A importância do Conteúdo para o seu Negocio Online
 A importância do Conteúdo para o seu Negocio Online

A importância do Conteúdo para o seu Negocio Online

Diariamente milhares de websites são criados por pessoas em busca de fama ou sucesso financeiro. Em contrapartida quase o mesmo número de websites são fechados ou abandonados pelos seus donos. Geralmente isso ocorre por uma série de fatores, desde a falta de um planejamento administrativo ou falta de utilização de estratégias de marketing digital – entre elas a geração de conteúdo relevante para o público-alvo do website – que alavancam os negócios online.

Embora esse artigo seja direcionado a websites corporativos e e-commerces, é importante ressaltar que quando digo “negócios online”, me refiro a todos os websites que possuem uma intenção comercial, até mesmo um blog de entretenimento ou um portal de informação, onde o objetivo é trazer um grande número de visitas para atrair anunciantes e consequentemente renda financeira.

A partir de agora, explicarei melhor a importância da geração de conteúdo para o seu negócio online, juntamente com algumas dicas que irão lhe ajudar a melhorar o conteúdo do seu website.

A cada dia os consumidores possuem maior poder de escolha

o-consumidor-tem-o-poder-de-escolha

Atualmente vivenciamos a era informação (também conhecida como era digital ou era tecnológica), onde o consumidor torna-se cada vez mais informado e exigente sobre os produtos oferecidos pelo mercado, de modo que suas decisões de compra dependem das percepções que ele terá de uma empresa: confiança, credibilidade, encantamento, informação, entre outras que convencem que essa mesma empresa é autoridade em seu segmento ou possui total domínio sobre o produto ou serviço que comercializa.

Um bom conteúdo auxilia a fidelizar e reter clientes, sanando suas dúvidas e atendendo suas demandas e anseios. Entenda que ao procurar pelo seu produto ou serviço na internet; além do seu website, um consumidor terá a disposição outras dezenas de concorrentes, somente aquele que melhor atender suas expectativas e convencê-lo através do seu conteúdo é quem será o escolhido.

Conteúdo e SEO

Nos últimos anos a criação de um conteúdo de qualidade e original se tornou o centro das estratégias de SEO. Isto ocorre por que o Google entende que websites que disponibilizam um conteúdo relevante e atrativo para os seus usuários deve ter a preferência nos ranking de resultados. Hoje em dia os robôs do Google pensam cada vez mais como um usuário da internet, de modo que o que for positivo para a experiência dos usuário será levado em consideração no momento de ranquear os websites nos resultados de pesquisa.

Faça seu produto/serviço vender-se sozinho

Faça com que as dúvidas dos seus clientes sejam eliminadas sozinhas sem a necessidade de chat, telefone ou e-mail.

Alguma vez você já foi a uma loja física e foi atendido por um vendedor que não tinha conhecimento algum ou não conseguiu tirar as dúvidas sobre o produto que você queria ou precisava? Lembra-se de quão desagradável foi?

O seu conteúdo deve ser o seu vendedor, não permita que o usuário deixe o seu site pela falta de informação ou porque as informações do seu concorrente foram mais convincentes. É importante que no conteúdo do seu produto deva conter o máximo de informações possíveis sobre o seu produto e empresa:

  • Descrição completa do produto/serviço
  • Informações técnicas e manual
  • Detalhes e vantagens do produto/serviço
  • Como utilizar o produto/serviço
  • Porque usar e comprar o produto/serviço
  • Formas de pagamento, prazos de entrega e garantias
  • Fotos, vídeos e infográficos

Importante: Jamais copie as informações do website do fabricante ou de um concorrente, isso é péssimo para a experiência do seu usuário e péssimo para SEO.

Crie um blog

crie-um-blog

O blog possibilita a criação de um conteúdo mais atrativo e informativo relacionado ao seu negócio. Atraindo o público-alvo do seu website, gerando relacionamento e transformando-os em clientes em potencial.

Um blog associado à sua empresa, que forneça um conteúdo relevante e original ao seu público-alvo terá grande chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google para termos de pesquisa relacionados ao seu negócio, pois o Google prioriza conteúdos que tenham grande engajamento dos usuários da internet.

Independente do seu tipo negócio, ter um blog é essencial.

No momento de gerar o conteúdo para o seu site seja profissional

Geração de conteúdo exige uma grande demanda e atribuições. Além disso, é necessário que o responsável pela geração de conteúdo do seu website tenha um grande conhecimento da língua portuguesa e técnicas de redação web. Se durante o seu dia a dia você não tem tempo para criar o conteúdo do seu website, leve em consideração a contratação de um profissional exclusivo para essa atribuição. Também há a opção de contratar um profissional freelancer ou empresas especializadas em geração de conteúdo que terceirizam esse serviço.

Escreva sobre e como realmente o que seu cliente procurao-cliente-e-o-centro-das-estrategias

O conteúdo do seu website realmente atende as demandas e anseios do seu público? Procure perguntar diretamente a eles através de enquetes no website ou solicitando sugestão de conteúdo para os usuários que assinaram a sua newsletter.

Dicas:

  • Você também pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google para descobrir se realmente existem buscas pelo tema do conteúdo que você pretende criar.
  • Escreva apenas sobre assuntos relacionados ao seu negócio, evite conteúdos que atrairão usuários que não pertencem ao seu público-alvo.
  • Não procure criar conteúdo através de achismos ou gourmetizar o nome dos seus produtos ou serviços, como por exemplo, se no Brasil a grande maioria do seu público-alvo procura por seu produto como “camiseta”, não queira oferecer “t-shirt” durante o seu conteúdo.

Por último, é importante frisar que o centro de suas estratégias de geração de conteúdo deve ser unicamente os seus clientes. Continue perguntando se o seu conteúdo realmente satisfaz suas necessidades e procure analisar algumas métricas através de Web Analytics, como por exemplo, tempo de permanência na página, taxa de rejeição, taxa de saída, quais páginas foram visitadas durante a navegação, entre outras. Também procure aliar a otimização do seu conteúdo com outras melhorias em seu website, como tempo de carregamento de página, responsividade e arquitetura da informação que visam melhorar a experiência de navegação e usabilidade do seu usuário no website.

Obrigado pela leitura e até a próxima.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Como BI pode te orientar à novas estratégias?

As empresas demandam cada vez mais velocidade e inovação, velocidade na identificação de ameaças e oportunidades, e inovação na resposta às necessidades dos clientes. Esses são dois pilares que o BI (Business Intelligence) utiliza em seu trabalho para identificar novas possibilidades mercadológicas. É bom enfatizarmos que informação e conhecimento são matérias-primas indispensáveis para alimentar a equação […]

O que é Omni Channel?

Quem trabalha com e-commerce sabe bem os bônus e ônus de atuar com este modelo de negócio (loja virtual), existem várias nomenclaturas que cercam este segmento e às vezes (leia-se muitas vezes) os próprios empreendedores não sabem o que são, ou para que servem. Neste artigo quero descrever para você um conceito que, há um pouco […]

Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Já destacamos neste post, o que você deve fazer para escolher um disparador que se adeque as suas campanhas. Agora é hora de indicar algumas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para impulsionar e facilitar o alcance dos melhores resultados. Se você deseja navegar na internet e aproveitar ao máximo suas funcionalidades, será crucial ter um […]