Como melhorar sua lista de E-mail Marketing - Blog Raffcom
 Como melhorar sua lista de e-mail marketing

Como melhorar sua lista de e-mail marketing

O sucesso do e-mail marketing é atrelado a diversos fatores, entre eles, a captação de contatos e a capacidade de gerar leads. Uma lista de e-mail marketing sólida e totalmente opt-in é essencial para alcançar os resultados.

Muitos sites acabam não dando importância à criação da base de e-mails. Na maioria das vezes deixam apenas um campo discreto e estático no rodapé ou na aba de contato. Isso, obviamente, não traz resultados extraordinários.

Mas porque é tão importante capturar e-mails?

Além de ser uma ferramenta de comunicação, o e-mail marketing tem um papel muito importante na sua estratégia de aquisição de novos usuários. Isso porque, cerca de 92% dos usuários na internet possui ao menos 1 conta de e-mail. Destes usuários, 72% checam a sua caixa de entrada de e-mails 6x ou mais todos os dias. São mais de 3 bilhões de contas de e-mails criadas, 3x mais contas de e-mail do que todas as contas do Facebook + Twitter juntas.

O fato é que mesmo com tantos dados, as estratégias de e-mail marketing, bem como a captação de contatos, acabam ficando de lado. Existem algumas práticas que ajudam bastante. Entre elas podemos citar a disponibilização de conteúdo relevante (pode ser um e-book, infográfico, vídeo, webinar) em troca do cadastro, ou um desconto na primeira compra, caso a pessoa assine a newsletter. Esta última aumenta a base de contatos e incentiva o cliente potencial a realizar a sua primeira compra.

Apesar de simples, algumas vezes podem surgir algumas dificuldades na implementação, seja pela empresa de desenvolvimento, pela falta de tempo ou de conhecimento.

Alternativas gratuitas para alcançar bons resultados

A seguir, algumas alternativas gratuitas que podem ajudar a alcançar bons resultados e são de fácil implementação (algumas delas podem ser feitas através de plugins do WordPress ou Google Tag Manager).

Hello Bar

3-alternativas-gratuitas-hello-bar

A “barra flutuante” é um tipo de formulário que fica no topo de todas as páginas do site. A vantagem desse tipo de formulário é que ele se move na tela à medida que o usuário vai descendo a barra de rolagem. O plugin Hello Bar faz esse papel, e provavelmente é uma das ferramentas de captura de e-mails mais usadas por sites em WordPress.

SumoMe

4-alternativas-gratuitas-sumome

SumoMe é uma solução completa para o aumento de conversões e metas. Um serviço que permite criar e integrar eficientemente formulários para captura de e-mail. Ele já vem integrado com os maiores provedores de e-mail e com ferramentas poderosas que podem melhorar suas metas e conversões.

Scroll Triggered Boxes

5-alternativas-gratuitas-scroll-triggered-boxes

O plugin Scroll Triggered Boxes trata-se de um formulário “Slide-in” ou “slide-up”, que desliza a partir do canto inferior direito da tela do leitor. É uma excelente solução para pessoas que acreditam que pop-ups são muitos invasivos. Ele é considerado menos irritante e só aparece na tela quando o leitor já leu grande parte do conteúdo do site.

MailMunch

6-alternativas-gratuitas-mailmunch

O MailMunch permite criar múltiplos tipos de opt-in, pop-ups e formulários incorporados. Com ele também é possível criar caixas de slides para que o usuário se inscreva e lightboxes que aparecem quando o visitante está prestes a sair do site. O serviço também apresenta temas responsivos, floating bars, diversas opções de personalização e relatórios bem completos.

Todas essas ferramentas possibilitam colocar o campo de cadastro de e-mails em diversos locais de destaque do site. Eles ainda podem ser personalizados com cores, textos e segmentando por páginas. Algumas também possuem versões pagas, que permitem mais personalizações e captação de mais dados.

Uma das vantagens é que diferentemente do campo de cadastro estático, essas alternativas costumam abordar o usuário durante a navegação, e acabam convertendo muito mais. Porém é importante tomar cuidado pra não ser muito invasivo e transformar a navegação do usuário em uma experiência negativa (principalmente em dispositivos móveis).

Os melhores locais para capturar e-mails

Existem muitas maneiras de capturar e-mails em um site. Independente da opção escolhida, ela deve estar de acordo com a proposta do site, deve estar funcionando (faça testes!) e deve ser responsiva.

The Featured Box

A Featured Box é um termo utilizado por Derek Halpern, fundador do Social Triggers, para descrever o grande campo de captura de e-mail logo no topo da homepage do site. Em alguns casos, esse campo rola junto com a barra de rolagem, e fica visível ao usuário o tempo todo.

Sidebar

É comum que os blogs e sites possuam uma sidebar, uma barra lateral que torna a navegação e exibição de informações úteis de forma prática e organizada. Nela é possível inserir uma caixa que auxiliará na captura de e-mails. Ela corre junto com a página, o que a torna muito mais efetiva na geração de novos e-mails para a lista.

Fim de cada artigo

Se alguém leu o seu artigo até o final é porque essa pessoa gostou do seu trabalho. Sendo assim, é preciso que você crie uma oportunidade para que ela se cadastre em sua lista de e-mail, a fim de receber outro dos seus conteúdos.

Página “Sobre”

Em diversos blogs, a página “sobre” é uma das que mais recebe visitas. Isso ocorre porque o leitor de primeira viagem quer saber mais sobre quem escreve o site e porque esse site irá ajudá-lo. Sendo assim, não perca a oportunidade de capturar e-mails nesta área tão importante!

Barra no topo do site

Aqui entra a Hello Bar, que citamos nas alternativas gratuitas para alcançar bons resultados. Ela permite que você adicione uma barra no topo do site para chamar a atenção dos leitores. Para capturar e-mails, é preciso que você coloque um link que direcione para uma página de cadastro de e-mails.

Pop-Up

As pessoas possuem um caso de amor e ódio com relação aos pop-ups. Sim, eles são invasivos. Mas geram resultado! E você não precisa atingir todos os visitantes com um pop-up. Hoje em dia existem inúmeras ferramentas, como PadiAct, Pop-Up Dominaton e Optin Monster, que permitem a segmentação desse tipo de caixa de diálogo. Com elas você pode, por exemplo, mostrar o pop-up apenas aos novos leitores que já tenham visitado ao menos uma página no seu site.

Agora que estamos chegando ao fim do texto, você precisa ter conhecimento de uma dica preciosa:

Jamais compre uma lista de e-mails!

8-nao-compre-lista-de-e-mails

A compra de listas de e-mail é uma das maneiras mais fáceis de conseguir uma grande quantidade de contatos. O problema é que essas pessoas não fazem ideia de como sua empresa conseguiu o e-mail delas. Isso causa uma impressão muito ruim no momento do recebimento.

Os usuários, provavelmente, irão marcar seus e-mails como SPAM e, ao fazer isso, a reputação da empresa ficará prejudicada. No próximo envio os e-mail marketing têm grandes chances de caírem direto na caixa de SPAM. Sendo assim, mesmo as pessoas que gostariam de receber algo da sua empresa não verão o seu e-mail.

Além disso, os serviços de disparo com reputação confiável não irão autorizar o envio de e-mails para esta lista comprada. Isso ocorre porque o envio é feito aos poucos, em lotes pequenos, e com resultados ruins a campanha é interrompida.

Sendo assim, é importante ressaltar que a qualidade da base de contatos é um ponto determinante para o sucesso do e-mail marketing. Independente da alternativa escolhida mantenha sempre sua lista atualizada, respeitando os opt-out, e enviando conteúdo relevante e segmentado.

E você, o que faz para melhorar sua lista de e-mail marketing? Deixe seu comentário!
Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Thiago Mascarenhas Analista de E-mail Marketing

Thiago Mascarenhas

Analista de E-mail Marketing

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Jogo de cintura: a comunicação na gestão de crise de marca

Toda empresa está suscetível a uma situação de crise de marca. Saber a melhor maneira de contorná-la é o que diferencia quem sobrevive de quem entra na mira do consumidor. Levantamento de dados, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, testes e mais testes e muito mais. Existem vários recursos disponíveis para ajudar a minimizar as chances […]

Conheça os principais Formatos de Anúncios TrueView no YouTube

Hoje irei escrever sobre anúncios do formato TrueView. Estes anúncios aparecem antes dos vídeos que você assiste no YouTube ou nas outras sugestões. Existem alguns formatos para anunciar, confira dois vídeos explicativos aqui. Estes são os formatos dos anúncios: Por que é importante anunciar no YouTube? Essa estratégia é muito relevante, pois além de permitir uma […]

Melhores objetivos de anúncios no Instagram Ads

Usando as ferramentas de marketing das redes sociais, é possível atrair novos clientes e também trabalhar na construção do relacionamento com o público da sua marca. Pensando nisso, listamos os melhores objetivos de anúncios no Instagram Ads. De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social em conjunto com a Hootsuite, existem 3 bilhões […]