Como usar o AdWords para calcular o investimento ideal na Rede de Pesquisa
 Como usar o AdWords para calcular o investimento ideal na Rede de Pesquisa

Como usar o AdWords para calcular o investimento ideal na Rede de Pesquisa

O AdWords é uma das plataformas mais importantes que conectam estratégias de marketing digital ao seu público-alvo e ferramenta base para campanhas de links patrocinados no Google, mas o AdWords é muito mais que isso, além da análise de relatórios é possível fazer um preview de uma parcela do investimento para o seu negócio, principalmente quando é seu primeiro contato com o marketing digital ou até mesmo para atualização de investimento. Mas para isso é necessário seguir alguns passos importantes.

  • Defina suas metas, objetivos, público-alvo e garanta que seu website é relevante e responsivo para mobile.
  • Nas campanhas de Search defina as palavras-chave relevantes para o seu negócio, lembrando que existem palavras que se acionarem seu anúncio, não terão desempenho como o esperado.

Para melhor entendimento, aplicarei um exemplo: Marcos é professor de marketing digital e deseja que as pessoas lhe encontrem para fazerem o curso, ele precisa selecionar ideias de palavras-chave e isso pode ser feito no AdWords a partir do menu “planejador de palavras-chave”: Serão selecionadas as palavras mais relevantes para o Curso de Marketing Digital.

planejador-palavras-chave-adwords

encontrar-palavras-chave-adwords

O próximo passo é classificar a região de segmentação. De acordo com a pesquisa do Marcos, o objetivo dele é alcançar pessoas interessadas no Estado do Paraná, mas se seu objetivo é alcançar o Brasil inteiro, segmente os estados individualmente, assim você terá com mais precisão as cidades que mais têm interesse pelo seu negócio.

Neste exemplo mostrarei o desempenho de apenas uma palavra-chave “curso de marketing digital”, mas para que você tenha uma previsão mais assertiva, é necessário fazer a pesquisa com todas as palavras que são relevantes ao seu negócio.

planejador-palavras-chave-regiao

Neste resultado é possível observar as cidades com maior demanda pelo curso de Marcos, com um cálculo simples chegamos ao orçamento: Média de pesquisas mensais multiplicado pelo lance sugerido, resultará no orçamento para utilizar a palavra-chave “marketing digital” a ser inserida no anúncio de Marcos nas cidades acima.

Vale ressaltar que a média de pesquisas mensais e o lance sugerido são calculados pelo Google, mas existem outras variantes que influenciarão no desempenho da Campanha de Marcos, pois, quando os anúncios entram em leilão (com concorrentes) a classificação do mesmo irá depender do índice de qualidade do anúncio, relevância da palavra-chave e da página de destino.

Dicas importantes:

  • Este esboço é apenas um dos passos que Marcos irá realizar para “uma ideia” de investimento para Campanhas de Marketing Digital.
  • No AdWords, as campanhas de Display, Shopping e YouTube também são extremamente importantes, pois você alcança seu público-alvo de diversas formas e ainda faz uma campanha espetacular de Branding e Performance, mas é preciso fazer cálculo de previsões e simulações com estes meios também.
  • Ao inserir sua empresa no universo digital, é necessário fazer uma pesquisa de mercado com fontes confiáveis, classificar os canais de comunicação online mais relevantes para o seu negócio (onde seu público-alvo de encontra).
  • Saber qual a taxa de retorno de investimento você deseja (métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos).
  • Para que suas análises estejam sempre bem apuradas, após as campanhas estarem ativadas sempre compare períodos, somente assim você saberá como otimizar as campanhas.

Espero que estas dicas tenham sido relevantes, mas tenha sempre em mente: informação nunca é demais, porém, saiba o que fazer com ela.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Cassia Natiele Battisti Gerente de Projetos

Cassia Natiele Battisti

Gerente de Projetos

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Depois de conhecer o perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC), foi possível perceber como o seu trabalho é multidisciplinar, atuando de maneira co-criativa entre vários setores do mercado. Uma das características principais é sua aptidão para identificar tendências e analisar a concorrência, extraindo o máximo possível de dados e informações para serem incorporados em […]

Por que utilizar estratégias de e-mail marketing?

Depois de entender o que é o e-mail marketing você deve ter se perguntado: “Por que devo utilizar estratégias para essa mídia?” A resposta é simples! Porque está mais do que do que comprovado que esta é uma mídia de alto impacto e grande conversão, e isso você poderá atestar no decorrer do texto. Todo […]

Guia de boas práticas para Social Media

O crescimento das social media e sua importância dentro das estratégias de comunicação são indiscutíveis. Essa evolução denota ainda mais especialização e cuidado com cada um dos processos que permeiam as redes sociais. Sendo assim, esse guia que elaboramos é ideal para gestores e profissionais que queiram estruturar ou renovar a área de social mídia, a […]