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 5 ferramentas de Web Analytics

5 ferramentas de Web Analytics

No post anterior, 5 ferramentas de visualização de dados, destacou-se o aumento exagerado da produção de dados. Um crescimento que poderá ser 3 ou 4 vezes maior do que aquilo que é produzido atualmente, correspondendo a um crescimento de 23% até 2019. Tendo em vista esse cenário, torna-se indispensável que as empresas passem a dispor de ferramentas de Web Analytics, além de analistas que aproveitem ao máximo todo o potencial desses dados.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário seguir este processo:

Fluxo da Gestão do conhecimento

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Além disso, é bem provável que você faça alguns questionamentos com relação a melhor ferramenta de Web Analytics a ser escolhida. Tais como:

  • Qual ferramenta de medição é mais indicada para minha necessidade?
  • Como posso ter insights com tantos dados e informações dispersas?
  • Em qual métrica e número devo confiar?
  • Como posso garantir o sigilo dos meus dados?

Para facilitar as coisas para você, iremos apresentar a seguir as cinco principais ferramentas de Web Analytics utilizadas no mercado global e no mercado brasileiro. Lembre-se que a cada dia são criadas milhares de plataformas. Cabe a você analisar minuciosamente suas funcionalidades e vantagens, a fim de selecionar aquela que melhor atende às suas necessidades.

Ferramentas de Web Analytics mais utilizadas no Brasil

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O Google Analytics é a ferramenta de Web Analytics mais utilizada pelos brasileiros. No entanto, quando comparamos com a média mundial, esses números se diferem.

O relatório do Gartner 2017 apresenta as principais ferramentas de BI e Web Analytics. Além das mudanças que as organizações tradicionais passam para se adequar a um novo modelo de análise de dados.

Outro tema abordado nesse estudo é o aproveitamento das vantagens pelos novos players, tanto no desenvolvimento ágil como nas funcionalidades corporativas de segurança e governança de dados.

Quadrante mágico para plataformas de Business Intelligence e Analytics

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Até 2020 o grande diferencial oferecido pelas ferramentas de BI e Web Analytics será o acesso às consultas analíticas (self-service), utilizando o processamento de linguagem natural e voz, com inteligência artificial (Machine learning).

FERRAMENTAS DE WEB ANALYTICS

GOOGLE ANALYTICS

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O Google Analytics é uma das ferramentas mais populares e utilizadas para a mensuração de resultados Web Analytics. Ela possui uma infinidade de funções que podem auxiliar na descoberta de oportunidades.

  • Tempo real: acompanhamento em real time dos acessos ao site, como local, origens do tráfego, conteúdo, eventos e conversões;
  • Público-alvo: identificação das características dos usuários bem como seu comportamento no site. Uma das principais é o sexo do usuário, idade, categoria de afinidade, localização, idioma, entre outros elementos;
  • Aquisição: conhecimento de como os usuários chegaram ao site por meio das inúmeras formas de tráfego (direto, orgânico, CPC, social, entre outras);
  • Comportamento: descoberta de como o usuário interage ao site. Termos mais pesquisados e velocidade do site são duas das principais métricas dessa dimensão;
  • Conversões: acompanhamento de ações específicas que o usuário concluiu no site, seja a confirmação de uma venda ou o preenchimento de um formulário de contato.

ADOBE ANALYTICS

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O Adobe Analytics é uma ferramenta de Web Analytics que permite a implementação em tempo real de análises e segmentações detalhadas em todos os canais de marketing. Bem como a descoberta do público-alvo mais relevante para a sua campanha.

Outras funções que podemos considerar são a busca por oportunidades escondidas e a identificação de problemas. Além da possibilidade de manter toda a equipe informada com as ideias mais importantes através de painéis interativos.

  • Relatórios e painéis: organização e visualização de dados em painéis personalizados, com a possibilidade de compartilhá-los por e-mail ou smartphone;
  • Ad-hoc: possibilidade de fazer perguntas para o sistema e encontrar em real time oportunidades, associações e insights;
  • Espaço de trabalho: combinação de dimensões, métricas e segmentos com divisões ilimitadas;
  • Segmentação: descoberta de segmentos novos e de alto valor agregado;
  • Automação em tempo real: possibilidade de criar regras que automatizam alertas para a tomada de decisões em real time;
  • Retenção de clientes: compreensão dos motivos que influenciam a alta rotatividade de clientes.

WEB TRENDS ANALYTICS

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O Web Trends Analytics possibilita acompanhar toda a jornada do usuário no site, bem como o desempenho das campanhas em real time. Como diferencial, a plataforma fornece relatórios intuitivos, auxiliando os analistas em reuniões ou brainstorming.

  • Estratégia de medição digital e processos operacionais: auxilia na projeção de estratégias de campanhas multicanal e desenvolve processos para mantê-las ao longo do tempo;
  • Governança corporativa de dados: garante a procedência e precisão dos dados coletados;
  • Segmentação e estratégia de pontuação: ajuda na criação de estratégias de segmentação alinhada aos atributos comportamentais dos usuários;
  • Ad-Hoc: possibilidade de alterar a ordem das dimensões para transformar um relatório em outro imediatamente conforme necessidade.

QLIK

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A Qlik oferece a descoberta e análise de dados orientados por um aplicativo autônomo. Segundo o Gartner, ela está posicionada no quadrante Líderes, sendo classificada como uma ferramenta robusta, que proporciona boa experiência ao usuário.

Em 2016, o uso desta ferramenta cresceu cerca de 20%, graças aos dois produtos ofertados pela empresa. O primeiro é o Qlik Sense (considerado carro chefe da empresa) e segundo é o QlikView (que é o líder de vendas).

  • Implementação: é escalável, o que permite que as linhas de negócios e TI possam cruzar diferentes fontes de dados, acessíveis por meio de painéis altamente interativos. A facilidade do uso do Qlik é o seu grande diferencial;
  • Ativação do usuário: através da arquitetura de BI moderna, os usuários podem se tornar desenvolvedores de conteúdo, agregando ainda mais valor as suas análises;
  • Parceiros: uma das suas forças de vendas é o alto número de parceiros que a Qlik adquiriu durante todo esse tempo. Recentemente fechou parceria com a Industrial CodeBox.

SAP

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A SAP oferece um grande número de soluções de BI e Web Analytics para a implementação de relatórios, com grande volume de dados, como painéis e relatórios para usuários corporativos e ferramentas especializadas para cientistas de dados.

Segundo Gartner, a plataforma está no quadrante Visionários, devido ao fato de que as suas soluções são robustas para a indústria, uso de Machine learning, arquitetura de microservice entre outras funcionalidades inovadoras.

  • Digital Boardroom: como principal diferencial, a solução da SAP foi pensada para ser utilizada em monitores com touchscreen grande, ampliando a visualização dos dados;
  • Acesso e escalabilidade de dados: esses são os principais fatores que fazem da SAP ser uma das plataformas mais desejadas no mercado. O acesso a fontes de dados Hadoop e NoSQL são destaques;
  • Complexidade de análise: possui avançados recursos de análise, que incluem previsões, análise de texto e árvores de decisão através de uma interface visual. Esses modelos podem ser aprimorados e refinados por cientistas de dados no produto Estatísticas Visuais Integradas.

Concluindo

Bom, agora que você conheceu as principais ferramentas de Web Analytics do mercado é importante ter atenção aos seguintes aspectos para escolher aquela que melhor se adapta a sua realidade:

  1. Procure por feedbacks dos usuários e avalie o grau de satisfação deles. Obtenha o máximo de informações possíveis para fazer a escolha certa e não se arrepender posteriormente.
  2. O mercado nunca esteve tão atento à área de Business Intelligence e Web Analytics. A cada dia surgem novas ferramentas prometendo soluções milagrosas. Por isso, fique atento, seja sensato no momento da escolha e tenha em mente o seu real objetivo.

Tenho certeza de que você e a sua equipe não estão dispostos a ficar atrás da concorrência, certo? Então continue acompanhando as próximas postagens e, caso você use alguma das ferramentas de Web Analytics citadas acima, deixe o seu feedback.

Até breve!

REFERÊNCIAS:
Magic Quadrant for Business Intelligence and Analytics Platforms
Google Analytics é a ferramenta de Web Analytics mais utilizada no mundo
Google Analytics
O uso das ferramentas de Web Analytics no processo de inteligência competitiva das organizações
A transformação do BI tradicional no novo mundo de self-service BI e a realidade dos novos competidores

Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

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