Como fazer a otimização de campanhas de Social Ads? - Blog Raffcom
 Como fazer a otimização de campanhas de Social Ads

Como fazer a otimização de campanhas de Social Ads

Agora que você já sabe o que são Social Ads, como criar campanhas e porque elas são uma excelente opção de investimento, é hora de aprofundar-se na otimização de campanhas de Social Ads.

Olhe as métricas de perto

Antes de começar a otimização de qualquer campanha, é indispensável fazer uma análise minuciosa das métricas. Ao fazer isso você entenderá quais aspectos da campanha precisam ser otimizados. Essas informações são facilmente obtidas através do gerenciador de anúncios ou de ferramentas externas como o Oribi.

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Se o CTR (Click Through Rate) estiver baixo, por exemplo, significa que, em relação ao alcance, poucas pessoas clicaram no seu anúncio. Vários fatores podem fazer com que isso ocorra, tal como um CTA pouco chamativo ou com uma mensagem confusa. Neste caso, você precisa alterá-lo para fazer com que mais pessoas cliquem em seu anúncio.

Para aumentar o CTR você também pode:

Prestar atenção aos gêneros na otimização de campanhas de social ads

De acordo com o infográfico Facebook Ads: Top 5 creative ways to achieve higher CTR, os anúncios com fotos de mulheres conseguem o dobro de cliques do que aqueles que possuem fotos masculinas.

Mostrar mais o produto

É importante que as marcas mostrem seus produtos nas campanhas de Facebook Ads. Ainda de acordo com o infográfico, os produtos com um visual mais interessante, como joias ou relógios, apresentam um valor de CTR impressionante quando comparados com outros produtos.

Tomar cuidado com o segundo plano

O plano de fundo da imagem também é importante. Anúncios que mostram imagens com um segundo plano de cor sólida possuem CTR de 0,05%, quando comparados aos cenários naturais (0,04%) ou de interiores (0,03%).

Escolher as melhores cores

A escolha das cores predominantes também determina o valor do CTR. As fotos em tons de roxo e amarelo apresentam maior número de cliques. Vermelho e azul são as cores com a performance mais baixa.

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Melhorar o enquadramento

Também de acordo com o infográfico, anúncios com imagens do produto ou de pessoas em close-up (onde a câmera possibilita uma visão próxima e detalhada) obtém o maior número de cliques nas campanhas.

Por outro lado, se o CTR dos seus anúncios estiver bom, mas as conversões estiverem baixas, então o problema provavelmente está na página de destino à qual você está direcionando as pessoas. Neste caso, vale analisar a viabilidade de fazer uma alteração nesta página afim de torná-la mais adequada de acordo com a realidade do seu negócio e a navegabilidade do usuário.

Com estes exemplos fica claro que analisar o desempenho da campanha é essencial para identificar de forma precisa qual fator precisa ser alterado.

Parte criativa

A parte criativa é um dos componentes mais importantes do seu anúncio, tendo grande participação no sucesso ou não da sua campanha. Isso acontece porque os seres humanos são extremamente visuais. Logo, se a imagem que você utiliza não possui algum elemento atrativo aos olhos do seu público, ele não vai interagir ou clicar no seu anúncio.

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Por isso, cabe ressaltar a importância de fazer o máximo de testes possíveis para que você possa alcançar seus objetivos e entender quais anúncios têm o melhor desempenho. Ao testar a imagem, por exemplo, experimente utilizar duas ou três variações e analisar qual delas teve mais interações ou cliques.

Cuidado com a quantidade de texto

Outro critério extremamente importante com relação a imagem é a quantidade de texto contido nela. Até pouco tempo atrás, havia uma limitação de 20% de texto na imagem e o anúncio era desativado caso ultrapassasse essa cota. Recentemente, essa restrição deixou de ser regra.

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Apesar disso, ainda é indicado utilizar essa porcentagem, visto que o Facebook limita o alcance do seu anúncio caso ela seja ultrapassada, dando destaque para aqueles que ainda seguem a recomendação. Você pode testar se o seu anúncio está sendo limitado pela quantidade de texto neste link.

Inclua uma chamada de ação

Um quesito igualmente importante é a inclusão de uma chamada para ação que crie um senso de urgência. Use frases como “Acesse nosso site agora” ou “promoção por tempo limitado”. Elas ajudam a enfatizar a relevância da sua ação e a despertar o interesse dos usuários.

Adeque a linguagem

Nunca se esqueça de adequar a linguagem que você está utilizando de acordo com o seu público. Depois de analisar o perfil do usuário que interagiu com o seu anúncio, personalize a mensagem, de modo que ela pareça feita especialmente para ele. Essa dica vale tanto para o texto que está na imagem quanto para aquele da estrutura do próprio anúncio (título, descrição, texto de apoio, etc.).

Segmentação

A segmentação é uma parte vital de qualquer campanha. Por melhor que seja o seu criativo, não haverão conversões se o seu anúncio não impactar as pessoas certas, ou seja, seus clientes ou potenciais novos consumidores. Por isso, nessa etapa a realização de testes também é válida a fim de descobrir qual a segmentação ideal para atingir seus objetivos.

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Você também pode veicular o mesmo anúncio para diferentes públicos e analisar qual deles desempenha melhor. A plataforma oferece diversas opções na hora de segmentar, o que pode ser traduzido em inúmeras possibilidades. A seguir, serão citadas algumas que têm se mostrado muito eficazes.

Públicos semelhantes

Através desse recurso, você pode criar públicos semelhantes àqueles que converteram em seu site ou o acessaram. Depois de criá-lo, o Facebook irá traçar o perfil destes usuários e montar uma lista com outras pessoas que possuem um perfil semelhante. Logo, existe uma grande chance dessas pessoas também converterem, visto que elas possuem interesses e afinidades em comum com o seu público.

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Públicos personalizados

Para utilizar esse recurso, basta criar um Pixel do Facebook e instalá-lo em todas às páginas do seu site. Feito isso, você pode criar uma lista de pessoas que visitaram páginas importantes e até mesmo excluir aquelas que já converteram e visualizaram a página de agradecimento, por exemplo.

Outra opção para a criação de públicos personalizados é através de uma base de Leads que você possui, com dados como e-mail ou telefone. Depois de fazer o upload desta lista, o Facebook vai procurar quais destes contatos possuem uma conta ativa e irá veicular seu anúncio para eles.  Como esses usuários já conhecem a sua empresa tendem a converter novamente por um custo inferior.

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Também existe a possibilidade de criar listas de acordo com pessoas que visualizaram o seu vídeo, abriram o seu formulário de Lead ou o seu Canvas. Pode ser que esses usuários não tenham convertido ainda, mas já demonstraram interesse em seu negócio. Ao atingi-los novamente, é possível fazer com que eles convertam.

Dados demográficos

Esta é provavelmente a opção de segmentação e otimização de campanhas no social ads mais tradicional, mas ela também traz resultados se utilizada de forma correta. Para fazê-la é muito simples, basta selecionar os critérios de acordo com o seu público alvo. Se estiver fazendo uma campanha para exames de mamografia, por exemplo, você pode segmentar para mulheres com 40 anos ou mais.

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Localização

Com esse recurso, é possível escolher a localização dos usuários que deseja impactar com seus anúncios. Há como segmentar por estados, cidades e até mesmo por endereços específicos, impactando pessoas que moram naquele lugar, que estiveram ali recentemente ou que o estão visitando.

Se você possuir uma loja física ou estiver divulgando um evento, por exemplo, pode impactar pessoas que estão nas proximidades com os seus anúncios.

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Interesses e comportamentos

Este tipo de segmentação tem como base as páginas e os assuntos que o usuário curtiu. Se os seus anúncios são para uma revenda de automóveis, por exemplo, é possível direcioná-los para pessoas que demonstraram interesse em tópicos relacionados a este mercado.

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Outra possibilidade é direcionar os anúncios de acordo com o comportamento das pessoas. Se estiver anunciando para um hotel, por exemplo, você pode impactar pessoas que estão viajando.

Conexões

A plataforma ainda oferece a possibilidade de direcionar os anúncios para pessoas que curtiram sua página, amigos de pessoas que curtiram sua página ou até mesmo excluir aqueles que a curtiram, a fim de impactar novos usuários. Também é possível segmentar para pessoas que utilizaram seu aplicativo ou que responderam ao seu evento.

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Não altere várias coisas de uma vez

São dicas valiosas! Mas é preciso ressaltar que elas não devem ser colocadas em prática de uma só vez. Depois de identificar quais aspectos da sua campanha precisam ser melhorados, procure modificar apenas um ou dois deles. Se fizer muitas alterações de uma só vez, não vai saber qual delas foi a grande responsável pela melhora no desempenho.

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Espero que estas dicas lhe ajudem na otimização de campanhas de Social Ads. Caso tenha alguma dúvida ou alguma sugestão, por favor, deixe seu comentário.

Até o próximo post!

                    victor_dognini

Victor Dognini

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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