Conteúdo Duplicado: O que é e como resolver! - Blog Raffcom
 Conteúdo Duplicado: O que é e como resolver!

Conteúdo Duplicado: O que é e como resolver!

Conteúdo duplicado é sem dúvidas um dos grandes terrores dos analistas de SEO. Segundo o SemRush, esse é o principal problema da maioria dos sites, dificultados os resultados nos mecanismos de busca do Google.

Em muitos sites esse problema é ignorado pelos profissionais de SEO, impedindo que o site chegue nas primeiras posições. Nem sempre é tão simples resolver o problema de um conteúdo duplicado ou entender porque ele surge.

Mas afinal, o que é um conteúdo duplicado? 

via GIPHY
Imagine duas URLs distintas com conteúdos idênticos ou semelhantes, o Google precisa decidir qual das duas URLs irá entregar naquela busca, pois não irá entregar o mesmo conteúdo duas vezes. Assim, essas duas URLs com conteúdos iguais ou parecidos, tornam-se competidoras entre si, prejudicando os seus resultados em SEO.

Porque o meu conteúdo está duplicado?

Existem infinitas causas que podem fazer com que seu site fique com conteúdo duplicado.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que cada página do seu site precisa ter um conteúdo único, tendo títulos, metas descrições diferentes, sempre se atente em escrever descrições internas diferentes também, e se for um blog, conteúdos únicos.

É comum observar em sites de e-commerce por exemplo, onde vende-se modelos de produtos semelhantes, como a mesma camiseta com cores diferentes, cadastradas de forma individual, isso irá gerar conteúdo duplicado, prefira ter a opção de trocar de cor dentro da página. Isso porque o Google entende que se trata do mesmo produto. Mas calma, se você precisa que os seus produtos ou páginas de conteúdos apontadas como duplicadas continuem separadas, te apresentarei algumas soluções ao decorrer do post.

Mas antes, outras causas também podem estar gerando conteúdo duplicado, por isso, você precisa identificar o que está causando esse problema no seu site.

 WWW vs. Sem WWW 

Normalmente, quando desenvolvido, o site possui duas versões, uma com www.site.com e outra somente site.com. O programador entende que não há problema nisso, pois não está habituado com os mecanismos de busca.

Já os mecanismos de buscas entendem que são dois sites distintos com conteúdos iguais, por tanto, irá ranquear separadamente, tornando as duas URLs competidoras.

Esse fato é péssimo para o SEO do seu site, por tanto, é necessário escolher somente uma versão do site, normalmente a que melhor está ranqueando, e fazer um redirecionamento 301 de todas as outras URLs para uma única versão.

Assim, você não terá mais problemas com conteúdo repetidos.

Com a mudança do HTTP para HTTPS, se tornou comum ver erros de conteúdos duplicados já que nem sempre o programador e o profissional de SEO tomam cuidado com essa mudança. Sua URL mudou, por tanto todas as páginas terão uma nova URL sem que a antiga deixe de existir, assim seus conteúdos terão duas versões e isso não é bom, novamente, elas irão competir entre si e irão gerar conteúdos duplicados, portanto, mantenha apenas a versão com https, redirecionando as antigas.

Erros na programação! 

Outra causa comum dos conteúdos duplicados, são erros na programação do site, pois a maior parte dos desenvolvedores não pensam como um robô do Google na hora de estruturar.

Normalmente dentro do banco de dados existe apenas uma URL de cada página, porém o software do site acaba gerando diferentes URLs do mesmo conteúdo, gerando conteúdo duplicado.

Se isso acontece com o seu site, nem sempre é possível usar o redirecionamento, pois perderia tais URLs necessárias, converse com seu programador para que essas duplicações não sejam mais geradas. Para resolver as já existentes, o melhor a se fazer é usar a tag canonical, falaremos sobre ela neste post.

Como identificar conteúdos duplicados? 

conteúdo duplicado

Existem duas ferramentas que eu considero ótimas para identificar os conteúdos duplicados do site, o Search Console que mostra especificamente cada título e metas descrições duplicadas on page.

E o SemRush, que na opção de Site Audit, mostrará todas as URLs duplicadas, ou com os chamados conteúdos mistos, que são as versões com e sem https.

A partir dos dados fornecidos por essas ferramentas, cabe a você identificar qual o problema e a melhor solução.

Como solucionar os conteúdos repetidos? 

conteúdo duplicado

Que os conteúdos duplicados precisam ser resolvidos, a gente já sabe. Mas, como?

Como já citado no post, se as páginas duplicadas permitirem, redirecione para uma única versão. Mas em alguns casos não é possível usar essa opção, mas não se desespere, temos a tag canonical para te ajudar. Se você não entende de programação, precisará da ajuda de um desenvolvedor.

Quando as duas versões do mesmo conteúdo ou de conteúdos semelhantes, precisam necessariamente continuar existindo, pode-se inserir na seção <head> da página que você não quer que ranqueie uma tag canonical indicando a URL que você deseja que seus usuários acessem ao pesquisar no Google.

Mas tome cuidado, a URL indicada nesta tag precisa ser a correta, pois é ela que terá relevância.

conteúdo duplicado

Assim, o Google entenderá que a URL dentro da tag é a que possui o conteúdo correto a ser entregue.

Como evitar conteúdos duplicados? 

Não produzindo conteúdos semelhantes. Tenha em mente que todas as páginas do seu site precisam ser diferentes uma das outras, tenha títulos, metas descrições, imagens e conteúdos diferentes.

Certifique-se que suas URLs possuam apenas uma versão, com ou sem www e obrigatoriamente com https, exigência do Google se você quer estar nas primeiras páginas, como já falamos aqui.

Observe se o seu próprio software do site não está gerando mais de uma versão da mesma URL.

Cuidado ao subir imagens, todas elas precisam subir com a URL correta, se seu site é em https, a URL de cada imagem também precisa ser.

Descubra o que está causando duplicação dos seus conteúdos e corrija, assim, seu trabalho de SEO terá maior resultado.

Ficou com alguma dúvida? Tem algum outro problema com conteúdos duplicados? Conte nos comentários!

Até mais

    talia_de_souza

Talia de Souza

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br


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