Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados - Blog Raffcom
 Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Uma das melhores maneiras de entender dados e interpretar métricas que realmente importam para um negócio é selecionando KPIs saudáveis para a operação de uma empresa. Indo de encontro a isso, uma das etapas do processo de web analytics, que de certa forma otimiza o processo como um todo, é a criação de painéis personalizados no Google Analytics.

Com a criação de painéis personalizados, você tem informações relevantes de uma maneira mais fácil de interpretar. Ou seja, você têm informações que realmente quer ver e deixa as tais “métricas da vaidade de lado”. Afinal, acessos ao site não querem dizer necessariamente que uma empresa está gerando receita financeira. Criando painéis personalizados, você consegue identificar de maneira simples e ágil as informações que realmente deseja. Para criar um painel personalizado você precisa ter acesso à uma conta do analytics e seguir os passos abaixo:

-> Após acessar a sua conta do Google Analytics, certifique-se de que você está na guia relatórios (inglês – reporting) e em seguida painéis (inglês – dashboard).

painel-personalizado-google-analytics-1

-> Por padrão, já há um painel, mas você deverá clicar em +novo painel de controle (inglês – new dashboard).

painel-personalizado-google-analytics-raffcom-2

A imagem acima tem uma numeração de 1 a 6 e, em seguida, há uma breve descrição de cada um dos números:

  1. Você poderá nomear o painel que você criou da maneira que quiser (mas é bom manter um padrão);
  2. É possível ajustar os períodos que você gostaria de analisar (como qualquer outro relatório do GA);
  3. Adicionar widgets de acordo com sua análise, compartilhar e enviar os dados por e-mail;
  4. Incluir e/ou remover segmentos;
  5. Você pode modificar as colocações dos widgets e arrastá-los da maneira que quiser (são modulares);
  6. Clicando no título do widget abrirá um relatório vinculado (somente quando houver relatório vinculado).

Nós fizemos questão de compartilhar um painel que criamos para mensurar métricas oriundas de diferentes dispositivos. Para você incluir na sua conta do Google Analytics, pode acessar este link aqui e adicionar na vista de propriedade que deseja aplicar.

Com esse painel personalizado, você irá conseguir acompanhar receita por dispositivo (e também canal), sabendo qual é a porcentagem que cada dispositivo gera de faturamento para a sua empresa. Este é um indicador importante para dar direcionamento à estratégias futuras.

Por exemplo:. Se 15% do faturamento do meu e-commerce é oriundo de mobile, por que não alocar meu budget de maneira diferente e destinar mais para estratégias mobile?

painel-personalizado-google-analytics-raffcom-5receita-por-dispositivos-google-analytics

Você também irá conseguir identificar as regiões que tem a maior representatividade no fluxo comercial do seu e-commerce e otimizar as segmentações nas campanhas, conseguindo então, maximizar os resultados da sua operação.

Por exemplo:. Se 18,9% do meu faturamento acontece pela cidade (ou estado) de São Paulo, é necessário verificar se minhas estratégias são condizentes com esses números. As cidades que tenho a maior rentabilidade, também são as que mais recebem investimentos em mídia? Ou ainda posso extrair números melhores com um investimento mais direcionado? São respostas para essas perguntas que você conseguirá com essa análise.

painel-personalizado-google-analytics-raffcom-5-receita-por-cidadeCaptura de Tela 2015-11-03 às 16.30.31

Por fim, com a criação de painéis personalizados no Google Analytics, fica um pouco mais fácil mensurar os resultados em um painel totalmente personalizado por você e com as métricas que você considera importantes.

Até breve!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Por que utilizar estratégias de e-mail marketing

“Por que devo utilizar estratégias de e-mail marketing para essa mídia?” A resposta é simples! Porque está mais do que do que comprovado que esta é uma mídia de alto impacto e grande conversão, e isso você poderá atestar no decorrer do texto. Todo mundo usa Atualmente, o e-mail tornou-se uma mídia extremamente importante no […]

Melhores objetivos de anúncios no Instagram Ads

Usando as ferramentas de marketing das redes sociais, é possível atrair novos clientes e também trabalhar na construção do relacionamento com o público da sua marca. Pensando nisso, listamos os melhores objetivos de anúncios no Instagram Ads. De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social em conjunto com a Hootsuite, existem 3 bilhões […]

Por que precisamos parar de usar atribuição pelo último clique

Não é de hoje que os profissionais de marketing estão deixando de ser generalistas (Analista de marketing digital/mídias sociais) para se tornarem especialistas em diversas áreas (Analistas de BI/Social Ads/E-mail marketing). Porém, uma dificuldade que ainda existe na hora de mostrar os lucros por canais é a forma como atribuímos os resultados para cada mídia. Isso acontece […]