Business Intelligence: Informação Analisada que Potencializa Negócios
 Business Intelligence: para potencializar negócios

Business Intelligence: para potencializar negócios

Hoje vivemos a era do Big Data e Business Intelligence (BI), o tempo de grandes negócios com milhares de dados gerados por segundo. Contar com um profissional que colete, analise e dissemine estrategicamente essa quantidade imensa de informação, deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade para as agências de marketing digital que objetivam competir no cenário global.

Grandes e médias empresas estão se estruturando para atender suas necessidades de inteligência de dados. Apesar de serem assuntos do momento, BI e Big Data são coisas diferentes, que se complementam.

O que é Big Data?

Big Data é um sistema que lida com um volume gigantesco de dados, estruturados ou não, e em alguns casos manipulados somente por mainframes (computadores de grande porte), suportado por ferramentas robustas e caras, sem falar na equipe que opera pesado toda essa plataforma.

Quais setores do mercado, mais precisam e contam com os serviços de Big Data para “prever o futuro”?

Bancos, Telefonia, Companhias Aéreas, Petroquímicas, Pesquisadores, Sistema Meteorológicos e o próprio Google.

Então o que o profissional de BI faz?

O Analista de BI é aquele profissional com visão estratégica, atento a todos os setores de atuação da empresa, tirando aprendizados e insights para aplicar nas suas estratégias e munir todo o time com dados e informações altamente relavantes.

Áreas de atuação para o profissional de BI:

Agências de publicidade e marketing digital, Instituições de Desenvolvimento de Políticas e Programas de C&T, Instituições de Ensino, Organizações de Pesquisa e Fomento, Automobilismo, Bem-estar e Cosméticos.

oracle-business-intelligence

A Oracle – empresa que se dedica a lançar inovações e simplificar a TI, elencou atividades do Analista de BI:

  • Reage ma is rapidamente as mudanças nas condições dos negócios
  • Detecta e desfaz gargalos na cadeia de suprimentos
  • Fornece informações seguras onde e quando necessário
  • Identifica áreas com potencial para economia de custos e muito mais…

Portanto, contar com um profissional de BI é obrigatório. Já Big Data depende do volume de dados que se quer manipular e o momento em que sua empresa esta neste processo.

O maior desafio das empresas hoje é conseguir inserir BI como elemento estratégico nas decisões. Por isso, afirmo: para alcançar um modelo de gestão da informação e do conhecimento é preciso maturidade, investimento, espírito inovador e profissionais qualificados atentos as tendências de mercado. Algumas agências entenderam este movimento e mudaram suas formas de planejar campanhas e ações no meio digital. Aqui na Raffcom, temos um setor de BI que mune o time com dados e informações estratégicas, a fim de otimizar processos e potencializar campanhas.

Fontes:

Oracle
Computer World
IHAC UFBA
Jornal da Manhã

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google. Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. […]

Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Depois de conhecer o perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC), foi possível perceber como o seu trabalho é multidisciplinar, atuando de maneira co-criativa entre vários setores do mercado. Uma das características principais é sua aptidão para identificar tendências e analisar a concorrência, extraindo o máximo possível de dados e informações para serem incorporados em […]

Aumente as vendas do seu e-commerce com o SEO

Para começar, o SEO gera para o site tráfego qualificado e credibilidade, que são fatores de sucesso para aumentar as vendas do seu e-commerce. Tráfego qualificado faz com que o número de visitas realizadas pelo público-alvo aumente, e a credibilidade faz com que uma parcela cada vez maior desse público realize a compra. Com base […]