Como escolher um bom disparador de e-mail marketing?
 Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing

Como escolher um bom disparador de E-mail Marketing

Chegamos ao terceiro post da nossa série sobre e-mail marketing! Já explicamos o que ele é, como utilizá-lo e porque adotar estratégias para essa mídia. Agora é hora de te ajudar a escolher um bom disparador de e-mail marketing.

Dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, é cada vez mais complicado escolher a melhor plataforma de envio de e-mails. Para facilitar a escolha, comece traçando os seus objetivos. Você quer divulgar um produto? Aproveitar uma data comemorativa? Apresentar uma promoção ou recuperar o carrinho abandonado?

É importante estudar bem todas as opções antes de tomar uma decisão. Além disso, o disparador de e-mail deve ser escolhido de acordo com o tamanho da lista de contatos que você possui (ou vai possuir), a quantidade de envios que pretende realizar, os tipos de relatórios que considera mais importantes e a verba disponível para isso.

Trace um comparativo entre as suas necessidades e as funções que a plataforma deve ter para atendê-lo. Depois, atente-se a alguns pontos fundamentais, que serão listado no decorrer deste texto.

Número de aberturas, descadastramentos e mapa de cliques

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O disparador de e-mail marketing ideal viabiliza a análise do impacto efetivo de cada campanha de e-mail marketing, com base nas conversões e cliques. Esse tipo de mensuração é valiosa para conhecer o retorno sobre o investimento, além dos indicadores apontarem para as preferências de consumo de cada cliente.

Fique atento se a plataforma fornece informações pós-envios, como o número de aberturas, cliques e descadastros, elas são extremamente importantes para a análise dos resultados. São essas informações que irão medir o desempenho da campanha e ajudar a descobrir se o assunto estava atraente (número de aberturas), se o conteúdo estava alinhado com a necessidade dos clientes (cliques e descadastros) além de trazer mapas de cliques, que vão ajudá-lo a descobrir quais partes do e-mail chamaram mais atenção.

Outros números que a plataforma pode fornecer são:
– Quantidade de destinatários;
– Quantidade de e-mails enviados;
– Quantidade de e-mails entregues;
– Quantidade de e-mails não entregues;
– Número de queixas de Spam.

IP de boa reputação

É preciso se atentar à boa reputação de IP do disparador de e-mail marketing escolhido, pois isso vai determinar se a quantidade de e-mails entregues será alta. É preciso entender que, antes de entregar a mensagem, o servidor de e-mail destinatário consulta uma espécie de banco de dados de reputações, onde pode localizar o status do remetente. Dependendo do que for encontrado nesse banco de dados, a mensagem pode nem ser entregue. A plataforma escolhida usará informações da sua conta de e-mail, porém, na hora do envio, usará informações do servidor próprio.

Uma ferramenta muito utilizada, a fim de verificar a boa reputação de determinado endereço de IP ou domínio e evitar possíveis riscos, é a Sender Score.

Cases de sucesso

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A plataforma escolhida possui cases de sucesso ou grandes clientes? Antes de tomar qualquer tipo de decisão, é preciso verificar se o disparador de e-mail marketing atende às grandes contas, pois, isso vai determinar que estamos no caminho certo, utilizando a mesma plataforma de grandes empresas que têm um volume alto de envios.

Um case conhecido ocorreu em 2009, com a empresa de transportes aéreos Gol. Com a plataforma certa, a empresa enviou uma quantidade significativa de e-mails por mês, com conteúdo relacionado à promoções e novidades aos clientes, garantindo campanhas mais direcionadas.

Segmentações na base de leads

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Como abordamos nos primeiros textos, um dos grandes trunfos do e-mail marketing é a utilização de listas segmentadas para envios. Por isso, desenvolver critérios de segmentação de consumidores, a partir do conhecimento do público, deve ser uma ação constante, para garantir e-mails marketing mais eficientes. Um bom disparador de e-mail marketing permite que você crie listas inteligentes onde é possível fazer uma série dessas segmentações com base em comportamento dos usuários obtidos nos últimos envios, como:

– Leads com engajamento alto;
– Leads com engajamento médio;
– Leads com engajamento baixo;
– Leads sem engajamento;
– Leads que visualizaram nos últimos XX dias;
– Leads que clicaram em determinados produtos;
– Leads que clicaram nos e-mails nos últimos XX dias.

Fluxos de automação a partir de interações

Uma técnica bastante utilizada atualmente é a automação do e-mail marketing, onde é possível, através da plataforma de envio, criar um fluxo de e-mails que serão enviados automaticamente conforme as interações, sejam elas por aberturas ou cliques em seus e-mails.

Portanto, se for uma necessidade sua, é importante que a plataforma ofereça tal recurso. A automação permite que você utilize filtros comportamentais nos sites que o lead visita, além de visualizar as palavras-chave clicadas e o que eles dizem nas redes sociais. Com esta função também é possível deixar os e-mails prontos para que, a partir das suas regras e especificações, a plataforma escolha o momento ideal e envie os e-mails automaticamente.

Bom suporte

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O suporte do disparador de e-mail  deve ser eficiente caso haja qualquer complicação, além de fornecer, de maneira eficaz, respostas para as suas dúvidas como os recursos disponíveis e as compras de créditos. Fique atento a esses detalhes deste o primeiro contato!

Verifique se o atendente conhece o funcionamento da plataforma, se ele tem domínio suficiente sobre e-mail marketing e se a ferramenta permite testes antes da contratação. Fique de olho no modo como ele se comporta no momento da solicitação desses testes.

Templates prontos

Por mais que a utilização de templates prontos não seja aconselhável, é importante verificar se a plataforma os oferece. Pode ser que eles salvem sua campanha em determinado momento onde o tempo é curto e os e-mails são muitos.

Importação de contatos

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Verifique como é feita a importação dos contatos, se ela é feita em uma planilha do Excel (*.xls), em bloco de notas (*.txt), ou outros formatos, e se é mesmo possível realizá-la. Isso será de grande ajuda se você já possui uma plataforma e está migrando para outra ou se tem uma base de leads Opt-in e irá começar a trabalhar com o e-mail marketing.

Se você não tem nenhuma lista de leads e vai começar a usar, procure ficar atento às opções de integração com o sistema utilizado no desenvolvimento do seu site.

Contatos inválidos para limpeza

É importante que você remova contatos antigos ou contatos que estão com pouco engajamento da sua lista. Quando você envia e-mails para uma lista com muitos endereços inválidos, além de perder dinheiro por pagar e-mails que nunca serão entregues, prejudica os e-mails válidos da lista e perde conversões, reduzindo seu retorno (ROI).

Prova disso são o UOL e a Locaweb que rejeitam conexões de servidores que apresentem mais que 10% de erro na lista de destinatários.

Algumas plataformas também oferecem a verificação de e-mails inválidos durante a importação dos contatos, fazendo sua validação e remoção imediata, caso seja necessário.

Histórico de cada contato

Verifique se o disparador de e-mail marketing oferece o histórico de interação dos seus clientes com os seus e-mails. Isso é importante para poder traçar estratégias eficazes nos próximos envios, assim você trabalha de maneira segmentada, contato por contato, como vimos no tópico sobre a segmentação na base de leads.

Uma boa plataforma, quando bem escolhida pode gerar excelentes resultados, e trazer um bom retorno com um investimento modesto. Tome cuidado apenas com as más práticas, pois, apesar de fáceis e baratas, elas não trazem nenhum retorno, e normalmente só pioram a sua imagem. Se achar necessário, faça um teste gratuito, oferecido pela maioria das plataformas.

Algumas ferramentas

Se você chegou até aqui, deve ter entendido a importância de escolher um bom disparador de e-mail marketing. Abaixo selecionamos 4 ferramentas que você pode escolher para o próximo planejamento.

Enviou

O Enviou é uma ferramenta de e-mail marketing desenvolvida exclusivamente para lojas virtuais com foco em vendas. Ela oferece:

– Plano por comissão – CPA (pague por venda);
– Recuperação de carrinhos abandonados;
– Criador de newsletter integrado com os produtos da loja;
– Importação automática de clientes que compraram na loja;
– Criação de listas segmentadas de acordo com a interação dos usuários;
– Estatísticas de mensuração de resultado incluído as conversões;
– Validador Antispam;
– Pesquisas para Opt-out;
– Integração com o Google Analytics.

Entre as principais empresas que utilizam esta plataforma podemos citar a Fiat, LookStore, AssistCard, Shell e Corpo Belo Modeladores.

Benchmark

A Benchmark fornece um conjunto de recursos integrados, automatizados e robustos, configurados para ajudar empresas de qualquer tamanho. Além disso, ela oferece:

– Centenas de templates de e-mail marketing;
– Teste A/B (envio de diferentes versões da mensagem para uma pequena amostra da base de contatos e retorno pra a que der mais resultado);
– Possibilidade de criar formulários facilmente;
– Autoresponders (criação de qualquer número de respostas automáticas ao longo de qualquer intervalo de tempo);
– Criação de pesquisas / enquetes online e personalizados;
– RSS com a possibilidade de enviar automaticamente um e-mail quando blog é atualizado;
– Criação de uma página índice com miniaturas de campanhas que podem ser visualizadas por qualquer pessoa na web;
– Apps em Android e iOS;
– Suporte no Brasil, com treinamento de e-mail marketing em português;
– Validador Antispam;
– Opt-Out com pesquisa;
– Integração com o Google Analytics.

Entre os principais clientes da Benchmark estão Cisco, Holiday Inn, Siemens, Nissan e Volkswagen.

E-goi

O E-goi é um disparador de e-mail marketing que fornece automação de Marketing Multicanal através de e-mail, SMS, voz, formulários e redes sociais. Além disso, a ferramenta proporciona:

– Suporte no Brasil, com treinamento de e-mail marketing em português;
– Autoresponders, onde é possível criar qualquer número de respostas automáticas ao longo de qualquer intervalo de tempo;
– Templates gratuitos, prontos para usar;
– Criação de formulários e landing pages com facilidade;
– Teste A/B, com envio de diferentes versões da mensagem para uma pequena amostra da base de contatos e retorno pra a que der mais resultado;
– Criação automática de uma versão responsiva para celular ou tablet;
– Segmentação automática da base de e-mails;
– Integração com ERP, CRM, CMS;
– Servidores compartilhados ou dedicados;
– Validador Antispam;
– Opt-out;
– Integração com o Google Analytics.

Entre as principais empresas que utilizam a Egoi como ferramenta de disparo dos seus e-mails marketing, podemos citar Roche, Sephora, Fnac, Timberland e Sport Club Internacional.

Akna

A Akna oferece soluções de e-mail marketing de fácil utilização, com uma plataforma que permite operações individuais ou completamente integradas com o CRM, ERP, Website, E-commerce ou qualquer outro sistema.  Além disso, proporciona:

– Criação de newsletter integrada com os produtos da loja;
– Criação de listas segmentadas de acordo com interação dos usuários;
– Estatísticas de mensuração de resultado;
– Validador Antispam;
– Pesquisas para Opt-out;
– Integração com o Google Analytics;
– Disponibilidade de templates de e-mail marketing;
– Teste A/B, com envio de diferentes versões da mensagem para uma pequena amostra da base de contatos e retorno pra a que der mais resultado;
– Autoresponders (criação de qualquer número de respostas automáticas ao longo de qualquer intervalo de tempo);
– Suporte no Brasil, com treinamentos de e-mail marketing em português;
– Plataforma multicanal;
– Automação de marketing, com a criação de ciclos de acordo com a integração de seus clientes;
– Segmentação de listas por Geolocalização;
– Fácil importação de contatos para atualização de listas;
– Integração de listas com várias plataformas;
– Automatização para contatos Opt-out, onde o usuário faz o descadastramento e ele automaticamente retira o contato da lista;
– Históricos de contatos;
– Processos automáticos de higienização de listas;
– Módulos de pesquisas online.

Entre os principais clientes da Akna estão a Associação Comercial de São Paulo, Havan, AACD, Meio & Mensagem, Cacau Show, Habib’s, QuikSilver, Raffcom, Ticket e Lojas MM.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Entre em contato conosco!
Até a próxima!

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Gabriel Merhy

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br

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