Como acelerar e otimizar os resultados do processo de criação
 Como acelerar e otimizar os resultados do processo de criação

Como acelerar e otimizar os resultados do processo de criação

Grande parte de nós traz consigo alguma maneira de se preparar para um novo projeto, tanto no profissional quanto no pessoal. Alguns de nós traça metas, cria tabelas de acompanhamento, desenvolve ou aprimora outros métodos. De alguma maneira estamos sempre nos aprimorando  para criar um suporte para controlar essas etapas que nos acompanharão ao longo dessa realização.

Além de tudo é indispensável manter o tempo de execução no prazo e isso é algo que temos que lidar todos os dias, nesse cotidiano cada vez mais acelerado e competitivo.

Nesses primeiros momentos em que estamos planejando os processos, criando tarefas, definindo datas e colhendo outras informações, nem sempre damos ênfase nos aspectos que necessitam de uma atenção adequada. Então como devemos nos preparar?

“Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado.” – Abraham Lincoln

Assim como dito por Abraham Lincoln, um dos presidentes dos Estados Unidos conhecido por suas estratégias militares e carisma, percebemos que o processo é decisivo quando bem estruturado, assim podemos nos preparar para articular cada detalhe antes de executá-lo efetivamente.

Assim temos uma maneira mais efetiva de manter o projeto bem coordenado e dentro do cronograma estipulado, usando dados e analises pré processados pela equipe envolvida no processo.

Design Sprint

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criação-google-design-sprint

Uma prática muito efetiva para usarmos como referência é o Design Sprint criado por Jake Knapp da Google Ventures, que se resume em um processo de cinco dias para responder questões críticas de negócios através de design, prototipagem e testes com consumidores finais.

É um método bastante eficiente que reduz o ciclo de debates infinitos comprimindo meses de processo em apenas uma semana. O Sprint nos dá a possibilidade de desenvolver e testar quase todas as ideias em apenas 40 horas.

Antes de começar precisamos saber o que precede o Design Sprint. Temos que escolher um problema para resolver, elencar a equipe, limpar a agenda para os próximos dias e juntar alguns materiais básicos. Também precisamos de uma data de entrega, sendo ideal agendar os testes antes mesmo de começar. Pode parecer assustador, mas prazos apertados fazem a essência do Design Sprint.

Segunda-feira: Desempacotar

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criacao-desempacotar

No primeiro dia a equipe deve “desempacotar” tudo o que sabem. O conhecimento das equipes geralmente é assimétrico: Vendedores sabem coisas que os desenvolvedores não sabem, o suporte sabe de coisas que os designers não sabem, e assim por diante. É aqui que todos devem aprender tudo sobre o problema que irão resolver.

Terça-feira: Rabiscar

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criacao-sketch

No segundo dia a equipe deve desenhar em papel as soluções detalhadas. Nesse momento cada um trabalha individualmente para garantir maior detalhe e profundidade e menos pensamento em equipe. Dessa maneira podemos ver como cada um pode contribuir com ideias efetivas. Depois de rabiscar as ideias, devemos partir para um sistema de votação criterioso e ponderado para escolher as melhores possibilidades.

Quarta-feira: Decidir

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criacao-decidir

No terceiro dia teremos algumas dezenas de ideias para escolher. Isso é ótimo mas também é um problema já que não temos como prototipar e testar uma dezena de soluções. Para isso vamos precisar reduzir esse número fazendo escolhas difíceis. Para nos prepararmos para Quinta-feira, vamos fazer uma storyboard que vai servir de base para o protótipo. Enquanto isso já devemos escolher os participantes e nos preparar para os testes da Sexta-feira.

Quinta-feira: Protótipo

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criacao-prototipo

Vamos gastar a Quinta-feira, sendo ridiculamente produtivos para fazer o impossível: Construir um protótipo parecido com o produto final em apenas oito horas. Apenas respire, nada é impossível.

Sexta-feira: Teste

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criacao-teste

Na Sexta-feira vamos mostrar nosso protótipo para os consumidores reais e poderemos analisar em tempo real, fazendo anotações e encontrando padrões. No fim do dia nossas ideias terão sido expostas e poderemos concluir que algumas serão um sucesso enquanto outras chegarão a um fim prematuro.

Corra Forrest, corra!

como-acelerar-otimizar-resultados-processo-criacaoo-forest-gump

Agora é com você, faça as experiências com sua equipe e veja como você pode adequar esse processo as suas necessidades. Nesse link, você vai encontrar tudo o que precisa saber para realizar cada etapa além de obter uma lista de materiais básicos para criar sua própria estrutura.

Boa sorte e até a próxima.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Samuel Lamim Carvalho Desenvolvedor Frontend

Samuel Lamim de Carvalho

Desenvolvedor Front End

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

E-mail marketing: o opt-out a seu favor

O e-mail marketing se diferencia das outras mídias digitais principalmente por enviar mensagens para um público específico que previamente se cadastrou ou autorizou o recebimento desses e-mails. No entanto, mais do que o cadastro, a realização do opt-out pelo usuário é de extrema importância para a saúde da marca. Ou você acha que, mesmo não […]

Desenvolvedor Back End Magento

ATIVIDADES: – Atuar na implementação de lojas Magento; – Auxiliar no Suporte de lojas Magento; – Desenvolvimento de módulos para suprir necessidades dos clientes. REQUISITOS: – Conhecimento em Magento; – PHP; – JavaScript; – MySQL; – Servidores (Linux); – Web Services; – Git; – AWS. BENEFÍCIOS: – Vaga para Santa Catarina (curte belas praias?); – […]

A Raff em livros – Parte II

Uma parte dos nossos criativos abriram seus corações  e compartilharam conosco o nome de um livro e tudo o que essa obra representa para cada um deles. Ficou curioso? Confira a segunda parte da nossa lista e inspire-se! O livro ‘Oceano no Fim do Caminho’ foi escrito por Neil Gaiman, que é muito conhecido por suas incríveis […]