Como utilizar o Snapchat para empresas? Blog Raffcom
 Como utilizar o Snapchat para empresas

Como utilizar o Snapchat para empresas

O mercado e o marketing digital se renovam dia a dia e como anunciantes precisamos estar sempre atentos, estudando as novas ferramentas e utilizando de business intelligence para sairmos sempre à frente. A invasão mobile trouxe a tona inúmeros aplicativos e o Snapchat foi um deles.

Fotos que desaparecem

2 snapchat para empresas - Como utilizar o Snapchat para empresas

Lançado em 2011, como uma plataforma para o envio rápido de fotos que desaparecem depois de publicadas, o Snapchat praticamente reinventou a câmera do smartphone. Atualmente, a rede social possui 158 milhões de usuários ativos e, após a abertura de capital, em março de 2017, passou a valer 22 bilhões de dólares.

De acordo com a consultoria eMarketer, a rede social deve ter sua receita dobrada em 2017, indo de 348 milhões para 804 milhões de dólares. Com engajamento menor nos meses de verão, 43% da receita do Snap vem do canal Discover, onde marcas podem publicar na linha do tempo do app.

A maior parte dos acessos vem de pessoas com idades entre 18 e 34 anos, com tempo médio de navegação de 30 minutos por dia. Usuários com menos de 25 anos estão entre os mais ativos e visitam o aplicativo mais de 20 vezes por dia. Não muito longe da média geral dos demais usuários ativos, que entram 18 vezes por dia e passam 25 minutos no aplicativo.

Concorrentes que aparecem

4 snapchat para empresas stories instagram - Como utilizar o Snapchat para empresas

Mas tanto sucesso jamais passaria despercebido. Em agosto de 2016 a função Stories do Instagram foi lançada. Em novembro de 2016 é anunciado o Flash, rede social do Facebook com funções semelhantes ao Snapchat. E em fevereiro de 2017 as imagens que somem em 24 horas chegaram ao WhatsApp.

Com todas essas novidades, o impacto pode ser sentido facilmente. Prova disso é que, em um estudo com 21 mil histórias do Snapchat, o CEO da Delmondo, Nick Cicero, percebeu uma queda de 40% no número de publicações entre julho e novembro de 2016.

Mas nem tudo está perdido

5 snapchat para empresas world lenses - Como utilizar o Snapchat para empresas

Apesar de ter seus recursos copiados por inúmeras plataformas, parece que nem tudo são perdas para o Snapchat.

Nos últimos seis meses, o tempo gasto na plataforma cresceu quase 20%. Os usuários instantâneos gastaram um total de 32,8 minutos por dia com o aplicativo, ultrapassando os 30,3 minutos por dia no primeiro trimestre e 27,5 minutos no quarto trimestre do ano passado.

Já os usuários com menos de 25 anos passaram 42 minutos por dia no aplicativo, enquanto no quarto trimestre de 2016 a média era de 33,4 minutos para a categoria. O que representa um aumento de quase 26% no tempo gasto.

A empresa também tem lançado novidades constantes, para manter seu público fiel. É o caso dos Spectacles. Lançada em setembro de 2016, a novidade consistia em óculos escuros capazes de capturar vídeos de 10 segundos, enviados automaticamente para o Snapchat.

6 snapchat para empresas spectacles - Como utilizar o Snapchat para empresas

Em setembro de 2017 a empresa lançou o Bitmoji World Lenses, recurso que oferece a oportunidade de enviar bitmojis para o mundo da realidade aumentada com o auxílio do World Lenses.

E, para o fim de 2017, a previsão é de que a empresa comece a produzir séries originais. A novidade foi anunciada pelo vice-presidente da Snap Inc. e a empresa já finaliza negociações com produtoras como NBC Universal, Turner, Discovery, the BBC, ABC e MGM.

7 Dicas úteis que vão te ajudar com o Snapchat

7 snapchat para empresas como começar - Como utilizar o Snapchat para empresas

Em meio a um mercado tão competitivo, podemos e devemos utilizar uma via de escape e aproveitar as inúmeras formas de comunicar-se com o público. Utilizando algumas horas de planejamento, execução e muita criatividade, a sua empresa pode sim se aventurar no Snapchat, sem que seja necessário investir um único centavo.

Para isso, separamos algumas dicas que servirão como uma espécie de pontapé inicial para as suas ações.

1. Conheça seu target

Antes de criar um perfil para a sua empresa, faça pesquisas e procure conhecer a fundo o seu público-alvo. Se com as respostas vier a certeza de que as pessoas que você deseja impactar estão usando o aplicativo, mãos na massa.

2. Seja original

Para se destacar, não é preciso investir em grandes produções e contratar locações ou modelos caríssimos. O importante é planejar e criar conteúdo exclusivo, que seja altamente relevante para o consumidor.

3. Inspire-se

Caso esteja com dificuldades para dar forma aos conteúdos, entre no aplicativo e inspire-se com os outros perfis. Para começar, você pode conferir esses: @uoloficial, @buzzfeed, @colccioficial, @tacobell, @intel_inside e @shonduras.

4. Invista em comunicação

Se você não divulgar seu perfil, como as pessoas irão encontrá-lo? Sendo assim, invista em comunicação para que seu público lhe adicione. Usar o snapcode é uma boa pedida e você também pode usá-lo no offline, imprimindo-o e distribuindo da forma que você julgar mais adequada.

5. Planeje-se

Para eliminar o imediatismo das postagens e oferecer um conteúdo mais relevante para os usuários, crie um calendário de postagens antecipadas. A ferramenta SnapUp pode lhe auxiliar nesse âmbito, pois com ela há como upar fotos, não precisando produzir conteúdo instantâneo.

6. Interaja com seu público

Crie concursos, mostre os bastidores e a produção, ofereça cupons de desconto exclusivos para o app, interaja!

7. Mensure os dados

Por fim, para produzir conteúdo cada vez mais relevante, mensure os dados de cada postagem. Observe quantos views você obteve e quantos screenshots foram feitos (caso você tenha incitado a ação).

Para isso, a ferramenta Snaplytics pode ajudar. Ela oferece dados sobre a taxa de visualização, número de prints, horários de visualização, dias com maior taxa de cliques, pessoas com maior engajamento, entre outros.

As combinações táticas irão depender da sua inventividade. Por isso, deixe sua imaginação te levar e explore a ferramenta da melhor forma possível. Depois de colher os frutos, escreva pra gente contando quais foram os resultados.

Até a próxima!

dominique analista de social ads

Dominique Morais

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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