Conteúdo elaborado por

Joana Rocha Araldi

Data da publicação

29/07/2024

Data da publicação

29/07/2024

Como fazer o editorial de moda refletir a identidade da sua marca

Criar uma campanha ou editorial de moda é sempre um desafio, afinal cada coleção ou novidade que chega precisa ser comunicada da melhor forma.

Transmitindo quem sua marca é para o mundo

Um editorial de moda é uma produção fotográfica que busca contar uma história através de imagens. Ao contrário de um catálogo completo, que foca na apresentação direta dos produtos e onde todas as peças de uma coleção precisam ser fotografadas em uma diária, o editorial de moda enfatiza a arte, o conceito e a narrativa visual, muitas vezes explorando temas específicos e contando uma história através das imagens.

O editorial é uma produção pensada em capturar a essência da marca e o que a coleção deseja passar. Por isso, geralmente é feita uma seleção de apostas da coleção ou ainda, são selecionadas famílias de cores, estampas, modelagens especiais que a marca deseja destacar e por consequência, vender mais.

É um instrumento de narrativa que conta uma história sobre sua coleção, explicando visualmente processos criativos e também expondo para o público-alvo seus conceitos de marca, mas também de venda, pois desperta desejo.

Novo editorial, nova chance de fazer sua marca brilhar e se destacar.

Muitas empresas ainda acreditam que apenas as imagens conceito, lookbook e vídeos feitos durante a campanha principal são o bastante para sustentar uma marca pelos meses da duração da coleção. Mas, apesar de diminuir os custos operacionais, essa é uma escolha muito arriscada, afinal, com tantas mudanças acontecendo e a vida de todos passando cada dia mais rapidamente pelo nossos olhos , tudo se torna “antigo” muito rápido. A repetição muitas vezes da mesma comunicação pode tornar a marca desinteressante, virando “paisagem” no feed, no e-mail, no contato do representante ou vendedor e até mesmo nas vitrines. 

Investir em editoriais é investir em novidades constantes aos olhos de seus clientes e prospects. Mesmo que uma peça já tenha sido fotografada em campanha, ela aparecer revisitada em uma produção da moda diferente é com toda certeza uma chance do seu cliente apostar nela e fechar um novo pedido.

mídia ooh e dooh

Passos para um editorial de sucesso.

Tudo começa com o propósito, ele será o caminho para definição do conceito do editorial.

Por exemplo: Queremos comunicar uma nova modelagem, uma família de estampas, uma nova collab, criar comunicações para datas comemorativas, comemorar o aniversário da nossa marca.

Com a definição desse propósito, é hora de selecionar as tendências de mercado e de moda que dão match com a sua marca, além, é claro, de levar em consideração o conceito da sua coleção atual. É preciso equilibrar conceitos externos e internos, para fazer seu cliente entender a história que você está contando.

Tendo isso bem claro, busque referências que possam inspirar o editorial, como arte, cultura, natureza, tecnologia, etc. Crie moodboards de inspiração para as fotos, roteiros para vídeos, elementos visuais e estéticos que explanem de forma organizada o que você deseja com esse editorial.

Após isso é hora de selecionar a equipe para dar vida às suas ideias, profissionais de direção criativa, fotografia, vídeo-maker, stylist, modelos, locação ou cenário. Nesse momento é preciso levar em consideração a necessidade de serem profissionais com boa experiência de mercado, que tenham resiliência e possuam uma linguagem que coerente com o que você deseja passar com a sua marca. 

Além da produção em si, o editorial precisa ser comunicado da melhor forma possível. Selecione apenas as fotos que mais representam o conceito desejado e a sua marca, tenha cuidado na edição das imagens, mantenha cores fiéis, refine iluminação, retire amassados muito grandes, etc.

Crie estratégias para comunicar seu editorial

Com o editorial pronto, a estratégia de comunicação também precisa estar afiada. Pense em como você irá publicar e comunicar seu editorial, use suas plataformas digitais como site, redes sociais, redes de transmissão, treine seus representantes e vendedores para expor sua marca da melhor forma possível e aproveitar esse editorial ao máximo. Crie conteúdos adicionais como making of, teaser, mini catálogos de produtos, postagem em blog, etc.

Não se esqueça dos impressos! Essas imagens podem virar adesivos na sua loja ou pdv de cliente, outdoors e diversos outros meios de comunicação offline. 

Na prática! Quando a Raffcom decide fazer o próprio editorial de moda? 

Como em “casa de ferreiro, o espeto deve ser de ferro” e com o propósito de divulgar nosso Núcleo de Inteligência de Moda, nos desafiamos na criação de nosso primeiro editorial autoral.

Você já deve ter percebido que a Raffcom tem como cor principal o vermelho, além disso, sempre nos posicionamos como uma agência de comunicação pioneira, ousada e antenada com as novidades do mercado. Nosso núcleo de inteligência de moda, traz uma equipe especializada no universo da moda e do têxtil, por isso a necessidade de comunicar de forma certeira também esse serviço especializado de nossa agência.

A proposta principal traz o foco para o acting da modelo, expressão facial e corporal, com estilo de fotografia mais ousado e com fashion feeling. O styling, por sua vez, vem para trazer força, atitude e ousadia, com uma pegada atemporal, fashion, monocromática e vermelha, com itens clássicos em couros, alfaiataria, tules, acetinados, tecidos texturizados, modelagens assimétricas e elegantes, amarrações criativas, sempre com uso de elementos vermelhos em cena. 

A união de diversos profissionais incríveis, resultou em uma editorial autoral forte, elegante e impactante. Confira um pouco do resultado:

mídia ooh e dooh
mídia ooh e dooh

Sua marca pode muito mais!

Com um editorial de moda você tem uma ferramenta poderosa para comunicar a criatividade e a visão da sua marca. Ele vai além da simples apresentação de produtos, criando uma experiência visual que pode inspirar, emocionar, instigar e cativar seu público.

Invista, divulgue e sinta o resultado!

Créditos: Direção Criativa: @agenciaraffcom + @teiafashionlab
@alexsb @andrefranciscodalsegio @jojojoanaaa @bahsinhaa @aleepirees
Fotografia: @setcompanystudio @ricnedel @willdemetrioo
Casting: @euamandaadam
Filme: @unboxfilmes @raphaelkempt
Beleza: @jaquelinestein_
Styling: @afdstylist @flalluz @eduarddsouza @evebiscaia_
Produção/cenário: @dudaturman @eduarddsouza @rafael_mld
Estúdio: @teiafashionlab @andrefranciscodalsegio @adriturman

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