A importância do Conteúdo para o seu Negócio Online - Blog Raffcom
 A importância do Conteúdo para o seu Negócio Online

A importância do Conteúdo para o seu Negócio Online

Diariamente milhares de websites são criados por pessoas em busca de fama ou sucesso financeiro. Em contrapartida quase o mesmo número de websites são fechados ou abandonados pelos seus donos.

Geralmente isso ocorre por uma série de fatores, desde a falta de um planejamento administrativo ou falta de utilização de estratégias de marketing digital – entre elas a geração de conteúdo relevante para o público-alvo do website – que alavancam os negócios online.

Embora esse artigo seja direcionado a websites corporativos e e-commerces, é importante ressaltar que quando digo “negócios online”, me refiro a todos os websites que possuem uma intenção comercial, até mesmo um blog de entretenimento ou um portal de informação, onde o objetivo é trazer um grande número de visitas para atrair anunciantes e consequentemente renda financeira.

A partir de agora, explicarei melhor a importância da geração de conteúdo para o seu negócio online, juntamente com algumas dicas que irão lhe ajudar a melhorar o conteúdo do seu website.

A cada dia os consumidores possuem maior poder de escolha

Atualmente vivenciamos a era informação (também conhecida como era digital ou era tecnológica), onde o consumidor torna-se cada vez mais informado e exigente sobre os produtos oferecidos pelo mercado, de modo que suas decisões de compra dependem das percepções que ele terá de uma empresa: confiança, credibilidade, encantamento, informação e entre outras que convencem que essa mesma empresa é autoridade em seu segmento ou possui total domínio sobre o produto ou serviço que comercializa.

Um bom conteúdo auxilia a fidelizar e reter clientes, sanando suas dúvidas e atendendo suas demandas e anseios. Entenda que ao procurar pelo seu produto ou serviço na internet; além do seu website, um consumidor terá a disposição outras dezenas de concorrentes, somente aquele que melhor atender suas expectativas e convencê-lo através do seu conteúdo é quem será o escolhido.

Conteúdo e SEO

Nos últimos anos a criação de um conteúdo de qualidade e original se tornou o centro das estratégias de SEO. Isto ocorre por que o Google entende que websites que disponibilizam um conteúdo relevante e atrativo para os seus usuários deve ter a preferência nos ranking de resultados.

Hoje em dia os robôs do Google pensam cada vez mais como um usuário da internet, de modo que o que for positivo para a experiência dos usuário será levado em consideração no momento de ranquear os websites nos resultados de pesquisa.

Faça seu produto/serviço vender-se sozinho

Faça com que as dúvidas dos seus clientes sejam eliminadas sozinhas sem a necessidade de chat, telefone ou e-mail.

Alguma vez você já foi a uma loja física e foi atendido por um vendedor que não tinha conhecimento algum ou não conseguiu tirar as dúvidas sobre o produto que você queria ou precisava? Lembra-se de quão desagradável foi?

O seu conteúdo deve ser o seu vendedor, não permita que o usuário deixe o seu site pela falta de informação ou porque as informações do seu concorrente foram mais convincentes. É importante que no conteúdo do seu produto deva conter o máximo de informações possíveis sobre o seu produto e empresa:

  • Descrição completa do produto/serviço
  • Informações técnicas e manual
  • Detalhes e vantagens do produto/serviço
  • Como utilizar o produto/serviço
  • Porque usar e comprar o produto/serviço
  • Formas de pagamento, prazos de entrega e garantias
  • Fotos, vídeos e infográficos

Importante: Jamais copie as informações do website do fabricante ou de um concorrente, isso é péssimo para a experiência do seu usuário e péssimo para SEO.

Crie um blog

O blog possibilita a criação de um conteúdo mais atrativo e informativo relacionado ao seu negócio. Atraindo o público-alvo do seu website, gerando relacionamento e transformando-os em clientes em potencial.

Um blog associado à sua empresa, que forneça um conteúdo relevante e original ao seu público-alvo terá grande chances de aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google para termos de pesquisa relacionados ao seu negócio, pois o Google prioriza conteúdos que tenham grande engajamento dos usuários da internet.

Independente do seu tipo negócio, ter um blog é essencial.

No momento de gerar o conteúdo para o seu site seja profissional

Geração de conteúdo exige uma grande demanda e atribuições. Além disso, é necessário que o responsável pela geração de conteúdo do seu website tenha um grande conhecimento da língua portuguesa e técnicas de redação web.

Se durante o seu dia a dia você não tem tempo para criar o conteúdo do seu website, leve em consideração a contratação de um profissional exclusivo para essa atribuição. Também há a opção de contratar um profissional freelancer ou empresas especializadas em geração de conteúdo que terceirizam esse serviço.

Escreva sobre e como realmente o que seu cliente procura

O conteúdo do seu website realmente atende as demandas e anseios do seu público? Procure perguntar diretamente a eles através de enquetes no website ou solicitando sugestão de conteúdo para os usuários que assinaram a sua newsletter.

Dicas:

  • Você também pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google para descobrir se realmente existem buscas pelo tema do conteúdo que você pretende criar.
  • Escreva apenas sobre assuntos relacionados ao seu negócio, evite conteúdos que atrairão usuários que não pertencem ao seu público-alvo.
  • Não procure criar conteúdo através de achismos ou gourmetizar o nome dos seus produtos ou serviços, como por exemplo, se no Brasil a grande maioria do seu público-alvo procura por seu produto como “camiseta”, não queira oferecer “t-shirt” durante o seu conteúdo.

Por último, é importante frisar que o centro de suas estratégias de geração de conteúdo deve ser unicamente os seus clientes.

Continue perguntando se o seu conteúdo realmente satisfaz suas necessidades e procure analisar algumas métricas através de Web Analytics, como por exemplo, tempo de permanência na página, taxa de rejeição, taxa de saída, quais páginas foram visitadas durante a navegação, entre outras.

Também procure aliar a otimização do seu conteúdo com outras melhorias em seu website, como tempo de carregamento de página, responsividade e arquitetura da informação que visam melhorar a experiência de navegação e usabilidade do seu usuário no website.

Obrigado pela leitura e até a próxima.

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Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

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