11 anúncios do Facebook seus objetivos - Blog Raffcom
 11 anúncios do Facebook seus objetivos

11 anúncios do Facebook seus objetivos

Por ser a maior rede social do mundo, saber a forma correta de utilizar os anúncios do Facebook é de suma importância no marketing digital, para que você possa alavancar os resultados da sua empresa de maneira eficaz.

Neste post sobre as ferramentas de Social Ads que fazem toda a diferença nas campanhas, você pôde aprofundar o seu conhecimento acerca das principais ferramentas para campanhas de sucesso. Agora é hora de se aprofundar especificamente na ferramenta de publicidade da maior rede social do mundo, que conta com mais de 300 milhões de anunciantes ativos, o Facebook Business Manager que além de  gerenciar as campanhas para o próprio Facebook, ainda oferece gestão para campanhas do Instagram.

Contando com uma plataforma propícia à segmentação, a ferramenta consegue entregar com assertividade o conteúdo de seus anúncios aos mais de 1,86 bilhões de usuários desta rede social. Mas, para isso, é preciso  que os objetivos da campanha estejam bem alinhados com os da empresa anunciante.

1-publicidade-do-facebook

O objetivo da publicidade no Facebook é definido por aquilo que você almeja que seu público faça quando for impactado pelo anúncio. Pode ser desde o clique em uma imagem que irá destinar o usuário para um site, como também, o envolvimento com uma publicação na sua página. Todos esses objetivos estão reunidos em 3 grandes grupos, que ainda podem ser subdivididos, aumentando a sua eficiência.

Ao finalizar a leitura do post, você terá conhecimento sobre os diversos formatos de anúncios do Facebook e os seus objetivos, permitindo assim, colocá-los em prática nas suas campanhas com mais facilidade.

Objetivos de Publicidade dos Anúncios do Facebook

Os objetivos de publicidade do Facebook podem ser divididos da seguinte forma:

Reconhecimento

Este objetivo pode ser levado em conta, quando a meta do anúncio for expandir a boa imagem da sua empresa que está entrando no mercado, ou passando por um reposicionamento de marca. Para este objetivo, temos a opção de escolher entre três estratégias, que são:

Reconhecimento da marca

Através desta estratégia, o anúncio é exibido aos usuários que estão mais propensos a prestar atenção na sua empresa. Uma dica para este objetivo é utilizar vídeos ou imagens bem chamativas, pois, quanto maior for o tempo que o usuário estiver exposto ao seu anúncio, maior é a probabilidade dele se lembrar do que viu durante os dias seguintes.

Para auxiliar nesta estratégia, o Facebook oferece o relatório de lift estimado, que é uma estimativa de quantas pessoas se lembram do anúncio após determinado período de tempo.

Divulgação nas imediações

Com esta estratégia é possível impactar um público específico, de acordo com um raio flexível que pode ser configurado para impactar pessoas que moram ou visitam a região próxima à empresa. Neste anúncio além de segmentar somente os usuários que residem ou visitam a área selecionada, é possível especificar o público de acordo com o gênero e/ou idade desejada.

Alcance

Com este objetivo, o anúncio será entregue ao maior número de usuários possíveis, respeitando a especificação do público configurado. Esta estratégia é escolhida de acordo com a premissa de que quanto maior o número de usuários alcançados, maior é o número de usuários que irão se lembrar da sua marca. No entanto, é preciso ter cautela no momento da segmentação, a fim de evitar atingir um público que não vá trazer benefícios e desperdiçar o seu orçamento.

Consideração

Este objetivo é responsável por aumentar o engajamento com os usuários interessados na sua página, fornecendo novidades, curiosidades, informações e conteúdo relevante nos anúncios. Dentro deste grupo é possível escolher a forma de impactar os usuários da seguinte forma:

Tráfego

Com esta opção é possível enviar os usuários para um destino dentro ou fora do Facebook, aumentando, por exemplo, o número de pessoas em seu site. Por meio deste anúncio é possível alavancar as vendas do seu e-commerce ou aumentar o número de solicitações de orçamento, além de outras metas definidas em um site.

Envolvimento

2-facebook-nvolvimento

Este objetivo deve ser tratado como uma forma de aumentar o engajamento com o seu público. A plataforma irá entregar seu anúncio para as pessoas mais propensas a se envolverem com a publicação, este envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos, curtidas, participações no evento e obtenções da oferta.

Instalação do Aplicativo móvel

Por meio desta estratégia você incentiva os clientes a baixarem o aplicativo da empresa. E também aperfeiçoar o envolvimento do usuário com o aplicativo, destinando-o para sessões específicas do mesmo, como uma oferta especial para adquirir uma função paga, por exemplo.

Visualização de Vídeos

3-facebook-videos

O anúncio com o objetivo de visualização de vídeo tem a função de entregar seus anúncios aos usuários que estão predispostos à visualizar por mais tempo os vídeos no Facebook. Neste formato de anúncio, as empresas podem passar uma imagem muito positiva aos consumidores, utilizando vídeos que mostrem os bastidores, ou até mesmo uma bela história com as causas sociais defendidas pela empresa.

Esse tipo de segmentação também serve como uma ferramenta para aumentar o reconhecimento da marca e como uma alavanca para as conversões, já que podem ser detalhados minuciosamente vários produtos e promoções.

Geração de Leads

Este é um objetivo que promete alcançar bons resultados. Consiste em fazer um anúncio com a finalidade de estimular o usuário a realizar o preenchimento de um formulário simples, como nomes e e-mail. Para estimular as pessoas a preencherem esse cadastro, é possível, por exemplo, oferecer acesso exclusivo aos lançamentos da empresa. As perguntas do formulário podem ser personalizadas e as informações são facilmente salvas.

Os contatos gerados podem ser usados para criar público semelhante, por meio do recurso “Criar público semelhante”, como mostramos neste post sobre como fazer a otimização de campanhas de social ads.

Conversão

Através deste grupo de objetivos, é possível que as metas da empresa (como comprar, cadastrar ou solicitar orçamento) sejam facilmente atingidas, pois, através de algoritmos o Facebook entrega seus anúncios aos perfis que estão predispostos a efetuarem determinadas ações.

Conversão

Como o próprio nome sugere, por meio deste objetivo é possível impactar usuários propensos a realizar a ação que você deseja, seja no site ou em um aplicativo (tanto dentro quanto fora do Facebook). Este objetivo requer a configuração de um pixel do Facebook* ou “eventos do aplicativo” para ser anunciado. Com estes recursos configurados, você pode acompanhar e medir as conversões da sua campanha.

*Indicamos que independente do objetivo da campanha, sempre tenha configurado o pixel do Facebook, pois assim, você consegue ter uma visão de todas as conversões.

Venda de catálogos de produto

Para acionar este objetivo, antes é necessário ter cadastrado os produtos anunciados na plataforma do Facebook via um feed de produto que pode ser feito com a ajuda desse tutorial. Quando configurado corretamente, você pode criar anúncios que ofertam automaticamente produtos cadastrados para o seu público-alvo.

Visita ao estabelecimento

Com o objetivo de levar o maior número de clientes até a loja física, esta estratégia, permite que o anunciante realize publicações patrocinadas de acordo com cada estabelecimento da empresa, personalizando-as com base na sua localização. É importante ressaltar que esta estratégia é diferente do anúncio de “imediações na loja” onde é anunciada somente uma loja física por vez.

Principais formatos de anúncios do Facebook

Os anúncios do Facebook possuem formatos diferentes, que podem ser utilizados para diversos fins, de acordo com o objetivo ou posicionamento da campanha. A seguir você pode conferir os cinco formatos principais de anúncios da plataforma:

Imagem Única

Como o próprio nome indica, este anúncio é composto por uma única imagem. Por este motivo, a escolha da imagem deve ser priorizada, para representar muito bem os objetivos da campanha. Não se esqueça de colocar um CTA bem chamativo que indique ao cliente o que ele deve fazer após visualizar o seu anúncio. Para maiores insights sobre a imagem no anúncio, você pode conferir este post sobre como fazer a otimização de campanhas de Social Ads.

Carrossel

4-facebook-carrossel

Este formato consiste na disposição de duas ou mais imagens em sequência no mesmo anúncio. O Facebook permite que sejam configurados até dez cards no anúncio de carrossel, mas, o ideal é que você consiga transmitir a mensagem em até cinco. Isso porque poucos usuários têm paciência (e tempo!) para visualizar todos os cards, a fim de compreender do que realmente se trata o anúncio.

Neste formato você pode selecionar uma sequência de fotos que exponham os seus principais produtos e utilizar da criatividade para contar uma boa história para o usuário, apresentando imagens em sequência que despertem a curiosidade dos mesmos. De acordo com dados da própria plataforma, esta estratégia tem apresentado resultados bastante satisfatórios no Facebook. Na página FB Carousel Format Creative Examples você pode encontrar alguns exemplos bem interessantes de empresas que utilizaram o formato carrossel de forma inovadora e criativa.

Apresentação multimídia

Este formato é uma combinação de imagens, textos e sons que em sequência formam um tipo de vídeo (menos complexo, porém tão chamativo quanto), atingindo muito bem os usuários com conexões lentas de internet, por um custo de produção que ainda pode ser bem menor.

Vídeos

Quando bem produzidos e segmentados, os vídeos* apresentam uma das maiores taxas de resultado entre os diversos formatos de anúncios. Isso porque os vídeos são ricos em detalhes e podem tanto contar uma grande história, quanto detalhar minuciosamente um produto. Este formato vem recebendo grande destaque dos desenvolvedores do Facebook, que prometem grandes novidades neste ano.

*O ideal é que o vídeo consiga transmitir a mensagem mais importante e/ou objetivo nos primeiros 5 segundos, pois estes são decisórios para a continuação ou não da visualização pelos usuários.

Canvas

5-facebook-canvas

O Canvas é uma experiência imersiva pós-clique, onde o usuário pode ser impactado através de uma combinação de imagens, vídeo, texto e botões de CTA que se expandem por toda a tela do dispositivo mobile, interagindo e prendendo a sua atenção.

Este formato é uma estratégia muito inteligente para anunciantes que desejam explicar uma promoção ou expor detalhadamente um novo produto, sem que haja a necessidade de direcionar o usuário para outro site, estreitando os laços do usuário com a empresa, por meio de uma boa experiência na plataforma.

Concluindo

Para uma campanha de sucesso no Facebook é imprescindível alinhar o formato do anúncio com os objetivos da empresa. Assim que estiverem devidamente alinhados, é importante pôr em práticas todas estas estratégias do marketing digital, a fim de extrair os melhores resultados do Facebook, a maior rede social do planeta.

 

Se você possui alguma dúvida ou deseja fazer alguma observação sobre os anúncios do Facebook e seus objetivos, não hesite em utilizar o campo de comentários abaixo.

Valeu e até a próxima!

                  lucas-marchi-analista-social-ads

Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

5 dicas para criar campanhas no Facebook

Agora que você já sabe o que é Social Ads e entendeu que utilizar estratégias para esse tipo de anúncio é uma ótima opção de investimento, vamos à parte prática: criar campanhas no Facebook, a principal plataforma para anúncios quando se trata de redes sociais. Planejamento para criar campanhas no facebook Um bom planejamento é […]

Uma Equipe Web mais Organizada, igual a menos Código Bagunçado

É comum trabalharmos com métodos particulares, tanto na organização, na execução das atividades, quanto no método de comunicação, entre outros aspectos que nos distinguem, em nossas vidas profissionais. Mas o que acontece quando levamos essa bagagem cultural a uma equipe com diferentes métodos de trabalho? É fácil imaginar que, vários desenvolvedores escrevendo códigos como acham […]

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google. Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. […]