Como criar Dashboards Eficientes: Veja Aqui - Blog Raffcom
 Como criar dashboards eficientes

Como criar dashboards eficientes

Por que fazer login em múltiplas contas e verificar inúmeros painéis ou planilhas diferentes, quando é possível ter a maior parte importante dos dados em um único painel?

É a partir dessa questão que iniciamos a discussão em torno dos dashboards.

Significa então que criar dashboards eficientes é só pegar um bocado de dados e jogar em um painel, certo? Não, criar e organizar um dashboard vai muito além disso.

O principal objetivo de um dashboard é oferecer dados que possam ajudar você ou sua equipe a ter uma decisão relevante, que possa gerar alguma mudança nas metas estabelecidas. Para isso, veremos como montar um dashboard eficiente.

Identificar o motivo

Primeiro de tudo, é bom voltar alguns passos e identificar qual o motivo de você estar criando um dashboard. Algumas razões estão entre:

  • As métricas-chave são de difícil interpretação por parte da equipe;
  • Criar relatórios de métricas-chave demanda muito tempo;
  • Logar em múltiplas plataformas para ter acesso a informação é inseguro e angustiante;
  • Analisar e identificar tendências não é tão fácil quando usado diferentes sistemas.

Cada empresa é diferente e possui suas metas particulares. Mas entender os problemas que a comunicação por dados pode resolver é um importante passo para constatar os dados que você precisa ter acesso, que mantenham você focado e possam dar motivação para tomar uma decisão diferente.

Público-alvo

Em seguida, é necessário pensar qual o público que você vai impactar com as dashboards eficientes. Por exemplo, será para os empresários ou para o time de vendas? Essa diferenciação é fundamental para você decidir que dados vai apresentar para o público em questão. Incluir um emaranhado de dados variados pode prejudicar na interpretação dos dados. Sendo assim, foco no público é altamente pertinente.

Design do Dashboards Eficientes

A palavra-chave aqui é: simplicidade. Apresentar um layout simples e organizado é a melhor maneira para interpretar e entender os dados. Evite informações irrelevantes, não misture dados que não combinam e não adicione um gráfico ou texto só porque tem um espaço livre. Use o espaço em branco a seu favor, ele ajuda a organizar as informações e pode otimizar a velocidade em compreender os dados por quem está visualizando.

Decidindo as melhores métricas

Essa é a parte para parar e pensar. A melhor maneira de aproveitar ao máximo um dashboard é pensar efetivamente nas métricas-chave. Para isso, comece identificando o que importa para seu negócio ao responder as seguintes perguntas:

  • As métricas que estou analisando mudam meu comportamento e o da equipe com quem trabalho?
  • Se as métricas mudaram drasticamente na semana anterior, como elas poderiam mudar com minhas ações?

Se a resposta for não, provavelmente você está analisando métricas não acionáveis. Um dashboard é considerado bom quando ele pode provocar uma ação por quem está analisando. Ser bem organizado e com um layout atraente não é o bastante. Entender quais métricas podem impactar seu negócio de forma positiva, com certeza irá aumentar o valor do dashboard para sua equipe.

Mantenha seu Dashboard atualizado

Procure manter seus dashboards sempre atualizados, reserve um tempo na semana ou mês, e faça uma revisão das métricas apresentadas. Sempre se pergunte se tal métrica é ainda relevante para a conclusão das metas traçadas. Lembre-se: menos é mais.

Dica extra

Faça uma discussão com sua equipe e pergunte o que eles acham das dashboards eficientes apresentado. É importante torná-lo colaborativo, pois sua equipe pode sempre lhe ajudar a decidir quais métricas seriam mais relevantes para seu dashboard.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Marco Auréio Nasquewitz Analista de Links Patrocinados

Marco Aurélio Nasguewitz

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Como interagir com seus clientes nas Redes Sociais

Segundo um estudo da eMarketer, até o final de 2017 haverá 97.8 milhões de pessoas utilizando redes sociais no Brasil, o que corresponde a praticamente metade da população que aqui habita. Isso evidencia um fato inquestionável: as mídias sociais são verdadeiros canais de comunicação em massa. Da mesma forma que a televisão, por exemplo, elas […]

O que são e como funcionam as correspondências de palavra-chave do Google AdWords

Um dos assuntos que mais gera dúvidas em quem está começando a trabalhar com estratégias de links patrocinados é sobre a melhor forma de trabalhar as palavras-chave em suas campanhas. Agora que já mostramos como utilizar o Keyword Planner, vamos falar sobre a próxima etapa na otimização do desempenho de suas campanhas na rede de […]

Sinônimo de alegria: As transformações da marca Maroma

Como a comunicação e o reposicionamento de marca ajudaram a transformar e fortalecer a Maroma Sorvetes no mercado. Na rotina de uma agência de publicidade nos deparamos com diversos desafios comuns na comunicação das marcas, cada um apresentando o seu grau de dificuldade. Lançamento de um novo produto, lançamento de uma nova marca, novos logotipos, […]