Business Intelligence: Informação Analisada que Potencializa Negócios
 Business Intelligence: para potencializar negócios

Business Intelligence: para potencializar negócios

Hoje vivemos a era do Big Data e Business Intelligence (BI), o tempo de grandes negócios com milhares de dados gerados por segundo. Contar com um profissional que colete, analise e dissemine estrategicamente essa quantidade imensa de informação, deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para as agências de marketing digital que objetivam competir no cenário global.

Grandes e médias empresas estão se estruturando para atender suas necessidades de inteligência de dados. Apesar de serem assuntos do momento, BI e Big Data são coisas diferentes, que se complementam.

O que é Big Data?

Big Data é um sistema que lida com um volume gigantesco de dados, estruturados ou não, e em alguns casos manipulados somente por mainframes (computadores de grande porte), suportado por ferramentas robustas e caras, sem falar na equipe que opera pesado toda essa plataforma.

Quais setores do mercado, mais precisam e contam com os serviços de Big Data para “prever o futuro”?

Bancos, Telefonia, Companhias Aéreas, Petroquímicas, Pesquisadores, Sistema Meteorológicos e o próprio Google.

Então o que o profissional de BI faz?

O Analista de BI é aquele profissional com visão estratégica, atento a todos os setores de atuação da empresa, tirando aprendizados e insights para aplicar nas suas estratégias e munir todo o time com dados e informações altamente relavantes.

Áreas de atuação para o profissional de BI:

Agências de publicidade e marketing digital, Instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T, Instituições de Ensino, Organizações de Pesquisa e Fomento, Automobilismo, Bem-estar e Cosméticos.

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A Oracle – empresa que se dedica a lançar inovações e simplificar a TI, elencou atividades do Analista de Business Intelligence:

  • Reage ma is rapidamente as mudanças nas condições dos negócios
  • Detecta e desfaz gargalos na cadeia de suprimentos
  • Fornece informações seguras onde e quando necessário
  • Identifica áreas com potencial para economia de custos e muito mais…

Portanto, contar com um profissional de BI é obrigatório. Já Big Data depende do volume de dados que se quer manipular e o momento em que sua empresa esta neste processo.

O maior desafio das empresas hoje é conseguir inserir Business Intelligence como elemento estratégico nas decisões. Por isso, afirmo: para alcançar um modelo de gestão da informação e do conhecimento é preciso maturidade, investimento, espírito inovador e profissionais qualificados atentos as tendências de mercado. Algumas agências entenderam este movimento e mudaram suas formas de planejar campanhas e ações no meio digital. Aqui na Raffcom, temos um setor de BI que mune o time com dados e informações estratégicas, a fim de otimizar processos e potencializar campanhas.

Fontes:

Oracle
Computer World
IHAC UFBA
Jornal da Manhã

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Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

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