A experiência de Estágio em uma Agência de Publicidade - Blog Raffcom
 A experiência de Estágio em uma Agência de Publicidade e Propaganda

A experiência de Estágio em uma Agência de Publicidade e Propaganda

A partir do momento que você inicia o ensino superior, você deixa de lado onze anos de matérias da escola e passa a se dedicar ao aprendizado do curso escolhido, com o objetivo de se preparar para a profissão que irá seguir. Logo no início do curso, já sonhamos com o dia da formatura, a conquista de um bom emprego e uma carreira de sucesso.

Porém, como todos já sabem, nada acontece de um dia para o outro e existe um longo caminho para alcançar estes objetivos. O estágio, por exemplo, é uma etapa deste caminho. Além disso, é uma ótima escolha para quem ainda não é graduado, mas que deseja ter um contato maior com a área.

Nesse post, irei relatar como é a experiência de estágio em uma agência de publicidade e, claro, também irei compartilhar minhas experiências pessoais.

Da teoria à prática

Geralmente, no primeiro semestre da faculdade de PP é apresentado para o aluno quais são as seções e suas funções dentro de uma agência publicitária, os conceitos usados na área e seus significados, campanhas publicitárias e diversos outros assuntos.

Quando você decide fazer um estágio, você não só compreende essas funções, como também “entra de cabeça” no dia a dia da agência de publicidade e conhece novas funcionalidades e princípios que, talvez, nunca tenha ouvido falar na vida. Tudo o que foi aprendido de teórico na faculdade se tornará prática dentro da agência. Esteja preparado para o estágio!

Você aprende muito mais do que imagina

Primeiramente, quando comecei o estágio aqui na Raff, não imaginava o tanto de coisas que poderia aprender em pouco tempo. Basicamente, quando entrei, não tinha a noção de como era realmente o cotidiano de uma agência, os seus setores e as funções de cada departamento. Este foi o primeiro contato com a teoria e a prática da área de Publicidade e Propaganda e eu teria que me habituar com essa nova experiência que estava começando.

Aos poucos, fui conhecendo a função de cada profissional da área, principalmente no setor online – Marketing Digital. Também entrei em contato com diversas plataformas que, a princípio, julguei serem um “bicho de sete cabeças”. Fico feliz em ver que hoje em dia consigo encontrar facilmente algumas métricas no Google Analytics, por exemplo, que necessito para realizar eventuais relatórios.

É um intercâmbio de novas ideias e conceitos

Sim, realizar um estágio é como fazer um intercâmbio: você conhece um novo lugar, novas pessoas, novas experiências e se habitua a uma nova linguagem. No meu caso, por exemplo, sempre estou tendo contato com novas ideias, conceitos, métricas e estratégias, por meio do time do Marketing Digital, que me auxilia e muito a ampliar meus conhecimentos.

Isso é essencial para o desenvolvimento, principalmente quando você encontra profissionais capacitados e dispostos em lhe auxiliar no progresso dentro da empresa. Além disso, uma agência de publicidade é um dos locais em que você mais encontra pessoas de vários estilos, gostos e assuntos diferentes, por isso é tão bacana a interação nesta área. Sempre há novidades, muita cultura e conhecimento a se captar!

A preparação para o futuro

Quem inicia logo cedo um estágio, com certeza, já está sendo preparado aos poucos para garantir um futuro dentro de sua área. O estudante de PP, por exemplo, ao entrar em contato com uma agência ficará por dentro das últimas campanhas realizadas, das novas tendências de mercado, das estratégias que devem ser utilizadas e diversos outros objetivos a serem traçados.

Porém, para acontecer isso de forma construtiva, a pessoa necessita estar disposta a aprender e se dedicar para suprir a demanda que está por vir. A preparação exige uma dose de coragem e, para quem quer começar um estágio, seja na área publicitária ou não, é interessante estar ciente disso.

Uma dica importante!

Essa é uma dica/sugestão pessoal para quem está em busca de estágios e envia apenas o currículo em anexo no e-mail de contato: não faça apenas isso! Caso você seja estudante de Publicidade e Propaganda e/ou Marketing, na hora de enviar o seu currículo para alguma agência ou uma empresa, conte um pouco mais sobre você, sobre a sua experiência profissional, sobre a sua relação com o seu curso e outras coisas adicionais de maneira cursiva, no corpo do e-mail.

Faça algo de diferente na hora de enviar a sua mensagem com um pedido de estágio. Use a sua criatividade e garanta uma excelente oportunidade profissional.

E, para finalizar, aproveito para deixar a indicação do livro “Tudo o que você não queria saber sobre propaganda”, do escritor e publicitário Newton Cesar. Ao contrário do nome, o livro traz muitas informações preciosas e interessantes sobre a área, sendo que há uma parte dedicada somente sobre o estágio em uma agência. Vale a penar conferir!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Bruna Tauani Marques Analista de Projetos

Bruna Tuani Marques

Analista de Projetos

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

A Raff em Livros – Parte I

Uma parte dos nossos criativos abriram seus corações  e compartilharam conosco o nome de um livro e tudo o que essa obra representa para cada um deles. Ficou curioso? Veja a primeira parte da nossa lista e inspire-se! Do escritor e empreendedor Flávio Augusto. É um livro muito fácil de ler e mostra em pequenos textos […]

Como BI pode te orientar à novas estratégias?

As empresas demandam cada vez mais velocidade e inovação, velocidade na identificação de ameaças e oportunidades, e inovação na resposta às necessidades dos clientes. Esses são dois pilares que o BI (Business Intelligence) utiliza em seu trabalho para identificar novas possibilidades mercadológicas. É bom enfatizarmos que informação e conhecimento são matérias-primas indispensáveis para alimentar a equação […]

O que é SEO e como funciona?

Com a popularização da internet, os mecanismos de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo se tornaram a principal fonte de informação das pessoas. Bilhões de buscas são realizadas diariamente no mundo todo e grande parte delas está relacionada direta ou indiretamente à oferta de um produto ou serviço. Isso significa que os mecanismos de pesquisa […]