Como instalar o Google Analytics - Raffcom Agência Full Service
 Como instalar o Google Analytics

Como instalar o Google Analytics

Quando pensamos em estratégias digitais, pensamos também em uma infinidade de oportunidades que esse universo pode nos trazer, correto? Correto!

Mas junto com as grandes oportunidades, vêm os inúmeros desafios que acabam colocando em “xeque” a perseverança de qualquer profissional com conhecimento na área. Às vezes (leia-se muitas vezes) temos dados suficientes que podem nos auxiliar em importantes tomadas de decisão, mas temos dificuldade de encontrá-los e medi-los. Uma ferramenta de web analytics muito importante para a análise de dados de um website, é o Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita para auxiliar no processo de mensuração e metrificação de um website. Tendo acesso à informações muito ricas, você consegue interpretar o comportamento dos usuários que acessam o seu site. Neste artigo iremos ensinar como instalar o Google Analytics e daremos algumas dicas do processo de mensuração de dados.

Por que instalar o Google Analytics?

Vivemos tempos cada vez mais competitivos e, usar dados reais para auxiliar no processo operacional de uma empresa, se tornou algo extremamente necessário. Ao instalar o Google Analytics, você conseguirá trazer dados que darão uma dinâmica diferente às estratégias da empresa que você trabalha e/ou representa.

Imagine saber em quais dias e horários seu site recebe mais tráfego e, com essas informações, efetuar o agendamento de um banner com uma promoção temporária, adaptando comunicação / audiência.

Que tal identificar que, todas aquelas publicações que você faz no Facebook, são responsáveis por mais de 20% do tráfego do seu site? E que para sua empresa, o próprio Facebook é o canal que tem a melhor taxa de conversão, hein? Um grande indicador para otimizar os esforços na rede social do tio “Mark”.

Como instalar o Google Analytics?

A instalação do Google Analytics é rápida e dependendo do seu conhecimento, pode exigir auxilio de um programador para inserir uma tag de monitoramento nas páginas do seu website.

Você precisa ter uma conta (válida e ativa) no g-mail e acessar o site do Google Analytics para iniciar sua configuração. Ao acessar o site, irá aparecer uma tela igual a que está na imagem abaixo e você deverá clicar em “inscrever-se”.

como-instalar-google-analytics-raffcom

*Acesse a imagem para visualizar melhor.

Após ter clicado em “inscrever-se”, você será direcionado para uma página onde dará continuidade a instalação do Google Analytics.

Para configurar sua conta, você precisa preencher os dados abaixo de forma correta:

  • Nova conta: Tem duas opções, escolha “site”;
  • Nome da conta: Recomendamos que aqui você coloque o nome da empresa;
  • Nome do site: Na grande maioria das vezes você irá usar o mesmo nome da conta (não tem problema);
  • Url do website: Nesta etapa você precisa preencher de maneira correta e garantir que não haja erros de digitação (www.seusite.com.br);
  • Categoria: É o nicho de atuação da empresa que você está instalando o Google Analytics;
  • Fuso horário: Escolha o país e em seguida selecione o fuso horário. Se você está no Brasil e quer inserir o horário de Brasilia, escolha a opção (GMT-03:00) São Paulo;
  • Irá aparecer a opção de configurações de compartilhamento de dados, pode deixar todas as opções marcadas. Desta forma estamos ajudando o Google a melhorar suas soluções;
  • Feito isso, selecione a próxima etapa.

 

como-instalar-google-analytics-raffcom-2

*Acesse a imagem para visualizar melhor.

Agora chegamos na etapa final, onde você gerará o código do Google Analytics. Este código deve ser inserido no site que você deseja monitorar.

O código deverá ser copiado (completo) e ser inserido em todas as páginas do seu website, antes do fechamento da tag </head>. Feito isso, você deve selecionar a opção “salvar” e o processo de instalação do Google Analytics estará finalizado. Em breve a coleta de dados irá começar :)

instalando-google-analytics

*Acesse a imagem para visualizar melhor.

Informações importantes

  • Você só poderá instalar o Google Analytics em sites que o código esteja sob sua propriedade;
  • Você poderá instalar o código do Google Analytics utilizando o Google Tag Manager;
  • Na hora da instalação você não precisa disponibilizar nenhum dado pessoal;
  • O código tem que estar dentro da tag “head” – Não insira na tag “body” (isso garantirá a captura exata das informações);
  • Insira o código em todas as páginas que quer analisar (recomendamos que seja em todas as páginas do website);
  • Se você trabalha em uma agência, crie uma conta para cada site que deseja instalar o google analytics.

Uma boa análise de dados para você. Até breve! ;-)

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

A experiência de Estágio em uma Agência de Publicidade e Propaganda

A partir do momento que você inicia o ensino superior, você deixa de lado onze anos de matérias da escola e passa a se dedicar ao aprendizado do curso escolhido, com o objetivo de se preparar para a profissão que irá seguir. Logo no início do curso, já sonhamos com o dia da formatura, a conquista […]

Do Início ao Fim, do Fim ao Começo

O universo em seu início com uma entonação exuberante, colocado por muitos como um silêncio único. Assim se inicia uma orquestra em sua primeira apresentação, se tornando imponente e misteriosa com poder de surpreender e se superar ao longo dos tempos. Tempos estes, servem como passagem ao seu ritmo. Por vez se acrescenta nessa conjuntura, […]

Principais plataformas de e-commerce

Boas plataformas de e-commerce são aquelas que tornam-se verdadeiras parceiras no projeto e ainda oferecem todos os recursos que o projeto precise durante a sua evolução. Sendo assim, a primeira etapa que poderá determinar o sucesso do e-commerce é verificar se a plataforma escolhida possui todos os recursos necessários, não só na parte comercial, mas […]