Como definir a frequência de envios de e-mail marketing - Blog Raffcom
 Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

A frequência de envios de e-mail marketing é um ponto determinante e bastante delicado no planejamento das campanhas. Se houver exagero nos envios, os leitores podem ficar irritados. Mas se a periodicidade for baixa eles podem acabar perdendo o interesse, esquecendo-se da sua empresa.

Para facilitar esta tarefa, reunimos abaixo alguns pontos aos quais é preciso se atentar para definir a frequência ideal. Lembre-se, no entanto, que cada caso é um caso e que não há uma equação exata para definir a quantidade de mensagens que irá informar os consumidores sem acabar com a paciência deles.

Pense nos objetivos do e-mail

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Como já dissemos, não existe um número padrão para ajudar nessa definição. O importante é definir os seus objetivos e alinhá-los com as ações de e-mail marketing. Se a intenção é informar os consumidores acerca dos eventos da semana, por exemplo, é certo que a frequência destes envios será semanal.

Ofereça conteúdo de qualidade

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Não adianta definir uma frequência alta e não ter conteúdo relevante para entregar. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa especializada no tema, BlueHornet, a irrelevância das mensagens está entre os principais motivos do cancelamento de inscrições em mailings de empresas. Desta maneira, faça um bom levantamento de assuntos e palavras-chave e capriche na criação de um calendário editorial para as suas próximas campanhas.

Converse com os assinantes

4 converse com os assinantes frequência de envios de e mail marketing - Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

Conhecer a base de contatos e as suas preferências é essencial para definir uma boa estratégia. Prova disso é que uma boa segmentação da base com certeza vai aumentar a taxa de aberturas e melhorar a reputação da sua marca.

Mas, caso tenha dúvidas de como fazer isso, pode ser interessante questionar seus próprios leitores sobre as preferências, expectativas e hábitos. Aproveite seu site, as redes sociais ou o próprio e-mail e mantenha um canal aberto de relacionamento com seus consumidores.

Faça testes A/B

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Os testes A/B existem justamente para testar estratégias. Como já explicamos neste post, esses testes são indicados para testar duas opções de distribuição de elementos em determinadas páginas, layouts, peças, etc.

O intuito desta variação de informações é identificar qual tem um desempenho melhor e assim aperfeiçoar suas estratégias de acordo com a experiência que os usuários terão ao serem expostos aos seus testes. Desta maneira, procure enviar seus e-mails em horários distintos para cada amostra e teste a taxa de abertura antes de disparar a mensagem para a sua lista de contatos.

Aproveite os descadastros

6 aproveite os descadastros frequência de envios de e mail marketing - Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

Um número alto de cancelamentos e queixas de spam pode estar associado a uma alta frequência. Por isso, é importante aproveitar os descadastros para questionar o motivo da insatisfação e promover melhorias.

Não defina a frequência ideal

7 não defina a frequencia ideal frequência de envios de e mail marketing - Como definir a frequência de envios de e-mail marketing

Para definir a frequência de envios de e-mail marketing  ideal, não defina a frequência ideal. Cada pessoa reage de uma maneira diferente e generalizar isso pode ser um equívoco. Desta maneira, prepare-se para um trabalho árduo, onde a análise de métricas e indicadores serão seus companheiros diários na missão de desvendar o comportamento de cada consumidor.

Aproveite que chegou até aqui e conta pra gente o que achou do post.

Até a próxima!

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