5 Ferramentas de Business Intelligence (BI) - Blog Raffcom
 5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

Quando nos conectamos aos nossos smartphones ou computadores, não temos noção da quantidade de dados e informações que são gerados, não é mesmo? Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos foram geradas 90% das informações que consumimos hoje. Em 2019 esse número será equivalente a 64 vezes o volume gerado pela internet em 2005.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80,4% das casas possuem acesso à internet e navegam na rede pelo celular, ou seja, cerca de 53,6 milhões de usuários geram dados e informações diariamente. Você já parou para pensar nas incríveis oportunidades que esse universo tem a oferecer?

Um recente estudo, divulgado pela MMA (Mobile Marketing Association), aponta que o brasileiro fica em média quatro horas por dia conectado à internet pelo celular. O estudo ainda constatou que houve:

    • 90% de crescimento no uso de mensagens de texto em comparação com as ligações: as pessoas estão substituindo a voz nas comunicações eletrônicas;
    • 85% de crescimento no acesso dos e-mails via celular: possibilidade de resolver situações de trabalho em qualquer lugar onde o usuário se encontra;
    • 87% de crescimento na navegação da internet via celular: praticidade e mobilidade justificam esse aumento;
    • 04 entre 10 usuários efetuam compras via aplicativos (app): roupas, táxis e ingressos são as transações mobile mais realizadas;
    • 08 apps são usados por brasileiros semanalmente: interatividade e segurança são alguns dos indicadores dessa preferência.

O estudo Data Never Sleeps, da empresa Domo, ainda revela a quantidade de dados e informações que são gerados a cada minuto por meio deste infográfico:

infografico

O FUTURO DA INTERNET EM 2019

De acordo com o novo relatório da Cisco, em 2019, mais da metade do planeta (cerca de 3,9 bilhões de pessoas) terão acesso à internet e o número de dispositivos capazes de acessar a web será três vezes maior do que a população global.

Além disso:

    • O tráfego global na internet poderá chegar a 2,0 zettabytes por ano, ou 168,0 exabytes por mês, ou 100 trilhões de gigabytes. Correspondendo a 23% de crescimento, três vezes a mais do que nos últimos 5 anos;
    • As pessoas utilizarão mais dados e informações por hora na internet, com crescimento de 3,4 vezes, enquanto que a média total de dados utilizados aumentará apenas 2,8 vezes.
    • O tráfego da internet ocupado por horas chegará a 1,7 petabits por segundo;
    • Globalmente, o tráfego da internet vai chegar a 18 gigabytes per capita, acima dos 6 gigabytes per capita em 2014;
    • O número de dispositivos conectados a redes IP será 3,0 vezes maior do que a população global em 2019;
    • A cada segundo, quase um milhão de minutos de conteúdo de vídeo será gerado. 80% de todo tráfego da internet será consumido por visualização de vídeos, acima dos 64% em 2014;
    • O tráfego de dados móveis aumentará 10 vezes entre 2014 e 2019, atingindo 24,2 exabytes por mês;
    • O tráfego na América Latina atingirá 12,9 exabytes por mês, o que corresponderá 11,3 exabytes por mês. Enquanto na Ásia e Pacífico poderá chegar a 54,4 exabytes por mês, ou seja, 04 vezes a mais.

Diante desse cenário de dados, informações, conhecimento e inteligência gerados a todo instante, o BI surge para ajudar os profissionais e empresas a encontrarem soluções efetivas para os seus negócios. Mas por que o Business Intelligence é tão importante? Porque com ele você vai conseguir fazer análises mais precisas, filtrando realmente o que há de mais importante para uma tomada de decisão.

FERRAMENTAS DE VISUALIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

Não seria ótimo se houvesse um software que pudesse te dizer quando e como desenvolver um novo modelo de negócio altamente rentável ou em qual mercado é mais oportuno investir?

Infelizmente, esse software não existe. Porém, há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, que podem auxiliar um profissional de Business Intelligence no reajuste de produtos e conteúdos apresentados aos clientes, na geração de insights, na alocação de budget, entre outras possibilidades, como você verá a seguir.

1) GOOGLE DATA STUDIO (Beta)

Com a nova solução do Google é possível transformar dados em ótimos relatórios e informativos fáceis de ler, compartilhar e personalizar conforme sua necessidade. O Data Studio já está disponível para teste no Brasil. Com ele é possível criar gratuitamente até cinco relatórios personalizados com edição e compartilhamento ilimitado.

2) IBM WATSON ANALYTICS

IBM Watson Analytics é uma solução em cloud computing para a análise e visualização inteligente de dados, que orienta a exploração de informações, automatiza a análise preditiva e permite criar dashboards e infográficos de maneira simples. Um diferencial do Watson é a utilização de amostras de dados do Twitter e dos relatórios do IBM Cognos Business Intelligence.

3) ADOBE ANALYTICS

Adobe Analytics é uma das ferramentas de Business Intelligence que permite a implementação em tempo real de análises e segmentações detalhadas em todos os canais de marketing, bem como a descoberta do público-alvo mais relevante para sua campanha, busca de oportunidades escondidas, identificação de problemas, além da possibilidade de manter toda a equipe informada com as ideias mais importantes.

adobe-analytics

4) MICROSOFT POWER BI

É um conjunto de ferramentas de análise de negócios, que tem como principal objetivo auxiliar na análise e compartilhamento de ideias. Os painéis do Power BI fornecem uma visão de 360º das métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em diferentes dispositivos (desktop, tablet e smartphone).

5) TABLEAU

A premissa do Tableau é ajudar as pessoas a verem e compreenderem os dados, de uma maneira simples, rápida, útil e com usabilidade. A empresa defende que as pessoas precisam ter o poder em cima dos dados para aproveitar as oportunidades.

Bom, agora que você conheceu as cinco melhores ferramentas de Business Intelligence do mercado é o momento de escolher aquela que atende aos objetivos da organização, além de caber no orçamento da empresa.

TRÊS DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR FERRAMENTA

Necessidade

Tenha bem claro o que você necessita e saiba o limite do seu projeto. Avalie as funcionalidades e a usabilidade da ferramenta. Grande parte delas fornece uma versão teste de 30 dias.

Suporte

Confira se, no contrato, há embutido o valor da manutenção e suporte. Normalmente esse tipo de ferramenta necessita de um período de adaptação e, certamente, sua equipe precisará de apoio durante esse período.

Avaliação

Procure por feedbacks dos usuários e avalie o grau de satisfação deles. Obtenha o máximo de informações possíveis para fazer a escolha certa e não se arrepender posteriormente.

O mercado nunca esteve tão atento à área de Business Intelligence. A cada dia surgem novas ferramentas prometendo soluções milagrosas, por isso, fique atento e seja sensato no momento da escolha. O BI é uma atividade que vem revolucionando a maneira como as pessoas tomam decisões e como as empresas se posicionam no mercado.

Tenho certeza de que você e sua equipe não estão a fim de ficar atrás da concorrência, certo? Então continue acompanhando as próximas postagens e, caso você use alguma das ferramentas citadas acima, deixe o seu feedback.  

Até breve!

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