7 dicas para dar adeus ao Spam - Blog Raffcom - Agência Full Service
 7 dicas para dar adeus ao Spam

7 dicas para dar adeus ao Spam

Para quem está pegando o trem agora, vale relembrar que o envio de e-mail marketing é uma prática bastante tradicional e que gera resultados satisfatórios quando feito da forma certa. Além de elevar a taxa de cliques, também aumenta as conversões e gera clientes fiéis.

Entretanto, nem tudo é magia por aqui. Com grandes conversões vêm grandes responsabilidades e sim, estamos falando da alta taxa de spams que nos assombra, oriunda da frequência alta do disparo de e-mails ou pela negligência com relação aos cuidados necessários antes de cada envio.

Para evitar que isso aconteça, separamos 7 dicas para dar adeus ao spam e aumentar sua taxa de cliques e conversão.

Todos prontos? Vamos lá.

NÃO UTILIZE SOMENTE IMAGEM

Um bom e-mail marketing deve ser composto por texto e imagens e, posteriormente, convertido para html. Para isso, utilize um bom banco de imagens, dando preferência para o banco da própria ferramenta de disparo.

Na hora de fatiar o seu e-mail, lembre-se de não economizar nas fatias para depois montar seu layout novamente em html. Nossa dica é que você utilize o Notepad++ para configurar seu html, ele é leve e não leva comentários que identificam o programa de origem no cabeçalho do código.

Confuso? Entenda melhor aqui, neste post com dicas para deixar o html mais limpo para e-mail marketing.

CUIDADO COM A CHAMADA

Usar CTAs como “compre agora”, “compre aqui”, “grátis” e “clique aqui”, pode ser a garantia de e-mail para caixa de spam. Por isso, busque por alternativas como “conheça mais”, “quero!” e “tenho interesse”.

FUJA DAS MÍDIAS

O uso de áudios e vídeos no corpo do e-mail o torna pesado e aumenta o risco de alerta de spam. Opte por imagens com links que podem direcionar o usuário ao vídeo.

FIQUE ATENTO AO LINK DE DESTINO

Busque sempre por links limpos, evitando expressões como “emkt” e “mailmkt”, assim você evita que o detector de spam reduza seu alcance. Lembre-se de jamais anexar um link de destino com arquivos *.exe, *.scr, *.prf ou *.dll.

UTILIZE SOMENTE REMETENTES VÁLIDOS

Evite utilizar um e-mail remetente que não seja válido, como os noreply@exemplo.com.br. Além de aumentar a chance do e-mail cair no spam, você corre o risco de perder vendas.

PERSONALIZE SUA MENSAGEM

Comandos para personalizar os e-mails com os dados dos destinatários existem e são mais do que bem-vindos, pois farão com que cada mensagem seja personalizada e  diminuam as chances de se tornar spam.

CERTIFIQUE-SE DE QUE SUA BASE É LIMPA

A garantia de sucesso está sempre na sua base. De nada adianta ter o contato de cinquenta mil pessoas se somente mil forem válidos. Faça uma faxina, retire os e-mails inválidos (você pode fazer isso através de ferramentas) e o mais importante: segmente! Não é porque o cliente “A” gosta de tal produto que o cliente “B” também vai gostar. Procure segmentar por cidade, sexo, profissão, interesses, dentre outros aspectos que identificar.

Anotou tudo? Agora é só colocar em prática. Depois, compare seus resultados anteriores com os obtidos após as dicas forem aplicadas.

Não esqueça de comentar aqui embaixo como ficou seu desempenho e fique à vontade para tirar suas dúvidas também.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Janaina Fischer Analista de E-mail marketing

Janaina Fischer

Analista de E-mail marketing

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Novo Formato de Campanhas “Somente para Chamada” no Google AdWords

O Google AdWords lançou recentemente uma nova função para quem visa aumentar o recebimento de chamadas telefônicas em anúncios. Agora é possível criar uma campanha com foco total em chamadas telefônicas, concentrando os esforços para atrair pessoas que cliquem em ligar diretamente no anúncio. Com isso, essa campanha utilizará de um tipo de lance diferente […]

Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

A frequência de envios de e-mail marketing é um ponto determinante e bastante delicado no planejamento das campanhas. Se houver exagero nos envios, os leitores podem ficar irritados. Mas se a periodicidade for baixa eles podem acabar perdendo o interesse, esquecendo-se da sua empresa. Para facilitar esta tarefa, reunimos abaixo alguns pontos aos quais é preciso se […]

O que são e como funcionam as correspondências de palavra-chave do Google AdWords

Um dos assuntos que mais gera dúvidas em quem está começando a trabalhar com estratégias de links patrocinados é sobre a melhor forma de trabalhar as palavras-chave em suas campanhas. Agora que já mostramos como utilizar o Keyword Planner, vamos falar sobre a próxima etapa na otimização do desempenho de suas campanhas na rede de […]