Sinônimo de alegria: As transformações da marca Maroma - Blog Raffcom
 Sinônimo de alegria: As transformações da marca Maroma

Sinônimo de alegria: As transformações da marca Maroma

Como a comunicação e o reposicionamento de marca ajudaram a transformar e fortalecer a Maroma Sorvetes no mercado.

Na rotina de uma agência de publicidade nos deparamos com diversos desafios comuns na comunicação das marcas, cada um apresentando o seu grau de dificuldade. Lançamento de um novo produto, lançamento de uma nova marca, novos logotipos, novas linhas, campanhas ou promoções, cada trabalho apresentando características tão particulares e específicas, mas nenhum deles apresenta tantas variáveis capazes de influenciar diretamente na definição das estratégias tanto quanto o reposicionamento de uma marca no mercado, ainda mais se tratando de uma marca de grande tradição.

Com o mercado mudando cada vez mais rápido, o aumento constante na velocidade da troca de informações e a disputa cada vez mais acirrada pela atenção do consumidor, que por sua vez tem se tornado cada vez mais crítico e exigente, renovar, inovar e reinventar a forma como a qual a sua marca se posiciona no mercado deixou de ser um luxo, passou a ser uma necessidade.

Mas é preciso muito cuidado na hora de começar um projeto de renovação de uma marca, pois diferente de outros processos, são muitas variáveis a serem consideradas e com grande capacidade de influenciar na forma como a marca é percebida, tanto pelo público, como com todos os envolvidos nos processos comunicativos de uma empresa.

Além da percepção, é fundamental avaliar questões logísticas, aspectos visuais, relacionamento com clientes, consumidores e representantes, como a marca se apresenta no PDV, quais os locais, mídias e veículos mais adequados para o novo posicionamento, a melhor linguagem para ser usada na comunicação, entre muitas outras.

Teoria colocada em prática

Um exemplo deste processo é o trabalho que vem sendo planejado e desenvolvido pela Raffcom para a renovação e reposicionamento da Maroma Sorvetes desde 2015, até o presente momento.

Há vários anos sendo reconhecida como uma marca muito tradicional em sua região de atuação, além de uma das referências em seu segmento, a Maroma aproveitou o desenvolvimento de novas linhas e sabores de seus produtos para renovar o seu posicionamento de mercado, enxergando na comunicação como um todo, um fator crucial para atingir os seus objetivos.

Print

Print

A essência da marca no slogan

O primeiro passo do processo foi definir o slogan “Gostosa Alegria”, utilizado até então, como a essência da marca. Essa seria a diretriz a guiar todas as criações e transformações, em todos os pontos de contato, fazer com que a Maroma seja percebida como sinônimo de alegria.

Definição de padrões

Para isso, foi determinado um padrão visual, em design e cores pré-estabelecidas, além do padrão textual em qualquer formato de mídia, que fosse capaz de incorporar e atender a diretriz definida para o posicionamento da marca em toda e qualquer interação com o seus públicos.

Seguindo este propósito, todas as embalagens foram refeitas e os novos produtos já foram lançados com embalagens que obedeciam aos padrões adotados de acordo com cada linha.

Print

Redefinição dos materiais de PDV

Além das embalagens, todos os materiais de PDV também foram redefinidos, o visual dos freezers, bem como o cartaz de preços, flyers, folders e todos os materiais de apoio de vendas, seja dos representantes ou para os pontos de venda.

Print

Print

Criação das campanhas publicitárias

O processo seguiu então para o desenvolvimento das campanhas publicitárias, a começar pela campanha de Verão, onde foram apresentadas as transformações da marca, tendo como principal peça, o vídeo publicitário, sendo apoiado por anúncios impressos, outdoors e anúncios no meio digital, em displays e redes sociais.

Print

Planos que se transformam em momentos especiais

Ações de marketing planejadas para datas específicas também marcam a transformação e o novo posicionamento da Maroma, como as ações desenvolvidas para o Dia das Crianças e para celebrar o aniversário de 30 anos da Marca, com distribuição de picolés em pontos estratégicos da cidade.

Print

Bons frutos não demoram a chegar

Os resultados deste processo foram percebidos já no primeiro ano. A Maroma ampliou sua participação de mercado aumentando sua presença em pontos de venda em 28%, refletindo num aumento de vendas de 14% na primeira campanha de verão, em relação ao mesmo período de veiculação no ano anterior às ações de reposicionamento.

Com isso foi possível fortalecer sua posição na preferência do consumidor e tornar-se, cada vez mais, sinônimo de alegria.

Até mais!

André Weidgnenant Diretor de Criação

André Weidgnenant

Diretor de Criação

blog@raffcom.com.br

Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Anúncios de Google Shopping, saiba como estruturar

O Google Shopping é uma modalidade de anúncios que funciona como uma vitrine virtual, onde as lojas exibem seus produtos, a partir de palavras-chaves buscadas. Com isso seus produtos são exibidos em uma fileira de destaque. Logo acima dos resultados de busca do Google. Sabendo que o Google é o maior e mais utilizado buscador […]

Business Intelligence: para potencializar negócios

Hoje vivemos a era do Big Data e Business Intelligence (BI), o tempo de grandes negócios com milhares de dados gerados por segundo. Contar com um profissional que colete, analise e dissemine estrategicamente essa quantidade imensa de informação, deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para as agências de marketing digital que […]

O que é Business Intelligence (BI)

Diante de um cenário em constante mudança, da imensidão de dados gerados e da cobrança por decisões mais produtivas, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, surge para auxiliar gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas. Para compreender esta geração, que nasce conectada à internet e aos smartphones, o BI reúne os dados […]