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 Como usar Social Analytics

Como usar Social Analytics

Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente.

Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da qual fará o monitoramento, como seus processos, seus produtos, seu atendimento e seus clientes.

O Social Media, por exemplo, precisa ter conhecimento de todas as ações e informações que o cliente promoverá. Só assim ele conseguirá entender e resolver o imediatismo das informações solicitadas pelos usuários nas redes sociais.

Habilidades de um Social Analytics

Há algumas características que diferenciam um profissional de inteligência de um profissional de outras áreas. Veja a seguir algumas das quais separamos:

    • Analítico;
    • Criativo;
    • Bem informado;
    • Imediatista;
    • Comprometido;
    • Paciente;
  • Imparcial.

Não pense que esse profissional é o cara que fica o dia todo nas redes sociais fazendo postagens e respondendo as pessoas. Pode ter certeza de que há muito trabalho envolvido por trás dessas atividades. A seguir iremos apresentar algumas delas.

O que as pessoas não veem

 
    • Pesquisa;
    • Estudo de tendências;
    • Planejamento de conteúdo;
    • Definição de métricas;
    • Monitoramento;
  • Análise de resultados.

Análise e geração de insights

A única maneira de saber se o atendimento ou o conteúdo produzido nas redes sociais estão sendo efetivos é com o auxílio da metrificação, ou seja, a partir da análise dos dados.

Através desse estudo é possível definir o sentimento dos usuários em relação à campanha ou marca, além de verificar o nível de engajamento por assunto.

Essa análise fará com que a geração de insights aconteça com maior frequência, beneficiando a produção de novos conteúdos bem como as áreas distintas da empresa do seu cliente, como é o caso do comercial e do desenvolvimento de produto.

análise e geração de insights como usar social analytics - Como usar Social Analytics

A análise de dados também auxilia no conhecimento do público, bem como os horários de maior engajamento, servindo como base para o agendamento dos próximos conteúdos.

Relatório de Social Analytics

Este é o momento onde todos os dados e informações são reunidos e explanados a fundo. O relatório de Social Analytics, no entanto, não segue um padrão. Ele precisa ser lapidado conforme as necessidades e a realidade do cliente.

Destacamos, abaixo, algumas ações que podem orientar você na construção deste relatório.

Evolução da ocorrência

Crie uma linha do tempo com o volume das ocorrências por mês e semana. Dessa forma você conseguirá identificar picos ou sazonalidade.

Comparativo das ocorrências

Faça um comparativo do volume de ocorrências por mídias sociais e veja qual delas é a mais relevante para o seu cliente.

Horário de engajamento

Tenha bem definido os horários e dias da semana em que as postagens obtêm maior engajamento.

Ocorrências por gênero

Conheça seu público e veja o impacto que as postagens/conteúdo apresentam para cada gênero.

Tags relevantes

Crie tags específicas, que representam os principais assuntos dos produtos e serviços da empresa do seu cliente. Aqui é possível identificar o que tem mais impacto no mercado.

Polarização das ocorrências

Classifique e separe as ocorrências por grupos (positivas, negativas, neutras ou não polarizadas).

Assuntos de tendências

Crie uma lista com as hashtags (#) e assuntos mais comentados nas mídias sociais do seu cliente. Ter o conhecimento desse volume é importante para orientar a produção de novas postagens.

Todas essas informações reunidas e analisadas pelo time de Social Analytics podem servir de insumo para a equipe estratégica da empresa do seu cliente e também como munição para o seu time de Analytics, já que as redes sociais são um dos canais de relacionamento que mais crescem na atualidade.

Bom, estamos chegando ao fim deste post. Fique à vontade e escreva para nós contando sobre sua experiência na área e tirando dúvidas sobre como usar Social Analytics. E não deixe de acompanhar as próximas postagens, onde iremos apresentar as ferramentas mais usadas no mercado.

Abraço!

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