Além dos likes: Como analisar outras métricas no Instagram

Como analisar outras métricas no Instagram? O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, estando entre as dez maiores do mundo. A queridinha da juventude vem sendo cada vez mais utilizada pelos fanáticos e influenciadores, por fotos e vídeos de tudo quando se trata de conteúdo, desde esportes à animais de estimação, de viagens à publicidade de pequenas, médias e grandes empresas. Com este crescimento, ela se tornou uma importante ferramenta para anúncios das organizações na internet, principalmente para atrair clientes. 

Muitos pensam apenas na quantidade de likes dos anúncios e postagens como principal métrica a ser observada, porém, existem diversas outras e mais importantes ainda.

Afinal, quais são as métricas do Instagram que devemos observar?

As métricas de seguidores oferecem informações demográfica a respeito de quem se envolve com o perfil da empresa, ou seja, idade, gênero, localização e horários de acesso. As métricas no instagram de posts envolvem estatísticas por post, que serão explicitadas na sequência do artigo, e as métricas para storie também mostram informações semelhantes.

Principais métricas no Instagram:

  • Alcance

Número de pessoas que foram atingidas pelo post em questão, ou seja, pessoas únicas que viram o post nas suas redes sociais;

  • Impressões

 Diferentemente do alcance, não é o número de pessoas, e sim o número de visualizações que o post obteve. Nesta métrica, caso alguém acesse dez vezes o post, será computado o mesmo número para as impressões;

  • Interações

Somatório entre todas as ações efetuadas pelos usuários nas postagens, como comentários, salvamentos, curtidas, etc. Ou seja, o número de vezes que alguém interagiu com o post. Essa métrica é muito importante pois mostra o número de pessoas que estão ativamente em contato com o post, e não somente olhando e passando adiante;

  • URL

A descrição de um perfil no Instagram pode contar com o link para a página da empresa ou mesmo outro perfil. O número de cliques neste link pode ser controlado, entendendo quão interessada a pessoa ficou na empresa após ver os posts;

  • Seguidores

O número de seguidores também deve ser observado, principalmente o saldo final (follows menos unfollows) em períodos determinados;

  • Visualizações

Número de vezes que um stories ou vídeo foi visto, contando pessoas que viram mais de uma vez.

É importante para qualquer empresa manter o controle das estatísticas de suas mídias sociais, analisando métricas no instagram e padrões tanto de crescimento como de comportamento de seus seguidores, para assim traçar estratégias adequadas e tendências de consumo. No entanto, tal acompanhamento não é tão simples como parece, pois é necessário controle contínuo e compilação de dados para chegar a conclusões úteis. 

Uma ótima opção para sua empresa é a contratação de uma Agência Full Service como a Raffcom para realizar as análises necessárias a partir do seu Instagram e ajudá-lo a tirar o maior proveito desta rede social que cresce cada vez mais. Entre em contato sem compromisso para entender mais todo o potencial que o Instagram tem para ajudar sua empresa.