A importância do Funil de Conversões no Google Analytics

O objetivo de toda empresa é vender, seja um produto, um serviço, uma ideia ou um valor. Dentro de um site isso não é diferente. Um e-commerce quer que os clientes concluam suas compras, um site institucional busca a captação de leads e uma empresa de softwares deseja que os visitantes baixem seu programa. O que muitas vezes é ignorado é o caminho realizado pelo cliente até realizar sua conversão. Para acompanhar este processo, podemos configurar o funil de conversão no Google Analytics, cadastrando todo o caminho realizado pelo usuário até a conversão, mensurando a quantidade de usuários que entram no funil x a quantidade de usuários que convertem.

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Para configurar o funil, é necessário acessar sua conta no Google Analytics, clicar em ”Administrador” e na coluna “Visualizar” clicar em “Metas”. Caso você já tenha a meta cadastrada, clique nela. Se você ainda não tem, crie uma nova. Em seguida, selecione o modelo mais adequado a sua conversão, nomeie sua meta e defina seu tipo como “Destino”. Em “Detalhes da meta”, coloque a url de confirmação de conversão (a página que aparece quando o usuário finaliza sua conversão, como “obrigado por entrar em contato” ou “seu pedido foi finalizado com sucesso”). Você também pode atribuir um valor para a meta, que é opcional.

Finalmente chegamos ao funil de conversão. Você pode cadastrar quantas etapas achar necessário e o ideal é não marcar como “Obrigatório”, assim teremos dados de usuários que entram no funil durante as etapas. Para cadastrar as etapas, é necessário pensar como o usuário, identificando quais as páginas do site ele acessa até chegar a página de conclusão de meta. Por exemplo: tenho um e-commerce e, ao realizar uma compra em meu site, o cliente acessa o carrinho, configura o frete, configura o pagamento, confirma a compra e chega a página de conclusão de compras. Todo esse processo pode ser criado no funil, inserindo os links das páginas em cada etapa. É importante lembrar que a última etapa, que é a página de conclusão de conversão, não precisa ser inserida no funil, já que a meta está sendo configurada com ela e ela está automaticamente no final do processo de conversão.

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Com o funil configurado você consegue identificar erros nas páginas do processo de conversão, analisando a taxa de desistência dos usuários durante o processo, se existe alguma etapa que entra um volume maior de usuários que o início do funil e promover melhorias em seu site. Você também pode compartilhar esta meta com as outras visualizações criadas de acordo com as fontes de tráfego (se você ainda não fez isso, aprenda como fazer clicando aqui), para identificar o caminho de conversão dos usuários segmentado por origem.

Por hoje é isso, caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário. Um abraço e até a próxima!

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