3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe - Blog Raffcom
 3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

Minha mãe, mais conhecida como Dona Sandra, sempre adorou frases de impacto. Minha vida foi preenchida por muitos ditados populares e bordões, e claro, uma carga gigante de ensinamentos que isso nos proporciona. Mas você me pergunta: “Bruna, o que isso tudo tem a ver com Marketing Digital?” Você já vai descobrir!

Minha mãe é uma das pessoas mais sábias que eu conheço, tanto que, quando surge uma dúvida, não importa de que temática seja, eu grito: Manhê! E é assim que ela me ensinou coisas sobre marketing digital sem nem imaginar o que é CTR, ROI ou taxa de conversão.

Desculpa mãe, mas o mundo precisa saber disso:

 1 – Sobre carros e bois

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Por ser ansiosa desde pequena (não que eu seja grande hoje em dia), sempre ouvi: “Bruna, não coloque o carro na frente dos bois”. E o que eu aprendi com isso? Bom, o marketing digital, pelo seu caráter inovador, é frequentemente transformado em um solo fértil para mitos, equívocos e até teorias da conspiração. Assim, já ouvi que o Facebook vai acabar, que os anúncios vão morrer, que o alcance orgânico não vai mais existir e muitas outras coisas. O conselho da minha mãe fala sobre querer antecipar coisas que não podem ser antecipadas. Ela me ensinou que antecipar problemas não faz sentido e isso é muito importante no meu trabalho. Eu sei que muitas ferramentas virão e que o mercado mudará completamente nos próximos anos. Para isso precisamos estar preparados, mas temos que tomar cuidado para não atropelar nossos próprios bois, pois assim não chegaremos a lugar algum.

2 – Sobre cachorros lerdos e comidas frias

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Da mesma forma que Dona Sandra me ensinou a ser paciente e aproveitar o momento me falando sobre carroças, ela também que ensinou a ser rápida com mais uma metáfora, desta vez envolvendo cães, e por muitas vezes me disse “Bruna, cachorro lerdo come comida fria”. Aqui está a importância de estar sempre à frente dos seus concorrentes, ser criativa e audaciosa, inovar para chegar à comida (seu principal objetivo) da forma mais rápida. Assim, a recompensa virá. O mesmo vale para as novas ferramentas e tendências de mercado , quem está a um passo a frente, sempre fica com o melhor resultado, seja ela uma comida quentinha ou o melhor ROI para o cliente.

 3 – Sobre um homem e uma ponte

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E para finalizar, eu lhes faço a mesma pergunta que esteve presente em muitos momentos da minha vida: “Bruna, o que tem a ver o Danga com a ponte de São João?” Ok! Ninguém entendeu, mas eu explico: eu moro em uma cidade pequena onde todo mundo se conhece. Danga é um morador dessa cidade e a ponte referida fica na cidade vizinha, em São João Batista (por isso o nome da ponte). Porém, o seu Danga não tem nada a ver com essa ponte! Entender que uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra é uma das regras básicas do Marketing Digital. É agora que você acha que eu estou louca, mas eu explico. Assim como o homem não tem nada a ver com a ponte, o número de likes da sua página não tem nada a ver com o seu número de clientes, o número de compartilhamentos em um post não tem nada a ver com o seu número de conversões. Muitas vezes tentamos fazer associações de métricas que não tem ligação alguma entre elas. Por mais que envolvimento seja ótimo para a sua marca, isso não é tudo. Saber identificar a ligação entre o seu Danga e a ponte, é tão importante quanto saber o que lhe traz conversão e o que apenas massageia o seu ego.

Acho que as pessoas têm mais a nos ensinar do que imaginam. Deixe seu comentário e nos ensine algo incrível também. Espero que tenha gostado.
Ps: Mãe, obrigada por me ensinar tanto e nem perceber. <3

Até a próxima ;D

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Bruna Grimes

Analista de Social Ads

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