3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe - Raffcom Agência Full Service
 3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

Minha mãe, mais conhecida como Dona Sandra, sempre adorou frases de impacto. Minha vida foi preenchida por muitos ditados populares e bordões, e claro, uma carga gigante de ensinamentos que isso nos proporciona. Mas você me pergunta: “Bruna, o que isso tudo tem a ver com Marketing Digital?” Você já vai descobrir!

Minha mãe é uma das pessoas mais sábias que eu conheço, tanto que, quando surge uma dúvida, não importa de que temática seja, eu grito: Manhê! E é assim que ela me ensinou coisas sobre marketing digital sem nem imaginar o que é CTR, ROI ou taxa de conversão.

Desculpa mãe, mas o mundo precisa saber disso:

 1 – Sobre carros e bois

ensinamentos-marketing-digital-1

Por ser ansiosa desde pequena (não que eu seja grande hoje em dia), sempre ouvi: “Bruna, não coloque o carro na frente dos bois”. E o que eu aprendi com isso? Bom, o marketing digital, pelo seu caráter inovador, é frequentemente transformado em um solo fértil para mitos, equívocos e até teorias da conspiração. Assim, já ouvi que o Facebook vai acabar, que os anúncios vão morrer, que o alcance orgânico não vai mais existir e muitas outras coisas. O conselho da minha mãe fala sobre querer antecipar coisas que não podem ser antecipadas. Ela me ensinou que antecipar problemas não faz sentido e isso é muito importante no meu trabalho. Eu sei que muitas ferramentas virão e que o mercado mudará completamente nos próximos anos. Para isso precisamos estar preparados, mas temos que tomar cuidado para não atropelar nossos próprios bois, pois assim não chegaremos a lugar algum.

2 – Sobre cachorros lerdos e comidas frias

ensinamentos-marketing-digital-2

Da mesma forma que Dona Sandra me ensinou a ser paciente e aproveitar o momento me falando sobre carroças, ela também que ensinou a ser rápida com mais uma metáfora, desta vez envolvendo cães, e por muitas vezes me disse “Bruna, cachorro lerdo come comida fria”. Aqui está a importância de estar sempre à frente dos seus concorrentes, ser criativa e audaciosa, inovar para chegar à comida (seu principal objetivo) da forma mais rápida. Assim, a recompensa virá. O mesmo vale para as novas ferramentas e tendências de mercado , quem está a um passo a frente, sempre fica com o melhor resultado, seja ela uma comida quentinha ou o melhor ROI para o cliente.

 3 – Sobre um homem e uma ponte

ensinamentos-marketing-digital-3

 

E para finalizar, eu lhes faço a mesma pergunta que esteve presente em muitos momentos da minha vida: “Bruna, o que tem a ver o Danga com a ponte de São João?” Ok! Ninguém entendeu, mas eu explico: eu moro em uma cidade pequena onde todo mundo se conhece. Danga é um morador dessa cidade e a ponte referida fica na cidade vizinha, em São João Batista (por isso o nome da ponte). Porém, o seu Danga não tem nada a ver com essa ponte! Entender que uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra é uma das regras básicas do Marketing Digital. É agora que você acha que eu estou louca, mas eu explico. Assim como o homem não tem nada a ver com a ponte, o número de likes da sua página não tem nada a ver com o seu número de clientes, o número de compartilhamentos em um post não tem nada a ver com o seu número de conversões. Muitas vezes tentamos fazer associações de métricas que não tem ligação alguma entre elas. Por mais que envolvimento seja ótimo para a sua marca, isso não é tudo. Saber identificar a ligação entre o seu Danga e a ponte, é tão importante quanto saber o que lhe traz conversão e o que apenas massageia o seu ego.

Acho que as pessoas têm mais a nos ensinar do que imaginam. Deixe seu comentário e nos ensine algo incrível também. Espero que tenha gostado.
Ps: Mãe, obrigada por me ensinar tanto e nem perceber. <3

Até a próxima ;D

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
bruna grimes de social ads

Bruna Grimes

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Tearing Down The Wall: Como Roger Waters e o Pink Floyd me deram a maior lição sobre comunicação de toda a minha vida

Faz parte do cotidiano de todo profissional criativo, procurar novas referências, fontes de inspirações e tendências que o ajudarão em suas criações, como já exploramos aqui quando falamos sobre o repertório criativo, porém, no último dia 29 de setembro, fui atingido em cheio, para minha surpresa, por algo que conheci por toda a minha vida. […]

Positividade no ambiente de trabalho

Você já deve ter percebido que com positividade no ambiente de trabalho as coisas dão muito mais certo. Mas porque uma pessoa que enfrenta as situações do dia a dia de forma positiva têm muito mais chances de ser bem sucedida que o contrário? Vamos pensar que você tenha uma apresentação importante para fazer no […]

Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Já destacamos neste post, o que você deve fazer para escolher um disparador que se adeque as suas campanhas. Agora é hora de indicar algumas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para impulsionar e facilitar o alcance dos melhores resultados. Se você deseja navegar na internet e aproveitar ao máximo suas funcionalidades, será crucial ter um […]