3 práticas de UX recomendadas para sites profissionais

Se você é um empreendedor que procura se destacar no mercado e alavancar o posicionamento da sua marca, então certamente desenvolver um site exclusivo é essencial.

No entanto, apenas a estrutura padrão de um website com as informações necessárias não é o suficiente para que os objetivos sejam alcançados.

Afinal, com a expansão do número de sites presentes na internet, os ambientes e procura de informações se tornou ainda mais concorrido.

Para você ter uma ideia, segundo os “Live Stats” da Statista, existem cerca de 1.718 milhões de websites ativos e em funcionamento.

Se você vende uniforme nr10, por exemplo, e seu objetivo é construir um website com o intuito de alcançar mais clientes e maximizar as chances de vendas, então elaborar estratégias em UX é fundamental.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o assunto e mostrar quais são as principais práticas de UX para o seu site se transformar em uma ferramenta profissional otimizada e aperfeiçoada! Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Afinal, que são práticas de UX?

O termo “UX” é uma abreviação para as palavras User Experience, que por sua vez, se traduz como experiência do usuário.

Como o próprio nome já diz, o UX são um conjunto de métodos para analisar e entender a forma como os usuários de uma página interagem com os elementos de um website.

Já as práticas de UX são estratégias realizadas para que um website se torne mais dinâmico, interativo, funcional e otimizado, com a finalidade de aumentar a experiência do cliente.

Se a sensação de um usuário em relação ao seu site ou blog estiver em um bom nível, significa que é possível ter mais posicionamento e alcançar resultados positivos em suas ações e estratégias de marketing digital!

Quais são as práticas de UX mais eficazes?

Agora que você já entendeu sobre o UX, veja abaixo quais são as práticas e estratégias mais eficazes e que qualquer website pode aderir, independente do seu porte ou segmento:

Responsividade

Você sabia que cada vez mais pessoas apenas acessam websites por seus celulares, e em raras ocasiões, utilizam o computador para essa função?

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), o acesso de sites pelos dispositivos móveis aumentou em 98% de 2017 para 2018.

Por essa razão, uma das práticas de UX é aumentar a responsividade e fazer com que a sua plataforma tenha facilidade em ser acessada por qualquer dispositivo, seja ele um computador, tablet ou smartphone.

Dessa forma, quando um visitante for acessar por um celular, ele terá mais navegabilidade e otimização, aumentando a sua experiência e satisfação e fazendo com que o mesmo permaneça por mais tempo na página.

Além disso, se você tem um e-commerce que vende produtos industriais, como molde de injeção de plástico, a maior responsividade também aumenta as chances de vendas e maximizar os seus lucros!

UX design

O UX design tem um papel essencial na estrutura e informações de uma página. Não é à toa que empresas renomadas, como a Coca-Cola, Google e Nike se preocupam e investem tanto com o design de suas plataformas.

O UX design são estratégias de design focadas no usuário e no público de uma empresa. Ele une o lado humano com a tecnologia, e busca resolver os problemas e necessidades dos clientes.

Em uma empresa de tratamento de água, o design do website da empresa pode ser totalmente diferente de um comércio de produtos de decoração, por exemplo.

Ou seja, o UX design foca no usuário e garante trazer vantagens frente a satisfação e a melhoria da experiência.

Implementação de ações interativas

Como mencionamos no início do post, as práticas de UX também visam o maior nível de interação com os clientes, de forma a impulsioná-los e convertê-los nos objetivos da organização.

Por isso, o UX também cuidam e analisam ações como a inserção de CTAs (call-to-action), conteúdos e imagens interativas e anúncios variados.

Dessa forma, as chances de conversão aumentam e sua empresa pode se destacar em meio a concorrência!

Agora que você já conhece tudo sobre as práticas de UX e quais são as ações mais eficazes para aplicar em sua plataforma, o que acha de adotar essas ideais e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.