Como montar um e-commerce de sucesso - Blog Raffcom
 Como montar um e-commerce de sucesso

Como montar um e-commerce de sucesso

Possui um estabelecimento comercial e quer ampliar os negócios com uma loja virtual? Surgiu a ideia de investir em um nicho pouco explorado no ambiente online? Antes de pensar em como montar um e-commerce, é importante ter em mente que, independente da natureza do negócio, existem pontos indispensáveis para seguir o caminho correto. Como as plataformas, os meios de pagamento, a divulgação online e a logística.

Que plataforma utilizar?

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A plataforma de e-commerce será a base de todo o negócio. Por isso, essa escolha deve levar em conta todos os objetivos da loja online como, por exemplo, a perspectiva de crescimento.

Neste post, no qual listamos as principais plataformas de e-commerce, colocamos alguns critérios que podem te ajudar neste processo:

  • A plataforma possui todos os recursos para estratégias de marketing digital?
  • A plataforma possui recursos de gerenciamento do negócio?
  • Ela acompanha as novas tecnologias?
  • O investimento na plataforma vai de acordo com o orçamento do projeto?
  • A plataforma irá acompanhar o desenvolvimento do negócio? Ela é escalável?
  • Ela faz integração com sistemas já utilizados na loja, como CRM ou ERP?
  • O servidor da plataforma irá trazer instabilidade para loja?
  • O suporte técnico é eficiente?
  • A plataforma aceita os diversos meios de pagamento existentes?

Meios de pagamentos

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Dia após dia, os usuários que compram em lojas virtuais estão mais exigentes com relação às questões de segurança e opções de pagamento.

Uma grande parcela prefere pagar via boleto e a outra prefere escolher entre as diversas bandeiras dos cartões de crédito existentes. Sendo assim, é importante disponibilizar os mais variados meios de pagamento, a fim de evitar a perda de vendas preciosas por conta da carência de alternativas.

Formas de receber pagamentos online:

Intermediadores de pagamento

Os intermediadores de pagamento são os mais indicados para pequenas e médias lojas virtuais, pois eles assumem o risco de fraude e fazem o adiantamento de recebíveis. No entanto, eles costumam cobrar uma taxa fixa por cada transação. Além de empregar um tempo maior na aprovação do pedido.

O grande diferencial dos intermediadores de pagamento é que os proprietários das lojas não necessitam assinar um contrato com bancos e empresas de cartões de crédito.

Entre os principais intermediadores de pagamento podemos citar o Paypal, o PagSeguro, o Mercado Pago e o Bcash.

Gateways de pagamento

Os gateways interligam as lojas virtuais com os métodos de pagamento. Enquanto o lojista estabelece o contato com os bancos e as operadoras de cartão de crédito, o gateway estabelece a comunicação entre o e-commerce e os sistemas bancários. Desta maneira, os pagamentos realizados pelos usuários são transferidos automaticamentes para a conta do administrador da loja.

Neste meio de pagamento o lojista será sempre o responsável por aprovar a compra, definir as formas de parcelamento e estar preparado para assumir o risco de cada compra.

Integração direta com o adquirente

Nesta modalidade, as transações são feitas diretamente com o cliente. Desta maneira, não existem taxas a pagar pelo lojista, somente as habituais, cobradas pelas operadoras do cartão.

A integração direta é indicada para e-commerces que tenham uma equipe de desenvolvimento sempre à disposição. Isso porque, apesar de poder negociar quais taxas devem ser pagas, sua empresa terá de investir pesado em segurança para garantir uma transação segura.

Marketing Digital

A falta de acessos e, consequentemente, a falta de clientes, talvez seja a maior razão para que diversos e-commerces fechem suas portas. O ambiente digital é muito competitivo. No entanto existem diversas maneiras de levar tráfego qualificado às lojas, a fim de evitar esse cenário negativo.

Adwords

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O AdWords é uma dessas maneiras. Com o objetivo de levar usuários qualificados para o e-commerce de acordo com os termos selecionados, ele funciona como um programa de leilão de palavras-chave.

A abrangência do AdWords é um dos recursos que mais gera resultados para lojas virtuais. Isso porque os anúncios podem ser exibidos nos resultados de pesquisa, em sites e blogs que são parceiros do Google (Google adsense), Google Shopping e YouTube.

O custo por clique (CPC) vai depender muito das configurações e otimizações das campanhas, qualidade da página de destino, concorrência dos termos escolhidos, entre outros.

O correto é investir em palavras-chave específicas para garantir que a taxa de conversão seja alta. Não o número de cliques. Uma importante dica para quem está começando é estrear com pequeno investimento e, com o tempo e muito aprendizado, investir em palavras com maior concorrência.

SEO (Search Engine Optimization)

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O principal objetivo do SEO é conseguir as melhores posições nos resultados de busca para as palavras-chave relacionadas ao segmento no qual o negócio está inserido. As otimizações de SEO são compostas por diversas técnicas que podem ser conferidas neste post.

Estar em uma boa posição para as palavras-chave do segmento significa um grande aumento no número de acessos qualificados ao site. Isso porque a busca orgânica é considerada a mais confiável pelo usuário.

Para conseguir as melhores posições, o site precisa adquirir uma certa relevância. Essa tarefa é difícil e demorada, mas essencial para lojas que estão no início do projeto.

Para dar início à estratégia, o ideal é investir em conteúdo de qualidade para o público-alvo. A criação de um blog pode aumentar drasticamente a relevância da loja. Mas, além disso, é preciso fazer as otimizações OnPage do site.

Outra dica importante para um bom desempenho de SEO é a criação de uma estratégia de link building, considerado um dos principais fatores de ranqueamento para o Google. Para uma explicação mais detalhada a respeito deste tema, sugerimos a leitura do post sobre como montar uma boa estratégia de link building.

E-mail Marketing

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Já faz algum tempo que especialistas de marketing digital previram o enfraquecimento do e-mail marketing, que daria lugar a outra mídia. No entanto, os dados mostram que o e-mail marketing está longe de morrer.

Quando bem trabalhada, esta ferramenta pode alavancar os negócios, conduzindo o consumidor às compras e mantendo as lojas na memória do público-alvo. E tudo isso com um custo relativamente baixo.

O e-mail é uma ferramenta simples de utilizar. Depois de muito tempo de uso, foi possível comprovar que alguns formatos geram melhores resultados para o anunciante do que outros. É o caso das campanhas de carrinhos abandonados, da divulgação de promoções e da fidelização de clientes.

No início de um projeto de e-commerce o ideal é usar uma plataforma gratuita e realizar vários testes. Dependendo do número de leads. Após o envio dos e-mails, é preciso verificar os picos de acesso e compras oriundas deste canal. Também é preciso disponibilizar um campo de captura de e-mail no site.

Redes Sociais

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Vale a pena investir em redes sociais? Para descobrir se essa resposta é afirmativa, o recomendado é fazer uma boa análise do público-alvo. Além de checar o que a concorrência está fazendo. Somente assim será possível decidir o melhor caminho a ser tomado na escolha do conteúdo, bem como as ferramentas que poderão ser utilizadas.

Segundo pesquisas do IBOPE, referente ao público que realiza compras em lojas virtuais, homens e mulheres possuem uma participação quase igual – Mulheres com 49% e homens com 51%. Mas quando falamos em redes sociais, as mulheres demonstram maior interesse e influência.

Além disso, aproximadamente 57% dos usuários que compraram em lojas virtuais alegam que acessam as redes sociais diversas vezes ao dia, em busca de mais informações sobre a loja e os produtos que desejam comprar.

Pensar em uma rede social bem planejada para um e-commerce, com conteúdo sobre a marca, produtos e assuntos relevantes do interesse do público-alvo, pode ajudar muito no processo de compra.

Para dar início a esse investimento é preciso entender a ferramenta e os benefícios que ela pode trazer para os negócios. Os principais pontos a se atentar no começo de cada estratégia são: a escolha do melhor canal, o formato e a linguagem que será utilizada.

Logística e frete

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A logística e a forma como os produtos serão entregues ao consumidor são muito importantes para o sucesso do e-commerce. Isso porque uma má experiência tende a marcar o consumidor, fazendo com que o mesmo nunca mais volte e ainda teça críticas para os amigos e em redes sociais. Resultando na má reputação da loja.

Por conta desses pontos é preciso reservar um tempo só para o planejamento e para a definição de como serão entregues os produtos.

As maneiras mais comuns de realizar entregas são:

Correios

Os correios, como é de conhecimento de todos, oferecem o meio mais comum de realizar entregas em todo o Brasil. Entretanto há um limite de 30kg por envio. E dependendo do nicho, a entrega não é viável. Fora o limite de peso e de dimensões, há também o risco dos produtos serem extraviados por conta de greves ou outras paralisações.

Transportadoras

Mais estáveis que os correios, com as transportadoras o risco de greves e paralisações é muito menor. Além disso, o transporte via transportadoras não possui limite de tamanho e peso. No entanto, essa opção não é a mais indicada quando a operação estiver no início e os produtos unitários forem de pequenas dimensões.

A busca por informações acerca de como montar um e-commerce deve ser intensa. Não só no início do projeto mas durante todo o processo. Neste post somente foram separados os pontos básicos com informações da abertura da loja. Mas é preciso estar atento às novidades disponibilizadas em sites específicos. Além de fomentar a troca de conhecimento com outras pessoas que estejam passando pelo mesmo desafio.

Caso tenha ficado com dúvidas sobre como montar um e-commerce ou queira fazer alguma ressalva, por favor, utilize o campo de comentário abaixo.

Até a próxima!

Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

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