Cursos de Inteligência Competitiva (IC) - Blog Raffcom
 Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Depois de conhecer o perfil do profissional de Inteligência Competitiva (IC), foi possível perceber como o seu trabalho é multidisciplinar, atuando de maneira co-criativa entre vários setores do mercado. Uma das características principais é sua aptidão para identificar tendências e analisar a concorrência, extraindo o máximo possível de dados e informações para serem incorporados em fluxos processuais.

Agora é hora de se inteirar acerca dos principais cursos de IC disponíveis no mercado brasileiro e também a nível global. Nos últimos três anos, o número de programas e disciplinas envolvendo essa área aumentou de maneira desenfreada, portanto, além de analisar aquela que mais se encaixa com a sua realidade, é bom tomar algumas precauções para escolher uma Instituição com credibilidade.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE UMA INSTITUIÇÃO COM CREDIBILIDADE

1 criterios de escolha de uma instituicao johnson e johnson cursos de inteligencia competitiva - Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

  1. Pesquise e converse com ex-alunos, saiba a opinião deles sobre a instituição e o curso; o que eles acharam dos professores;
  2. Faça uma visita à instituição (caso não seja presencial), visite a biblioteca e tire suas próprias conclusões;
  3. Analise o período de duração do curso, veja se o tempo de término é correspondente com a ementa e nível de especialização. Muitas instituições costumam prolongar essa duração.

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA X INTELIGÊNCIA DE MERCADO

De fato criou-se um conceito de diferenciação entre Inteligência Competitiva e Inteligência de Mercado, no entanto na prática elas são muito parecidas. O que muda em si é o departamento e a área de atuação. No Marketing, por exemplo, pode ser chamado de Business Intelligence ou Inteligência de Mercado, já no departamento de planejamento estratégico denomina-se como Inteligência Competitiva.

SCIP E SUA CERTIFICAÇÃO

3 scip cursos de inteligencia competitiva - Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

SCIP é uma organização global que engaja profissionais de IC do mundo todo e que tem como objetivo fomentar a área, trazendo novas influências para os seus afiliados. SCIP oferece o Certified Analytics Professional (CAP), um programa dividido por módulos específicos com base nas disciplinas de inteligência. Conheça mais do programa aqui.

CURSOS DE IC NO BRASIL

Em seguida você irá conhecer os principais cursos voltados para a área, que são oferecidos no Brasil. Lembre-se de buscar uma Instituição que atenda seus interesses.

ESPM – INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORIENTADA PARA RESULTADOS

4 espm cursos de inteligencia competitiva - Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Local: São Paulo

Modalidade: Presencial

Duração: 24 horas = 8 encontros

Valor: R$ 2.578,00

Coordenador: Paulo Freitas

Objetivo: Compreender a importância do alinhamento estratégico nas organizações, as premissas conceituais e a construção de modelos de inteligência competitiva e de inteligência de negócio (Business Intelligence).

Público-alvo: Profissionais de áreas diversas que desejam se aprimorar na análise estratégica de informações de mercado, para obter sucesso no processo de tomada de decisões.

Curso.

PUC-SP – MARKETING & INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Local: São Paulo

Modalidade: Presencial

Duração: 390 horas

Valor: Não divulgado

Coordenador: José Palandi Júnior e Luiz Claudio Zenone

Objetivo: Proporcionar aos alunos uma visão sistêmica, incentivando sua capacidade de pensar e agir estrategicamente e utilizar, de forma eficiente e eficaz, as modernas ferramentas e técnicas de Gestão de Marketing e Inteligência Competitiva.

Público-alvo: Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em desenvolver habilidades pessoais e profissionais voltados à área de Marketing e que buscam competências para atuar em mercados de alta competitividade.

Curso.

FUNDAÇÃO VANZOLINI – MBA EM GESTÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Local: São Paulo

Modalidade: Presencial

Duração: 432 horas

Valor: R$ 33.360,00

Coordenador: Fernando José Barbin Laurindo

Objetivo: Desenvolver a compreensão do conceito de Inteligência competitiva, a capacidade para identificar as informações necessárias para a tomada de decisões estratégicas, a habilidade de identificar e avaliar as fontes de dados disponíveis para este processo.

Público-alvo: Profissionais de TI, analistas de planejamento, gestores de negócios, gerentes de produtos e mercados e profissionais interessados na transformação de dados em informações para tomada de decisões estratégicas.

Curso.

ESTÁCIO – MBA EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INOVAÇÃO EM MARKETING

Local: São Paulo

Modalidade: Presencial

Duração: 420 horas

Valor: R$ 3.821,00

Coordenador: Não divulgado

Objetivo: Não divulgado

Público-alvo: Graduados em Publicidade, Marketing e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Rádio e Televisão, Administração de Empresas, empreendedores e profissionais de nível superior interessados em atualizar e aprofundar seus conhecimentos sobre marketing e comunicação.

Curso.

UVA – MBA INTERNACIONAL EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E BI

Local: Rio de Janeiro

Modalidade: Presencial

Duração: Não divulgado

Valor: R$ 13.020,00

Coordenador: Não divulgado

Objetivo: Visa expandir a construção de estratégias e práticas para que as decisões tomadas por setores gerenciais da empresa como marketing e administrativo, possam ser balizadas em dados. A análise desses dados podem se tornar grandes ideias ou feitos dentro de uma empresa.

Público-alvo: Profissional graduado em qualquer área do conhecimento que atua ou deseja atuar como gestor ou executivo em organizações de diversos setores da atividade econômica, na área de inteligência competitiva e BI, fundamental e em crescimento.

Curso.

CURSOS DE IC NO MUNDO

Existem várias instituições ao redor do mundo, que oferecem cursos e especializações em IC. Confira os principais.

AMERICAN MILITARY UNIVERSITY – COMPETITIVE INTELLIGENCE

5 amu cursos de inteligencia competitiva - Cursos de Inteligência Competitiva (IC)

Local: EUA

Modalidade: Online

Duração: 12 meses

Valor: US$ 7.146

Coordenador: Não divulgado

Objetivo: Ajudará os alunos a avaliar a aplicação de processos e procedimentos de estudos de inteligência no ambiente de negócios comerciais, com foco na análise de ameaças, crimes cibernéticos e de inteligência.

Público-alvo: Gestores, Analista de Dados, Analistas de Business Intelligence, Cientistas Computacionais e áreas afins.

Curso.

UNIVERSIDADE LUDWIG-MAXIMILIANS DE MUNIQUE (LMU) – COMPETITIVE STRATEGY AND ORGANIZATION DESIGN

Local: Munique

Modalidade: Online

Duração: 51 horas

Valor: US$ 49 mês

Coordenador: Tobias Kretscmer

Objetivo: A especialização é projetada para ganhar conhecimento sobre a teoria e os conceitos de estratégia competitiva e design organizacional.

Público-alvo: Gestão e áreas afins.

Curso.

Dica! Conheça outros cursos internacionais de IC aqui.

Bom, agora que você conheceu alguns dos cursos disponíveis no mercado, avalie o que mais se encaixa com o seu perfil. Como dica, opte por cursos online e de pequena duração pois possuem uma diversidade de formatos, horários e preços que podem ser bem aproveitados. Além de serem mais práticos e objetivos, o que facilita é sua aplicabilidade de conhecimento no dia a dia. Bom, espero que tenha ajudado você a encontrar a melhor especialização na área de IC.

Nos vemos numa próxima, até lá!

Referências

5 dicas para não errar na hora de escolher sua faculdade
Inteligência competitiva: como escolher seu curso

Natan Amboni de Souza Analista de Business Intelligence

Natan Amboni de Souza

Analista de Business Intelligence

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Uma das melhores maneiras de entender dados e interpretar métricas que realmente importam para um negócio é selecionando KPIs saudáveis para a operação de uma empresa. Indo de encontro a isso, uma das etapas do processo de web analytics, que de certa forma otimiza o processo como um todo, é a criação de painéis personalizados no Google […]

O que é Web Analytics?

Depois de entender como o Business Intelligence (BI) pode auxiliar gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas, agora é hora de conhecer as maneiras de medir a experiência dos usuários online em sites, com o Web Analytics. POR QUE ANALISAR O TRÁFEGO DE UM SITE? Há inúmeros fatores, que levam as empresas a […]

Como fazer Social Analytics?

Agora que você conheceu o significado desta área, que vai muito além do monitoramento de mídias sociais (MMS), é hora de entender como fazer Social Analytics. A principal mudança que ocorreu nos últimos anos, principalmente a partir de 2010, foi a relevância que as tarefas de inteligência ganharam para os negócios. Old Social Analytics Analyst: […]