Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados - Blog Raffcom
 Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Uma das melhores maneiras de entender dados e interpretar métricas que realmente importam para um negócio é selecionando KPIs saudáveis para a operação de uma empresa. Indo de encontro a isso, uma das etapas do processo de web analytics, que de certa forma otimiza o processo como um todo, é a criação de painéis personalizados no Google Analytics.

Com a criação de painéis personalizados, você tem informações relevantes de uma maneira mais fácil de interpretar. Ou seja, você têm informações que realmente quer ver e deixa as tais “métricas da vaidade de lado”. Afinal, acessos ao site não querem dizer necessariamente que uma empresa está gerando receita financeira. Criando painéis personalizados, você consegue identificar de maneira simples e ágil as informações que realmente deseja. Para criar um painel personalizado você precisa ter acesso à uma conta do analytics e seguir os passos abaixo:

-> Após acessar a sua conta do Google Analytics, certifique-se de que você está na guia relatórios (inglês – reporting) e em seguida painéis (inglês – dashboard).

painel-personalizado-google-analytics-1

-> Por padrão, já há um painel, mas você deverá clicar em +novo painel de controle (inglês – new dashboard).

painel-personalizado-google-analytics-raffcom-2

A imagem acima tem uma numeração de 1 a 6 e, em seguida, há uma breve descrição de cada um dos números:

  1. Você poderá nomear o painel que você criou da maneira que quiser (mas é bom manter um padrão);
  2. É possível ajustar os períodos que você gostaria de analisar (como qualquer outro relatório do GA);
  3. Adicionar widgets de acordo com sua análise, compartilhar e enviar os dados por e-mail;
  4. Incluir e/ou remover segmentos;
  5. Você pode modificar as colocações dos widgets e arrastá-los da maneira que quiser (são modulares);
  6. Clicando no título do widget abrirá um relatório vinculado (somente quando houver relatório vinculado).

Nós fizemos questão de compartilhar um painel que criamos para mensurar métricas oriundas de diferentes dispositivos. Para você incluir na sua conta do Google Analytics, pode acessar este link aqui e adicionar na vista de propriedade que deseja aplicar.

Com esse painel personalizado, você irá conseguir acompanhar receita por dispositivo (e também canal), sabendo qual é a porcentagem que cada dispositivo gera de faturamento para a sua empresa. Este é um indicador importante para dar direcionamento à estratégias futuras.

Por exemplo:. Se 15% do faturamento do meu e-commerce é oriundo de mobile, por que não alocar meu budget de maneira diferente e destinar mais para estratégias mobile?

painel-personalizado-google-analytics-raffcom-5receita-por-dispositivos-google-analytics

Você também irá conseguir identificar as regiões que tem a maior representatividade no fluxo comercial do seu e-commerce e otimizar as segmentações nas campanhas, conseguindo então, maximizar os resultados da sua operação.

Por exemplo:. Se 18,9% do meu faturamento acontece pela cidade (ou estado) de São Paulo, é necessário verificar se minhas estratégias são condizentes com esses números. As cidades que tenho a maior rentabilidade, também são as que mais recebem investimentos em mídia? Ou ainda posso extrair números melhores com um investimento mais direcionado? São respostas para essas perguntas que você conseguirá com essa análise.

painel-personalizado-google-analytics-raffcom-5-receita-por-cidadeCaptura de Tela 2015-11-03 às 16.30.31

Por fim, com a criação de painéis personalizados no Google Analytics, fica um pouco mais fácil mensurar os resultados em um painel totalmente personalizado por você e com as métricas que você considera importantes.

Até breve!

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