no nosso blog, você pôde absorver muito conhecimento sobre as principais vantagens de anunciar em redes sociais, além de dicas práticas para otimização de anúncios e um passo a passo bem detalhado para criar suas campanhas no Facebook. Agora, chegou a vez de provar a efetividade das campanhas […]

Jogo de cintura: a comunicação na gestão de crise de marca

Toda empresa está suscetível a uma situação de crise de marca. Saber a melhor maneira de contorná-la é o que diferencia quem sobrevive de quem entra na mira do consumidor. Levantamento de dados, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, testes e mais testes e muito mais. Existem vários recursos disponíveis para ajudar a minimizar as chances […]

O que é Social Analytics?

Se você chegou até aqui, provavelmente não tem uma resposta bem elaborada para a pergunta do título e segue sem saber o que é Social Analytics, não é mesmo? Mas antes de explicar esse conceito, precisamos compreender o cenário no qual ele está inserido. Você sabia que o Brasil é o país com o maior […]

Principais plataformas de e-commerce

Boas plataformas de e-commerce são aquelas que tornam-se verdadeiras parceiras no projeto e ainda oferecem todos os recursos que o projeto precise durante a sua evolução. Sendo assim, a primeira etapa que poderá determinar o sucesso do e-commerce é verificar se a plataforma escolhida possui todos os recursos necessários, não só na parte comercial, mas […]

Sinônimo de alegria: As transformações da marca Maroma

Como a comunicação e o reposicionamento de marca ajudaram a transformar e fortalecer a Maroma Sorvetes no mercado. Na rotina de uma agência de publicidade nos deparamos com diversos desafios comuns na comunicação das marcas, cada um apresentando o seu grau de dificuldade. Lançamento de um novo produto, lançamento de uma nova marca, novos logotipos, […]

Como funciona a entrega de anúncios do Facebook?

No seu dia a dia, você já deve ter percebido o quanto é impactado por anúncios do Facebook enquanto o utiliza, seja para uso pessoal ou profissional. Ao visualizar os mais diversos formatos de publicidade, você provavelmente deve ter se perguntado: “Como esta empresa, na qual eu fiz apenas um orçamento, me encontrou no Facebook?” […]

Guia completo para anúncios de search do Google AdWords

O AdWords é uma das principais ferramentas na sua estratégia de marketing digital, pois o Google é a maior plataforma de buscas da internet e com certeza seus potenciais clientes fazem pesquisas relacionadas ao seu negócio por lá. O AdWords possibilita algumas variações de formatos de anúncio, entre os mais utilizados são a Rede de […]

Otimização de conversão (CRO)

Que empreendedor nunca sonhou em aumentar o faturamento do seu negócio online, sem necessariamente aumentar os investimentos em aquisição de tráfego? Atingir esse cenário é realmente possível com a utilização da estratégia conhecida como otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization). O que é otimização de conversão (CRO)? Antes de nos aprofundarmos sobre o […]

O que é Behavioral Targeting (BT)?

Bom, agora que você já conheceu como o Web Analytics funciona e quais são as ferramentas úteis de acompanhamento de comportamento dos usuários no site, chegou o momento de colocar toda essa teoria na prática. Neste post, iremos abordar o Behavioral Targeting, uma técnica que auxilia na construção de ações de campanhas mais personalizadas, com […]

O passo a passo para extensões de anúncios no Google AdWords

Neste artigo iremos falar sobre extensões de anúncios no Google AdWords e ao final da leitura (de aproximadamente 10 minutos) você saberá exatamente para que servem, como devem ser usadas, como devem ser aplicadas e os benefícios das extensões de anúncios. Como já sabemos, as campanhas de Links Patrocinados exigem muita atenção e, para aparecer nas […]

Passo a passo para criar seu anúncio no Facebook

Você já deve ter percebido o grande potencial que o Facebook possui com relação ao engajamento de fãs ou o quanto esta rede social pode contribuir para elevar os números de tráfego ao seu site. No entanto, se você ainda não sabe como estruturar um anúncio no Facebook para obter este ganho de performance, apesar […]

Vaga para Designer

Estamos com uma vaga em aberto para Designer. Procuramos um profissional proativo, dinâmico e que tenha muita criatividade. Ficou interessado? Então confira os requisitos e envie seu currículo! ATIVIDADES Adaptação de layouts com aplicabilidade web; Criar anúncios gráficos para diversas plataformas de mídia programática; Visão técnica de aplicação entre comunicação/meio/audiência; Criar formatos focados em usabilidade; […]

Principais ferramentas de SEO

Para organizar uma boa estratégia de tráfego orgânico é preciso ter boas ferramentas de SEO nas mãos. E quem trabalha com marketing digital sabe que essas ferramentas são indispensáveis para cada etapa do desenvolvimento das estratégias. Atualmente existem mais de 1,2 bilhões de sites publicados. Desta maneira, conseguir um bom número de acessos orgânicos pode ser […]

O que são e como funcionam as correspondências de palavra-chave do Google AdWords

Um dos assuntos que mais gera dúvidas em quem está começando a trabalhar com estratégias de links patrocinados é sobre a melhor forma de trabalhar as palavras-chave em suas campanhas. Agora que já mostramos como utilizar o Keyword Planner, vamos falar sobre a próxima etapa na otimização do desempenho de suas campanhas na rede de […]

11 anúncios do Facebook seus objetivos

Por ser a maior rede social do mundo, saber a forma correta de utilizar os anúncios do Facebook é de suma importância no marketing digital, para que você possa alavancar os resultados da sua empresa de maneira eficaz. Neste post sobre as ferramentas de Social Ads que fazem toda a diferença nas campanhas, você pôde […]

Como implementar uma cultura de Web Analytics em sua empresa?

No post anterior você aprendeu quais são as métricas mais adequadas para serem utilizadas em um site institucional e e-commerce através de Web Analytics. Agora é hora de analisar os dados de acesso, tais como páginas e seções mais acessadas, páginas menos acessadas e o perfil dos usuários de acordo com as áreas acessadas. Além de […]

Os 10 mandamentos de SEO

Ao otimizar o seu site para mecanismos de pesquisa, é preciso que você esteja atento a alguns pontos-chave do processo, que podem ser tanto “virtuosos” e alavancar o seu tráfego, quanto “pecaminosos” e colocar tudo a perder. 1. Faça pesquisa de palavras-chave O primeiro passo para otimização de um site em SEO é a pesquisa […]

Explorando a ferramenta Keyword Planner do Google AdWords

No momento de planejar ou criar a campanha de Rede de Pesquisa em links patrocinados, é importante fazer a seleção de palavras-chave de forma qualificada. Somente assim as campanhas terão um desempenho bom a ponto de estar mais próximo de seus objetivos. O Google AdWords possui uma ferramenta chamada Keyword Planner, em português é Planejador […]

Como interagir com seus clientes nas Redes Sociais

Segundo um estudo da eMarketer, até o final de 2017 haverá 97.8 milhões de pessoas utilizando redes sociais no Brasil, o que corresponde a praticamente metade da população que aqui habita. Isso evidencia um fato inquestionável: as mídias sociais são verdadeiros canais de comunicação em massa. Da mesma forma que a televisão, por exemplo, elas […]

Web Analytics e suas métricas

Agora que você conheceu o significado de Web Analytics é a hora de entrar no universo das métricas. Antigamente, a navegabilidade, arquitetura e métricas não eram levadas em consideração nas análises, apenas o criativo tinha importância. Mas devido o rápido crescimento da internet e do compartilhamento dos usuários ao consumirem conteúdos, a funcionalidade falou mais […]

SEO para Blog: Aumente seus acessos de forma orgânica

O que todo mundo quer é um blog bem estruturado, que tenha conteúdos relevantes para usuários e principalmente aumentar o número de visitas. E para isso acontecer o SEO para blog poderá ajudar. Já vimos neste post que o SEO ou Search Engine Optimization é a área mais importante para otimização de sites em mecanismos […]

Para que serve a MCC do Google AdWords?

Um grande desafio no gerenciamento simultâneo de várias contas e campanhas em links patrocinados é a otimização do seu tempo para conseguir destinar a atenção necessária a cada uma. Para facilitar a vida de agências e profissionais terceirizados, o Google AdWords nos dá a opção de utilização da MCC, ou Minha Central de Clientes (vídeo […]

Tendências de Marketing Digital para 2017

É impossível prever o futuro. Mas, com base em pesquisas e muito planejamento, é possível traçar diretrizes que vão ajudar a entender as principais tendências de Marketing Digital para 2017. Nos próximos anos, os usuários passarão a ser impactados em todas as etapas da sua jornada de forma engajada e relevante. E nos devemos estar […]

Power Editor ou Ads Manager?

Caso ainda não seja de seu conhecimento, os nomes destacados no título referem-se a duas ferramentas que auxiliam os anunciantes na criação e no controle de suas campanhas no Facebook. Mas afinal, qual é o melhor, Power Editor ou Ads Manager? A resposta é simples: aquele que você preferir! Isso mesmo. Não há como chegar […]

O que é Web Analytics?

Depois de entender como o Business Intelligence (BI) pode auxiliar gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas, agora é hora de conhecer as maneiras de medir a experiência dos usuários online em sites, com o Web Analytics. POR QUE ANALISAR O TRÁFEGO DE UM SITE? Há inúmeros fatores, que levam as empresas a […]

SEO para YouTube

Quem trabalha com marketing digital sabe que o SEO é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para obter resultados no meio online. No entanto, o que muitos ainda não sabem  é que o SEO para YouTube é extremamente importante para as estratégias relacionadas aos vídeos. Segundo estatísticas do próprio YouTube, o site […]

O que você precisa saber sobre AMP – Accelerated Mobile Pages

Nas últimas semanas, muito se tem comentado acerca do AMP. Mas afinal, o que significa esta sigla e quais novidades ela traz? O AMP, ou Accelerated Mobile Pages, é um projeto open source encabeçado pelo Google e por várias outras companhias, como Twitter, LinkedIn, Pinterest e WordPress. Basicamente, ele é uma forma mais leve de […]

O que é Google Analytics?

Se você ainda não sabe o que é Google Analytics, pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios. Pois, para o marketing digital, a ferramenta Google Analytics é considerada uma das mais importantes para a mensuração de resultados web analytics. Com ela é possível acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar […]

Como fazer um teste A/B no Facebook

Sem dúvidas, uma das partes mais importantes ao criar e gerenciar campanhas é a realização de teste A/B no Facebook. E quanto mais, melhor! Isso porque somente através dos testes que você descobrirá quais estratégias são as mais adequadas para atingir os seus objetivos. É praticamente impossível acertar de primeira qual é a melhor forma […]

O que o mercado espera de um profissional de BI

Mesmo depois de conhecer as 5 ferramentas de Business Intelligence (BI), as pessoas ainda tem dúvidas do que fazer com tantos dados e informações reunidos em um só lugar. Paralelo a isto, surgem muitos questionamentos como “Por onde devo começar?”, “Qual informação é importante?”, “O que não devo considerar?” e “O que o mercado espera […]

Por que e-mail marketing? Porque funciona!

Muito já se falou sobre o fim do e-mail, principalmente devido ao forte crescimento de novas formas de comunicação, porém, o fato é que o e-mail marketing continua firme, forte e gerando excelentes resultados. Segundo dados da McKinsey, empresa americana referência em consultoria empresarial, os e-mails são 40 vezes mais eficientes para adquirir novos clientes do […]

Como melhorar sua lista de e-mail marketing

O sucesso do e-mail marketing é atrelado a diversos fatores, entre eles, a captação de contatos e a capacidade de gerar leads. Uma lista de e-mail marketing sólida e totalmente opt-in é essencial para alcançar os resultados. Muitos sites acabam não dando importância à criação da base de e-mails. Na maioria das vezes deixam apenas um campo […]

Guia prático do Google Search Console

Há diversas ferramentas que auxiliam na otimização de sites para mecanismos de pesquisa. Entre essas ferramentas há uma que se destaca e, definitivamente, não pode faltar em seu arsenal, o Google Search Console. O que é o Google Search Console e para que serve? Basicamente,  é o cockpit de SEO para o seu site e […]

Integração entre Google AdWords e Google Search Console

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já deve saber a importância do Google AdWords e o impacto direto que ele pode causar nos resultados da sua empresa. Ao associar uma propriedade do Google AdWords a um site na sua conta do Search Console, é possível ver vários dados dessa importante ferramenta nos seus relatórios […]

6 ferramentas de Social Ads que fazem toda diferença nas campanhas

Agora que você é quase um mestre Jedi no assunto Social Ads, já deve ter percebido que as plataformas de mídias sociais são um meio incrível de as empresas se conectarem com seu público-alvo. O problema é que, no dia a dia atarefado de uma empresa, não sobra tempo para que o essas redes sejam […]

5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

Quando nos conectamos aos nossos smartphones ou computadores, não temos noção da quantidade de dados e informações que são gerados, não é mesmo? Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos foram geradas 90% das informações que consumimos hoje. Em 2019 esse número será equivalente a 64 vezes o volume gerado pela internet em […]

Invasão Mobile

Não tem mais volta. A invasão mobile atingiu em cheio as mãos da maior parcela da população mundial. Os smartphones estão se tornando quase que uma extensão do corpo humano, sendo indispensáveis no dia a dia. Os usuários não “desgrudam” dos seus aparelhos e esses se tornam cada vez mais multissensoriais para atender as necessidades […]

Otimização de aplicativos: A evolução do SEO

A maneira mais eficiente de deixar qualquer site bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores é a utilização de técnicas de SEO. Essas técnicas fazem com que o conteúdo seja encontrado com mais facilidade pelos usuários, de acordo com as palavras-chave utilizadas. Com aplicativos isso não é diferente. Eles precisam se destacar para serem encontrados […]

Integração do Google AdWords com o Google Analytics

Você provavelmente já deve saber que existem inúmeras razões para utilizarmos estratégias de links patrocinados, principalmente no Google AdWords. Para otimizar ainda mais essas estratégias e melhorar o desempenho de cada uma das suas campanhas, o recomendado é que seja feita e integração do Google AdWords com o Google Analytics. Mas você sabe como vincular […]

Como fazer a otimização de campanhas de Social Ads?

Agora que você já sabe o que são Social Ads, como criar campanhas e porque elas são uma excelente opção de investimento, é hora de aprofundar-se na otimização de campanhas de Social Ads. Olhe as métricas de perto Antes de começar a otimização de qualquer campanha, é indispensável fazer uma análise minuciosa das métricas. Ao […]

O que são impressões em mídia online?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a segmentação e o alto grau de mensuração que ele proporciona. Através das métricas, ele é capaz de fornecer com precisão o quanto os investimentos estão trazendo retornos efetivos para o seu negócio, além de identificar falhas e acertos na estratégia e saber em quais canais focar […]

O que é Link Building e como fazer de forma correta

A hiperligação entre páginas e sites foi primordial para todo o funcionamento e desenvolvimento da World Wide Web (literalmente “teia mundial”) que conhecemos hoje. Através dela, tornou-se possível o acesso a diversos documentos (comumente conhecidos como páginas da Web) na internet. Além da navegação entre eles através dos famosos hyperlinks. Essa é uma representação simplificada […]

Qual a diferença entre UX e UI?

Mas não é tudo a mesma coisa? Talvez seja, ou será que não? A confusão entre as áreas de UX e UI é muito comum por uma questão de nomenclatura e porque estão profundamente ligadas por processos de trabalho e conhecimentos que são comuns entre elas. User Interface – UI Para entender essa diferença, é […]

5 dicas para criar campanhas no Facebook

Agora que você já sabe o que é Social Ads e entendeu que utilizar estratégias para esse tipo de anúncio é uma ótima opção de investimento, vamos à parte prática: criar campanhas no Facebook, a principal plataforma para anúncios quando se trata de redes sociais. Planejamento para criar campanhas no facebook Um bom planejamento é […]

Por que utilizar estratégias de links patrocinados?

Muito bem! Agora que você já sabe o que são links patrocinados e até aprendeu, passo a passo, como criar uma campanha, deve estar se perguntando: “Por que utilizar estratégias de links patrocinados?”. A resposta é muito mais simples do que realmente parece ser. Basta fazer uma relação com o seu próprio dia a dia […]

WordPress é bom para SEO?

Há várias maneiras de ficar bem posicionado nos resultados de busca do Google, já que existem mais de 200 fatores de ranqueamento para o seu algoritmo. No entanto, uma delas em especial pode facilitar a vida de todos os profissionais: o uso do WordPress para SEO. Nos posts anteriores explicamos o que é SEO e […]

Por que utilizar estratégias de Social Ads?

Agora que você já sabe o que é a publicidade veiculada em redes sociais, domina as principais mídias para anunciar e conhece os erros que não deve cometer, resta entender por que a utilização de estratégias de social ads é uma excelente opção de investimento. Alcance Já dizia Milton Nascimento: “todo artista tem de ir […]

Marketing digital para farmácias

Qualidade e bons preços já não são diferenciais de mercado e é preciso fazer muito mais para se destacar. Por isso, as ações de marketing digital para farmácias, quando pensadas de maneira estratégica, são capazes de elevar o reconhecimento de uma marca, aumentando as vendas e agregando valor ao negócio. Como já falamos aqui no […]

Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing?

Chegamos ao terceiro post da nossa série sobre e-mail marketing! Já explicamos o que ele é, como utilizá-lo e porque adotar estratégias para essa mídia. Agora é hora de te ajudar a escolher um bom disparador de e-mail marketing. Dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, é cada vez mais complicado escolher a melhor […]

Guia de boas práticas para Social Media

O crescimento das social media e sua importância dentro das estratégias de comunicação são indiscutíveis. Essa evolução denota ainda mais especialização e cuidado com cada um dos processos que permeiam as redes sociais. Sendo assim, esse guia que elaboramos é ideal para gestores e profissionais que queiram estruturar ou renovar a área de social mídia, a […]

SEO local para empresas

Já faz alguns anos que o Google atualizou seu algoritmo e a geolocalização passou a ter influência em seus resultados de pesquisa. Isso significa que o Google apresenta resultados diferentes dependendo da cidade, bairro e até mesmo da rua na qual o usuário que realizou a pesquisa estava. Por exemplo, se uma pessoa estiver na […]

Como BI pode te orientar à novas estratégias?

As empresas demandam cada vez mais velocidade e inovação, velocidade na identificação de ameaças e oportunidades, e inovação na resposta às necessidades dos clientes. Esses são dois pilares que o BI (Business Intelligence) utiliza em seu trabalho para identificar novas possibilidades mercadológicas. É bom enfatizarmos que informação e conhecimento são matérias-primas indispensáveis para alimentar a equação […]

Por que utilizar estratégias de e-mail marketing?

“Por que devo utilizar estratégias de e-mail marketing para essa mídia?” A resposta é simples! Porque está mais do que do que comprovado que esta é uma mídia de alto impacto e grande conversão, e isso você poderá atestar no decorrer do texto. Todo mundo usa Atualmente, o e-mail tornou-se uma mídia extremamente importante no […]

O que é UI – User Interface?

Nos últimos anos, com a expansão de tecnologias em geral, muitas empresas começaram a investir na criação de sites, aplicativos e softwares, tudo isso com a intenção de estreitar ainda mais o laço entre as marcas e os consumidores. Para facilitar essa aproximação, foi necessário entender os inúmeros pontos que fazem parte de uma interação […]

O que um profissional de Business Intelligence faz?

Mesmo depois de entender o que é o Business Intelligence, também chamado de BI, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como é a carreira de um profissional que atua nessa área. Questionamentos como “Quais são as atividades diárias de um Profissional de Business Intelligence?” ou “Qual formação acadêmica eu preciso ter para trabalhar nessa […]

Como criar campanhas de Links Patrocinados?

Agora que já vimos o que são Links Patrocinados e entendemos a sua importância em uma estratégia de Marketing Digital, o que você acha de criarmos uma campanha juntos? Nesse artigo, vou ensinar você a como criar, configurar e segmentar anúncios dentro do Google AdWords, que é extremamente completo e intuitivo, perfeito para começarmos a […]

Como iniciar um projeto de SEO de forma estratégica?

Assim que adquirimos certo conhecimento em SEO, pensamos estar preparados para o início e/ou a participação de projetos na área. Mas antes de qualquer coisa, precisamos compreender intrinsecamente um ponto de extrema importância que compõe o escopo de qualquer projeto de SEO, a estratégia. Uma estratégia de SEO é composta por tudo aquilo que iremos realizar para […]

O que é SEO e como funciona?

Com a popularização da internet, os mecanismos de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo se tornaram a principal fonte de informação das pessoas. Bilhões de buscas são realizadas diariamente no mundo todo e grande parte delas está relacionada direta ou indiretamente à oferta de um produto ou serviço. Isso significa que os mecanismos de pesquisa […]

O que é UX Design?

A área de UX Design não é nova, mas sua importância como departamento distinto vem aumentando com o aparecimento de novas tecnologias. O User Experience Design – ou design da experiência do usuário – se preocupa com o ponto de contato de um produto/serviço, com as pessoas. Este produto/serviço pode ser um website, um aplicativo, uma […]

O que é Business Intelligence (BI)?

Diante de um cenário em constante mudança, da imensidão de dados gerados e da cobrança por decisões mais produtivas, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, surge para auxiliar gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas. Para compreender esta geração, que nasce conectada à internet e aos smartphones, o BI reúne os dados […]

O que são Links Patrocinados?

Links Patrocinados são uma das estratégias mais rentáveis utilizadas por anunciantes de serviços ou produtos atualmente. Isso se dá, principalmente, por que com este canal é possível atingir um público-alvo específico, aumentando massivamente as chances de venda. Basicamente, a estratégia consiste em anúncios pagos, que entregam exatamente o que o usuário procura. É fato: colocar […]

Saiba o que é e-mail Marketing e como utilizá-lo

Ao contrário do que muitos pensam, a ascensão de outros canais no Marketing Digital não tira a importância da ferramenta de e-mail. O e-mail continua sendo um canal muito importante, principalmente para a comunicação no meio corporativo. A utilização do E-mail Marketing pode tanto aprimorar o relacionamento com o cliente, como alavancar as conversões. É […]

A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

É de senso comum que para ter sucesso em suas ações, uma companhia precisa estar sempre atenta aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital para a sua empresa tornou-se imprescindível para viabilizar essa aproximação. Partindo do […]

O que é Social Ads?

Certo dia, compartilhei a publicação de uma vaga aqui da Raffcom, a de Analista de Social Ads. Minha mãe, como pessoa legal que é, resolveu compartilhar a publicação, mesmo sem entender muito bem do que se tratava. Na publicação dela dizia: “Vaga para analista de informação” Quando vi a postagem, tentei corrigi-la: “Mãe, não é […]

O que vai mudar para anunciantes com as novas reações do Facebook?

Nas últimas semanas os profissionais de mídias sociais entraram em polvorosa quando o Mark Zuckeberg anunciou que o botão “curtir” não seria o suficiente para expressar nossos sentimentos em determinadas publicações. Com este anúncio logo surgiu a especulação sobre o botão de “não curti”, porém nesta última semana foi anunciado os botões de reações do […]

Conheça o Oribi Facebook Ads Analytics!

A empresa israelense Oribi acaba de lançar a Oribi Facebook Ads Analytics, uma ferramenta para visualização e análise de dados. A apresentação das métricas é facilmente compreensível, bem como os resultados das campanhas. Além disso, a interface é tão intuitiva e leve, que parece conversar com o usuário! A ferramenta é a primeira produzida pela empresa e tem como objetivo […]

Google Analytics Certified Partner

O Google Analytics Certified Partner é um programa criado pela Google com reconhecimento mundial e tem como objetivo selecionar os melhores parceiros do mundo para a prestação de serviços de Web Analytics. No Brasil são apenas dez agências certificadas e nós somos a única do país focada em PME’s, desta forma temos times altamente capacitados […]

Instalar o Google Analytics com o Google Tag Manager

Que o Google Analytics é uma ferramenta importante  no processo de metrificação das estratégias online é indiscutível, mas às vezes os profissionais podem encontrar dificuldades na hora da instalação. E por isso, hoje iremos detalhar como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager, para agilizar o processo de implementação do código sem ter que […]

Usando o Google Tag Manager (GTM)

No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Manager, auxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que deixem de lado aquela certa “dependência” de webmasters e de empresas terceirizadas que […]

Como instalar o Google Analytics

Quando pensamos em estratégias digitais, pensamos também em uma infinidade de oportunidades que esse universo pode nos trazer, correto? Correto! Mas junto com as grandes oportunidades, vêm os inúmeros desafios que acabam colocando em “xeque” a perseverança de qualquer profissional com conhecimento na área. Às vezes (leia-se muitas vezes) temos dados suficientes que podem nos […]

Por que precisamos parar de usar atribuição pelo último clique?

Não é de hoje que os profissionais de marketing estão deixando de ser generalistas (Analista de marketing digital/mídias sociais) para se tornarem especialistas em diversas áreas (Analistas de BI/Social Ads/E-mail marketing). Porém, uma dificuldade que ainda existe na hora de mostrar os lucros por canais é a forma como atribuímos os resultados para cada mídia. Isso acontece […]

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter?

Quando falamos em e-mail marketing, logo vem à cabeça aquele velho e conhecido e-mail comercial que enche a nossa caixa de entrada tentando vender alguma coisa. O fato é que existem outros formatos, com utilizações específicas para cada etapa do funil de vendas, como a newsletter e o e-mail transacional, por exemplo. A possibilidade de […]

Conheça os principais Formatos de Anúncios TrueView no YouTube

Hoje irei escrever sobre anúncios do formato TrueView. Estes anúncios aparecem antes dos vídeos que você assiste no YouTube ou nas outras sugestões. Existem alguns formatos para anunciar, confira dois vídeos explicativos aqui. Estes são os formatos dos anúncios: Por que é importante anunciar no YouTube? Essa estratégia é muito relevante, pois além de permitir uma […]

3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

Minha mãe, mais conhecida como Dona Sandra, sempre adorou frases de impacto. Minha vida foi preenchida por muitos ditados populares e bordões, e claro, uma carga gigante de ensinamentos que isso nos proporciona. Mas você me pergunta: “Bruna, o que isso tudo tem a ver com Marketing Digital?” Você já vai descobrir! Minha mãe é […]

5 Atitudes para aumentar a produtividade

No último mês participei do evento RD Summit, em Florianópolis/SC, um dos maiores eventos de marketing digital do Brasil. Entre as diversas palestras interessantes, uma me chamou muito a atenção, e não era de marketing digital. Era o bold talk “Como se tornar um profissional mais produtivo”, com o grande Christian Barbosa. Christian nos lembrou […]

Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Uma das melhores maneiras de entender dados e interpretar métricas que realmente importam para um negócio é selecionando KPIs saudáveis para a operação de uma empresa. Indo de encontro a isso, uma das etapas do processo de web analytics, que de certa forma otimiza o processo como um todo, é a criação de painéis personalizados no Google […]

LinkedIn para empresas: Aprenda a utilizar

O Marketing Digital está cada vez mais atrelado ao sucesso de um negócio, já vivemos esta realidade: as múltiplas redes sociais fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas. Acompanhando este fato, com certeza você já ouviu falar, ainda que superficialmente, do LinkedIn, a maior rede de relacionamento profissional do mundo. Muitos empresários sabem dos […]

Tearing Down The Wall: Como Roger Waters e o Pink Floyd me deram a maior lição sobre comunicação de toda a minha vida

Faz parte do cotidiano de todo profissional criativo, procurar novas referências, fontes de inspirações e tendências que o ajudarão em suas criações, como já exploramos aqui quando falamos sobre o repertório criativo, porém, no último dia 29 de setembro, fui atingido em cheio, para minha surpresa, por algo que conheci por toda a minha vida. […]

O que é Omni Channel?

Quem trabalha com e-commerce sabe bem os bônus e ônus de atuar com este modelo de negócio (loja virtual), existem várias nomenclaturas que cercam este segmento e às vezes (leia-se muitas vezes) os próprios empreendedores não sabem o que são, ou para que servem. Neste artigo quero descrever para você um conceito que, há um pouco […]

Tendências de Marketing Digital para 2016

Com as crescentes transformações no comportamento do consumidor, surge a necessidade de se criar estratégias de Marketing Digital que acompanhem o ritmo acelerado do mercado. Primeiramente, é preciso estudar com afinco as necessidades dos usuários, traçar os caminhos que percorreu, identificar onde ele está agora, o que é interessante, o que já não é e […]

Como acelerar e otimizar os resultados do processo de criação

Grande parte de nós traz consigo alguma maneira de se preparar para um novo projeto, tanto no profissional quanto no pessoal. Alguns de nós traça metas, cria tabelas de acompanhamento, desenvolve ou aprimora outros métodos. De alguma maneira estamos sempre nos aprimorando  para criar um suporte para controlar essas etapas que nos acompanharão ao longo […]

Como a Inteligência Artificial Impactará o Marketing Digital no Futuro?

O tema mais discutido no Festival de Cannes deste ano foi Inteligência Artificial (IA), o pai da World Wide Web (WWW), o físico Tim Berners-Lee, afirmou que o conceito é desafiador para as empresas de todos os nichos de atuação e também para os seres humanos. Segundo ele, o uso inteligente de dados se tornará […]

Aumente as vendas do seu e-commerce com o SEO

Para começar, o SEO gera para o site tráfego qualificado e credibilidade, que são fatores de sucesso para aumentar as vendas do seu e-commerce. Tráfego qualificado faz com que o número de visitas realizadas pelo público-alvo aumente, e a credibilidade faz com que uma parcela cada vez maior desse público realize a compra. Com base […]

Google AdWords: Motivos para utilizar keywords amplas novamente

O Google AdWords é uma das ferramentas de marketing digital que mais possuem conteúdos de aprendizado e dicas para utilizá-lo da melhor maneira, devido a sua vasta biblioteca que se encontra disponível gratuitamente. Com isso, muitos usuários buscam esses conteúdos antes de iniciarem suas campanhas ou ao começarem a estudar sobre a ferramenta. Dessa forma, […]

10 Traços de liderança que você deve praticar todos os dias

1. Aceite quando você está errado A maioria das pessoas irá negar, apontar o dedo para outras, se fazer de desentendido. Enquanto um líder irá, de cabeça erguida, assumir seu erro. Todas as pessoas erram. Você, seus amigos, o mundo, e principalmente eu já cometemos muitos erros em nossas vidas. Líderes precisam tomar muitas decisões, às […]

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google. Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. […]

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes. Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede. São consideradas ações de Outbound Marketing comerciais […]

Vaga para UX Designer

Atividades Criar layouts com aplicabilidade web; Criar anúncios gráficos para diversas plataformas de mídia programática; Visão técnica de aplicação entre comunicação/meio/audiência; Criar estruturas focadas em usabilidade; Criação de interfaces de websites (atuação com outros profissionais); Atuar com outros profissionais em processos de estudos focados em CRO. Habilidades UX Designer Conhecimento em Pacote Adobe; Experiência com […]

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que vem crescendo a cada ano. Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre ou pelo simples motivo dele ser muito recente: Surgiu apenas em 2006 nos Estados Unidos e chegou no Brasil por volta de 2010. Se baseia na geração de conteúdo relevante, para atrair […]

Você sabe o que é Marketing Digital? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!

Neste artigo vou buscar detalhar alguns mitos e verdades sobre Marketing Digital e seu universo em uma totalidade. Estratégias de Marketing Digital são gratuitas? Geralmente sou questionado por algumas pessoas que, acabam perguntando se estratégias de Marketing Digital são de graça ou de baixo custo, primeiro grande mito. Não são de graça e se não […]

5 maiores erros de um Analista de Social Ads

Cuidado, amigo! Você pode estar errando feio e nem sabe. O mercado publicitário brasileiro está crescendo muito, principalmente quando falamos de ações no ambiente digital. Para muitos, tudo é novidade e até complicado de entender. Se você é novo no pedaço e não sabe se está no caminho certo, eu te apresento os cinco piores […]

A importância do Conteúdo para o seu Negócio Online

Diariamente milhares de websites são criados por pessoas em busca de fama ou sucesso financeiro. Em contrapartida quase o mesmo número de websites são fechados ou abandonados pelos seus donos. Geralmente isso ocorre por uma série de fatores, desde a falta de um planejamento administrativo ou falta de utilização de estratégias de marketing digital – entre […]

Como usar o AdWords para calcular o investimento ideal na Rede de Pesquisa

O AdWords é uma das plataformas mais importantes que conectam estratégias de marketing digital ao seu público-alvo e ferramenta base para campanhas de links patrocinados no Google, mas o AdWords é muito mais que isso, além da análise de relatórios é possível fazer um preview de uma parcela do investimento para o seu negócio, principalmente […]

Twitter lança Serviço de Anúncios para Pequenas e Médias Empresas no Brasil

Os 140 caracteres que farão a diferença: Hoje o Twitter lançou o self-service de anúncios para pequenas e médias empresas no Brasil! Quer notícia mais linda que essa? Agora temos essa mídia tão incrível ao alcance de todos. Possibilidades: Lançar campanhas vinculadas a objetivos – Seja para aumentar sua base de seguidores relevantes e engajamento, […]

A experiência de Estágio em uma Agência de Publicidade e Propaganda

A partir do momento que você inicia o ensino superior, você deixa de lado onze anos de matérias da escola e passa a se dedicar ao aprendizado do curso escolhido, com o objetivo de se preparar para a profissão que irá seguir. Logo no início do curso, já sonhamos com o dia da formatura, a conquista […]

Explorando o Relatório de anúncios do Facebook

A partir do Relatório de anúncios do Facebook é possível termos inúmeras informações e métricas imensamente importantes, com esse rico material a ser estudado é possível aperfeiçoar campanhas atuais e futuras. Para quem ainda não utiliza essa ferramenta, procure explorá-la. Não irá se arrepender. Como chegar até o Relatório de anúncios do Facebook: No Gerenciador […]

Business Intelligence: para potencializar negócios

Hoje vivemos a era do Big Data e Business Intelligence (BI), o tempo de grandes negócios com milhares de dados gerados por segundo. Contar com um profissional que colete, analise e dissemine estrategicamente essa quantidade imensa de informação, deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para as agências de marketing digital que […]

Como criar dashboards eficientes

Por que fazer login em múltiplas contas e verificar inúmeros painéis ou planilhas diferentes, quando é possível ter a maior parte importante dos dados em um único painel? É a partir dessa questão que iniciamos a discussão em torno dos dashboards. Significa então que criar dashboards eficientes é só pegar um bocado de dados e […]

Google Search Console substitui o Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é considerado por profissionais e iniciantes em marketing digital uma das principais ferramentas para um bom trabalho em SEO (Search Engine Optimization). SEO é o trabalho realizado em sites para que fiquem melhores posicionados de forma orgânica nos buscadores como Bing, Google ou Yahoo. No Google Webmaster Tools é possível mensurar […]

Uma Equipe Web mais Organizada, igual a menos Código Bagunçado

É comum trabalharmos com métodos particulares, tanto na organização, na execução das atividades, quanto no método de comunicação, entre outros aspectos que nos distinguem, em nossas vidas profissionais. Mas o que acontece quando levamos essa bagagem cultural a uma equipe com diferentes métodos de trabalho? É fácil imaginar que, vários desenvolvedores escrevendo códigos como acham […]

10 coisas que você precisa pensar antes de investir em Marketing Digital

O mercado digital está em plena expansão. Novas mídias, plataformas e comportamentos surgem todos os dias. A forma de divulgar produtos vem mudando drasticamente nas últimas décadas, principalmente pelas novas possibilidades apresentadas pelo Marketing Digital. Já falamos sobre a importância da presença on-line das empresas, mas você não pode aparecer de qualquer jeito. Vamos com […]

A importância do Funil de Conversões no Google Analytics

O objetivo de toda empresa é vender, seja um produto, um serviço, uma ideia ou um valor. Dentro de um site isso não é diferente. Um e-commerce quer que os clientes concluam suas compras, um site institucional busca a captação de leads e uma empresa de softwares deseja que os visitantes baixem seu programa. O […]

Sites Responsivos terão Prioridade no Ranking do Google

Recentemente o Google postou em seu blog oficial que a partir do dia 21 de Abril sites responsivos ou que possuem versão mobile terão melhores posições no ranking do google dos resultados de pesquisa. Isso significa que agora, junto com os mais de 200 fatores de ranqueamento que o Google possuí em seu algoritmo, será […]

Do Início ao Fim, do Fim ao Começo

O universo em seu início com uma entonação exuberante, colocado por muitos como um silêncio único. Assim se inicia uma orquestra em sua primeira apresentação, se tornando imponente e misteriosa com poder de surpreender e se superar ao longo dos tempos. Tempos estes, servem como passagem ao seu ritmo. Por vez se acrescenta nessa conjuntura, […]

O que é preciso para Escrever Bem?

Muitas pessoas têm dificuldades para expor suas ideias por escrito, seja na composição do texto, ou na parte gramatical. Mas é possível sim escrever cada vez melhor e transmitir suas ideias com cada vez mais facilidade, em parte devido a técnicas e, principalmente, através de prática. Para as técnicas, existe uma infinidade de livros sobre […]

Testes A/B e Testes Multivariáveis

Hoje vamos falar de um assunto que é super-ultra-mega focado em resultados. Ao traçar uma estratégia digital (seja ela qual for), você tem premissas básicas que devem ser seguidas e respeitadas, algumas são: objetividade estratégica, processo de metrificação, identificação de target, adaptabilidade de canais, processo de mensuração, otimização, etc. Vamos detalhar uma estratégia que ao […]

A Raff em livros – Parte II

Uma parte dos nossos criativos abriram seus corações  e compartilharam conosco o nome de um livro e tudo o que essa obra representa para cada um deles. Ficou curioso? Confira a segunda parte da nossa lista e inspire-se! O livro ‘Oceano no Fim do Caminho’ foi escrito por Neil Gaiman, que é muito conhecido por suas incríveis […]

A Raff em Livros – Parte I

Uma parte dos nossos criativos abriram seus corações  e compartilharam conosco o nome de um livro e tudo o que essa obra representa para cada um deles. Ficou curioso? Veja a primeira parte da nossa lista e inspire-se! Do escritor e empreendedor Flávio Augusto. É um livro muito fácil de ler e mostra em pequenos textos […]

Novo Formato de Campanhas “Somente para Chamada” no Google AdWords

O Google AdWords lançou recentemente uma nova função para quem visa aumentar o recebimento de chamadas telefônicas em anúncios. Agora é possível criar uma campanha com foco total em chamadas telefônicas, concentrando os esforços para atrair pessoas que cliquem em ligar diretamente no anúncio. Com isso, essa campanha utilizará de um tipo de lance diferente […]

As tendências tecnológicas para os próximos anos

Já estamos em 2017 e muitas das tecnologias presentes no nosso cotidiano ainda parecem absurdamente complexas e difíceis de serem entendidas. E isso não é nem o começo. As grandes empresas vêm investindo fortemente em projetos ousados. Por isso, as tendências tecnológicas para os próximos anos prometem transformar o nosso dia a dia em um filme […]

Campanha de Marketing Digital no Tinder

O People Pub entrou no Tinder para dar aquele “match” com os solteiros de Brusque e região. O pub possui dois perfis na rede, um focado para o público masculino, explorando a carta de cervejas e sushis, e outro para o público feminino, explorando os sushis e sobremesas. A biografia e a identidade de cada […]

Vamos Analisar os Acessos ao Site de Maneira Separada?

Para analisar suas ações e seus resultados de forma separada no Google Analytics, uma configuração muito indicada é a criação de novas visualizações na conta. Assim você separa o tráfego do site utilizando filtros de acordo com a origem e mídia inserida na URL parametrizada das campanhas (caso você ainda não trabalhe com parâmetros nos […]

E-mail marketing: o opt-out a seu favor

O e-mail marketing se diferencia das outras mídias digitais principalmente por enviar mensagens para um público específico que previamente se cadastrou ou autorizou o recebimento desses e-mails. No entanto, mais do que o cadastro, a realização do opt-out pelo usuário é de extrema importância para a saúde da marca. Ou você acha que, mesmo não […]

Nova opção do Facebook Ads: “Multi-produto”

Essa semana teve um gostinho especial para os Analistas de Social Ads aqui da Raffcom, pois nos foi liberado pelo Facebook a opção Multi-produto! Já vimos muitos colegas de profissão elogiando e atingindo ótimos resultados através dele, o que só acentuou nossa ansiedade em explorá-lo. Para quem ainda está com alguma dúvida (E já tem […]

O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade

Muitas pessoas têm a impressão de que o cotidiano dos profissionais de uma agência de publicidade, principalmente se tratando do departamento de criação, é recheado de brincadeiras, piadas, videogame e conversa fiada, com os pés pra cima da mesa e os braços cruzados por trás da cabeça, aguardando aquele insight, aquela sacada genial que resolverá […]

Perfis Sociais Começam a ser Exibidos no Google Knowledge Graph das Marcas

Agora empresas e marcas podem usar a marcação de dados estruturados para adicionar ou modificar as redes sociais exibidos nos resultados de pesquisa. A atualização do Google Knowledge Graph já havia sido habilitada em novembro de 2014 para algumas figuras públicas mundiais, como bandas e artistas, mas agora, também começa a exibir automaticamente os perfis […]

Novos Recursos para Vídeos no Facebook

Nossa rede social favorita começou o ano com novos recursos para tornar a experiência de reprodução de vídeo mais agradável, para os usuários e editores. O Facebook é responsável por 60% dos compartilhamentos de vídeos no mundo. E, no último ano, o compartilhamento de vídeos com upload direto no site passou o número de shares […]

Facebook Business Manager

Há cinco meses, quando as campanhas no Facebook foram migradas para o Business Manager, ficamos um tanto quanto receosos, na expectativa dos benefícios que prometiam vir. Foi exatamente o que aconteceu! Passado algum tempo ficamos todos claramente dependentes dele e felizes por isso. Os principais benefícios que vivemos no dia a dia com o Business […]

Facebook lança portal para Agências de Publicidade

No início desta semana surgiu mais um novidade para os profissionais de marketing digital: o “Facebook para agências”. O Facebook para agências é um portal específico para profissionais que atuam em agências e compila dados sobre o Facebook, cases de sucessos nacionais e internacionais, informações, orientações e guias úteis para o planejamento, criação e mensuração […]

CPC, CPV, CPA, CPM no Google AdWords, sabe diferenciar?

CPC, o que é? O CPC é o custo pago por clique, chamado também de PPC, nesta opção de lance você é cobrado cada vez que um usuário clicar em algum anúncio seu. É a forma mais utilizada por anunciantes. Ainda dentro desta categoria temos o CPC máximo, o CPC real e o CPC médio. […]

Você sabe o que é o Formato Masthead no Youtube?

Esse formato é uma opção disponível para explorar (comercialmente) o Youtube. Sabemos que os vídeos são parte do dia a dia dos usuários conectados à internet, quem busca assistir um vídeo, certamente irá buscá-lo no Youtube. Além de ser a maior plataforma de carregamento e compartilhamento de vídeos do mundo e o segundo principal buscador […]

Google AdWords apresenta Novo Visual na Sua Interface

A atualização tem como foco principal agilizar a gestão de links patrocinados, já que a cada atualização fica mais agradável administrar campanhas na plataforma. Nosso departamento de Marketing Digital aprovou as mudanças e afirma que a cada alteração no dashboard, o Google Adwords consegue efetuar alterações que melhoram significativamente a execução no desenvolvimento das campanhas […]