3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe - Raffcom Agência Full Service
 3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

3 lições de Marketing Digital que aprendi com a minha mãe

Minha mãe, mais conhecida como Dona Sandra, sempre adorou frases de impacto. Minha vida foi preenchida por muitos ditados populares e bordões, e claro, uma carga gigante de ensinamentos que isso nos proporciona. Mas você me pergunta: “Bruna, o que isso tudo tem a ver com Marketing Digital?” Você já vai descobrir!

Minha mãe é uma das pessoas mais sábias que eu conheço, tanto que, quando surge uma dúvida, não importa de que temática seja, eu grito: Manhê! E é assim que ela me ensinou coisas sobre marketing digital sem nem imaginar o que é CTR, ROI ou taxa de conversão.

Desculpa mãe, mas o mundo precisa saber disso:

 1 – Sobre carros e bois

ensinamentos-marketing-digital-1

Por ser ansiosa desde pequena (não que eu seja grande hoje em dia), sempre ouvi: “Bruna, não coloque o carro na frente dos bois”. E o que eu aprendi com isso? Bom, o marketing digital, pelo seu caráter inovador, é frequentemente transformado em um solo fértil para mitos, equívocos e até teorias da conspiração. Assim, já ouvi que o Facebook vai acabar, que os anúncios vão morrer, que o alcance orgânico não vai mais existir e muitas outras coisas. O conselho da minha mãe fala sobre querer antecipar coisas que não podem ser antecipadas. Ela me ensinou que antecipar problemas não faz sentido e isso é muito importante no meu trabalho. Eu sei que muitas ferramentas virão e que o mercado mudará completamente nos próximos anos. Para isso precisamos estar preparados, mas temos que tomar cuidado para não atropelar nossos próprios bois, pois assim não chegaremos a lugar algum.

2 – Sobre cachorros lerdos e comidas frias

ensinamentos-marketing-digital-2

Da mesma forma que Dona Sandra me ensinou a ser paciente e aproveitar o momento me falando sobre carroças, ela também que ensinou a ser rápida com mais uma metáfora, desta vez envolvendo cães, e por muitas vezes me disse “Bruna, cachorro lerdo come comida fria”. Aqui está a importância de estar sempre à frente dos seus concorrentes, ser criativa e audaciosa, inovar para chegar à comida (seu principal objetivo) da forma mais rápida. Assim, a recompensa virá. O mesmo vale para as novas ferramentas e tendências de mercado , quem está a um passo a frente, sempre fica com o melhor resultado, seja ela uma comida quentinha ou o melhor ROI para o cliente.

 3 – Sobre um homem e uma ponte

ensinamentos-marketing-digital-3

 

E para finalizar, eu lhes faço a mesma pergunta que esteve presente em muitos momentos da minha vida: “Bruna, o que tem a ver o Danga com a ponte de São João?” Ok! Ninguém entendeu, mas eu explico: eu moro em uma cidade pequena onde todo mundo se conhece. Danga é um morador dessa cidade e a ponte referida fica na cidade vizinha, em São João Batista (por isso o nome da ponte). Porém, o seu Danga não tem nada a ver com essa ponte! Entender que uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra é uma das regras básicas do Marketing Digital. É agora que você acha que eu estou louca, mas eu explico. Assim como o homem não tem nada a ver com a ponte, o número de likes da sua página não tem nada a ver com o seu número de clientes, o número de compartilhamentos em um post não tem nada a ver com o seu número de conversões. Muitas vezes tentamos fazer associações de métricas que não tem ligação alguma entre elas. Por mais que envolvimento seja ótimo para a sua marca, isso não é tudo. Saber identificar a ligação entre o seu Danga e a ponte, é tão importante quanto saber o que lhe traz conversão e o que apenas massageia o seu ego.

Acho que as pessoas têm mais a nos ensinar do que imaginam. Deixe seu comentário e nos ensine algo incrível também. Espero que tenha gostado.
Ps: Mãe, obrigada por me ensinar tanto e nem perceber. <3

Até a próxima ;D

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
bruna grimes de social ads

Bruna Grimes

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Otimização de conversão (CRO)

Que empreendedor nunca sonhou em aumentar o faturamento do seu negócio online, sem necessariamente aumentar os investimentos em aquisição de tráfego? Atingir esse cenário é realmente possível com a utilização da estratégia conhecida como otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization). O que é otimização de conversão (CRO)? Antes de nos aprofundarmos sobre o […]

O que é Social Analytics?

Se você chegou até aqui, provavelmente não tem uma resposta bem elaborada para a pergunta do título e segue sem saber o que é Social Analytics, não é mesmo? Mas antes de explicar esse conceito, precisamos compreender o cenário no qual ele está inserido. Você sabia que o Brasil é o país com o maior […]

SEO para YouTube

Quem trabalha com marketing digital sabe que o SEO é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para obter resultados no meio online. No entanto, o que muitos ainda não sabem  é que o SEO para YouTube é extremamente importante para as estratégias relacionadas aos vídeos. Segundo estatísticas do próprio YouTube, o site […]