Como usar Social Analytics? - Blog Raffcom - Agência Full Service
 Como usar Social Analytics?

Como usar Social Analytics?

Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente.

Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da qual fará o monitoramento, como seus processos, seus produtos, seu atendimento e seus clientes.

O Social Media, por exemplo, precisa ter conhecimento de todas as ações e informações que o cliente promoverá. Só assim ele conseguirá entender e resolver o imediatismo das informações solicitadas pelos usuários nas redes sociais.

Habilidades de um Social Analytics

Há algumas características que diferenciam um profissional de inteligência de um profissional de outras áreas. Veja a seguir algumas das quais separamos:

    • Analítico;
    • Criativo;
    • Bem informado;
    • Imediatista;
    • Comprometido;
    • Paciente;
  • Imparcial.

Não pense que esse profissional é o cara que fica o dia todo nas redes sociais fazendo postagens e respondendo as pessoas. Pode ter certeza de que há muito trabalho envolvido por trás dessas atividades. A seguir iremos apresentar algumas delas.

O que as pessoas não veem

 
    • Pesquisa;
    • Estudo de tendências;
    • Planejamento de conteúdo;
    • Definição de métricas;
    • Monitoramento;
  • Análise de resultados.

Análise e geração de insights

A única maneira de saber se o atendimento ou o conteúdo produzido nas redes sociais estão sendo efetivos é com o auxílio da metrificação, ou seja, a partir da análise dos dados.

Através desse estudo é possível definir o sentimento dos usuários em relação à campanha ou marca, além de verificar o nível de engajamento por assunto.

Essa análise fará com que a geração de insights aconteça com maior frequência, beneficiando a produção de novos conteúdos bem como as áreas distintas da empresa do seu cliente, como é o caso do comercial e do desenvolvimento de produto.

análise e geração de insights como usar social analytics - Como usar Social Analytics?

A análise de dados também auxilia no conhecimento do público, bem como os horários de maior engajamento, servindo como base para o agendamento dos próximos conteúdos.

Relatório de Social Analytics

Este é o momento onde todos os dados e informações são reunidos e explanados a fundo. O relatório de Social Analytics, no entanto, não segue um padrão. Ele precisa ser lapidado conforme as necessidades e a realidade do cliente.

Destacamos, abaixo, algumas ações que podem orientar você na construção deste relatório.

Evolução da ocorrência

Crie uma linha do tempo com o volume das ocorrências por mês e semana. Dessa forma você conseguirá identificar picos ou sazonalidade.

Comparativo das ocorrências

Faça um comparativo do volume de ocorrências por mídias sociais e veja qual delas é a mais relevante para o seu cliente.

Horário de engajamento

Tenha bem definido os horários e dias da semana em que as postagens obtêm maior engajamento.

Ocorrências por gênero

Conheça seu público e veja o impacto que as postagens/conteúdo apresentam para cada gênero.

Tags relevantes

Crie tags específicas, que representam os principais assuntos dos produtos e serviços da empresa do seu cliente. Aqui é possível identificar o que tem mais impacto no mercado.

Polarização das ocorrências

Classifique e separe as ocorrências por grupos (positivas, negativas, neutras ou não polarizadas).

Assuntos de tendências

Crie uma lista com as hashtags (#) e assuntos mais comentados nas mídias sociais do seu cliente. Ter o conhecimento desse volume é importante para orientar a produção de novas postagens.

Todas essas informações reunidas e analisadas pelo time de Social Analytics podem servir de insumo para a equipe estratégica da empresa do seu cliente e também como munição para o seu time de Analytics, já que as redes sociais são um dos canais de relacionamento que mais crescem na atualidade.

Bom, estamos chegando ao fim deste post. Fique à vontade e escreva para nós contando sobre sua experiência na área e tirando dúvidas sobre como usar Social Analytics. E não deixe de acompanhar as próximas postagens, onde iremos apresentar as ferramentas mais usadas no mercado.

Abraço!

Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Os principais fatores de ranqueamento para o algoritmo do Google em 2015

De dois em dois anos a empresa Moz compila a opinião de vários dos principais profissionais de SEO do mundo sobre quais são os fatores de ranqueamento que possuem maior influência positiva ou negativa nas páginas de resultados do Google. Além de ter realizada a pesquisa, a equipe de Data Science da Moz liderada pelo Dr. […]

Testes A/B e Testes Multivariáveis

Hoje vamos falar de um assunto que é super-ultra-mega focado em resultados. Ao traçar uma estratégia digital (seja ela qual for), você tem premissas básicas que devem ser seguidas e respeitadas, algumas são: objetividade estratégica, processo de metrificação, identificação de target, adaptabilidade de canais, processo de mensuração, otimização, etc. Vamos detalhar uma estratégia que ao […]

6 Dicas para montar um excelente template de E-mail Marketing

A concepção de um template de E-mail Marketing pode ser um tanto quanto árdua, devido a quantidade de limitações que encontramos para criá-lo. Basta um simples erro para nos tornarmos spammers e você não vai querer que seus e-mails caiam em uma Blacklist, não é mesmo?! Para montá-los, será necessário contar com o auxílio de […]