Como criar uma campanha de Gmail - Blog Raffcom
 Como Criar uma Campanha de Gmail

Como Criar uma Campanha de Gmail

Em um post anterior, apontamos as boas práticas de e-mail marketing, que devem ser aplicadas nas campanhas, a fim de passar pelos filtros anti spam e obter resultados satisfatórios. Agora é hora de aprender como criar uma campanha de Gmail e usufruir de todos os benefícios desse tipo de anúncio.

O que é uma campanha de Gmail?

Os anúncios de Gmail são anúncios da rede de Display do Google,  exibidos na parte superior da caixa de entrada dos e-mails. Quando clicado, esse tipo de anúncio pode expandir e ficar no formato de um e-mail convencional, exibindo vídeos ou imagens, com um alto potencial para engajar e direcionar o usuário a uma conversão.

o que é uma campanha de gmail

Qual o objetivo das campanhas de Gmail?

Esse formato de anúncio é mais direcionado aos objetivos de branding, como o lançamento de um produto, consolidação de público-alvo ou apenas divulgação da marca. Portanto, quando explorada da forma correta, esse tipo de campanha pode alcançar resultados interessantes, ainda mais se levarmos em consideração que a plataforma do Gmail é uma das mais utilizadas em todo o mundo e, consequentemente, concentra uma alta quantidade de usuários.

Qual a diferença entre campanhas de Gmail e de E-mail marketing?

As campanhas de Gmail têm o objetivo de entregar anúncios a usuários relevantes dentro da plataforma do Gmail. Ou seja, elas podem ser segmentadas conforme o interesse dos usuários, da mesma forma que a rede de display convencional do Google.

Diferente das campanhas de Gmail, as de e-mail marketing dependem do uso de mailing, ou seja, uma base de usuários cadastrados em seu site e que têm interesse em receber conteúdos promocionais da sua empresa. Deve-se ter em mente que os e-mails originários de campanhas de e-mail marketing ficam concentrados na caixa de entrada dos usuários e disputam espaço com diversos outros e-mails, o que os torna menos favorecidos frente às campanhas de Gmail, sempre exibidas no topo da caixa de entrada.

Com isso, as campanhas de e-mail marketing são focadas em usuários mais qualificados que, de alguma forma, já conhecem a marca e têm uma maior pretensão de converter, considerando o fato de que não é permitido fazer segmentações de públicos personalizados em campanhas de Gmail, como remarketing, por exemplo.

Portanto, ambos os métodos são válidos e devem ser utilizados, até mesmo em conjunto, já que não participam da mesma etapa no funil de conversão. As campanhas de e-mail trabalham com uma população de usuários mais enxuta e, consequentemente, mais qualificada. O Gmail, por sua vez, foca em consumidores potenciais, graças a sua segmentação por interesses e/ou palavras-chave relacionadas ao seu público-alvo.

Estruturando uma Campanha de Gmail

O método de estruturação de uma campanha de Gmail é bastante semelhante ao de uma campanha de Display convencional.

Primeira etapa

Inicialmente, deve-se clicar no botão “+” para adicionar um novo modelo de campanha e selecionar o modelo de rede de display.

estruturando uma campanha de gmail

Na próxima etapa, você deverá escolher a meta (objetivo) da sua campanha. No entanto, saiba  que a opção de “consideração de produto e marca” não está disponível para as campanhas de Gmail.

estruturando uma campanha de gmail objetivo

Depois de escolher a meta, selecione “Campanha do Gmail”, coloque sua URL e clique em “Continuar”.

estruturando uma campanha de gmail campanha do gmail

Segunda etapa

Agora você iniciará o processo de configurações da sua campanha, devendo definir os idiomas de segmentação, locais, estratégia de lance e orçamento diário.

estruturando uma campanha de gmail processo de configurações

Ainda nessa parte, será preciso criar o primeiro grupo de anúncios, escolhendo um método de segmentação, definir seu lance de CPC (custo por clique) e criar sua campanha.

estruturando uma campanha de gmail cpc

Para saber mais sobre os tipos de segmentação da rede de Display, você pode acessar o post O que são campanhas de display no AdWords. No entanto, somente as segmentações por palavras-chave, interesses de afinidade e mercado estão disponíveis nesse modelo de campanha, pois, como já mencionamos, o Google não permite a segmentação de públicos personalizados, como remarketing, por exemplo.

Após esse processo, é necessário acessar o grupo de anúncios que você criou, clicar no botão “+” e selecionar a opção de anúncios de Gmail.

estruturando uma campanha de gmail opcao de anuncios

Etapa final

Nesse passo, você deve adicionar as informações do seu anunciante, como nome da empresa, título, descrição e URL final. Lembre-se de que devem ser utilizados pelo menos dois formatos de Display, o logotipo em formato 144×144 e uma imagem de marketing no formato 300×300. Ainda podendo ser adicionado o formato de cabeçalho de 650×200 que é opcional, mas que pode tornar seu anúncio ainda mais completo e relevante.

estruturando uma campanha de gmail informacoes do anunciante

No entanto, se não dispor de um profissional de criação, você poderá utilizar a galeria de anúncios do Google para criar anúncios de forma rápida e simples.

Também é importante que sejam criados mais grupos de anúncios com modelos diferentes de segmentação, justamente para entender qual delas funciona melhor com o seu público-alvo.

Ficou com alguma dúvida? Nos envie, será um prazer respondê-las.

                         césar henrique becher analista de links patrocinados - Como Criar uma Campanha de Gmail

César Henrique Becher

Analista de Links Patrocinados

blog@raffcom.com.br

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