Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2) - Blog Raffcom
 Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Na primeira parte desse texto, explicamos os arquétipos e a importância dessa ferramenta para a criação de uma boa história e de um bom personagem. Agora é hora de explicar o conceito da Jornada do Herói, que serve de espinha dorsal para inúmeras obras da ficção e não ficção.

Lançado em 1949, com o livro “O herói de mil faces”, o conceito da Jornada do Herói é resultado de um trabalho longo e minucioso, que buscava compreender a estrutura de mitos, lendas, fábulas e histórias modernas.

Criado por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada, o estudo seria como um passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.

É importante destacar que nem toda história se encaixa neste modelo e que há histórias que se encaixam, mas que não contém todas as etapas da jornada.

Os 12 estágios da Jornada do Herói

A Jornada do Herói não precisa, necessariamente, de um humano para sustentar o papel principal. Ela pode ser protagonizada por um animal, uma figura mitológica e até mesmo um grupo inteiro de pessoas.

O importante é que ele tem de atravessar 12 passos principais, que o levarão ao final da história, com a resolução de todos os problemas.

1. Mundo Comum

mundo comum storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

O mundo normal do herói antes da história começar. O enredo apenas apresenta o dia a dia do protagonista que pode, ou não, desejar mudanças neste lugar onde vive.

2. O Chamado à Aventura

chamado à aventura storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Alterando o cotidiano anteriormente apresentado, um problema é revelado ao herói. Pode ser um desafio ou uma aventura, do qual ele é convidado a participar ou se vê obrigado a resolver.

3. Recusa do Chamado

recusa ao chamado storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Embora saiba que não pode ignorar o chamado, o herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente porque tem medo do desconhecido.

4. Encontro com o mentor

encontro com o mentor storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Em meio às dúvidas, o herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado, informando-o e treinando-o para enfrentar sua aventura.

5. Travessia do Primeiro Portal

travessia do primeiro portal storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Aqui é onde normalmente acaba o primeiro ato da história e inicia-se o segundo. O herói deixa para trás tudo o que conhece e adentra em um mundo especial ou mágico, sem volta.

6. Provações, aliados e inimigos

provações aliados inimigos storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

7. Aproximação do objetivo

aproximação storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

A tensão aumenta e o herói se vê diante das “portas que o levarão até o seu objetivo”. Neste momento, é preciso se preparar, planejar e enganar os guardas do vilão.

8. Provação

provação storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Este é o ápice da aventura, onde o herói tem de enfrentar o desafio principal, em um ato de vida ou morte.

9. Conquista da Recompensa

conquista da recompensa storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Ao sobreviver à morte ou derrotar o vilão, o herói se apossa do objetivo que veio buscar desde o início da aventura.

10. O Caminho de Volta

caminho de volta storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Aqui é onde se inicia o terceiro ato e o herói deve voltar para o seu mundo comum.

11. Ressurreição

ressurreição storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Nesta parte aparecem as tramas inacabadas e, mais uma vez, o herói deve enfrentar uma situação de vida ou morte antes de estar realmente pronto para voltar para casa.

12. Retorno transformado

retorno transformado storytelling - Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

O herói já não é mais o mesmo e volta para o seu mundo com alguma relíquia em mãos, seja um tesouro ou uma experiência que pode ser útil à comunidade onde vive.

A jornada do herói possui as etapas que você julgar essenciais

Conhecer a Jornada do Herói é essencial para qualquer escritor e roteirista, mas isso não significa que você é obrigado a utilizá-la.

Para Christopher Vogler, em seu livro A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores, “a Jornada do Herói é uma armação, um esqueleto, que deve ser preenchido com os detalhes e surpresas de cada história individual. A estrutura não deve chamar a atenção, nem deve ser seguida com rigidez demais.

A ordem dos estágios que citamos aqui é apenas uma das variações possíveis. Alguns podem ser eliminados, outros podem ser acrescentados. Podem ser embaralhados. Nada disso faz com que percam seu poder. Os valores da Jornada do Herói é que são importantes”.

Aproveite que chegou até aqui, e conte pra gente o que achou do post. E, caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma ressalva, deixe o seu comentário.

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
André Weidgnenant Diretor de Criação

André Weidgnenant

Diretor de Criação

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

SEO para Blog: Aumente seus acessos de forma orgânica

O que todo mundo quer é um blog bem estruturado, que tenha conteúdos relevantes para usuários e principalmente aumentar o número de visitas. E para isso acontecer o SEO para blog poderá ajudar. Já vimos neste post que o SEO ou Search Engine Optimization é a área mais importante para otimização de sites em mecanismos […]

Você sabe o que é Marketing Digital? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Neste artigo vou buscar detalhar alguns mitos e verdades sobre Marketing Digital e seu universo em uma totalidade. Estratégias de Marketing Digital são gratuitas? Geralmente sou questionado por algumas pessoas que, acabam perguntando se estratégias de Marketing Digital são de graça ou de baixo custo, primeiro grande mito. Não são de graça e se não […]

Usando o Google Tag Manager (GTM)

No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Manager, auxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que deixem de lado aquela certa “dependência” de webmasters e de empresas terceirizadas que […]