Business Intelligence: Informação Analisada que Potencializa Negócios
 Business Intelligence: para potencializar negócios

Business Intelligence: para potencializar negócios

Hoje vivemos a era do Big Data e Business Intelligence (BI), o tempo de grandes negócios com milhares de dados gerados por segundo. Contar com um profissional que colete, analise e dissemine estrategicamente essa quantidade imensa de informação, deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para as agências de marketing digital que objetivam competir no cenário global.

Grandes e médias empresas estão se estruturando para atender suas necessidades de inteligência de dados. Apesar de serem assuntos do momento, BI e Big Data são coisas diferentes, que se complementam.

O que é Big Data?

Big Data é um sistema que lida com um volume gigantesco de dados, estruturados ou não, e em alguns casos manipulados somente por mainframes (computadores de grande porte), suportado por ferramentas robustas e caras, sem falar na equipe que opera pesado toda essa plataforma.

Quais setores do mercado, mais precisam e contam com os serviços de Big Data para “prever o futuro”?

Bancos, Telefonia, Companhias Aéreas, Petroquímicas, Pesquisadores, Sistema Meteorológicos e o próprio Google.

Então o que o profissional de BI faz?

O Analista de BI é aquele profissional com visão estratégica, atento a todos os setores de atuação da empresa, tirando aprendizados e insights para aplicar nas suas estratégias e munir todo o time com dados e informações altamente relavantes.

Áreas de atuação para o profissional de BI:

Agências de publicidade e marketing digital, Instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T, Instituições de Ensino, Organizações de Pesquisa e Fomento, Automobilismo, Bem-estar e Cosméticos.

oracle-business-intelligence

A Oracle – empresa que se dedica a lançar inovações e simplificar a TI, elencou atividades do Analista de Business Intelligence:

  • Reage ma is rapidamente as mudanças nas condições dos negócios
  • Detecta e desfaz gargalos na cadeia de suprimentos
  • Fornece informações seguras onde e quando necessário
  • Identifica áreas com potencial para economia de custos e muito mais…

Portanto, contar com um profissional de BI é obrigatório. Já Big Data depende do volume de dados que se quer manipular e o momento em que sua empresa esta neste processo.

O maior desafio das empresas hoje é conseguir inserir Business Intelligence como elemento estratégico nas decisões. Por isso, afirmo: para alcançar um modelo de gestão da informação e do conhecimento é preciso maturidade, investimento, espírito inovador e profissionais qualificados atentos as tendências de mercado. Algumas agências entenderam este movimento e mudaram suas formas de planejar campanhas e ações no meio digital. Aqui na Raffcom, temos um setor de BI que mune o time com dados e informações estratégicas, a fim de otimizar processos e potencializar campanhas.

Fontes:

Oracle
Computer World
IHAC UFBA
Jornal da Manhã

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing

Chegamos ao terceiro post da nossa série sobre e-mail marketing! Já explicamos o que ele é, como utilizá-lo e porque adotar estratégias para essa mídia. Agora é hora de te ajudar a escolher um bom disparador de e-mail marketing. Dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, é cada vez mais complicado escolher a melhor […]

5 dicas de Social Ads para Twitter

Quando falamos sobre Publicidade das Redes Sociais, o que pode vir logo na mente são os anúncios no Facebook ou Instagram. Mas esta máxima deve ser deixada de lado, pois, no âmbito de canais altamente lucrativos, existem muitas outras estratégias que podemos explorar. Como é o caso do Social Ads para Twitter. Com cerca de […]

Relatório de e-mail marketing – Tudo o que você precisa saber

O cliente lhe contratou e agora está na hora de mostrar os resultados. Mas como apresentar? Para quem? E onde devo construir meu relatório de e-mail marketing? Essas são perguntas frequentes e vamos responder neste post. Fique com a gente e acabe com as dúvidas! Quem verá seu relatório? Antes de construir o relatório, saiba […]