Como instalar o Google Analytics - Raffcom Agência Full Service
 Como instalar o Google Analytics

Como instalar o Google Analytics

Quando pensamos em estratégias digitais, pensamos também em uma infinidade de oportunidades que esse universo pode nos trazer, correto? Correto!

Mas junto com as grandes oportunidades, vêm os inúmeros desafios que acabam colocando em “xeque” a perseverança de qualquer profissional com conhecimento na área. Às vezes (leia-se muitas vezes) temos dados suficientes que podem nos auxiliar em importantes tomadas de decisão, mas temos dificuldade de encontrá-los e medi-los. Uma ferramenta de web analytics muito importante para a análise de dados de um website, é o Google Analytics.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita para auxiliar no processo de mensuração e metrificação de um website. Tendo acesso à informações muito ricas, você consegue interpretar o comportamento dos usuários que acessam o seu site. Neste artigo iremos ensinar como instalar o Google Analytics e daremos algumas dicas do processo de mensuração de dados.

Por que instalar o Google Analytics?

Vivemos tempos cada vez mais competitivos e, usar dados reais para auxiliar no processo operacional de uma empresa, se tornou algo extremamente necessário. Ao instalar o Google Analytics, você conseguirá trazer dados que darão uma dinâmica diferente às estratégias da empresa que você trabalha e/ou representa.

Imagine saber em quais dias e horários seu site recebe mais tráfego e, com essas informações, efetuar o agendamento de um banner com uma promoção temporária, adaptando comunicação / audiência.

Que tal identificar que, todas aquelas publicações que você faz no Facebook, são responsáveis por mais de 20% do tráfego do seu site? E que para sua empresa, o próprio Facebook é o canal que tem a melhor taxa de conversão, hein? Um grande indicador para otimizar os esforços na rede social do tio “Mark”.

Como instalar o Google Analytics?

A instalação do Google Analytics é rápida e dependendo do seu conhecimento, pode exigir auxilio de um programador para inserir uma tag de monitoramento nas páginas do seu website.

Você precisa ter uma conta (válida e ativa) no g-mail e acessar o site do Google Analytics para iniciar sua configuração. Ao acessar o site, irá aparecer uma tela igual a que está na imagem abaixo e você deverá clicar em “inscrever-se”.

como-instalar-google-analytics-raffcom

*Acesse a imagem para visualizar melhor.

Após ter clicado em “inscrever-se”, você será direcionado para uma página onde dará continuidade a instalação do Google Analytics.

Para configurar sua conta, você precisa preencher os dados abaixo de forma correta:

  • Nova conta: Tem duas opções, escolha “site”;
  • Nome da conta: Recomendamos que aqui você coloque o nome da empresa;
  • Nome do site: Na grande maioria das vezes você irá usar o mesmo nome da conta (não tem problema);
  • Url do website: Nesta etapa você precisa preencher de maneira correta e garantir que não haja erros de digitação (www.seusite.com.br);
  • Categoria: É o nicho de atuação da empresa que você está instalando o Google Analytics;
  • Fuso horário: Escolha o país e em seguida selecione o fuso horário. Se você está no Brasil e quer inserir o horário de Brasilia, escolha a opção (GMT-03:00) São Paulo;
  • Irá aparecer a opção de configurações de compartilhamento de dados, pode deixar todas as opções marcadas. Desta forma estamos ajudando o Google a melhorar suas soluções;
  • Feito isso, selecione a próxima etapa.

 

como-instalar-google-analytics-raffcom-2

*Acesse a imagem para visualizar melhor.

Agora chegamos na etapa final, onde você gerará o código do Google Analytics. Este código deve ser inserido no site que você deseja monitorar.

O código deverá ser copiado (completo) e ser inserido em todas as páginas do seu website, antes do fechamento da tag </head>. Feito isso, você deve selecionar a opção “salvar” e o processo de instalação do Google Analytics estará finalizado. Em breve a coleta de dados irá começar :)

instalando-google-analytics

*Acesse a imagem para visualizar melhor.

Informações importantes

  • Você só poderá instalar o Google Analytics em sites que o código esteja sob sua propriedade;
  • Você poderá instalar o código do Google Analytics utilizando o Google Tag Manager;
  • Na hora da instalação você não precisa disponibilizar nenhum dado pessoal;
  • O código tem que estar dentro da tag “head” – Não insira na tag “body” (isso garantirá a captura exata das informações);
  • Insira o código em todas as páginas que quer analisar (recomendamos que seja em todas as páginas do website);
  • Se você trabalha em uma agência, crie uma conta para cada site que deseja instalar o google analytics.

Uma boa análise de dados para você. Até breve! ;-)

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

LinkedIn Ads tem resultado?

Se a sua empresa ainda não anuncia nesta rede social, vamos te apresentar alguns argumentos para comprovar como é possível gerar resultados relevantes com o LinkedIn Ads. O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, atingindo a marca de 500 milhões de usuários ativos. Destes, 29 milhões são brasileiros, colocando […]

Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 1/2)

A melhor forma de potencializar uma ideia e vendê-la para o consumidor é através de uma boa história. Nos tempos modernos da comunicação, a utilização do storytelling tem sido cada vez mais frequente. Usada como um valioso recurso, o storytelling faz aquilo que os contadores de histórias já faziam há muito tempo: contar histórias com […]

Novo Formato de Campanhas “Somente para Chamada” no Google AdWords

O Google AdWords lançou recentemente uma nova função para quem visa aumentar o recebimento de chamadas telefônicas em anúncios. Agora é possível criar uma campanha com foco total em chamadas telefônicas, concentrando os esforços para atrair pessoas que cliquem em ligar diretamente no anúncio. Com isso, essa campanha utilizará de um tipo de lance diferente […]