5 maiores erros de um Analista de Social Ads - Blog Raffcom
 5 maiores erros de um Analista de Social Ads

5 maiores erros de um Analista de Social Ads

Cuidado, amigo! Você pode estar errando feio e nem sabe.

O mercado publicitário brasileiro está crescendo muito, principalmente quando falamos de ações no ambiente digital. Para muitos, tudo é novidade e até complicado de entender. Se você é novo no pedaço e não sabe se está no caminho certo, eu te apresento os cinco piores erros que um Analista de Social Ads pode cometer (eles não são tão óbvios como você imagina!). Então, pega o bloquinho e anota aí:

1 – Acreditar que quantidade é qualidade.

5-maiores-erros-de-um-analista-de-social-ads-qualidade-quantidade

Tem muita gente por aí que acredita que uma página com milhares de likes é muita coisa, ou ainda que um alcance alto lhe garante conversões. Pois vou te contar um segredinho: isso só serve para massagear seu ego, companheiro. Mais conhecida como “Métrica da Vaidade”, indicadores como alcance, envolvimento, likes de nada servem se não trazem resultados reais para o seu negócio. Tenha sempre a sua macro conversão em mente, ela é seu guia, ela é importante!

2 – Esquecer que o seu site existe.

5-maiores-erros-de-um-analista-de-social-ads-esquecer-site

Um erro muito comum em Analista de Social Ads é analisar o desempenho das campanhas, levando em conta KPI’s como CTR, custo, frequência e, esquecer as métricas do comportamento do usuário no site. Taxa de rejeição, tempo de permanência na página, número de páginas visitadas por sessão, são dados tão valiosos como qualquer pontuação de relevância. Pense comigo, de nada me vale levar um usuário ao meu site por um custo muito baixo e o sujeito permanecer durante 1seg na página, não é? Ou então ter um CTR incrível em anúncios para mobile, mas seu site não é responsivo… É necessário cruzar dados de desempenho dos ads com informações das plataformas de web analytics.

3 – Levar métricas isoladas ao pé da letra.

5-maiores-erros-de-um-analista-de-social-ads-pe-da-letra

Sei que, assim como eu, você é apaixonado por resultados. Uma pontuação de relevância alta nos faz felizes instantaneamente, da mesma forma que uma taxa de rejeição muito elevada acaba com nosso dia, não é? Dá uma dorzinha no coração ver aquela métrica tão ruim, mas calma! Quero te dizer que uma métrica isolada não te diz nada. Um blog pode ter uma taxa de rejeição um pouco mais alta, por exemplo. Sabe-se que as matérias normalmente estão em uma única página, não necessitando clique. Então, se outros indicadores estiverem bons, não há motivo para o desespero. Nunca acredite em um só dado: pesquise, entenda, procure e cruze.

 4 – Ter ‘preguicinha’ de utilizar as ferramentas corretas.

5-maiores-erros de-um-analista-de-social-ads-preguica-ferramentas

A zona de conforto é um lugar quentinho, sei que ninguém quer sair de lá. Mas, vou te contar outro grande segredo: é necessário sair! Por exemplo, quem trabalha com Facebook Ads sabe que se pode fazer anúncios de várias formas: Impulsionando publicações/página, pelo Business Manager e pelo Power Editor. Cada ferramenta tem a sua particularidade e opções mais avançadas para criação dos Ads. Sei que talvez o Power Editor seja um pouco complexo no começo, mas tudo que ele te proporciona compensa o esforço para entendê-lo. Portanto, saia do automático e evolua com as ferramentas, você tem mais a ganhar do que imagina.

5 – Ser resistente a mudanças.

5-maiores-erros de-um-analista-de-social-ads-resistencia-mudancas

Minha mãe sempre me disse: “Tem milho que não nasceu para ser pipoca”. São aqueles grãos que sempre sobram no fundo da panela por serem mais resistentes ao calor, perdendo a sua utilidade. Acredito que o mesmo acontece com quem resiste às mudanças do mercado, de ferramentas e de técnicas. Nossa profissão muda com a velocidade da internet, reclamar que as coisas não são como antes, é em vão. Outros virarão pipoca e você ficará no fundo da panela. Deixe o novo vir e permita que ele transforme sua rotina. Novidade faz bem para pele!

Tem muitos outros erros que todos nós cometemos e nem sabemos. O importante é estar em constante desenvolvimento. Quer aprender um pouquinho mais? Saiba quais são as 10 coisas que você precisa pensar antes de investir em marketing digital.

Espero que minhas dicas sejam úteis para você!

Até a próxima! ;D

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

bruna grimes de social ads

Bruna Grimes

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

5 tendências de Business Intelligence (BI) para 2018

Nos últimos anos, o surgimento de várias tendências influenciou significativamente no modo como as organizações trabalham, interagem, comunicam, colaboram e se protegem. Segurança de dados, inteligência artificial (AI), armazenamento em nuvem são os principais impulsionadores dessa evolução tecnológica. E não seria diferente no uso de softwares e tecnologias para Business Intelligence (BI) e  Web Analytics. […]

SEO para YouTube

Quem trabalha com marketing digital sabe que o SEO é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para obter resultados no meio online. No entanto, o que muitos ainda não sabem  é que o SEO para YouTube é extremamente importante para as estratégias relacionadas aos vídeos. Segundo estatísticas do próprio YouTube, o site […]

O Cotidiano Criativo em uma Agência de Publicidade

Muitas pessoas têm a impressão de que o cotidiano dos profissionais de uma agência de publicidade, principalmente se tratando do departamento de criação, é recheado de brincadeiras, piadas, videogame e conversa fiada, com os pés pra cima da mesa e os braços cruzados por trás da cabeça, aguardando aquele insight, aquela sacada genial que resolverá […]