Como usar Social Analytics? - Blog Raffcom - Agência Full Service
 Como usar Social Analytics?

Como usar Social Analytics?

Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente.

Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da qual fará o monitoramento, como seus processos, seus produtos, seu atendimento e seus clientes.

O Social Media, por exemplo, precisa ter conhecimento de todas as ações e informações que o cliente promoverá. Só assim ele conseguirá entender e resolver o imediatismo das informações solicitadas pelos usuários nas redes sociais.

Habilidades de um Social Analytics

Há algumas características que diferenciam um profissional de inteligência de um profissional de outras áreas. Veja a seguir algumas das quais separamos:

  • Analítico;
  • Criativo;
  • Bem informado;
  • Imediatista;
  • Comprometido;
  • Paciente;
  • Imparcial.

Não pense que esse profissional é o cara que fica o dia todo nas redes sociais fazendo postagens e respondendo as pessoas. Pode ter certeza de que há muito trabalho envolvido por trás dessas atividades. A seguir iremos apresentar algumas delas.

O que as pessoas não veem

 – 
  • Pesquisa;
  • Estudo do público (buyer persona);
  • Estudo de tendências;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Definição de métricas;
  • Monitoramento;
  • Análise de resultados.

Análise e geração de insights

A única maneira de saber se o atendimento ou o conteúdo produzido nas redes sociais estão sendo efetivos é com o auxílio da metrificação, ou seja, a partir da análise dos dados.

Através desse estudo é possível definir o sentimento dos usuários em relação à campanha ou marca, além de verificar o nível de engajamento por assunto.

Essa análise fará com que a geração de insights aconteça com maior frequência, beneficiando a produção de novos conteúdos bem como as áreas distintas da empresa do seu cliente, como é o caso do comercial e do desenvolvimento de produto.

análise e geração de insights como usar social analytics - Como usar Social Analytics?

A análise de dados também auxilia no conhecimento do público, bem como os horários de maior engajamento, servindo como base para o agendamento dos próximos conteúdos.

Relatório de Social Analytics

Este é o momento onde todos os dados e informações são reunidos e explanados a fundo. O relatório de Social Analytics, no entanto, não segue um padrão. Ele precisa ser lapidado conforme as necessidades e a realidade do cliente.

Destacamos, abaixo, algumas ações que podem orientar você na construção deste relatório.

Evolução da ocorrência

Crie uma linha do tempo com o volume das ocorrências por mês e semana. Dessa forma você conseguirá identificar picos ou sazonalidade.

Comparativo das ocorrências

Faça um comparativo do volume de ocorrências por mídias sociais e veja qual delas é a mais relevante para o seu cliente.

Horário de engajamento

Tenha bem definido os horários e dias da semana em que as postagens obtêm maior engajamento.

Ocorrências por gênero

Conheça seu público e veja o impacto que as postagens/conteúdo apresentam para cada gênero.

Tags relevantes

Crie tags específicas, que representam os principais assuntos dos produtos e serviços da empresa do seu cliente. Aqui é possível identificar o que tem mais impacto no mercado.

Polarização das ocorrências

Classifique e separe as ocorrências por grupos (positivas, negativas, neutras ou não polarizadas).

Assuntos de tendências

Crie uma lista com as hashtags (#) e assuntos mais comentados nas mídias sociais do seu cliente. Ter o conhecimento desse volume é importante para orientar a produção de novas postagens.

Todas essas informações reunidas e analisadas pelo time de Social Analytics podem servir de insumo para a equipe estratégica da empresa do seu cliente e também como munição para o seu time de Analytics, já que as redes sociais são um dos canais de relacionamento que mais crescem na atualidade.

Bom, estamos chegando ao fim deste post. Fique à vontade e escreva para nós contando sobre sua experiência na área e tirando dúvidas sobre como usar Social Analytics. E não deixe de acompanhar as próximas postagens, onde iremos apresentar as ferramentas mais usadas no mercado.

Abraço!

Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

3 novas mídias sociais para anunciar

Após realizar todas as otimizações e estratégias necessárias, os seus anúncios nas redes sociais não estão atingindo os resultados desejados? Talvez o problema esteja na mídia escolhida para anunciar. Por isso, separamos 3 novas mídias sociais que podem servir como uma alternativa para impactar o usuário certo no local certo, transformando-o em um lead qualificado. […]

O que vai mudar para anunciantes com as novas reações do Facebook?

Nas últimas semanas os profissionais de mídias sociais entraram em polvorosa quando o Mark Zuckeberg anunciou que o botão “curtir” não seria o suficiente para expressar nossos sentimentos em determinadas publicações, com este anúncio logo surgiu a especulação sobre o botão de “não curti”, porém nesta última semana foi anunciado os botões de reações, agregando […]

Porque não usar somente imagem nas campanhas de E-mail Marketing?

Se você deu uma olhadinha nos nossos posts de e-mail marketing, é bem provável que também tenha visto um conteúdo com o seguinte título: Como criar excelentes templates de e-mail marketing. Neste post oferecemos dicas de como criar um template através do photoshop que, consequentemente, será composto somente por imagens. Não que seja errado criar […]