10 coisas que precisa pensar antes de investir em Marketing Digital
 10 coisas que você precisa pensar antes de investir em Marketing Digital

10 coisas que você precisa pensar antes de investir em Marketing Digital

O mercado digital está em plena expansão. Novas mídias, plataformas e comportamentos surgem todos os dias. A forma de divulgar produtos vem mudando drasticamente nas últimas décadas, principalmente pelas novas possibilidades apresentadas pelo Marketing Digital.
Já falamos sobre a importância da presença on-line das empresas, mas você não pode aparecer de qualquer jeito. Vamos com calma, amigo!
Dizem por aí que quem não está no Google, não existe. Eu até concordo, mas acredito que uma imagem ruim não ajuda nenhum negócio. Portanto, antes de ficar desesperado para aparecer, você deve pensar nesses seguintes itens:

1 – Tenha um objetivo claro

Já estamos cansados de ouvir que precisamos saber onde queremos chegar.
Mas no meio digital, isso é primordial. Ao meu ver, a mensuração é o grande diferencial deste mercado. Porém, esse volume gigante de dados só fará sentido se você souber o que realmente quer!

2- Entenda o perfil do seu público-alvo

Você vai precisar encontrar e conversar com ele. Portanto, a escolha do target correto e das mídias adequadas é essencial para o sucesso da sua empresa. Outro grande trunfo do Marketing Digital é o alto poder de segmentação. Para uma empresa de roupas femininas local, é muito mais vantajoso divulgar seus produtos para mulheres de cidades específicas, por exemplo.

3 – Respeite a sua abrangência geográfica

Você quer que o mundo inteiro conheça seu produto? Ótimo!
Mas você precisa começar aos poucos. Se a sua verba for curta, esse item é ainda mais importante para você. Para otimizar seus resultados, apresente seus anúncios apenas para as regiões com real potencial de aquisição. Por exemplo, uma empresa de móveis que faz entregas apenas em São Paulo não deve entregar anúncios para o Rio Grande do Sul ou o Pará, é dinheiro desperdiçado, além de causar uma frustração em quem entrou em seu site e viu a sua limitação de entrega.

4 – Escolha o canal correto

Quando você abre um novo negócio, já ouve: faz uma página do Facebook!
Você já parou para pensar se o seu cliente está lá?
Um grande erro que muitas empresas cometem é querer estar em todas as redes sociais, mesmo sem ter seu público presente ou gerar conteúdo relevante e personalizado para cada uma. O cliente é o seu norte, esteja onde ele estiver.

5 – Produza conteúdo relevante para marketing digital

A escolha do conteúdo é tão importante quanto todos os outros itens citados. Se você vende vestidos, pare de postar fotos de cachorros. Alimente seu site, blog ou redes sociais com informações pertinentes ao seu negócio. Quanto mais preciso você for, melhor será o seu desempenho.

6 – Tenha cuidado!

Uma frase mal interpretada pode causar uma revolução e o nome da sua empresa vai para o lixo. Antes de fazer qualquer campanha ou postagem, reflita como a mensagem será recebida pelo público em geral (quem não é seu cliente também vê suas publicações). Garanta que seu conteúdo não ofenda nenhuma classe. O mesmo vale para opiniões políticas ou religiosas, guarde-as para você, nunca associe à sua marca.

7 – Destaque-se na multidão

Na internet, você está disputando atenção com fotos de bebês fofinhos ou uma série de vídeos engraçados. Faça algo diferente, chame a atenção. Fazer o que todos fazem já não é opção. O mesmo para vale para os canais, seja criativo. Para encontrar o seu público, vale fazer perfil no Tinder, no Snapchat ou no Linkedin…

barco-papel-vermelho

8 – Teste, teste e teste!

Para seus anúncios, a palavra de ordem é teste!
Varie segmentações, imagens, textos e veja o que melhor atrai o seu público.

9 – Meça seus resultados

Como citei no início do texto, use esse diferencial ao seu favor. Saber analisar os seus dados é tão importante quanto fazer anúncios, segmentações e conteúdos relevantes. Dedique alguns minutos do seu dia para analisar o desempenho e o comportamento do público perante a sua mensagem. Essas informações serão extremamente úteis para as suas futuras campanhas.

10 – Tenha paciência

Sua página não terá milhares de seguidores em apenas um dia, seu site não ficará conhecido por todo mundo em apenas algumas horas de campanha. O Marketing Digital traz resultados rápidos, mas não faz milagres. Com o tempo, o retorno virá, confie em mim.

empresario-comemorando-resultados

Espero que minhas dicas sejam úteis para você!
Por fim, caso ainda tenha dificuldades com essas “coisas novas”, fale com a gente.
Nós podemos te ajudar.

Dúvidas, sugestões e comentários são sempre bem-vindos.
Até a próxima! ;D

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
bruna grimes de social ads

Bruna Grimes

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

O que é Link Building e como fazer de forma correta

A hiperligação entre páginas e sites foi primordial para todo o funcionamento e desenvolvimento da World Wide Web (literalmente “teia mundial”) que conhecemos hoje. Através dela, tornou-se possível o acesso a diversos documentos (comumente conhecidos como páginas da Web) na internet. Além da navegação entre eles através dos famosos hyperlinks. Essa é uma representação simplificada […]

Novos Recursos para Vídeos no Facebook

Nossa rede social favorita começou o ano com novos recursos para tornar a experiência de reprodução de vídeo mais agradável, para os usuários e editores. O Facebook é responsável por 60% dos compartilhamentos de vídeos no mundo. E, no último ano, o compartilhamento de vídeos com upload direto no site passou o número de shares […]

Vaga para UX Designer

Atividades Criar layouts com aplicabilidade web; Criar anúncios gráficos para diversas plataformas de mídia programática; Visão técnica de aplicação entre comunicação/meio/audiência; Criar estruturas focadas em usabilidade; Criação de interfaces de websites (atuação com outros profissionais); Atuar com outros profissionais em processos de estudos focados em CRO. Habilidades UX Designer Conhecimento em Pacote Adobe; Experiência com […]