Como usar Social Analytics
Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente.
Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da qual fará o monitoramento, como seus processos, seus produtos, seu atendimento e seus clientes.
O Social Media, por exemplo, precisa ter conhecimento de todas as ações e informações que o cliente promoverá. Só assim ele conseguirá entender e resolver o imediatismo das informações solicitadas pelos usuários nas redes sociais.
Habilidades de um Social Analytics
Há algumas características que diferenciam um profissional de inteligência de um profissional de outras áreas. Veja a seguir algumas das quais separamos:
-
- Analítico;
-
- Criativo;
-
- Bem informado;
-
- Imediatista;
-
- Comprometido;
-
- Paciente;
- Imparcial.
Não pense que esse profissional é o cara que fica o dia todo nas redes sociais fazendo postagens e respondendo as pessoas. Pode ter certeza de que há muito trabalho envolvido por trás dessas atividades. A seguir iremos apresentar algumas delas.
O que as pessoas não veem
-
- Pesquisa;
-
- Estudo do público (buyer persona);
-
- Estudo de tendências;
-
- Planejamento de conteúdo;
-
- Definição de métricas;
-
- Monitoramento;
- Análise de resultados.
Análise e geração de insights
A única maneira de saber se o atendimento ou o conteúdo produzido nas redes sociais estão sendo efetivos é com o auxílio da metrificação, ou seja, a partir da análise dos dados.
Através desse estudo é possível definir o sentimento dos usuários em relação à campanha ou marca, além de verificar o nível de engajamento por assunto.
Essa análise fará com que a geração de insights aconteça com maior frequência, beneficiando a produção de novos conteúdos bem como as áreas distintas da empresa do seu cliente, como é o caso do comercial e do desenvolvimento de produto.
A análise de dados também auxilia no conhecimento do público, bem como os horários de maior engajamento, servindo como base para o agendamento dos próximos conteúdos.
Relatório de Social Analytics
Este é o momento onde todos os dados e informações são reunidos e explanados a fundo. O relatório de Social Analytics, no entanto, não segue um padrão. Ele precisa ser lapidado conforme as necessidades e a realidade do cliente.
Destacamos, abaixo, algumas ações que podem orientar você na construção deste relatório.
Evolução da ocorrência
Crie uma linha do tempo com o volume das ocorrências por mês e semana. Dessa forma você conseguirá identificar picos ou sazonalidade.
Comparativo das ocorrências
Faça um comparativo do volume de ocorrências por mídias sociais e veja qual delas é a mais relevante para o seu cliente.
Horário de engajamento
Tenha bem definido os horários e dias da semana em que as postagens obtêm maior engajamento.
Ocorrências por gênero
Conheça seu público e veja o impacto que as postagens/conteúdo apresentam para cada gênero.
Tags relevantes
Crie tags específicas, que representam os principais assuntos dos produtos e serviços da empresa do seu cliente. Aqui é possível identificar o que tem mais impacto no mercado.
Polarização das ocorrências
Classifique e separe as ocorrências por grupos (positivas, negativas, neutras ou não polarizadas).
Assuntos de tendências
Crie uma lista com as hashtags (#) e assuntos mais comentados nas mídias sociais do seu cliente. Ter o conhecimento desse volume é importante para orientar a produção de novas postagens.
Todas essas informações reunidas e analisadas pelo time de Social Analytics podem servir de insumo para a equipe estratégica da empresa do seu cliente e também como munição para o seu time de Analytics, já que as redes sociais são um dos canais de relacionamento que mais crescem na atualidade.
Bom, estamos chegando ao fim deste post. Fique à vontade e escreva para nós contando sobre sua experiência na área e tirando dúvidas sobre como usar Social Analytics. E não deixe de acompanhar as próximas postagens, onde iremos apresentar as ferramentas mais usadas no mercado.
Abraço!
[sc:natan-amboni ]
[optinform]