A importância do Conteúdo para o seu Negocio Online
 A importância do Conteúdo para o seu Negocio Online

A importância do Conteúdo para o seu Negocio Online

Diariamente milhares de websites são criados por pessoas em busca de fama ou sucesso financeiro. Em contrapartida quase o mesmo número de websites são fechados ou abandonados pelos seus donos. Geralmente isso ocorre por uma série de fatores, desde a falta de um planejamento administrativo ou falta de utilização de estratégias de marketing digital – entre elas a geração de conteúdo relevante para o público-alvo do website – que alavancam os negócios online.

Embora esse artigo seja direcionado a websites corporativos e e-commerces, é importante ressaltar que quando digo “negócios online”, me refiro a todos os websites que possuem uma intenção comercial, até mesmo um blog de entretenimento ou um portal de informação, onde o objetivo é trazer um grande número de visitas para atrair anunciantes e consequentemente renda financeira.

A partir de agora, explicarei melhor a importância da geração de conteúdo para o seu negócio online, juntamente com algumas dicas que irão lhe ajudar a melhorar o conteúdo do seu website.

A cada dia os consumidores possuem maior poder de escolha

o-consumidor-tem-o-poder-de-escolha

Atualmente vivenciamos a era informação (também conhecida como era digital ou era tecnológica), onde o consumidor torna-se cada vez mais informado e exigente sobre os produtos oferecidos pelo mercado, de modo que suas decisões de compra dependem das percepções que ele terá de uma empresa: confiança, credibilidade, encantamento, informação, entre outras que convencem que essa mesma empresa é autoridade em seu segmento ou possui total domínio sobre o produto ou serviço que comercializa.

Um bom conteúdo auxilia a fidelizar e reter clientes, sanando suas dúvidas e atendendo suas demandas e anseios. Entenda que ao procurar pelo seu produto ou serviço na internet; além do seu website, um consumidor terá a disposição outras dezenas de concorrentes, somente aquele que melhor atender suas expectativas e convencê-lo através do seu conteúdo é quem será o escolhido.

Conteúdo e SEO

Nos últimos anos a criação de um conteúdo de qualidade e original se tornou o centro das estratégias de SEO. Isto ocorre por que o Google entende que websites que disponibilizam um conteúdo relevante e atrativo para os seus usuários deve ter a preferência nos ranking de resultados. Hoje em dia os robôs do Google pensam cada vez mais como um usuário da internet, de modo que o que for positivo para a experiência dos usuário será levado em consideração no momento de ranquear os websites nos resultados de pesquisa.

Faça seu produto/serviço vender-se sozinho

Faça com que as dúvidas dos seus clientes sejam eliminadas sozinhas sem a necessidade de chat, telefone ou e-mail.

Alguma vez você já foi a uma loja física e foi atendido por um vendedor que não tinha conhecimento algum ou não conseguiu tirar as dúvidas sobre o produto que você queria ou precisava? Lembra-se de quão desagradável foi?

O seu conteúdo deve ser o seu vendedor, não permita que o usuário deixe o seu site pela falta de informação ou porque as informações do seu concorrente foram mais convincentes. É importante que no conteúdo do seu produto deva conter o máximo de informações possíveis sobre o seu produto e empresa:

  • Descrição completa do produto/serviço
  • Informações técnicas e manual
  • Detalhes e vantagens do produto/serviço
  • Como utilizar o produto/serviço
  • Porque usar e comprar o produto/serviço
  • Formas de pagamento, prazos de entrega e garantias
  • Fotos, vídeos e infográficos

Importante: Jamais copie as informações do website do fabricante ou de um concorrente, isso é péssimo para a experiência do seu usuário e péssimo para SEO.

Crie um blog

crie-um-blog

O blog possibilita a criação de um conteúdo mais atrativo e informativo relacionado ao seu negócio. Atraindo o público-alvo do seu website, gerando relacionamento e transformando-os em clientes em potencial.

Um blog associado à sua empresa, que forneça um conteúdo relevante e original ao seu público-alvo terá grande chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google para termos de pesquisa relacionados ao seu negócio, pois o Google prioriza conteúdos que tenham grande engajamento dos usuários da internet.

Independente do seu tipo negócio, ter um blog é essencial.

No momento de gerar o conteúdo para o seu site seja profissional

Geração de conteúdo exige uma grande demanda e atribuições. Além disso, é necessário que o responsável pela geração de conteúdo do seu website tenha um grande conhecimento da língua portuguesa e técnicas de redação web. Se durante o seu dia a dia você não tem tempo para criar o conteúdo do seu website, leve em consideração a contratação de um profissional exclusivo para essa atribuição. Também há a opção de contratar um profissional freelancer ou empresas especializadas em geração de conteúdo que terceirizam esse serviço.

Escreva sobre e como realmente o que seu cliente procurao-cliente-e-o-centro-das-estrategias

O conteúdo do seu website realmente atende as demandas e anseios do seu público? Procure perguntar diretamente a eles através de enquetes no website ou solicitando sugestão de conteúdo para os usuários que assinaram a sua newsletter.

Dicas:

  • Você também pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google para descobrir se realmente existem buscas pelo tema do conteúdo que você pretende criar.
  • Escreva apenas sobre assuntos relacionados ao seu negócio, evite conteúdos que atrairão usuários que não pertencem ao seu público-alvo.
  • Não procure criar conteúdo através de achismos ou gourmetizar o nome dos seus produtos ou serviços, como por exemplo, se no Brasil a grande maioria do seu público-alvo procura por seu produto como “camiseta”, não queira oferecer “t-shirt” durante o seu conteúdo.

Por último, é importante frisar que o centro de suas estratégias de geração de conteúdo deve ser unicamente os seus clientes. Continue perguntando se o seu conteúdo realmente satisfaz suas necessidades e procure analisar algumas métricas através de Web Analytics, como por exemplo, tempo de permanência na página, taxa de rejeição, taxa de saída, quais páginas foram visitadas durante a navegação, entre outras. Também procure aliar a otimização do seu conteúdo com outras melhorias em seu website, como tempo de carregamento de página, responsividade e arquitetura da informação que visam melhorar a experiência de navegação e usabilidade do seu usuário no website.

Obrigado pela leitura e até a próxima.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Que tal um novo idioma? A criação da marca What About Idiomas

Nosso desafio inicial era criar e lançar uma nova marca para a escola de idiomas, do nome e identidade visual, à sua maneira de dialogar com seu público, buscando transmitir valores e significados contemporâneos que evidenciem suas características únicas de aprendizado dinâmico e natural. A proposta de comunicação da What About Idiomas busca a diferenciação […]

5 dicas de Social Ads para Twitter

Quando falamos sobre Publicidade das Redes Sociais, o que pode vir logo na mente são os anúncios no Facebook ou Instagram. Mas esta máxima deve ser deixada de lado, pois, no âmbito de canais altamente lucrativos, existem muitas outras estratégias que podemos explorar. Como é o caso do Social Ads para Twitter. Com cerca de […]

Como fazer Social Analytics?

Agora que você conheceu o significado desta área, que vai muito além do monitoramento de mídias sociais (MMS), é hora de entender como fazer Social Analytics. A principal mudança que ocorreu nos últimos anos, principalmente a partir de 2010, foi a relevância que as tarefas de inteligência ganharam para os negócios. Old Social Analytics Analyst: […]