Coronavírus: O que sua empresa pode fazer neste momento?

O mundo todo está passando pela maior pandemia dessa década, coronavírus (COVID-19), e o Brasil em especial, está tendo um aumento vertiginoso de casos dia após dia.

Com isso, cidades e estados estão criando mecanismos para frear o aumento de contágios e sobrecarregar os sistemas de saúde, o que levou-se a criar medidas que evitem a concentração de pessoas em um mesmo ambiente, ou seja, comércios e empresas já estão sendo diretamente afetados por essas medidas, que apesar de necessárias, afetam a sobrevivência dos negócios.

Confira agora algumas medidas que desenvolvemos para ajudar a minimizar o impacto econômico que esse momento está causando as empresas:

Disponibilize um canal de atendimento para dúvidas

Apesar de tudo, seus clientes, fornecedores e colaboradores precisam saber se sua empresa está trabalhando nesse período, seja em regime reduzido, mantendo somente as entregas de pedidos online, ou mesmo fechada.

É importante que esse canal de atendimento tenha alta disponibilidade inclusive com acesso a múltiplos métodos, como telefone, e-mail e whatsapp.

Mantenha seus horários de funcionamento atualizados

É importante pensar de maneira holística em todas as formas possíveis que as pessoas possam buscar sua empresa. Se a situação já demanda isolamento e cuidado, pense  na experiência do seu cliente ao ir à sua empresa e ela estar fechada!

Fique de olho em canais como Google Meu Negócio, Instagram, TripAdvisor, Facebook, Linkedin, aplicativos de delivery (Rappy, Ifood, Pedidos10, Uber Eats e etc) e principalmente seu site. Busque manter seus canais atualizados, principalmente a horários de atendimento.

Seja Flexível

Seja com colaboradores ou fornecedores, o momento pede flexibilidade. Esse é um ótimo período para fortalecer relações, conversar com seus clientes, entender suas situações, as regiões em que estão localizados e fazer o possível para ser pró ativo neste momento. Não perca um cliente de anos, por uma dificuldade momentânea.

O mesmo vale para os seus colaboradores, estreite relações e potencialize suas ações internas de engajamento. O endomarketing precisa ter papel de destaque em empresas que continuam em operação, mantendo a equipe unida, integrada e claro, reduzindo o clima de medo e preocupação.

Reforce o posicionamento social da sua empresa

São em momentos como esse, que a comunidade local e mesmos os colaboradores da sua empresa mais precisam de assistência. Contribua com a comunidade local, seja através de atitudes colaborativas e facilitadoras, seja com a doação de produtos que sua empresa produz, o desenvolvimento de outro que está com distribuição comprometida no mercado ou a doação de produtos que as pessoas precisam de forma geral.

Caso seja possível, inclua seus próprios colaboradores nessas ações e reforce o comprometimento da empresa na sociedade em que está inserida.

Não perca oportunidades

Empresas que já vendem através de loja online possivelmente terão um aumento nas suas demandas no período de quarentena. Este é um excelente momento para seu público conhecer sua loja e iniciar a experiência em comprar online com você. Portanto, esteja preparado, preste um bom atendimento, seja ágil e principalmente transparente, mantendo seus clientes informados quanto a prazos de entrega, retirada de pedidos e evite ao máximo elevar preços em um momento como esse.

Mas, não serão somente os e-commerce que serão atingidos, outros produtos e serviços terão grande aumento na demanda e sua empresa precisa estar preparada. Bons exemplos, são jogos virtuais, softwares de produtividade, cursos online, entre outros.

E não esqueça, esse momento é ideal para as pessoas conhecerem um novo serviço e prestar atenção no que você oferece, já que muitas delas terão seus hábitos de consumo fortemente alterados, e consequentemente novos clientes irão procurar o seu negócio. 

Cuide de você, cuide da sua família, cuide dos seus amigos.

Fortaleça relações, una forças e redobre os cuidados.

Equipe Raffcom.