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 5 Atitudes para aumentar a produtividade

5 Atitudes para aumentar a produtividade

No último mês participei do evento RD Summit, em Florianópolis/SC, um dos maiores eventos de marketing digital do Brasil. Entre as diversas palestras interessantes, uma me chamou muito a atenção, e não era de marketing digital. Era o bold talk “Como se tornar um profissional mais produtivo”, com o grande Christian Barbosa.

Christian nos lembrou de um problema cada vez mais presente na sociedade: a falta de tempo. As pessoas não têm tempo de fazer as tarefas do trabalho, estudar, se exercitar, comer e nem de ser feliz. Uma coisa que acabamos esquecendo é que o tempo é nosso bem mais precioso, e não podemos deixá-lo em segundo plano. Por isso, separei 5 atitudes que vão te ajudar a otimizar o tempo, ser mais produtivo no trabalho e ser mais feliz.

1 – Saia das redes sociais agora!como-aumentar-a-produtividade-saia-das-redes-sociais

Clichê! Todo mundo sabe que as redes sociais consomem nosso tempo, mas mesmo assim, continuam passando o feed de notícias do Facebook e deixando os compromissos de lado. A dica aqui não é parar de usar as redes sociais, pois elas já fazem parte do nosso cotidiano e nos conectam de um jeito incrível ao mundo e as pessoas. Porém, no trabalho e nos momentos em família, isso atrapalha e muito. Se preferir, determine um momento do dia para isso, pois o feed de uma rede social é um grande consumidor de tempo.

2 – Crie um método de gerenciamento de tarefas

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Evernote, Onenote, Google Keep, Trello… Provavelmente você já ouviu falar de alguma delas, correto? Essas ferramentas para gerenciar tarefas são ótimas para a organização, cada uma com suas peculiaridades. Atualmente, uso o Evernote, mas já usei todas as outras opções. Na palestra, o Christian indicou o Onenote, da Microsoft. Todas possuem versões gratuitas, então não tem desculpa para não usar.

Experimente, teste e veja qual é mais adequada para você. Se preferir, pode usar também blocos de anotações, post-its ou agenda pessoal. Você define como gerenciar suas tarefas, o que não pode é deixar isso de lado. Outra ferramenta que o Christian indicou é a Goboxi, para organizar agenda, e-mails e tarefas dentro do mesmo local. Ainda estou testando, mas parece muito interessante.

3 – Defina prioridades para as suas tarefas

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Acredito que essa foi a maior dica do Christian que já inseri no meu cotidiano e está fazendo uma grande diferença. Existem 3 tipos de tarefas: urgente, importante e circunstancial. Tarefas urgentes são aquelas que geram um impacto positivo e precisam ser feitas imediatamente, tarefas importantes também geram impacto positivo, mas podem ter um prazo maior de execução, e tarefas circunstanciais são tarefas que não fazem tanta diferença no dia a dia, mas precisam ser feitas. Você só precisa classificar suas tarefas em seu planejamento diário e também vai ver a diferença. Para ajudar na organização, defina seu planejamento diário para os próximos 3 dias.

IMPORTANTE: não deixe as tarefas importantes para a última hora, pois assim vão se tornar tarefas urgentes. É preciso encaixá-las no seu planejamento diário, de um jeito que você não fique apagando incêndios todos os dias só com tarefas urgentes.

4 – Foca na tarefa

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Dispersar a atenção é algo que prolonga muito o tempo de execução de uma tarefa. Imagine a seguinte situação: você está fazendo um relatório e recebe um e-mail, para de fazer o relatório para responder o e-mail, volta para o relatório, vai pegar uma xícara de café, volta para o relatório, responde a conversa no chat da empresa, volta para o relatório. Em todas essas situações você perdeu a concentração no que estava fazendo e multiplicou o tempo de execução dessa tarefa.

Enquanto estiver fazendo algo, mantenha foco total. Responda os e-mails e pegue a xícara de café antes de iniciar e responda o chat da empresa após finalizar. Deixe para fazer essas coisas entre uma tarefa e outra, assim você não perde o foco e ganha tempo. Se no seu trabalho em alguns momentos seus colegas vêm até você com alguma solicitação, deixe claro que, enquanto você estiver fazendo uma tarefa, não quer ser interrompido, e que ao finalizar dará a devida atenção.

5 – Não caia na rotina

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Ficando em uma rotina você vai se tornar infeliz, e uma pessoa infeliz não é produtiva. Além do mais, a ferramenta que é boa para otimizar seu tempo hoje pode não ser a melhor amanhã. O método que você utiliza hoje pode não ser tão eficiente amanhã. Mude a sua rotina. Repense se o jeito que você está gerenciando as tarefas pode ser melhorado. Sempre tem algo novo e útil a ser agregado. Aliás, você tem alguma dica ou conhece alguma outra ferramenta que também contribui para a produtividade? Comente. Um abraço e até a próxima.

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