10 Traços de liderança que você deve praticar - Blog Raffcom
 10 Traços de liderança que você deve praticar todos os dias

10 Traços de liderança que você deve praticar todos os dias

1. Aceite quando você está errado

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-1-aceite-quando-voce-esta-errado

A maioria das pessoas irá negar, apontar o dedo para outras, se fazer de desentendido. Enquanto um líder irá, de cabeça erguida, assumir seu erro.

Todas as pessoas erram. Você, seus amigos, o mundo, e principalmente eu já cometemos muitos erros em nossas vidas.

Líderes precisam tomar muitas decisões, às vezes eles não escolhem a melhor opção e erros são cometidos. Cabe ao líder tomar a frente, assumir a responsabilidade e trabalhar junto com sua equipe para achar a melhor solução para o problema.

2. Esteja preparado para mudanças

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-2-esteja-preparado-para-mudancas

Não tenha medo do futuro, se preocupar com o futuro incerto é tão útil quanto ficar encarando seu celular desejando que alguém te ligue.

As mudanças irão chegar e um líder deve estar preparado para se adaptar, evoluir e conduzir sua equipe na mesma caminhada.

Mudança é uma trilha na floresta que não exploramos ainda, temos medo do desconhecido e das dificuldades que não estamos treinados para enfrentar. Mas no final da caminhada, uma trilha continua sendo uma trilha.

3. Seja honesto

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-3-seja-honesto

Mentiras vem fácil para a línguas dos que tem medo. Medo de encarar a verdade e se expor para o mundo. Você deve enfrentar as consequências de suas ações, é preferível manter uma vida sem a preocupação do que viver cuidando de suas palavras.

Não tenha medo de olhar uma pessoa nos olhos e dizer o que precisa ser dito. Mas lembre-se, seja claro e gentil, o ouvinte interpreta a mensagem como melhor lhe convir.

Um líder é honesto consigo e com os outros, influenciando todos em seu circulo a fazer o mesmo.

4. Saiba dar e receber feedback negativo

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-4-saiba-dar-e-receber-feedback-negativo

Um feedback positivo pode lhe deixar feliz, satisfeito com o seu trabalho, inflar seu ego. Mas nem sempre isto é algo bom, feedback positivo lhe coloca um teto confortável sobre sua cabeça enquanto o feedback negativo, quando bem dado, retira esse teto, e lhe coloca uma escada para escalar e se aprimorar.

Um feedback negativo dito de forma correta, mostra para a pessoa o que ela está fazendo de errado e meios para se aprimorar. Nunca se esqueça, seja honesto e gentil. Todo mundo erra, e vivemos para aprender de nossos erros. Às vezes só precisamos achar o caminho certo.

5. Melhore seu conhecimento

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-5-melhore-seu-conhecimento

Em minha opinião, Não existe nada mais triste que o tédio de uma pessoa que não se aprimora, uma pessoa obsoleta.

Procure aprender algo todos os dias, seja algo de seu trabalho, seja um conhecimento sobre o mundo, sobre comportamento das pessoas, principalmente algo sobre si mesmo.

Podemos perder tudo nessa vida, a única coisa que não pode ser roubada é o seu conhecimento.

Seu conhecimento lhe levará a lugares e posições na vida que você pode nunca ter imaginado.

Para um líder, o conhecimento que ele possui nunca é o suficiente. Sempre existe espaço para mais.

6. Não ache, tenha certeza

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-6-nao-ache-tenha-certeza

Não tome decisões e lados em situações que você não conhece todas as variáveis. Seja racional, existe uma solução para cada problema, você só não tem o conhecimento necessário AINDA.

Tenha certeza, não assuma responsabilidades derivadas de incertezas.

Eventualmente nos encontramos em situações que “devemos” tomar decisões rápidas. Pare, respire, você tem o tempo necessário para ter certeza da decisão que vai tomar. Use este tempo bem.

7. Não seja um herói

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-7-nao-seja-um-heroi

Existe um tipo de pessoa que quer fazer todos os papeis de uma peça de teatro, porque todos são importantes e vão chamar a atenção. Pessoas que tem a necessidade de estar no holofote com seu time lhe dando suporte.

Quando, um verdadeiro líder ficaria atrás das cortinas, cuidando para que toda a peça saia da melhor forma possível. Os membros de seu time são as estrelas do show e a gratificação de um líder deve ser recebida de forma indireta. A felicidade de um líder deve estar no crescimento de cada membro de seu time.

8. Pratique ouvir as pessoas

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-8-pratique-ouvir-as-pessoas

Ouvir está em uma das habilidades de um líder. Realmente ouvir, não somente escutar.

Quando você escuta, são apenas palavras, sons e barulho, você não da a devida atenção e importância. Já quando você ouve o que uma pessoa tem a dizer, ouve uma música, você cria um entendimento do que lhe está sendo transmitido.

Quando falamos estamos partilhando uma parte de nós mesmo e esperamos que seja recebida com a devida atenção.

Quando uma pessoa de seu time tem um problema, às vezes somente estar ao seu lado para ouvir é o suficiente.

9. Seja grato

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-9-seja-grato

Sua vida é incrível, seja grato pelas coisas que você possui, pelas pessoas ao seu redor, pelo caminho que fez você chegar onde esta. Muitas pessoas desejam, sonham, cobiçam grandeza e esquecem de olhar em volta pro agora e ver que a vida é boa.

Seja grato por sua vida, pelos integrantes de seu time, pela oportunidade que você tem.

Comece a praticar gratidão e em poucos dias você notará que seu ambiente de trabalho, sua família, seu cachorro e tudo que lhe engloba é bom do jeito que é.

Caso contrário, você só dará a devida importância para algo quando o perder.

10. Respire

dez-tracos-de-lideres-que-voce-deve-praticar-todos-os-dias-10-respire

Respire fundo, se acalme, segure sua respiração por alguns segundos, sinta o sangue pulsando em cada parte do seu corpo, sinta a vida em você, medite.

Sempre seja gentil com as pessoas a seu redor e com você mesmo.

Você tem a capacidade de mudar o seu mundo.

Não espere por milagres.

Faça.

Respire.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Luiz Silva Desenvolvedor Backend

Luiz Silva

Desenvolvedor Back End

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Vaga para Analista de E-mail Marketing

Gosta de se comunicar por e-mails e odeia receber spam? Perfeito, pois estamos com uma vaga para Analista de E-mail Marketing 😁 ATIVIDADES: Planejamento e desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing; Construir e-mails marketing em html e responsivos; Gerenciamento de automação dos disparos, segmentação de público e identificação de novas oportunidades; Análise de resultados e comportamento […]

O que é UX Design?

A área de UX Design não é nova, mas sua importância como departamento distinto vem aumentando com o aparecimento de novas tecnologias. O User Experience Design – ou design da experiência do usuário – se preocupa com o ponto de contato de um produto/serviço, com as pessoas. Este produto/serviço pode ser um website, um aplicativo, uma […]

10 Traços de liderança que você deve praticar todos os dias

1. Aceite quando você está errado A maioria das pessoas irá negar, apontar o dedo para outras, se fazer de desentendido. Enquanto um líder irá, de cabeça erguida, assumir seu erro. Todas as pessoas erram. Você, seus amigos, o mundo, e principalmente eu já cometemos muitos erros em nossas vidas. Líderes precisam tomar muitas decisões, às […]