5 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI) - Blog Raffcom
 5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

Quando nos conectamos aos nossos smartphones ou computadores, não temos noção da quantidade de dados e informações que são gerados, não é mesmo? Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos foram geradas 90% das informações que consumimos hoje. Em 2019 esse número será equivalente a 64 vezes o volume gerado pela internet em 2005.


Segundo o 
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80,4% das casas possuem acesso à internet e navegam na rede pelo celular, ou seja, cerca de 53,6 milhões de usuários geram dados e informações diariamente. Você já parou para pensar nas incríveis oportunidades que esse universo tem a oferecer?

Um recente estudo, divulgado pela MMA (Mobile Marketing Association), aponta que o brasileiro fica em média quatro horas por dia conectado à internet pelo celular. O estudo ainda constatou que houve:

  • 90% de crescimento no uso de mensagens de texto em comparação com as ligações: as pessoas estão substituindo a voz nas comunicações eletrônicas;
  • 85% de crescimento no acesso dos e-mails via celular: possibilidade de resolver situações de trabalho em qualquer lugar onde o usuário se encontra;
  • 87% de crescimento na navegação da internet via celular: praticidade e mobilidade justificam esse aumento;
  • 04 entre 10 usuários efetuam compras via aplicativos (app): roupas, táxis e ingressos são as transações mobile mais realizadas;
  • 08 apps são usados por brasileiros semanalmente: interatividade e segurança são alguns dos indicadores dessa preferência.

O estudo Data Never Sleeps, da empresa Domo, ainda revela a quantidade de dados e informações que são gerados a cada minuto por meio deste infográfico:

infografico

O FUTURO DA INTERNET EM 2019

De acordo com o novo relatório da Cisco, em 2019, mais da metade do planeta (cerca de 3,9 bilhões de pessoas) terão acesso à internet e o número de dispositivos capazes de acessar a web será três vezes maior do que a população global.

Além disso:

  • O tráfego global na internet poderá chegar a 2,0 zettabytes por ano, ou 168,0 exabytes por mês, ou 100 trilhões de gigabytes. Correspondendo a 23% de crescimento, três vezes a mais do que nos últimos 5 anos;
  • As pessoas utilizarão mais dados e informações por hora na internet, com crescimento de 3,4 vezes, enquanto que a média total de dados utilizados aumentará apenas 2,8 vezes.
  • O tráfego da internet ocupado por horas chegará a 1,7 petabits por segundo;
  • Globalmente, o tráfego da internet vai chegar a 18 gigabytes per capita, acima dos 6 gigabytes per capita em 2014;
  • O número de dispositivos conectados a redes IP será 3,0 vezes maior do que a população global em 2019;
  • A cada segundo, quase um milhão de minutos de conteúdo de vídeo será gerado. 80% de todo tráfego da internet será consumido por visualização de vídeos, acima dos 64% em 2014;
  • O tráfego de dados móveis aumentará 10 vezes entre 2014 e 2019, atingindo 24,2 exabytes por mês;
  • O tráfego na América Latina atingirá 12,9 exabytes por mês, o que corresponderá 11,3 exabytes por mês. Enquanto na Ásia e Pacífico poderá chegar a 54,4 exabytes por mês, ou seja, 04 vezes a mais.

Diante desse cenário de dados, informações, conhecimento e inteligência gerados a todo instante, o Business Intelligence (BI) surge para ajudar os profissionais e empresas a encontrarem soluções efetivas para os seus negócios. Mas por que o BI é tão importante? Porque com ele você vai conseguir fazer análises mais precisas, filtrando realmente o que há de mais importante para uma tomada de decisão.

No post Como BI pode te orientar a novas estratégias, é possível conhecer as inúmeras possibilidades existentes nessa área.

FERRAMENTAS DE VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Não seria ótimo se houvesse um software que pudesse te dizer quando e como desenvolver um novo modelo de negócio altamente rentável ou em qual mercado é mais oportuno investir?

Infelizmente, esse software não existe. Porém, há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, que podem auxiliar no reajuste de produtos e conteúdos apresentados aos clientes, na geração de insights, na alocação de budget, entre outras possibilidades, como você verá a seguir.

1) GOOGLE DATA STUDIO (Beta)

Com a nova solução do Google é possível transformar dados em ótimos relatórios e informativos fáceis de ler, compartilhar e personalizar conforme sua necessidade. O Data Studio já está disponível para teste no Brasil. Com ele é possível criar gratuitamente até cinco relatórios personalizados com edição e compartilhamento ilimitado.

Entre as principais funções do Google Data Studio, podemos citar:

Coleta de dados

É possível acessar com facilidade as origens de dados para compreender seu negócio e tomar decisões mais assertivas.

Transformação de dados

Os dados brutos podem ser convertidos rapidamente em relatórios e painéis fáceis de acompanhar, sem a necessidade de códigos ou consultas.

Criação de relatórios e painéis atraentes

Os gráficos são gerados com significado para serem compartilhados com outros integrantes da equipe.

Aproveitamento do trabalho em equipe

É possível contar com a colaboração de todos os integrantes na construção de painéis para a geração de insights.

2) IBM WATSON ANALYTICS

IBM Watson Analytics é uma solução em cloud computing para a análise e visualização inteligente de dados, que orienta a exploração de informações, automatiza a análise preditiva e permite criar dashboards e infográficos de maneira simples. Um diferencial do Watson é a utilização de amostras de dados do Twitter e dos relatórios do IBM Cognos Business Intelligence.

Podemos destacar, entre as principais funções do IBM Watson Analytics:

Descoberta de soluções

É possível realizar determinadas perguntas para que o sistema obtenha respostas instantâneas.

Tomada de decisões

Definição de objetivos a partir dos dados levantados e visualização dos fatores que irão influenciar os resultados.

Criação de um cenário

Construção de dashboards para auxiliar na apresentação de ideias e argumentos.

Análise de dados

É possível certificar-se de que os dados coletados são confiáveis para uma análise detalhada e de fácil compreensão.

3) ADOBE ANALYTICS

Adobe Analytics é uma das ferramentas de Business Intelligence que permite a implementação em tempo real de análises e segmentações detalhadas em todos os canais de marketing, bem como a descoberta do público-alvo mais relevante para sua campanha, busca de oportunidades escondidas, identificação de problemas, além da possibilidade de manter toda a equipe informada com as ideias mais importantes.

adobe-analytics

Entre as principais funções do Adobe Analytics, estão:

Relatórios e painéis

Organização e visualização de dados em painéis personalizados, com a possibilidade de compartilhá-los por e-mail ou smartphone.

Ad-hoc

É possível fazer perguntas para o sistema e encontrar em tempo real oportunidades, associações e insights.

Espaço de trabalho

Combinação de dimensões, métricas e segmentos com divisões ilimitadas.

Segmentação

Encontro de segmentos novos e de alto valor agregado.

Automação em tempo real

Possibilidade de criar regras que automatizam alertas para a tomada de decisões em tempo real.

Retenção de clientes

Entendimento dos motivos que influenciam a alta rotatividade de clientes.

4) MICROSOFT POWER BI

É um conjunto de ferramentas de análise de negócios, que tem como principal objetivo auxiliar na análise e compartilhamento de ideias. Os painéis do Power BI fornecem uma visão de 360º das métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em diferentes dispositivos (desktop, tablet e smartphone).

O Power BI ainda é compatível com mais de 60 conexões, como os banco de dados SQL ServerGoogle AnalyticsSalesforce, comScoreMailChimpSharePoint, entre outros.

Entre as principais funções do Microsoft Power BI destacam-se:

Negócios

Monitoramento de dados importantes para que a organização tenha controle dos resultados das ações planejadas.

Relatório

Criação de painéis para a visualização e análise de dados com a possibilidade de compartilhamento.

Análise

Compilação de modelos robustos e reutilizáveis de dados para a criação de relatórios personalizados.

Mobilidade

Interatividade no aplicativo com o serviço do Power BI Embedded.

5) TABLEAU

A premissa do Tableau é ajudar as pessoas a verem e compreenderem os dados, de uma maneira simples, rápida, útil e com usabilidade. A empresa defende que as pessoas precisam ter o poder em cima dos dados para aproveitar as oportunidades.

Veja as principais funções:

VizQL

Com o sistema de arrastar e soltar, a consulta ao banco de dados torna-se mais compreensível.

Desktop

Compatível com planilhas, banco de dados SQL, Hedoop ou nuvem, é possível conectar o Tableau a qualquer dado, em qualquer lugar.

Server

Compatível com as fontes de dados empresariais mais populares como OracleAWS RedshiftTeradataMicrosoft SQL Server entre outras, com acesso compartilhado para todas as pessoas da empresa, seja local ou na nuvem.

Online

Visualização de dashboards a partir de qualquer lugar com acesso à internet, seja no escritório, em casa ou em viagem. Através da sua versão online é possível receber alertas quando as conexões de dados falharem e atualizar os dados sobre horários definidos a qualquer momento.

 

Bom, agora que você conheceu as cinco melhores ferramentas de Business Intelligence do mercado é o momento de escolher aquela que atende aos objetivos da organização, além de caber no orçamento da empresa.

TRÊS DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR FERRAMENTA

Necessidade

Tenha bem claro o que você necessita e saiba o limite do seu projeto. Avalie as funcionalidades e a usabilidade da ferramenta. Grande parte delas fornece uma versão teste de 30 dias.

Suporte

Confira se, no contrato, há embutido o valor da manutenção e suporte. Normalmente esse tipo de ferramenta necessita de um período de adaptação e, certamente, sua equipe precisará de apoio durante esse período.

Avaliação

Procure por feedbacks dos usuários e avalie o grau de satisfação deles. Obtenha o máximo de informações possíveis para fazer a escolha certa e não se arrepender posteriormente.

O mercado nunca esteve tão atento à área de Business Intelligence. A cada dia surgem novas ferramentas prometendo soluções milagrosas, por isso, fique atento e seja sensato no momento da escolha. O BI é uma atividade que vem revolucionando a maneira como as pessoas tomam decisões e como as empresas se posicionam no mercado.

Tenho certeza de que você e sua equipe não estão a fim de ficar atrás da concorrência, certo? Então continue acompanhando as próximas postagens e, caso você use alguma das ferramentas citadas acima, deixe o seu feedback.  

Até breve!

REFERÊNCIAS

Brasileiros passam em média quatro horas por dia conectados à internet pelo celular
Celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, mostra IBGE
A importância do Big Data na organização de informações
Data never sleeps 4.0
Em 2019, 80% do tráfego de internet do mundo será de vídeos
The self-tuning enterprise
A revolução dos algoritmos e o futuro das empresas
7 dicas para comprar software

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Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

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